Eu Fico Loko - Christian Figueiredo


Título: Eu Fico Loko
Autor(a): Christian Figueiredo
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 160
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:

Ele só precisou de uma câmera, muita criatividade e um pouco de coragem para criar um dos vlogs mais acessados do YouTube. O EU FICO LOKO é recordista absoluto de views e inscrições, com mais de 1 milhão e 500 mil assinantes.
Para os entendedores, o Christian hoje é um vlogger e um youtuber dos mais bombados. Mas na verdade ele é apenas um cara que gosta de escrever e que transformou o papel em vídeo.
Todos os dias, milhões de jovens procuram pelo Christian em suas redes sociais para saber o que ele está pensando. O porquê desse sucesso fora do normal você vai descobrir neste livro.

Christian Figueiredo é um jovem nada normal. Desde cedo demonstrou aptidão pras câmeras, mas não conseguiu engrenar na carreira de ator. Ainda bem! Desde quando descobriu o YouTube, conquista mais fãs a cada dia. Hoje ele é um dos youtubers mais famosos do Brasil, com mais de 1,7 mi de seguidores no canal. Aos 20 anos, ele ganha a vida com uma câmera, muito humor e incontáveis fãs, e até apareceu na Globo. O livro, que recebe o mesmo nome do canal, foi publicado este mês pela Novo Conceito e já figura na lista de mais vendidos.

Eu acho que a vida de um adolescente nunca é algo normal. E, quanto mais normal for, mais louca ela é! Raciocínio complexo? Sim.

Ao contrário da maioria dos livros resenhados aqui no blog, esse não trata de ficção. Eu Fico Loko é um conjunto de crônicas que abordam as experiências do Chris sim, já sou íntima sobre os mais variados assuntos. Não chega a ser uma biografia, mas já dá pra ter uma boa noção de como ele é. Chris era um garoto magro, cabeçudo, que sofria bullying quando novinho e era rejeitado pelas meninas; hoje ele usa tudo isso a seu favor, faz sucesso e é amado por centenas de garotas, que chegam a chorar quando o veem.

Numa linguagem bem adolescente, Chris trata de temas como primeiro beijo, primeira vez, família, amizades, relacionamentos, bebida, aparência e autoestima. Através de seus erros contados de forma bem-humorada, o autor tenta passar algumas lições: não mude pra ser aceito por um grupo, não beba por pressão dos amigos, não minta porque você pode se dar mal, etc.

Na adolescência, sempre buscamos a aprovação dos outros. Quase tudo o que fazemos é buscando que alguém olhe pra gente e nos elogie, mesmo que com o olhar. Postamos fotos apenas para recebermos curtidas nelas, exibindo os lugares em que estamos e mostrando que estamos nos divertindo - às vezes só na foto, na verdade, pois o rolê pode estar o mais chato de todos. Enfim, queremos mostrar que temos a vida perfeita e queremos que os outros assistam e curtam essa vida que temos, mas nem sempre está tão perfeita assim.

Confesso que foi um pouco complicado mergulhar no livro, já que passei dessa fase há bastante tempo. Sei que não sou o público-alvo, então obviamente o livro não ia "funcionar" tanto pra mim, mas pela reação dos fãs - a grande maioria composta por meninos e meninas de 10 a 18 anos - é possível ver como suas palavras causam impacto. No entanto, me esforcei pra voltar no tempo e ler com os olhos da Giulia de 10 anos atrás - até ri em algumas partes me enxergando nos relatos.

Mas fiquei um pouco receosa com a forma como ele contou alguns casos. Buscando ser engraçado e não soar como algo depressivo, ele narra algumas "aventuras" derivadas de uma mentira. Por exemplo, na 1ª aula da autoescola ele disse que sabia dirigir, o instrutor o levou para uma avenida movimentada e ele acabou batendo. Ou quando ele foi viajar com um grupo de amigos, que esconderam dos pais toda a bebida comprada pra viagem, todos acabaram bêbados, um passou mal, o outro se machucou com a porta de vidro e a viagem acabou na primeira noite. O jeito como ele conta até torna a história engraçada, mas ao mesmo tempo pode passar uma ideia de que mentir torna as coisas mais divertidas, as mentiras podem não ter uma consequência grave. Você pode até achar que eu estou exagerando, mas não sei o que uma criança de 11 anos pensaria lendo isso.

