Fragmentada - Teri Terry


Título: Fragmentada (Slated #2)
Autor(a): Teri Terry
Editora: Farol Literário
Onde comprar: Saraiva
Nota:

Kyla não deveria se lembrar de nada quando foi reiniciada. Mas segredos do seu passado atormentam sua mente. Presa em uma luta contra a opressão dos lordeiros, e ansiando por liberdade, Kyla vê seu passado e presente colidir de uma forma que ameaça sua vida. Enquanto sua busca desesperada por Ben continua, em quem ela poderá confiar em um mundo repleto de segredos e mentiras?

Esta resenha NÃO contém spoilers do primeiro livro.
Resenha de Reiniciados

Depois de uma estreia brilhante com Reiniciados, Teri continua a saga de Kyla em Fragmentada. Agora ela está ainda mais preparada para o mundo, sabendo lidar melhor com seu Nivo e com a situação em que se encontrou após ser reiniciada. Mas suas memórias continuam se apresentando se forma estranha, diferente do comum.

O desenvolvimento da história pediu uma "redução de marcha" nesse livro, então não é tão eletrizante quanto o primeiro, mas me deixou empolgada. Já conseguimos encaixar algumas peças do quebra-cabeça, a imagem começa a se formar, mas ainda faltam pedaços essenciais para a completa compreensão. Fiquei satisfeita por entender melhor o caráter de alguns personagens e sua participação na vida de Kyla e ao mesmo tempo criei mais perguntas que ficaram em aberto.

A melhor forma de mentir é se prender à verdade o máximo possível.

O mais interessante é a personalidade de Kyla. Ela é adolescente, instável por natureza, com o agravante de ter reaprendido questões de convívio social após a reiniciação. Mas além disso ela apresenta certa instabilidade e variação de humor e atitudes. Às vezes dá aquela sensação de "lá vem mais uma personagem chata", mas aos poucos você descobre que tudo é justificável, e aí as coisas começam a fazer sentido desde o começo.

Por muito tempo fui empurrada para um lado, depois para o outro; entre quem eu era, e quem eu sou. Mas quem eu quero ser?

Não faz muito tempo que li o primeiro livro, mas o suficiente pra eu não me lembrar de todos detalhes até porque, lendo mais de 10 livros em um mês, fica difícil gravar minúcias do enredo. Só que esse esquecimento não atrapalhou em nada, visto que a autora teve o cuidado de fazer referências pontuais e discretas pra que o leitor se recorde da história e dos papéis de cada personagem.

Como em toda distopia, aqui é preciso tomar cuidado com julgamentos antecipados. Aqueles que pensamos que são vilões revelam um lado muito mais humano do que poderíamos imaginar, e quem se faz de bonzinho pode se mostrar um lobo em pele de cordeiro. Novos personagens foram introduzidos, alguns foram retomados, mas sugiro não se apegar a nenhum deles. Vai que ele morre?

A revisão está boa, e a diagramação segue o padrão do primeiro livro, com uma fonte confortável e páginas amareladas. Mas o destaque continua sendo a capa, que mantém a identidade da trilogia, com o rosto de menina. E o mais legal são as aplicações de verniz nos "cortes" da imagem (repara que parece que tem umas linhas nas bordas), complementando a ideia do título.

Memórias podem ser fragmentadas, encobertas por medo e negação, e trancadas atrás de uma parede.

Fragmentada conseguiu manter a qualidade que Teri apresentou no primeiro livro e entrega o leitor ansioso e curioso para conhecer o tão esperado final. A história foi delineada magistralmente, com coerência e inovação, e tem tudo pra entrar na lista de trilogias distópicas preferidas.

12 comentários

  1. Amiga do céu, estou doida para ler a série Reiniciados, pois todos comentam que é MARAVILHOSO. Mas eu ainda não tive chance de ler, por conta da grande quantidade de livro que ainda tenho pela frente para serem lidos. O pior que a gente fica curioso pra saber sobre as histórias, pois a cada resenha fico doida para ler essa série. Acho que quando eu estiver mais tranquila irei ler. E saiba que gostei bastante da sua resenha, porque você como sempre desenvolve muito bem seus textos e gosto da maneira que você se expressa. Continue assim amiga e muito sucesso pra vc viu?

