Diário de um Adolescente Apaixonado - Rafael Moreira


Título: Diário de um Adolescente Apaixonado
Autor(a): Rafael Moreira
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 128
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:

Ele suou frio quando deu o primeiro beijo. Já sofreu bullying na escola. Já gostou de quem não gostava dele. Sente muita falta de quem foi embora. Já brigou com a namorada por Whatsapp e depois pediu desculpas. Ele não troca os amigos por ninguém. Se bem que amigo, AMIGO mesmo, pra ele, é a família. Em 24 crônicas bem-humoradas (claro), o Rafa conversa com a gente como se estivesse bem pertinho. Acostumado a mostrar o rosto na internet, ele criou coragem e começou a escrever sobre as situações da sua infância, sua relação com a família, com as meninas, com os amigos. De cada história, ele tirava uma reflexão sobre as mudanças que já aconteceram na sua vida e o que ele aprendeu com elas. O resultado está aqui, neste livro que você vai ler e depois abraçar bem apertado.

Rafael Moreira não é blogueiro, mas é bem conhecido no mundo virtual. Ele começou com uma página no Facebook (que hoje conta com 1,8 mil likes), em 2013 virou colírio da Revista Capricho e neste mesmo ano escreveu para a coluna Garotos Contam na mesma revista. Atualmente ele bomba no YouTube falando sobre diversas experiências, sejam elas amorosas ou não. Nunca tinha ouvido falar dele? Eu também não, mas o cara vendeu mais de 3 mil exemplares só na pré-venda. Isso tem que significar alguma coisa, certo?!

Através de crônicas, Rafael nos conta sobre momentos relevantes de sua vida. Momentos esses que muitos ou todos de nós iremos passar. Família, Amizade, Relacionamento... Todos os assuntos que interessam a garotada que está começando a criar suas asinhas. O mais legal é que ele sempre destaca uma lição bacana para o leitor, algo que possamos refletir. Uma frase usada em determinada crônica pode voltar a aparecer em outra crônica como frase de efeito. Isso foi uma jogada genial do autor ou da edição, não sei.

Não dá para falar de todas as crônicas, mas alguns temas merecem destaque nesta resenha.
Em dois momentos podemos encontrar o assunto perda. Quando perdemos alguém que amamos, seja pelo término de um relacionamento ou pela morte de um ente querido... ambos são dolorosos. O autor destaca a importância de não pararmos a nossa vida por conta disso. Devemos guardar as coisas boas que ficaram e seguir em frente sempre. Sonhos, metas e escolhas também são abordados em alguns contos. E vou ser sincera, tenho inveja do céu estralado que o autor pode contemplar lá em Campinas.

Boa parte do livro fala de amor, e teve um momento que me chamou a atenção justamente por refletir algo que eu penso: nossa juventude não está nova demais para sofrer, principalmente por amor? Sério. Com 11 anos eu tinha lá uma paixonite ou outra, mas ainda estava preocupada se teria piscina e queimado na rua durante as férias. Todos temos nossos problemas, mas nossas timeline estão tão repletas de reclamações que todos parecem viver infelizes! Vamos ser menos ranzinzas para aproveitar melhor a vida, galera!

E não poderia deixar de comentar: ri horrores com a sua experiência do primeiro beijo. Nem todo mundo ouve fogos de artifício nesse momento. O nervosismo e a ansiedade sempre são nossos inimigos, mas o que aconteceu com ele foi uma tremenda sacanagem. Por que sempre gostamos daqueles que não nos dão valor, hein, Rafa? Ah, aqui está outra lição que ele aprendeu e compartilhou com os seus leitores: gostar de alguém que não quer saber de você não te leva a nada. Quando o carinho e atenção são recíprocos, tudo funcionada melhor. #ficaadica

Até agora eu só falei coisas boas, então vamos ao motivo de o livro não ser cinco estrelas. Eu tenho um sério problema com livros de crônicas, nos quais os autores falam sobre suas vidas pessoais, simplesmente porque raramente consigo me identificar. Acho algumas divertidas, outras muito bonitas, mas não rola uma identificação, sabe? Um dos temas mais abordados é o sofrimento causado pelo amor, e isso não é algo sobre o qual eu possa reclamar. Não beijei mais que meia dúzia de garotos na adolescência e irei me casar com o segunda namorado que tive. É claro que sofri por amor, mas tenho a impressão de que fui a destruidora de corações na maioria dos casos.

