Eva - Anna Carey


Título: Eva (Trilogia Eva #1)
Autor(a): Anna Carey
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 288
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:

A guerra dos sexos está apenas começando... No futuro, uma praga mortal aniquilou a população da terra. Homens e mulheres seguem segregados. Os meninos são mandados para campos de trabalho forçado. As meninas, para Escolas onde aprendem uma profissão chave na reconstrução mundial. Mas as aparências enganam... E Eva está prestes a descobrir que a verdade pode ser muito mais terrível do que o vírus que varreu seu país. Está prestes a descobrir que seu futuro pode ser mais parecido com a da primeira mulher a levar seu nome.

Eu ando meio tarada com distopias esse ano. Quando soube que passamos na Galera, vi que ia sair a continuação e corri pra ler Eva. Ainda bem, eu não ia me perdoar se não desse uma chance à Anna Carey.

O mundo está destruído após uma praga que dizimou a população. Apenas algumas pessoas sobreviveram, e um homem se levantou para reorganizar a sociedade, tornando-se o Rei. A necessidade de repovoar e reestruturar as cidades fez com que meninos e meninas órfãos fossem separados; aqueles foram enviados para campos de trabalho forçado, estas são isoladas em Escolas, sendo bem tratadas, nutridas e ensinadas para exercerem uma profissão. Só que a verdade é muito mais profunda e horrível do que elas podiam imaginar.

A praga está levando todos os que tomaram a vacina. Não há mais voos. Não há mais trens. Eles bloquearam as estradas que saem da cidade, e agora todos nós devemos esperar. Os telefones e a internet caíram há muito tempo. As torneiras estão secas, e as cidades estão perdendo energia elétrica, uma a uma. Logo o mundo inteiro estará às escuras.

Ao ver uma colega preparada para fugir da Escola na véspera da formatura, Eva - a melhor aluna e oradora da turma - decide ver o que tinha causado aquela reação cruzando o lago que separa as estudantes das formadas. O que vê ali faz com que ela comece a questionar todo o sistema no qual viveu durante anos: as meninas são criadas para se tornarem parideiras. Com a ajuda de uma professora, Eva foge rumo a Califia, um refúgio para meninas, mas a vida fora dos muros da Escola pode se revelar bem complicada e traiçoeira.

O caminho para Califia é tenso: os recursos são escassos, o medo impera, a falta de noções de sobrevivência minimiza as chances de sucesso. Mas Eva dá sorte de encontrar Arden, a colega que fugiu, e Caleb, um fugitivo dos campos de trabalho que mora em um esconderijo de meninos. Tá sentindo cheiro de romance no ar? Eu também, só que não vai ser tão simples assim. Na Escola, as meninas têm aulas como "Perigos de Meninos e Homens", "Escravidão Doméstica" e "Mentalidade de Gangue"; como entraram muito novas, não lembram ou pouco recordam de homens adultos, então temem qualquer indivíduo do sexo masculino, exceto o Rei.

Agora voltemos pra Caleb. Ele teve toda uma paciência pra lidar com Eva, já que ela até então achava que todo homem não prestava, que iria querer se aproveitar dela e só. Aos poucos, seu jeito protetor e irônico foi vencendo os medos e receios dela. Não foi nada "uau" nem meloso, mas compreensível devido à diferença de mundos em que ambos viveram desde a infância.

- Eu faço um negócio engraçado, às vezes - disse ele, lançando-me um sorriso travesso. - Eu abro um livro e olho para cada página. Chama-se ler.

A narração é em 1ª pessoa, então acompanhamos Eva o tempo inteiro, entendendo aos poucos como ela foi criada, o porquê de tanta ingenuidade e a transformação pela qual ela passa. É a desconstrução de tudo em que ela creu durante praticamente sua vida toda, a reviravolta em suas atitudes e conceitos, a necessidade de se arriscar, testar os limites e descobrir verdades. Não dá nem pra compará-la a outras protagonistas distópicas porque essa questão sexista faz com que ela seja totalmente diferente.

Tantas coisas haviam sido tomadas de mim: minha mãe, a casa de telhas azuis onde eu dera meus primeiros passos, aquelas telas acabadas empilhadas contra a parede da sala de aula. Mas isso era o mais doloroso de tudo, o controle sendo arrancado da minha mão.

Arden é uma personagem que merece destaque. Ainda que de maneira tímida, sua história é desenvolvida paralelamente. Nos apegamos a ela tentando entender seu comportamento agressivo e rindo de suas sacadas e respostas.

No caminho para Califia, novos problemas surgem. Se antes ela tinha pavor dos homens, agora seu receio era se separar daquele que ama. Se antes ela tinha comida em abundância, agora ela precisava ir atrás de alimento. E tudo isso sempre acompanhada pelo medo de ser capturada e levada de volta ao mundo irreal no qual ela seria apenas mais uma parideira.

Os portões da Cidade se abririam e se fechariam atrás de mim, outra jaula. Jaula após jaula após jaula.