Ah! Também fiquei um tantinho incomodada com a quantidade de palavrões, mas percebi que ele os usa nos vídeos, então não vai chocar muito a quem já lhe assiste.

Sei que na adolescência a gente julga demais, fala demais, erra demais. Porém, às vezes um simples comentário pode destruir a autoestima de alguém para sempre. Às vezes falamos algo a respeito da aparência da pessoa que pode parecer idiota, mas que vai refletir nela como um complexo para o resto da sua vida. Só finalizo este capítulo dizendo: tomem cuidado com as palavras!

Uma sacada legal que ele teve foi contar parte de uma história no livro e terminá-la no canal. Ao final do capítulo, ele deixa o link e o QRCode pra assistir ao vídeo com ele contando o caso. O vídeo está como não listado, ou seja, só quem tem o link pode assistir, então é como um bônus pro leitor.

Pra combinar com o jeito LOKO, a Novo Conceito usou e abusou da diagramação. Os textos são recheados com vários tipos de fontes e tamanhos, fotos do arquivo pessoal e desenhos engraçadinhos; só senti falta de umas legendas das fotos, porque às vezes eu não entendia quem estava com ele, que situação era, por que aquilo combinava com o texto. Em quase todos os inícios de capítulos tem fotos do Chris tipo modelo, especialmente fotografado pro livro. A capa também ficou bem criativa, misturando foto e desenho com bastante colorido.

Em relação à revisão, houve alguns erros de regência (chegar em ao invés de chegar a, assitir isso ao invés de assistir a isso, etc.). Até entendo que ficaram assim porque é algo informal, como se fosse o Chris falando nos vídeos, mas me preocupo com milhares de adolescentes lendo aquilo e achando que é certo. Esses erros são bem comuns no vestibular, vícios que os professores tentam tirar pelo menos na hora da escrita, e o livro não ajuda a mostrar o português gramaticalmente correto.

Pra nós que já passamos dos 20 é um pouco difícil de entender o fascínio que um youtuber causa, já que nossos ídolos eram no máximo cantores e atores. Um youtuber pode ter mais influência do que muito astro pop, pois são mais acessíveis, falam a mesma língua dos adolescentes e sempre estão com uma novidade a ser mostrada.

Eu Fico Loko é um livro que tem destino certo: adolescentes e pré-adolescentes que tem a internet como hobby. Espero sinceramente que cada leitor absorva as lições boas e não tentem reproduzir os erros. E que uma a futura geração de adultos aprenda que nossos ídolos podem ser pessoas comuns.

Comente nesta resenha e clique no banner pra participar do sorteio!

28 comentários

  1. eu não estava tão animada assim com o livro do Chris, mas tenho lido tantas resenhas positivas que creio que vale dar uma espiadinha, na verdade também queria conhecer mais dessa influencia do youtober e mais do trabalho dele
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Assim como a Thaila, também não estava muito animada com o livro, mas as resenhas estão fazendo a diferença.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Sobre o Chris: não se preocupe, é dele mesmo falar palavrões, gírias, etc é uma marca dele, enquanto eu estava lendo o que mais me chamou a atenção foi a seguinte frase, que por sinal é do livro: “Na adolescência, sempre buscamos a aprovação dos outros. Quase tudo o que fazemos é buscando que alguém olhe pra gente e nos elogie, mesmo que com o olhar.” Ele colocou a vida de um adolescente totalmente nela. Quando você contou sobre que todas as histórias engraçadas dele derivavam de uma mentira, o jeito que você escreveu, me pareceu uma mãe super protetora, mas concordo contigo. A resenha, mais uma vez, está ótima, me fez querer poder ter os livros em minhas mãos (espero que aconteça), o jeito que você descreve o livro é muito envolvente pro leitor, enquanto algumas outras resenhas apenas falam um resumo do livro, o que poderíamos achar na sinopse, mas é isso. Estou animada para ler. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  4. Estou no terceiro ano do ensino médio, já preocupada com o fim desta fase que apesar dos pesares deixará imensas saudades, mas com a leitura desta resenha eu pude perceber que este livro será importante para mim agora e quando realmente sair desta fase poderei pegar o livro, talvez não com a mesma animação da primeira vez, mas poderei recordar de momentos da adolescência que me tornaram o que sou. E por que não emprestar o livro depois? Sei que essa fase é complexa e ter alguém que nos entenda vai ser ótimo, meu irmão vai estar entrando nesta fase e se eu puder emprestar o livro para ele e seus amigos e amigas, será maravilhoso, porque eu poderei estar ali os orientando assim como essa resenha fez, de que alguns fatos relatados serão engraçados, mas devem ser evitados e também a questão de não seguir a gramática do livro na hora de redigir um texto. Mesmo que eu não ganhe o livro agora, mas algum dia tenha a oportunidade de tê-lo não esquecerei as recomendações deixadas nesta resenha. Muito obrigada ☺