Falando sobre a diagramação, a Novo Conceito arrasou! Há várias ilustrações, frases em destaques, bilhetinhos, etc. As letras não seguem o padrão  que estamos acostumados. Há mais espaçamento, e as fontes também podem mudar de acordo com o destaque que o autor deseje dar. Isso, misturado à escrita fluida do autor, faz com que o livro seja devorado em questão de horas.

Rafael tem apenas 17 anos, e você que, como eu, já passou dessa idade há algum tempo pode pensar "o que esse garoto pode me dizer que eu ainda não sei?". Sinceramente? Nada. Mas através da experiência alheia fica muito mais fácil reconhecer nossos erros. E é por esse motivo que Diário de um Adolescente Apaixonado deveria ser lido por todas as idades.

Comente nesta resenha e clique no banner pra participar do sorteio!

29 comentários

  1. Oi Dreeh, eu me identifico com crônicas, apesar de não ser meu gênero favorito.Como você disse, eu também não conhecia o Rafael,mas pela resenha fiquei interessada em ler um pouco da sua história.

    http://www.estantejovem.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa, sabe que não tive muito interesse quando vi o lançamento. Agora que as resenhas estão saindo, estou mudando de ideia.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Eu devo ter algum problema hahahahaha. Eu não consegui suportar esse livro! Ele me sufocou, me entediou e simplesmente não consigo entender qual o sentido de tantas fotos convertidas em desenho.

    Em alguns momentos ele é, sim, uma boa leituras, mas na maior parte falta um pouco de maestria do autor ao repetir tantas frases feitas para impactar o leitor.

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir
  4. acho interessante ser um livro de crônicas, assim como a Rose eu também não tava animada!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Andressa, tudo bem?
    Legal te ver aqui também, risos...
    Eu já li algumas resenhas sobre esse livro antes da sua, que não foram muito positivas e por tudo o que foi dito, confesso que não me identifiquei com o enredo. Mesmo você gostando da história, achando algumas partes divertidas, acho que esse livro não é para mim.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Novamente, mais uma resenha digna de um Oscar haha. Acho que neste livro, pelo o que eu pude perceber pela resenha, o Rafa mostra-se um lado diferente de qualquer outra garoto da mesma idade que ele, mostra um lado mais família, mais amoroso, etc. Percebi que você comentou sobre o bacon, pelo o tempo que eu o acompanho e que entendo sobre ele, é que muitos falaram que ele estava gordo e que era de tanto comer bacon, porque segundo ele bacon é vida. A resenha do Rafa me fez perceber que preciso desse livro imediatamente. Pode ser que o livro não tenha ganhado 5 estrelas, mas essa resenha merece. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Devo admitir que essa resenha me deu um pouco de medo de ler o livro. Tudo bem te deu medo né Monique, mas por que? Simplesmente pelo fato de eu ser uma adolescente, mas nunca ter "amado" realmente alguém, já tive paixonites mas nada além disso, e meu medo é ler e esperar alguém como ele assim como fala o nome do livro "um adolescente apaixonado", e acabe esnobando quem sabe o amor na espera de um menino como ele. Mas tenho certeza que com essa leitura eu irei ver muitas coisas de maneira diferente, como por exemplo a questão de gostar de alguém que não corresponde um dos maiores desafios da adolescência.

    ResponderExcluir
  8. Oii Dre!!

