Replay - Marc Levy


Título: Replay
Autor(a): Marc Levy
Editora: Suma de Letras
Nº de páginas:
240
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:

Tudo que Andrew Stilman queria era uma segunda chance. Após partir o coração da mulher que amava, seu maior desejo era voltar no tempo e consertar os erros, mas isso é impossível – ou, ao menos, era o que ele pensava. Na manhã do dia 9 de julho de 2012, durante sua caminhada matinal às margens do Rio Hudson, o prestigioso repórter Andrew Stilman é violentamente atacado, sem conseguir ver o criminoso. Após sua morte, o inesperado acontece. O jornalista não vê uma luz no fim do túnel, nem muito menos abre os olhos no céu, mas acorda dois meses antes de seu assassinato. Quando acorda, Andrew está de volta ao dia 9 de maio do mesmo ano. Ele vai reviver os dois próximos meses atento a qualquer detalhe que possa ajudá-lo a descobrir quem o agrediu – ou melhor, irá agredi-lo – dois meses depois. Do coração de Nova York até as ruas de Buenos Aires, Andrew vive uma aventura repleta de reviravoltas, enquanto tenta salvar a própria pele e não decepcionar seu grande amor mais uma vez. O protagonista de Replay, best-seller de Marc Levy, além de consertar os erros que cometeu, terá de correr contra o tempo para tentar evitar sua morte e encontrar seus possíveis assassinos.

Replay nos conta a história do jornalista Andrew Stilman, um solteirão de 39 anos que está no auge de sua carreira trabalhando como repórter investigativo no The New York Times. Andrew tem o hábito de beber muito, como a maioria dos homens solitários, e é em uma dessas bebedeiras que ele acaba esbarrando em Valérie, seu grande amor de adolescência. A partir daí sua vida muda completamente.

Envolvido em uma investigação perigosa sobre a ditadura argentina, decidido e apaixonado, nada impede Andrew de pedir Valérie em casamento, mas na despedida de solteiro ele se encanta com uma mulher misteriosa que simplesmente não sai dos seus pensamentos. Andrew fica confuso e com medo de estar cometendo um erro ao continuar com o casamento, então ele joga tudo para o alto e desiste de Valérie.

Alguns dias depois, quando finalmente Andrew percebe o grande erro que cometeu, ele está decidido a falar com sua noiva e pedir perdão para que eles possam finalmente ser felizes. No dia nove de julho, durante sua corrida matinal, Andrew é assassinado de forma repentina e brutal. Após a sua morte, ele acorda e descobre que está no dia nove de maio do mesmo ano, dois meses antes da data do seu assassinato. Começa, então, a corrida contra o tempo para descobrir quem quer assassiná-lo e por quê. Ele também terá a grande chance de consertar todos os erros que cometeu com Valérie.

O livro narrado em terceira pessoa traz uma escrita ágil e inteligente. Quando o autor aborda sobre a ditadura militar argentina ele é genial; os detalhes são ricos, e o assunto é real e envolvente. No começo do livro, somos bombardeados com tanta informação, tantos acontecimentos ao mesmo tempo, que fiquei confusa, mas após o assassinato de Andrew a narrativa fica mais harmoniosa, e os acontecimentos fluem de forma equilibrada.

Os personagens secundários brilham durante a trama, ouso dizer que até mais que o próprio Andrew. Simon que é o melhor amigo dele segura várias cenas com suas tiradas engraçadas.

A premissa da história é bem criativa, e a explicação para o salto no passado é plausível, mas Mark deixou a desejar em alguns pontos do desenvolvimento e também falhou em algumas conclusões.

Terminei o livro com uma sensação de "que droga de final foi esse?”. Muitas pontas ficaram soltas, e a meu ver Andrew não teve um final muito justo. Já tive outras experiências com o autor em “O Primeiro Dia” e “A Primeira Noite” que me agradaram bastante, então não se deixe influenciar pela minha opinião. Para mim a história não funcionou tanto assim, mas talvez seja perfeita para você.

O amor da nossa vida é aquele que vivenciamos, e não o que sonhamos.

17 comentários

  1. Muito interessante essa estória! Gostei muito! Ainda não conhecia o título! Vou add no skoob para não esquecer de comprar! Muitp boa sua resenha!!

    Beijinhos

    Mirelle - Meu Mundo Em Tons Pastéis

    ResponderExcluir
  2. Ooi Suzi!!

