O Substituto - Philippa Gregory


Título: O Substituto (Ordem da Escuridão #1)
Autor(a): Philippa Gregory
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 272
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Travessa | Fnac
Nota:

Dotado de beleza e inteligência fora do comum, Luca Vero foi visto com desconfiança durante toda a vida... até que o jovem é acusado de heresia. Para escapar da fogueira, aceita se tornar membro de uma Ordem misteriosa cujo objetivo é investigar estranhos relatos que assombram o mundo cristão. Para vencer seus inimigos, Luca se une a uma aliada improvável – Isolde, de 17 anos, fora aprisionada como abadessa de um convento cujas freiras sofrem constantes ataques de histeria. Além disso, os dois precisam combater a crescente atração que sentem um pelo outro. Ou podem acabar num inferno jamais imaginado.

Junho do ano de 1453. O jovem Luca Vero é acordado no meio da noite com três homens batendo à sua porta, pedindo que os acompanhe. O primeiro pensamento de Luca é que será finalmente executado por heresia após duvidar de certas questões da igreja no mosteiro em que vivia. Luca sempre foi um jovem muito inteligente, um talento que chamou atenção da Ordem, uma entidade comandada pelo próprio papa, que visa investigar os mistérios, heresias e pecados que acontecem por toda Roma. Luca é então recrutado como Inquisidor e deverá, após alguns meses de treinamento, trabalhar para a Ordem, descobrindo e derrotando todo mal que encontrar em seu caminho.

Enquanto isso, no Castelo de Lucretili, a jovem Isolde recebe a notícia de que seu pai faleceu. Após lutar contra uma grave doença, o homem não resistiu. Em vida, o Lorde de Lucretili sempre havia dito que Isolde herdaria tudo quando ele partisse, mas nos seus últimos dias pareceu ter mudado de idéia. No testamento, o homem exige que Isolde deveria se casar ou então fazer juramento à Igreja e tornar-se abadessa do convento que fica na propriedade.

Sentindo-se traída, mas não querendo desonrar o pedido do pai, Isolde concorda com os termos. Porém, seu irmão mais velho, Giorgio, parece querer que ela vá embora o mais rápido possível e durante o período de luto já encontra um pretendente para a garota. Entre ficar com o Príncipe Roberto, um homem nojento que tenta abusar da garota durante a noite, e o convento, Isolde fica com a segunda opção e se muda para lá com sua fiel criada, Ishraq.

Alguns meses depois as vidas de Luca e Isolde se cruzam. Luca estava na estrada, acompanhado de seu criado Freize e do irmão Peter, um clérigo que registraria suas missões. A primeira inquisição de Luca é investigar misteriosos acontecimentos na abadia de Lucretilli e o grupo ruma para lá.

Fazendo perguntas, Luca descobre que os acontecimentos estranhos iniciaram-se após a chegada da nova abadessa e de sua criada. A abadessa fez o juramento forçada e as freiras do convento acreditam que isso invocou as forças do mal em cima da pequena abadia. Algumas freiras levantam no meio da noite e perambulam pelo local, de olhos fechados e tendo estranhas visões, além de terem estranhas marcas nas mãos, como as chagas de Jesus.

Luca deverá desvendar tudo que está acontecendo e impedir que o mal continue rondando o local. Auxiliado pela madre Esmoler e por Freize, o jovem Inquisidor precisará colocar todas as suas crenças em provação e rezar muito se quiser sair vivo e impune de lá.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler.

Minha atração inicial por O Substituto se deu pela capa, que é magnífica. Quando li a sinopse, decidi que precisava ler o mais rápido possível, tamanha minha curiosidade. Entretanto, o livro me apresentou algo bem diferente do que eu esperava.

A escrita de Philippa Gregory é sensacional, isso não há como contestar. A autora conseguiu me prender logo nas primeiras páginas e não consegui largar até terminar. Philippa criou uma trama fantástica, que mostra outro lado da Igreja, em que o sobrenatural existe e normalmente é do mal.