    Eu achei bem parecido com o Um Sorriso ou Dois só que mais adolescente hehehe, outra coisa que difere é o fato das cronicas serem mais pessoais, isso não acontece no livro do Fred.
    Eu gosto desse tipo de livro, gosto de cronica e já vi fotos da diagramação que é linda. Gostei da sua resenha e da sinceridade, masnão sei se leria.

    Eu lembro da minha adolescência quando vejo colírios da Capricho HUSHAUSHAUSHU

    Boa sorte a todos que vão participar do sorteio :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Andressa!
    O livro tem uma dinâmica diferente das que estamos acostumadas e ler e acredito que esse é o diferencial.
    Gosto das crônicas porque sempre têm uma observação e opinião de quem a escreve, e são bem úteis.
    O Rafael me parece bem maduro para os 17 anos que tem.
    Semaninha carregada de muita energia e luz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. oi dreeh ^^
    tipo eu quero e não quero ler o livro sabe. parece ser fofo e legal, mas ao mesmo tempo é mt adolescente sabe, e não é tudo nesse estilo que eu gosto. se for pra ser assim prefiro algo voltado pra fantasia, mas o povo anda falando tão bem que acho que vou dar uma chance pra essa leitura.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  11. Que graça!!
    To precisando de um livro sobre amor DE VERDADE, da vida real né meu povo!!!!
    Porque como já estou encalhada um tempão, é bom ir se prevenindo para o que está por vim! rsrsrs (que seja coisa boa, que seja coisa boa, que seja coisa boa kkkkkk)
    No entanto, o que mais gostei desses dois livros (ainda não os li, mas gostei desse detalhe) é que são escritos sem o puder de se abrir. Pois para meninos é sempre mais difícil, pelo menos, é o que parece!
    Acho legal e admirável isso!!!
    bjoooooos
    Ana
    anairados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi falar tanto deste livro e pelo visto você o adorou. Além de tudo lhe rendeu boas risadas, então acho que é hora de deixar de exitar e comprá-lo logo de uma vez.

    http://cafeecomletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Andressa, confesso que quando recebi esse livro a primeira coisa que fiz foi torcer o nariz, já li resenhas negativas e algumas até que positivas como a sua. Porém ainda não estou convencida, quem sabe futuramente!

    ResponderExcluir
  14. Todos nós temos uma inspiração, alguém que nos guie e que nos faça acreditarmos em nós mesmos ate o fim da trilha, que nos faça sentir orgulho de sermos diferentes de tal forma e iguais de tal forma,Alguem para seguir os mesmos passos e é algo inevitável , é como um anjo que consegue te fazer sentir como se estivesse presenciando suas vitórias antes mesmo delas serem conquistadas! é um absurdo... Essa inspiração te mostra os mínimos detalhes da vida que você não consegue enchergar mais encherga através de histórias e citações, te mostra novas possibilidades de encarar o amanhã e te mantém forte, te faz superar seus medos e reconhecer suas fraquesas, te inspira a fazer coisas que você nunca imaginou que faria. Esse é o ídolo que você espera ter pro resto da sua vida, junto a ti. E é essa pessoa que estará contigo te dando forças e te compreendendo quando ninguem mais puder mesmo sem ao menos te conhecer. 
    amo muito o rafa !! Ele eh minha vida .. Sua resenha sobre o livro foi ótima .. Mais agora .. Só basta acreditar que eu vou conseguir esse livro !! Eu tenho fé !! Ele me ensinou isso .. e vou levar isso por toda a minha vida !! Obg desde já !!