    Eu fiquei de boca aberta com o enredo do livro. Gosto primeiramente pelo simples fato do jornalismo está presente na história e eu sempre curto. Depois pela forma como o autor resolve dar uma segunda chance ao personagem, acho que ficaria super envolvida na história. Enquanto você ia descrevendo eu fui pensando porque 3 estrelas.
    Uma pena que o final tenha sido tão ruim assim :(
    Poxa, odeio pontas soltas. ><
    Gostei da sua resenha flor e mesmo assim eu leria o livro!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Pela sua resenha, o livro me chamou muito a atenção. Parece ser um livro que precisou de muita pesquisa histórica-política sobre a Argentina. Fora essa questão de poder voltar e consertar erros. Ou não poder consertá-los.
    Parece ser muito interessante. Não conhecia o autor.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. vishiiii odeio história com pontas soltas,gosto de pelo menos quase tudo redondinho sabe.
    a história em si é até interessante, mas vou pensar mais de duas vezes se for um dia ler esse livro pq n sei se vou curtir muito sabe.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Oi, Suzi. Tudo bem?
    Inicialmente o plot não estava me conquistando, achei que ia passar a odiar o personagem mas eu sou dessas que se encanta com temos uma viagem no tempo em um livro (ou filme, série e etc) e ai fiquei com a curiosidade bem aguçada. Confesso que eu não sei nhécas sobre a Ditadura Argentina, então acho que vou me perder com algumas referencias do livro.
    Bom, eu não li nada desse autor, mas é uma pena que voce tenha tido algumas decepções, principalmente com o final do livro.
    Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem???
    Esse livro pertence à um dos meus autores favoritos: Marc Levy <3
    Adoro os livros dele, esse, infelizmente ainda não consegui ler. Entendo que não tenha funcionado muito para você, mas tenho certeza absoluta de que funcionará pra mim.

    Clicando Livros

    ResponderExcluir
  7. Ola Suzi, a premissa do livro é ótima se fosse bem trabalhada pelo autor, uma pena que ficaram essas pontas soltas , e pelo visto o final não agradou, sua resenha me deixou com pé atrás com o livro, não gosto de pontas soltas, e finais não agradáveis. Vou deixar a leitura para outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, adrorei o autor trazer o tema da ditadura argentina e também a ideia do protagonista voltar ao passado e poder fazer as coisas diferentes com que ele gosta e descobrir porque alguém quer assassina-lo. Vou coloca-lo na minha lista de leitura e quem sabe eu não acabe gostando dele mais que você <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  9. Oi Suzi, tudo bem?

    Eu sempre tive vontade de ler algo sobre o Marc Levy, mas acho que não vou começar com Replay. Depois de ler sua resenha eu não fiquei tão interessada e proposta é bem legal, mas saber que o autor pecou em algumas coisas e deixando pontas soltas não quero ler. Prefiro começar com O Primeiro Dia e A Primeira Noite ou outro livro do autor.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Suzi, sua linda, tudo bem?
    Eu conheço esse autor, pois eu vi um filme baseado no seu livro: E se fosse verdade?". Não sabia que tinha livro, descobri depois. Se tornou um dos meus filmes de comédia romântica preferidos, até poque traz dois autores que eu adoro. Então, fiquei super curiosa para conhecer seu trabalho. Uma pena mesmo o autor ter começado de forma brilhante e ter se perdido no final. Mas ainda quero ler seus livros.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Suzi, tudo bem? Acho bem legal essas premissas de voltar ao tempo para poder resolver alguma coisa, mas geralmente não tenho boas experiências. Gostei da resenha, e até me animaria a ler, mas essa quantidade de pontas soltas e o final não muito justo do Andrew não me anima muito não, mas talvez eu dê uma chance.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  12. Não curto pontas soltas, e essa sensação do final ser ruim e não ser justo com o personagem é horrível. Mas gostei do enredo, então fiquei com vontade de ler mesmo assim. Espero que o livro funcione melhor pra mim.

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi Suzi,

    Comecei a ler sua resenha e me animando com o enredo que parece muito interessante, pois tem um mistério (descobrir quem matará o protagonista e evitar a própria morte), um meta que é conversar com a ex-noiva. Tem personagens secundários bem construído, adoro quando o autor se esmera para criar essas personagens, mas daí me deparo com a sequência da resenha, aliás muito bem escrita e da qual gostei muito, o autor deixou pontas soltas e não propiciou um um final adequado não justo, isto já me desestimulou, pois não gosto de finais decepcionantes.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Suzi!
    Eu nunca li nada do Marc até hoje.
    Mas eu fico desanimada de uma historia terminar sem um final bem amarrado, sem respostas.
    Não gosto de livros assim. Então eu provavelmente vou passar essa leitura.
    Quem sabe não leio outros do autor, né.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  15. Suzie, acho que essa é uma reação normal aos livros do autor. Já li dois e apesar de propostas ótimas não terminei a leitura muito bem. Em Tudo Aquilo que Nunca Foi Dito me fiz a mesma pergunta que você hahahahaha
    Adorei o plot, mas não sei se encarado. depois da sua resenha acho que irei ficar tão frustra da quanto nos anteriores.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  16. Olá. Suzie, tudo bem??

    Bom eu nunca tinha ouvido falar desse livro e confesso que a premissa do personagem principal morrer e voltar no tempo me deixou curiosa, mas não me senti muito cativada pela leitura não... acho que a acharia até cansativa... infelizmente finais com pontas soltas me deixam irritada, então essa história... eu passo... Xero!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Suzi, este não me chamou muito atenção.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)