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Giulia!!

    Eu não li ainda nenhum dos três livros e gostei de saber que a autora manteve a qualidade em ambas as obras, isso é muito bom, as vezes o autor acaba deixando a desejar. Outra coisa legal é as referencias, adoro quando isso acontece (Meg sempre faz isso), porque acaba avivando a memoria do leitor.
    Espero que a qualidade continue no ultimo livro!. Sou apaixonada pelas capas *-*

    Ps: saudades de quando eu conseguia ler 10 livros por mes :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Ahh... eu já comentei que me interessei por essa série, de tanto ver você falar bem.
    E parece que o segundo livro veio ainda melhor, né. Mesmo diminuindo toda a ação, não deixou a desejar. Isso é bom!
    Vou tentar ler em breve!

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom quando uma sequência não só mantém a qualidade da leitura anterior, como também deixa a curiosidade para o proximo volume acesa. Não li ainda o volume 1, mas tenho muito interesse nesta série.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. La vem você me deixando na vontade com essa série diva <3
    As capas são realmente lindíssimas. Sempre babo quando vejo na livraria..
    É bom saber que, mesmo sem tanta ação, o livro continua não bom quanto o primeiro. Acho que vou ter que passar ai e roubar hahah

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  6. E mais uma vez sou fisgada querendo essa trilogia com uma resenha sua! Desde a primeira resenha minha vontade só aumenta, e essa capa... LINDA DEMAIS!
    Ainda bem que a sequência saiu muito bem e não ficou aquela coisa terrível de autor que tem pressa pra publicar o segundo livro e saí tudo feio. kk
    Abraço!
    Visita lá o Bookmore

    ResponderExcluir
  7. Oi Giu, sua linda, tudo bem?
    É melhor não se apegar a ninguém? Esses autores gostam de nos fazer sofrer!!!! O que mais chamou minha atenção foi o fato de não conseguirmos identificar o caráter dos personagens, se eles são bons ou se são ruins. Isso deve contribuir para muita tensão durante a leitura. Não vejo a hora de ler essa série.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, essa semana eu li uma resenha que me deixou apaixonada e desejado o primeiro livro e agora sabendo que o segundo também segue esse nível de qualidade mesmo não sendo tão eletrizante como o anterior fiquei com mais vontade de lê-lo *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  9. Oi Giu, tudo bem??

    Sou mega suspeita para falar dessa série... porque é uma de minhas preferidas... adoro a escrita de Teri... e acho que ela foi genial nesse segundo livro sim eu achei que ele foi um pouco menos frenético que o primeiro, mas depois do meio do livro acho que ela deu uma bela dose de adrenalina em minha leitura... amei... e sim fiquei triste com uns acontecimentos, mas acredito que o lado maravilhoso da leitura é exatamente isso.... o prazer de nos sentirmos partes do enredo... espero que continue gostando... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  10. Giulia lindona estou querendo muito ler essa trilogia, amei sua resenha, gostou de ler que certas atitudes da protagonista são justificáveis . A premissa da distopia em si é muito interessante e com um tema que se bem trabalha envolve muito o leitor. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Olá tudo bem?
    Eu sou apaixonado com esse trilogia desde que o primeiro livro foi lançado e até hoje não tive a oportunidade de lê-los. Reiniciados está no topo da minha lista de desejados a muito tempo, mas os livros são sempre muito caros, estou esperando uma promoção.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Giu, que alívio saber que a qualidade foi mantida nesse livro, porque me apaixonei por Reiniciados e estou louca para ler. Mesmo você tendo dito que foram colocadas referências que auxiliaram a leitura, me apaixonei tanto pela história que vou querer reler o primeiro livro de qualquer jeito!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)