    ResponderExcluir
  15. U livro que como diz Andressa, nada tem para nos acrescentar, mas tem para nossos filhos, eu por exemplo tenho 3 adolescentes em casa que com certeza amariam ler, ja que eles são uns papa ivros; pois eu ganho e compro e sempre falta. Mas voltando ao assunto do livro nos abemos que todos adolescente tem uma loucurinha e um pouco de exagero porque se apaixonam varas vezes e sempre tem histrias diferentes para contar e isto com certeza o livro deve ter sobrando. são diferencias que a vida nos mostra e quem sabe conseguiremos encontar algo de interessante para a nossa idade. bjs

    ResponderExcluir
  16. Olaa.. meu Deus, achei muito fofa resenha desse livro, amei pq o livro representa todas as situações que podemos passar no decorrer da nossa vida e o que sempre fazemos também. Estou super ansiosa para poder ler *-*

    ResponderExcluir
  17. Que lindo deve ser esse livro! Realmente compartilhar momentos da vida não deve ser fácil, mas sempre ajuda a quem tá passando pelas mesmas situações e isso é realmente bem legal. Gostei muito de saber que se trata de situações reais, assim percebemos que existem gente como a gente, que passaram as mesmas coisas que passamos ou que um dia iremos passar.
    Gostaria de ler!! :)

    ResponderExcluir
  18. Eu adoro crônicas, então o livro me agradou nesse aspecto. O autor é bem novinho e assim como disse, pode ser que ao ler o livro, eu não ache nada novo, mas pode ser também que eu me identifique por já ter passado por situações semelhantes. De qualquer forma, a escrita do Rafa parece ser madura para um garoto da idade dele, principalmente pelos pontos reflexíveis.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. eu li uma outra resenha que falaram que esse livro era ruim, e que o do Chris era bem melhor, mas mesmo assim não deixei aquela resenha tirar a minha vontade de ler, porem a sua amei, ficou muito fofa, e agora eu to muito ansiosa pela leitura

    ResponderExcluir
  20. Nunca se quer ouvi falar nesse guri, só agora que a NC ta jogando todo o marketing nele, enfim o livro parece ser bom ate, espero poder ler algum dia.

    ResponderExcluir
  21. Eu já li algumas resenhas sobre esse livro, só que elas não foram muito positivas, confesso que não me identifiquei com o livro, não que eu não leria, mas não é aquele desespero, se alguma amiga comprar pego emprestado.

    ResponderExcluir
  22. O livro parece se escrito pra gente mesmo, ou seja, situações que acontecem conosco no decorrer de nossas vidas, e de tudo a gente pode tirar proveito!! E é claro de forma positiva e divertida!!

    mariedossanttos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia o livro e tampouco o autor dele, além do mais não me identifiquei muito com o livro para ser sincero, pode até ser que eu leia, mas não estaria nas minhas prioridades de leitura.

    ResponderExcluir
  24. Gostei da resenha, espero ler logo!

    ResponderExcluir
  25. Oii Dreh :}

    Tenho certeza absoluta que irei amar esse livro .. Também não conhecia o Rafa, mas desde que li a sinopse do livro (e claro que com os comentários positivos) fiquei encantada, acho que ele consegue expressar bem as fases que vivemos, principalmente essa das paqueras e amor, já nem sei quantas vezes sofri por isso, rsrs!! Adorei a resenha :)

    Bj.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  26. Um livro de cronicas escrito por um autor jovem e voltado ao público jovem, trazendo tudo aquilo de acontece com os adolescentes e jovens adultos atualmente. Ótima resenha. Leria se tivesse oportunidade, mas acho que não o compraria.

    ResponderExcluir
  27. 17 anos?! Serio isso? Não parece, saber isso me fez repensar a vontade de ter esse livro. Não acredito que um garoto de 17 possa ter passado por tantas experiencias assim que lhe renderiam um livro. Acho o cumulo do absurdo como as editoras dão valor a essas estrelinhas momentâneas, é incrível como youtubers conseguem destaque e lugar no meio literário, muitas pessoas com capacidade intelectual ou melhor, talento, talvez consigam um livro biográfico após a morte, agora esses adolescentes que vivem enfiados em seus quartos conseguem tudo isso? Injusto!

    ResponderExcluir
  28. Mesmo não curtindo muito cronicas, o livro Diário de um Adolescente me atraiu para ler.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)