Geek Girl 2 - Holly Smale

Esta resenha NÃO contém spoilers do 1º livro, mas recomendo pular a sinopse caso não o tenha lido.
Resenha de Geek Girl 1


Título: Desastre Fashion (Geek Girl #2)
Autor(a): Holly Smale
Editora: Fundamento
Nº de páginas: 256
Onde comprar: Loja Virtual
Nota:

Meu nome é Harriet Manners e eu (ainda) sou uma geek!

Ter entrado por acaso no mundo da moda não transformou Harriet em uma modelo perfeita da noite para o dia. E nem acabou com seus problemas. Na verdade, parece até que as confusões só aumentaram. Annabel, sua madrasta, está grávida e talvez o bebê tenha tirado literalmente de Harriet seu espaço na casa e até o carinho dos pais. Sua melhor amiga, Nat, foi despachada para a França pela mãe, arruinando os planos das duas adolescentes para o verão. E Harriet ainda luta para não pensar em Nick, mas tirar alguém da cabeça não é tarefa simples.

Então, quando surge uma oportunidade de estrelar uma campanha exclusivíssima no Japão, é hora de sacudir a poeira e dar a volta por cima. Mas será que vai dar certo? Pelo jeito, não... A avó de Harriet, escalada para acompanhá-la à Terra do Sol Nascente, praticamente some quando as duas chegam lá. Suas companheiras de apartamento parecem legais, mas a maquiagem esconde segredos e sentimentos que não podem ser revelados. Para completar, Nick está no Japão e aparece em todos os lugares aonde Harriet vai. E ele continua lindo!

Harriet está carregando um peso enorme nas costas, mas precisa ser delicada como uma flor de cerejeira se quiser pôr ordem no caos que se instalou em sua vida. Será que a geek favorita de todos vai mostrar do que é capaz? Aperte os cintos e embarque para o outro lado do mundo em uma história para lá de bacana!

Depois de gargalhar horrores com o primeiro livro da série, eis que peguei o segundo com as expectativas lá em cima. Medo de levar um estabaco, mas ainda bem que não.

Em Desastre Fashion continuamos acompanhando as aventuras de Harriet no mundo da moda, só que dessa vez ela vai ter que se virar na terra do sol nascente. E pior: praticamente sozinha! Longe de casa e dos amigos, solteira e sem conhecer ninguém, nossa geek passará por várias confusões na carreira e em sua vida pessoal, do jeitinho que só ela é capaz.

É isso que tenho de enfrentar: desfiles ao vivo, televisão ao vivo, polvos ao vivo e sumô ao vivo. Tudo na carreira de modelo é vivo. Não há lugar onde se esconder.

Como dá pra perceber, os personagens que tanto amei quase não aparecem nesse livro. No entanto, mesmo sem muito destaque, o pai, a madrasta, a melhor amiga e o "perseguidor" têm importância no desenvolvimento do enredo. Também conhecemos a "vodrasta" maluca, que não parece nadinha com a filha. Wilbur e Nick, por também fazerem parte do núcleo "moda", dão as caras e nos fazem rir gargalhadas ou sorrisos bobos respectivamente.

Esse livro cumpre o papel de entreter, mas também retrata o amadurecimento de uma adolescente que tem dificuldades de relacionamento e nos traz importantes lições.

1) Persista. Harriet tinha tudo pra desistir da carreira de modelo depois de todas as trapalhadas que viveu, mas insistiu mesmo com muitas pessoas falando contra.
2) Cuidado em quem você confia. Porque, né? Nunca se sabe quem está por trás dos sorrisos.
3) Nem tudo é o que parece. Má interpretação é um problema sério! Uma palavra pode ganhar inúmeros significados errados, então procure saber qual deles a pessoa quis usar antes de encasquetar com o pior.
4) Família e amigos são a nossa base. Mesmo a quilômetros de distância, mesmo com outras atividades e prioridades, mesmo quando parecem que não estão nem aí pra você.
5) Arriscar é preciso. Tudo está redondinho, o mundo deu uma volta e te deixou por cima. Mas isso não quer dizer que você não pode ousar e tentar algo diferente.

Falando assim, até parece um livro de autoajuda, mas tudo isso é diluído em uma narrativa bem engraçada. Sim, é previsível e caricato em alguns momentos, mas dialoga bem com o público-alvo, leitoras (pré)adolescentes. Se você topar voltar a esse período, com certeza vai curtir bastante.

