Uma Vez - Anna Carey

ESTA RESENHA CONTÉM SPOILERS DE EVA.
CASO VOCÊ NÃO TENHA LIDO, PULE ESTA PARTE E LEIA APÓS O AVISO.


Resenha de Eva


Título: Uma Vez (Trilogia Eva #2)
Autor(a): Anna Carey
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 288
Nota:

Pela primeira vez desde que fugiu da escola, muitos meses atrás, Eva pode dormir tranquila. Ela está morando em Califia, um refúgio para mulheres, protegida do aterrorizante destino reservado às meninas órfãs na Nova América. Mas a estabilidade tem um preço: foi obrigada a se separar de Caleb, o garoto que ama. Mas, quando fica sabendo que ele está em perigo, abandona tudo para encontrá-lo e acaba caindo em uma armadilha. Agora, presa na Cidade de Areia e vigiada 24 horas por dia, Eva descobre um segredo de seu passado que não poderia ter imaginado nem em seu pior pesadelo.

Pra refrescar sua memória, Eva vive numa sociedade em que meninas e meninos são separados - estes para trabalhar, aquelas para procriar. Quando descobre que está sendo enganada, a aluna exemplar foge e se embrenha na selva, totalmente ingênua e com uma versão deturpada em relação a homens. Rumo a Califia, um refúgio de mulheres, ela sonha com um sistema mais justo, porém não contava se apaixonar no meio do caminho. Caleb muda suas prioridades e a ajuda a chegar ao seu destino, mesmo sabendo que não poderá continuar com a amada. Assim termina Eva, nos deixando curiosos pra saber o destino do casal.

Uma vez começa meses depois, mostrando rapidamente a rotina de Eva já adaptada à Califia. Mesmo conseguindo fugir, nunca deixou de ser procurada pelas tropas do rei, e a tolinha ainda se deixou cair numa armadilha pra atraí-la pra fora do refúgio. Para encontrar Caleb, Eva deixa os limites do lugar seguro e cai como um patinho nas mãos do exército real. Mas as surpresas só começaram, ela vai descobrir que tem muito mais por trás dos muros do palácio e da perseguição do rei.

O grande problema é que Caleb está sendo acusado de um crime que não cometeu e sua vida está em constante perigo. Eva tenta de todas as formas proteger o amado, até mesmo agindo de maneira previsível e idiota.

PRONTO, JÁ PODE VOLTAR A LER.

A história de Eva começou muito boa, mas infelizmente sofreu a maldição do segundo livro. Este volume veio extremamente previsível, com clichês em vários momentos e descrições megadetalhadas, dava pra ter cortado uns bons 10 capítulos só de encheção de linguiça. A exemplo do primeiro, também não há um fechamento, mas sim uma sequência que não te permite ler o livro individualmente. E o final, que merecia um clímax digno, foi composto por uma sequência de cenas esperadas e sem emoção.

Como já adiantei no resumo, Eva continuou agindo com muita inocência. Até o primeiro livro eu entendia, afinal ela passou anos de sua vida sendo levada a acreditar em um sistema enganoso, mas, a partir do momento que conquistou uma parcial liberdade e enxergou a dura realidade da vida, era de se esperar que ela tivesse amadurecido e ganhado malícia. Só que não. Sabe aquelas cenas em que você pensa "não acredito que ela vai fazer isso" e ela vai lá e faz? Pois é.

Fiquei bastante incomodada com o sumiço de alguns personagens. Entendo que a narração era de Eva, mas será que ela não tinha um tempinho pra se lembrar de pessoas que marcaram? Achei alguns relacionamentos muito exagerados no momento para serem tratados com tanta superficialidade depois. Novos personagens nos foram apresentados, alguns com grande potencial de desenvolvimento, pro bem e pro mal, mas ficaram perdidos em meio aos devaneios de imaturidade de Eva. O que merece destaque é o vilão, que apareceu pouco, mas fez jus ao papel; pelo menos algo digno no enredo.

A capa ficou igualmente linda e significativa. De novo Eva se vê frente a um obstáculo - real e metafórico - e precisa superá-lo para correr atrás de seus objetivos e sonhos. A revisão ficou boa, assim como a diagramação.