Eu sou extremamente insensível pra chorar com leituras (só 4 livros conseguiram essa proeza), mas teve uma cena que me deixou com a garganta apertada. No esconderijo há 2 menininhos, muito carentes por serem tão novinhos. Eles acabam se apegando demais à Eva, e o momento em que ela parte é tenso, não só pela despedida em si, mas pelo modo como foi. Se a narração fosse em 3ª pessoa ou alternada para algum dos meninos, mostrando o que acontece após a partida de Eva, provavelmente eu teria chorado mesmo. Silas e Benny me conquistaram instantaneamente, desde a primeira aparição, e torço demais pra que eles apareçam nos próximos livros.

Apesar de tudo isso, alguma coisa fez com que eu não conseguisse evoluir bem na leitura. Sei que a história é boa, que tudo se encaixa direitinho, que o próximo volume tem tudo pra me conquistar, mas acredito que eu não estava num bom momento, e isso fez com que eu demorasse muito a ler. Talvez isso tenha me feito não adorar o livro, mas, como eu disse, foi mais subjetivo do que relativo ao conteúdo.

A capa chama atenção pela beleza e pelo significado contido. Ela retrata as passagens em que Eva de fato precisou passar por pontes, em especial o capítulo final, mas também mostra metaforicamente o desafio que Eva encara pela primeira vez de transpor suas crenças, ultrapassar os limites até então conhecidos e chegar a um novo mundo de verdades cruéis e novidades surpreendentes.
A revisão está boa, padrão da Galera. E não posso falar sobre a diagramação porque li em e-book (tem alguém aqui desesperada pra ter o livro na estante?).

O amor era o único adversário da morte, a única coisa poderosa o bastante para combater sua força urgente e arrebatadora.

Utilizando o tema guerra dos sexos, Anna Carey soube criar um mundo distópico diferente, inovador, explicando os motivos que causaram o caos. Além disso, ela soube dosar romance e ação, de modo a deixar o livro dinâmico e não enjoativo. Todo fã de distopia precisa ler esse livro.

22 comentários

  1. Opa! Eu já me identifiquei e gostei do Caleb. rsrs Pessoa irônicas? Adooro! rsrs
    A história parece ser bem legal mesmo, desde que li a sinopse do livro eu fiquei curiosa pra ler.
    Entendo quando você diz que a leitura não fluiu tão bem, ás vezes não é que o livro não seja bom, ás vezes só não estamos em um bom momento para certos tipos de leitura.
    Eu com certeza vou conferir essa história.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Giu, essa é a primeira resenha que leio de Eva, não sabia que se tratava de uma distopia. Gostei muito do que li, realmente deve ter sido tenso para a personagem descobrir as verdades por trás do que lhe foi ensinado desde pequena. Espero poder conferir a história em breve.

    Bjs, Glaucia
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  3. Ola Giu gostei da premissa do livro ,e só ler essa parte da despedida dos meninos já fiquei emocionada ( sou manteiga derretida ) essa mistura de ironia e proteção de Caleb já conquista as leitoras . Não conhecia o livro e vou comprar para ler e acompanhar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oooi Giu!!

    Eu me apaixonei pela capa, achei muito bonita desde a primeira vez que vi. Não lembro de ter lido resenhas sobre ele. Achei bem interessante esse mundo criado pela autora. Acredito que como Eva, eu fugiria da mesma forma. Fico imaginando os sentimentos que ela teve ao descobrir o mundo em que vive e tals, o fato de ter sido narrado por ele deve deixar isso mais evidente.
    Eu sou bem chorona em relação a livros, mas nunca choro nesses que tooodo mundo chora sabe? Eu acho que essa cena deve ter sido linda e emocionante.
    Fiquei interessada no livro, assim que voltar a comprar, vou levar esse para casa ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. menina se eu tava com pensamentos negativos demais sobre essa leitura foram todos embora.
    fiquei encantada com a sua resenha. sei lá fui desmotivando com o livro pq li uma resenha a algum tempo muito ruim, mas tipo ruim de escrita porcamente q eu nem tava entendendo nada e peguei raiva do livro uhaahushu.
    mas curti. vou por na linha lista de leitura.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  6. Primeira vez que leio algo sobre o livro, não sabia dele. Achei bacana essa ideia de guerra dos sexos em um mundo distópico! E é incrível que tem gente que trata mulher assim, como se fosse somente um objeto para ter filho. Chega dá raiva. Acho que teria raiva das pessoas ue transformam as mulheres em parideiras e.e eu quero ler o livro agora. Quero ver como ela aborda esse tema da guerra dos sexos.