O problema é que achei tudo muito previsível. Acompanhando as investigações de Luca, logo no começo descobri o que estava acontecendo e de quem era a culpa, quando o Inquisidor demorou muitas páginas pra encontrar a primeira pista que seja. A resolução do mistério acabou ficando muito corrida. A autora poderia ter desenvolvido muitos outros pontos, mas preferiu encerrar e partir para outro mistério, me deixando um pouco frustrado. Sinceramente, essa segunda inquisição podia ter um livro só pra ela que eu leria com certeza.

Os personagens foram muito bem caracterizados, mas os protagonistas despertaram minha profunda antipatia. Luca tentava passar humildade, mas na maior parte era arrogante e mimado. Isolde era muito passiva e se deixava levar por qualquer que fosse a situação. Não sou muito fã de protagonistas frágeis e indefesas.

De longe, Freize e Ishraq roubaram toda atenção. Ele por ser extremamente divertido e irônico, além de ser um amigo extremamente leal a Luca, mesmo este não merecendo. Já Ishraq é a fiel companheira de Isolde e uma mulher forte e determinada. Ela sim devia ser a protagonista e mostrar como se faz.

Sobre os elementos sobrenaturais, achei tudo bem básico e finalmente entendi a proposta da autora. Infelizmente, não posso contar para vocês porque é spoiler, mas adianto para não esperarem nada sensacional.

Um ponto negativo para mim na história foi a questão da religião. Não gosto muito de livros que exaltam Deus e a Bíblia, pois isso não faz parte do meu mundo. Acredito que não vá atrapalhar a leitura de ninguém, mas confesso que me incomodei um pouco.

Pesquisando sobre a série Ordem da Escuridão, descobri que ela encontra-se no seu terceiro volume lá fora e será composta de quatro livros. Estou torcendo para a Galera Record não demorar em trazer os próximos volumes para o Brasil.

Sobre o trabalho editorial, não tenho nenhuma ressalva a fazer. Como já dito acima, a capa é maravilhosa. A Galera Record fez um ótimo trabalho com a revisão. Não me lembro de ter encontrado erros. A diagramação é simples, o espaçamento é ótimo, a fonte tem um tamanho apropriado e as folhas são amareladas.

Em suma, O Substituto é um livro muito bom. Pode não ter sido minha melhor leitura do ano, mas vale as quatro estrelas dadas. Eu recomendo sim, mas não esperem nada muito inovador.

16 comentários

  1. Oii tudo bem?
    muito legal a resenha, mais nao gostei da história do livro, na verdade fiquei meio confusa a capa nao diz muito obre a historia achei totalmente diferente. mais acho que so lendo o livro para entender melhor e ter minha opnião

    Um Abraço
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  2. Eu estava em dúvida sobre pedir ou não este livro, e depois de ler sua resenha acabei decidindo deixar pra lá. Esse Luca arrogante e mimado e essa Isolde passiva iam acabar me irritando, então prefiro não embarcar na série apesar da escrita sensacional da autora.

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um conselho: Não leia! Esse livro foi a maior decepção da minha vida. Uma historia completamente sem pé, nem cabeça, as partes não se encaixam, nem se resolvem! MUITO RUIM!

      Excluir
  3. Olá Leo!
    O livro me pareceu bem complexo e não gostei muito do enredo.
    Que pena que os personagens não lhe agradaram. Isso é muito ruim numa leitura.
    Sua resenha está muito boa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    Eu só vi esse livro pela capa e não sabia do que se tratava ao certo a história :O
    Não imaginava que esse era o tema central e agora não sei se leria, pelo menos não no momento.

    Eu gosto quando os personagens são bem trabalhados porque de uma forma ou outra nos marca né?
    Também não gosto de livros que falam de religião, ou cita algo, eu tenho minhas crenças mas não curto muito :(

    Gostei muuito da sua resenha :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Ei Leonardo, tudo bem?

    Não conhecia esse livro. E confesso que também não gosto muito de livros que abordem religião em conflitos. Parece ter um mistério interessante, apesar de você não ter se surpreendido. Mas que bom que deu para curtir a leitura mesmo assim.