Agora resta a expectativa para que o desfecho consiga resgatar a euforia que tive com a história. Se Anna conseguir se livrar de desenvolvimentos óbvios, ainda há uma chance de salvar a trilogia. Mas, se continuar andando por caminhos seguros, vai conseguir me deixar ainda mais decepcionada. Ainda estou recomendando a leitura dos 2 livros, mas morrendo de medo de te dar uma dica furada. Na dúvida, vai com calma e torce comigo.

12 comentários

  1. Que intrigante hein! Ainda não conhecia. Mas confesso que fiquei com aquela vontade de saber um pouquinho mais. Gostei da maneira como você conduziu a resenha.

    Ps.: Também sou Pedagoga e filha do Rei! Temos boas coisas em comum! =)
    Um abraço pra ti!

    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  2. Ei Giulia, tudo bem?

    Eu não conhecia essa serie. A sinopse parece bem legal, mas como você disse que tem muitos detalhes, me fez pensar que a narrativa é muito arrastada.
    Vou deixar para outro momento.

    Bjin da B
    Jéssica Brenda
    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  3. Oi Giu, tudo bem?

    Eu li a resenha da Ju é ela falou também desse dois livros que estava super animada, mas agora fiquei um pouco preocupada com o segundo livro. Pulei a parte do spoiler, porque mesmo com suas ressalvas eu quero ler. No final você ainda indicou, mas não vou com aquela super expectativa, né? É melhor assim. Em suma, parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  4. Oi Giulia.
    Ainda não li nenhum livro da trilogia, mas sempre ouvi falar muito bem dela. Espero que o ultimo não te decepcione de fato. É uma pena quando uma trilogia começa muito boa e vai nos decepcionando ao longo da história né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Entendo seu receio em indicar sem saber o final, pq eu também passo por isso de vez em quando, ainda mais quando gosto da história mas o autor não ajuda com o personagem principal. Enfim, espero que você não se decepcione com o próximo livro.

    Beijos,
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  6. Oi oi, como vai??
    Ainda não conhecia essa saga e fiquei um tanto curioso, mas uma pena esse segundo livro ter sido uma decepção.
    É realmente muito ruim quando esperamos uma coisa e vem outra, ainda mais se tratando e uma continuação e pra mim o que mais deve ter te incomodado foi a falta do amadurecimento da personagem principal, que é uma coisa que sempre me irrita em alguns livros.
    Mas ainda assim fiquei bem curiosa e vou procurar saber mais sobre o primeiro e claro,torcer para que o próximo seja bom!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Livros previsíveis e clichês eu deixo passar...
    To torcendo com você para que a autora consiga "salvar" a trilogia com o próximo hahaha
    Beijinhos :8

    ResponderExcluir
  8. Tenho vontade ler essa serie desde quando eu li a sinopse do primeiro livro. Saber un pouco mais do próximo só aumentou minha curiosidade...
    Adorei sua resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Giu.
    É difícil um autor que consegue lidar com a maldição do segundo livro hein.
    Os clichês e a previsibilidade no enredo até consigo relevar se a escrita do autor for envolvente e cativante, mas a questão de excesso de detalhes é desanimador, esse é um fator que eu não perdoo, autor que usa desse recurso pra encher linguiça e engordar livro perde comigo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Xiiii, amiga!
    Que droga, hein! Odeio quando essa maldição do segundo livro pega.
    Principalmente quando a gente curtiu tanto o primeiro livro e está cheia de expectativa pro próximo. Uma droga total. E personagens imaturas, me irritam demais.
    Não sei se conseguiria ler.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem?
    Pela sinopse o livro parece ser bem interessante é uma pena que ele não conseguiu atingir todas as suas expectativas. Acho super valido os cliffhangers quando falamos de uma série, mas acho que cada livro tem que finalizar algum arco narrativo. Adorei sua resenha

    Abraços
    www.desconstruindooverbo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Blogueira! Tudo bem?
    Nossa eu fiquei tão empolgada com essa trilogia no lançamento que me desanimei ao saber sobre a continuação dele, uma pena que não consegui te animar para o próximo! Espero que você voltei com o último livro super animada com o desfeche da série \o/ Parabéns pela resenha.
    Beijos Pão de Queijo!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)