    Bjs

    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Giu, sua linda, tudo bem?
    Foi aqui mesmo no seu blog que eu vi o lançamento do segundo livro. Eu reconheci essa história, acho que já li alguma outra resenha sobre ele. Como você comentou, achei bem diferente esse enredo e por incrível que pareça, atual. Infelizmente as mulheres ainda não são repeitadas. O fato da autora ter usado seu livro para fazer uma crítica a nossa sociedade que por vezes insiste no machismo, me ganhou!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. OOi, tudo bem?
    O que seriam das histórias sem os personagens irônicos? Caleb, toca aqui \O
    Gostei da proposta, apesar os apesares, ele parece ser um livro meigo, no sentido que trata tudo com muita delicadeza, mas sem chegar ao estágio do mimimi.
    Vou esperar sair a continuação para ler "Eva". Odeio esperar continuações :'(

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu não conhecia esse livro, mas logo já estou morrendo de vontade para lê-lo, ama distopias e esta parece ser um pouco diferente das que eu já li e as busca da protagonista me deixou intrigada para saber o que irá acontecer...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Esse livro parece ser bem bacana, só me desanimei um pouco quando comentou ser em primeira pessoa. Acho que histórias desse tipo ficam tão melhor em 3ª pessoa. Fiquei imaginando essa passagem dos meninos carentes e tudo mais, acho que poderia gostar bastante do livro mesmo com essa narrativa. Também sou insensível pra chorar lendo haha, não lembro até hoje de nada que tenha me feito chorar.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  11. OI, Giu
    Eu sou fascinado por distopias, mas não fazia ideia de que este livro fosse uma. Não me julgue! kkk
    Gosto desse plot pós-apocalíptico, de humanidade dizimada, recursos escassos e etc. Acredito que este livro é bem misterioso e angustiante com esta trajetória para Califia!
    Adorei sua resenha! :)

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. A sinpose já é interessante, mas quanto mais lançam séries, mais preguiça tenho de lê-las... Nao conhecia essa distopia, e mesmo que goste bastante do tema (essa divisão sexista, mulheres sendo criadas para ter filhos, interessante, pode ser um bom tema não?), ainda assim nao sei se daria uma oportunidade pra Eva... Vamos deixar para ver os proximos livros, e talvez qd todos serem lançados, e eu estiver mais desafogada, ai eu leio =]

    ResponderExcluir
  13. Oi Giu, tudo bem? Aah, nunca tive muita curiosidade de ler esse livro, mas definitivamente sua resenha me fez ter vontade de ler. Achei muito interessante e original essa distopia ser baseada na diferença dos sexos. As personagens parecem ser bem construídas e fiquei bem curiosa para saber o que a Eva terá que passar, além disso, ela parece ser um protagonista bem diferente das outras. E sim, como eu tenho um fraco por distopias, precisarei ler.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  14. Distopias e chick-lits são meus gêneros preferidos.
    Eva me interessou, é claro, principalmente por ter algo inovador, já que isso anda difícil dentro do gênero, mas não pretendo fazer essa leitura tão cedo, não quero iniciar novas séries.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Giu, o livro te deixar com a garganta apertada já foi meia proeza! rs... Estou louca pra ler, amo distopias, e essa me pareceu realmente diferente e inovadora. Gostei de saber que os motivos que criaram o caos são explicados, sinto falta disso quando os autores deixam isso de lado. Pena que você não conseguiu evoluir bem na leitura, espero que o segundo volume te encante mais!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Olá, Giulia!

    Eu estou louco para ler essa série, mas minhas condições não permitem, haha! É muito livro para pouco dinheiro. Enfim, gostei muito da ideia de autora de colocar em sua distopia a segregação por gênero que, querendo ou não, acontece em algumas partes do mundo nos dias de hoje... é uma crítica bem realista. Enfim, amo distopias e, claro, essa não pode ficar de fora! Já quero.

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Giu!!!
    A capa é realmente muito bonita!
    Gosto de distopias e já me interessei por esse livro por não ter um romance meloso.
    Bah que droga que a leitura não fluiu tão bem, as vezes acontece isso comigo também, mas como tu falou, é mais por mim do que pelo conteúdo do livro, mas tomara que o próximo flua =D
    beijokas

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Giu,

    sou tarada por distopias por natureza huahuahuahua. Mas acho que distopia não é um gênero para ser narrado em primeira pessoa. De qualquer forma, a premissa do livro parece ser interessante e já que a continuação tá vindo ai, talvez eu dê uma chance também

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá, Giu! Bem, tô no momento distopia atualmente também! Porém, não tenho certeza se leria esse livro. Acho que o tema em si não me agradou tanto.
    Enfim... fico feliz que tenha curtido a leitura.
    Abraço!
    Visita lá o Bookmore

    ResponderExcluir
  20. Oi Giu, tudo bem???
    Eu achei a premissa dessa história muito interessante... ainda mais porque se trata de distopia... nossa!!! Fiquei pasma em saber sobre a criação das garotas e para que isso serviria... o fim da picada isso.... Poxa o enredo me contagiou e cadê o dinheiro para comprar o livro? :( Ela tinha mesmo que fugir... eu quero muito conhecer essa história ainda mais que o segundo já foi lançado... Xero!!!

    ResponderExcluir
  21. Nem lembro a última vez que li algo no estilo guerra dos sexos. Também tem um tempinho que estou sem distopicos, então pelo visto esta é uma união que vou me interessar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  22. Um dos melhores livros da mi há vida achei ele por acaso ano passado na biblioteca da minha cidade enredo perfeito história empolgante bela construção dos personagens enfim uma obra prima

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)