Apesar de ter preferido o primeiro, não tenho como deixar de recomendar a continuação. É outro livro fechado, que não te obriga a ler o próximo, mas te faz querer ter mais um tempinho com Harriet. #FundamentolançaGeekGirl3e4

A capa mantém a identidade visual do primeiro livro (2ª edição), e até preferi essa (aqueles dentes do 1 ficaram tão photoshopados que me davam medo). A revisão deu algumas pequenas escorregadas, mas no geral tá bem satisfatório. E a diagramação merece destaque de novo: óculos na paginação do rodapé, fontes diferentes para situações diferentes.

Com capítulos curtos, Holly Smale conseguiu de novo trazer uma narrativa dinâmica que nos prende no famoso "só mais um". Bom humor, clichês, romance, amizade, lições, essa é a mistura certa pra um chick-lit juvenil que pode e deve ser lido por todas as idades.

Confira o booktrailer:

12 comentários

  1. Ola!
    Eu quero muito ler os livros dessa serie. É um gênero que eu gosto muito e que quero te a oportunidade de tirar minhas conclusões em breve.
    Amei sua resenha!

    Beijos!
    Bárbara
    www.btocadoslivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Giulia. Tudo bem? Sempre vejo publicidade desse livro nos blogs por aí mas inicialmente não fiquei muito curiosa nem para ler a sinopse. Imaginei uma coisa e pelo sua resenha vi que é completamente outra. Achei mais interessante essa mistura de geek com moda. É algo que provavelmente os geeks em si não devem achar muito interessante, ou vice-versa e acredito que pode ser um dos motivos para a leitura ser agradável e engraçada. Muito legal as pontuações que você fez sobre as ~lições que o livro trás, e se tratando de um livro voltado para o publico jovem é muito bom que tenha esse tipo de mensagem. Eu vi que tem um promoção rolando no blog e vou tratar de participar, pois adorei a premissa. Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Esses livros me deixaram curiosa pelo tema incomum pra mim.
    Acho que iria gostar, só espero que a série não se estenda muito..
    Mas a autora parece fazer bem meu tipo de leitura!

    Beijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  4. Oi!! Então como eu nao li e me interessei demais pelo livro, vou deixar passar, mas depois que eu ler volto aqui para saber suas opiniões.

    Abraço!
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Giulia! Essa série de livros parece ser muito divertida, quero dar gargalhadas como você!
    Estava pensando e esses livros dariam uma ótima série de TV, não acha? :D

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Achei bem legais as lições que o livro passa, principalmente tomar cuidado ao escolher em quem confiar e se lembrar de que nem tudo é o que parece. Essa da confiança foi uma lição que aprendi de uma maneira bem ruim, sempre fui de confiar sem motivo. Que bom que os livros são fechados, isso facilita bastante a leitura. É mais uma série da Fundamento que quero ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Não conhecia essa série, mas gosto muito desse estilo de livro.
    Que bom que não se decepcionou.
    Beijos,
    Aly
    Seja bem vinda no meu blog

    www.meusdespropositos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oieee, tudo bem? Não conhecia o livro, vou pesquisar mais sobre o mesmo, achei ele bem interessante principalmente por causa destas lições que vc citou que o mesmo traz, achei elas tão legais que fiquei com vontade de ler todo o livro rs, valeu pela dica de leitura, Abraços;

    ResponderExcluir
  9. Estou bem curiosa em relação a essa série e achei bem interessante as lições diluídas durante a leitura que você mencionou. Curto muito o gênero chick-lit e por isso acredito que vale a pena conferir essa história.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Giulia!

    Nossa, essa foi uma das melhores resenhas que já li. Completa e detalhada. Fiquei muito curioso a cerca do livro, uma narrativa leve, mas que é possível tirar ótimas lições de vida.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei essa série! Ganhei de aniversário da minha tia, e olha.. dei boas risadas também.
    Harriet é muito desajeitada e teimosa gente, que isso hahahaha
    No início eu achei que era muito teen, mas depois eu adorei *-*

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  12. Oiii tudo bem?

    Então o livro não me chamou a atenção, mais a sua resenha está ótima, bem trabalhada, está de parabéns pelo ótimo trabalho, pode ter certeza que voltarei sempre aqui também para dar uma conferida no seu blog, adorei ele.

    Beijinhos!
    http://www.brendalandim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)