    ResponderExcluir
  5. Giulia!
    O cuidado com a diagramação é o que mais chama a atenção no livro, algo bem descontraído e divertido.
    Como falou, é mais uma questão de identificação. Embora dê para dar boas risadas.
    É preocupante mesmo as distorções que citou, principalmente para os pequenos adolescentes que ainda estão em formação de caráter.
    Semaninha carregada de muita energia e luz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu não conheço esses meninos, mas quero muito leeeer!
    Gente, acho super livros sobre adolescentes, e escrito por eles então, melhor ainda!!!!
    Sem contar que já sofri bullying, e de certa forma, sem querer mesmo, já cometi, e já cometi erros bobos de julgamento e solidão patética sem fundamento da adolescência que hoje tenho até vergonha de admitir, rsrsrs
    Mas acho que seria bom ler um livro sobre isso, para entender mais, a mim e a vida, evitar novos erros - nada como aprender com os outros~! \o/
    Tomara que eu consiga ler logo!
    Beijooos,
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse canal e nem o livro, mas fiquei super interessado em assistir/ler.
    Gosto desse tipo de leitura que é direcionada principalmente aos adolescentes.

    Abraços.
    lIkelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Giu, tudo bem?
    Infelizmente não fiquei com a mínima vontade de ler 'Eu fico Loko'. Recebi em parceria com a Editora e já foi para a pilha de livros para sorteio. Não conhecia o canal do Chris, então nem fazia ideia de quem ele era o PORQUÊ de tanto alvoroço. Mas achei sua resenha bem interessante, achei bem bacana você citar a parte das mentiras/erros de ortografia, porque infelizmente o publico alvo do livro pode acabar achando que é a forma 'certa' de conseguir as coisas. Fico feliz que de uma forma geral tenha sido uma leitura proveitosa.

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  9. Giulia lindona acho que estou como você fora da faixa etária do livro, o fato de conter muitos palavrões não me atraiu, não vejo necessidade de tantos. Mas sei o quanto alguns jovens apreciam, a diagramação está perfeita adorei. Mas dessa vez vou deixar passar a leitura.

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem? Eu não sei bem o porque, mas não fiquei com taaanta vontade de ler esse livro. E bom, pra começar eu nem sabia da existência desse menino até a Novo Conceito aparecer com o livro. Até comecei a segui-lo no Ytube para dar uma olhada nos vídeos depois, mas ainda não me animei tanto. Mas fico feliz que a editora fez um bom trabalho em relação a diagramação do livro, acho muito dificil a Novo Conceito pecar nesse aspecto. Por outro lado concordo quando você se refere aos erros gramaticais, ainda mais que os leitores desse livro são tãaao jovens e em ainda em fase de aprendizado. Pode fazer muita diferença. Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir

  11. Sinceramente fiquei curiosissima para ler, ja que tenho filhos adolescentes e quem sabe ataves de Crhis eu consiga entender um pouquinho dessa loucura toda.Este diagrama usado é bom para os jovens poque ele simplicada certos significados e dai eles entendem melhor o livro. Eu realmente so vou ler para poder estar mais perto dos jovens e dos filhos e eles com certeza gostarão de ler e ver essa coisa dodia que deve ser o Crhis
    O livro promete ser descontraido e alegre e quem sabe ate eu goste de ler.
    montidibeijinhus amores

    ResponderExcluir
  12. Olá

    Nunca vi um vídeo dele pra falar a verdade (só um que ele fez em parceria com o Luba e o Gusta), não sou muito de acompanhar canais do tipo, as vezes meus amigos me mandam e eu dou uma olhada, mas confesso que não me agradam. Livros de crônicas já são mais a minha praia, mas com tantas ressalvas acerca do conteúdo, revisão e diagramação não fiquei muito animado pra ler não.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  13. Olaaa.. eu li a resenha, não gostei muito do gênero, nem da apresentação do livro, não me empolguei para poder ler, mas quem sabe um dia eu mude de ideia ;)