    Bjin
    Jéssica Brenda
    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  6. Oi Leonardo. Tudo bem?

    Antes de ler a resenha eu já fiquei encantada com a capa, ela é realmente magnífica. Sobre o livro eu fiquei curiosa em ler e saber mais sobre os elementos sobrenaturais. Apesar de algumas ressalvas é nítido que você gostou do livro (mesmo que não tenha sido a melhor leitura) e por isso quero ler. Em suma, parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  7. Oi Leo!
    Então, eu vi alguns amigos comentando sobre o livro, e confesso que fiquei balançado também. A trama parece bem suspense e sombria, mas no momento não seria uma aposta pra mim por dois motivos. Primeiro, estou fugindo de séries. Chega. Ja tenho casos demais na minha vida. Segundo, com certeza, dando privilegio as leituras distopicas. Resolvi este ano focar no meu genero favorito e pronto :3 Quem sabe mais pra frente. A personagem tambem não me chamou atenção

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  8. Não sei muito o que dizer, sou fã de Philippa Gregory mas até o momento só li os livros mais adultos da autora, enquanto lia sua resenha identifiquei alguns pontos negativos recorrentes da autora, pelo menos na minha opinião, o fato é que ela se demora demais no miolo da narrativa e quando estamos finalmente perto da solução tudo é muito corrido, e não acho isso muito legal, mas a escrita da autora compensa tudo, como você disse apesar das ressalvas ela consegue nos prender desde a primeira página

    ResponderExcluir
  9. Ola Leonardo a capa realmente está linda , mas confesso que a premissa do livro não me prendeu muito. Lendo sua resenha fiquei animada para dar uma chance ao livro e já coloquei nos desejados. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Leonardo!
    Eu gostei de sua resenha, mas não sei se leria. Além de o livro abordar o sobrenatural de um modo que não convenceu, pelo menos pelo que li aqui, tem essa coisa de exaltar demais Deus e religião... Como você, não faz parte da minha realidade. Não curto muito. Parece que estou em um dos cultos de minha tia, a quem acompanho nas páscoas para não deixá-la ir sozinha.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
  11. Olá.... Leonardo, tudo bem??
    Eu também fiquei completamente apaixonada por essa capa, como não ficar??? O enredo me interessou e muito... claro que não estou com altas expectativas sobre o livro ainda mais depois de algumas de suas ressalvas, mas estou muito interessada pela leitura... os elementos citados me atraíram demais.... xero!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Leo :)
    cara a capa desse livro é realmente muito linda!
    eu não conhecia a história e esse lance de religião apesar de ser algo que faz parte de mim, eu n acho legal para ler sabe?
    pow eu sou ficha pra descobrir as coisas antes do livro terminar ou de alguém achar uma pista e isso me incomoda horrores, pq odeio coisas previsíveis, mas gostei do modo como falou do livro.
    acho que vai ser uma leitura que eu vou gostar.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  13. Oi Leonardo, tudo bem?
    Adoro essa atmosfera e a época em que se passa o enredo. Apesar de suas ressalvas, a escrita da autora ser sensacional e a narrativa dela prender o leitor até o final, são suficientes para eu querer ler esse livro. Apesar de ser previsível, fiquei curiosa para desvendar esses mistérios, espero não ficar com medo, já que disse que teremos o elemento do sobrenatural voltado para o mau. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Sou mestra em não curtir protagonistas, te entendo. O meu problema é que não gostar do protagonista já faz com que eu não curta o livro. Mas confesso que o Substituto não chama a minha atenção. Enredo previsível é o ó =(

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Leo, também fiquei encantada com essa capa, mas foram as questões religiosas que não deixaram meu interesse surgir. Apesar de católica, não gosto de nenhum livro que envolva a minha ou qualquer outra religião. Já começo o livro com a nariz torcido e por isso evito.
    Sou como você e não curto protagonistas passivas. Sou dessas que compra livro pela capa, mas dessa vez não vai rolar hahaahah

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)