    ResponderExcluir
  14. è como se vc pudesse voltar ao passado, pra aquela época chata da adolescência e tal.. já passei por isso e eu realmente não gostaria de viver isso de novo, mas me parece ser uma história bem humorada, com fatos marcantes e bem contados.. :)

    ResponderExcluir
  15. Há algo interessante que você citou na resenha e que tive a mesma impressão, a respeito da faixa etária. O livro tem um público alvo específico, que são os adolescentes. Talvez a leitura seja um pouco diferente para quem seja mais maduro. No entanto, gostei dos quotes que escolheu para compor a resenha. Embora tenha seus pontos negativos, o livro parece consolar o leitor. Adolescência geralmente é uma época complicada, a minha foi boa, não tive problema algum, mas para muitos é um tempo de descobrimento. Ler e se identificar, é sempre bom.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. eu to muito empolgada pela leitura, principalmente pq eu acompanho o canal do chris, sei que ele lutou pra tudo isso ser possivel

    ResponderExcluir
  17. Eu não estava tão animada para ler o livro, mas tenho lido tantas resenhas positivas que creio que vale dar uma espiadinha, vou ser sincera que só lia as resenhas poia achei a capa muito legal, e é bom saber um pouco de como foi e é para essas pessoas que ganham fama pelo youtube!

    ResponderExcluir
  18. Curiosa para ler este livro do Christian!! Ele deve ter algo de muito especial em que é desvendado neste livro, gosto dessas leituras que de certa forma nos inspiram!!

    ResponderExcluir
  19. Essa é a primeira vez que ouço falar nesse canal do Youtube, enfim, parece ser interessante, embora não tenha me chamado muita atenção, vale a pena conferir, né?

    ResponderExcluir
  20. Oii :D

    Sério que ele sofria bullying? Gente, eu acho ele uma fofura de tão lindo, rsrs!
    Passei a ver alguns vídeo do Chris depois da repercussão do livro, e olha, não me incomoda os "palavrões" que ele usa, não que eu fale (ou que eu não fale, rs), mas acho que a gente escuta isso hoje em dia em quase tudo, então nem percebi muito !!
    Estou bem curiosa para ler o livro .. ;)

    Bj.
    Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  21. Pelo que entendi o livro traz cronicas do cotidiano do autor. Pela resenha e pelo que pude ver no youtube o autor é um jovem com muitas idéias boas e criativas. Nos vídeos ela fala muitos palavrões, mas no livro ele pula essa parte. Seria um livro que leria se tivesse em mãos no momento.

    ResponderExcluir
  22. Entendo bem este seu medo. Recentemente abri mão dos youtubers que seguia, alguns que comecei a acompanhar a uns cinco, seis anos atrás diziam aquilo que queria ouvir na época, o problema é que eu cresci e eles pararam no tempo, encontraram a formula do sucesso e escreveram sua cartilha, jamais ousando sair de suas linhas e normas. Falar para adolescentes é fácil, convencer um adulto formado é outros quinhentos.
    Embora pense assim e não acredite no que metade deles dizem, acho que sua participação atual na formação dos jovens ainda é importante, são eles que falam direto ao publico jovem, muitos acabam encontrando nestas pessoas alguém para lhes falar sobre problemas, situações que não teriam coragem de conversar com os pais.
    Porém, é evidente que a preocupação com o que é passado a eles, é verídica, muitas crianças e adolescentes pensam, "se ele fez, deu errado, mas hoje está assim, porque comigo não daria". E isso é um grande problema.

    ResponderExcluir
  23. Ótima resenha... ... o livro Eu Fico Loko parece bem divertido e com a realidade dos adolescentes...

    ResponderExcluir
  24. Amo o Cristian sério amo mesmo eu leria até a sua lista de afazeres diários ...se é que ele tem uma né

    ResponderExcluir
  25. cristhian sou uma das maiores fas eu te amo muito msm vc n sabe o quanto . acho que sou locona quando vejo seus vidios kkkk . meu namorado sente ciumes de vc

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)