O Ratinho do Violão - Marta Reis


Título: O Ratinho do Violão
Autor(a): Marta Reis
Editora: Geração
Nº de páginas: 32
Onde comprar: Cultura | Saraiva | Fnac
Nota:

A gente fala búlin, mas a palavra é inglesa e até um pouco difícil de escrever: bullying. A história do Chiquinho é uma história de bullying, uma judiação que gente maldosa faz com os outros, com as crianças. O Chiquinho é um menino muito bacana, do bem, que toca violão como ninguém. O que importa se ele manca um pouquinho, né? Se você ficar um pouco triste de ver o menininho encolhidinho de tanta chateação dos amigos, vai ter uma surpresa lá no final do livro. E vai querer gritar: viva o nosso Chiquinho!

Quando eu era criança, bullying existia a torto e a direito, mas com outros nomes. Mas os tempos mudam, os conceitos se reinventam, o politicamente correto ataca... e eis que surgiu um nome bonito pra zoação com o defeito do coleguinha. Já falamos sobre esse tema em outras resenhas, mas o foco era o resultado do bullying na vida de um adolescente/jovem; dessa vez o objetivo é atingir as crianças.

Um menino que toca violão e canta é da turma dos populares, certo? Errado! Se ele mancar, já era, vira motivo de piadas. Chiquinho passou por poucas e boas até conseguir mostrar que um pequeno problema não era motivo de diminuir uma pessoa.

O livro mostra que a criança é sempre amada pela família, independente do que aconteça. Também passa lições que aparentemente são simples pra um adulto, mas se revelam de grande valia pra criança.

- Eu não tenho todas as respostas. A vida é mesmo um mistério!... A gente chega a este mundo sem manual de instrução, levamos muito tombo.
E só se aprende a viver.

Só tenho duas críticas. Em uma das ilustrações, os olhos das crianças estão avermelhados e com um formato estranho, parecendo que estão endemoninhadas; não curti. E, mesmo entendo que é necessário passar um ensinamento pro público-alvo, achei surreal mostrar uma reação atípica dos colegas em relação à ausência de Chiquinho. No "mundo real" as crianças nem iam dar falta ou dariam graças por ter se livrado do coleguinha "estranho".

Apesar disso, o Ratinho do Violão é um livro lindo, que nos encanta só de folhearmos as páginas. A história é boa e as ilustrações dão um toque especial, colaborando com o entendimento dos pequenos. Leia para uma criança próxima a você. ;)


15 comentários

  1. Adorei a resenha e fiquei com muita vontade de ler o livro. Parabéns e sucesso com o blog.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo, eu adoro livros assim, com um toque lúdico. Rimados, com lição de moral, cantados e relacionados também me encantam, acho que sempre vou dar uma passadinha no setor infantil das livrarias, hehehe. Taí, Giu, também quero ler. Beijos! :D

    ResponderExcluir
  3. Giulia, eu já vi de outra maneira o livro.
    Li e achei interessante a informação que eles quiseram passar acerca do Bullying. E a melhor maneira de impressionar a visão das crianças é dessa maneira meio surreal. Afinal é um livro infantil. E a lição acerca de sentir falta do garoto é bem possível na realidade. Às vezes as pessoas desprezam alguém e quando não os tem mais por perto sentem a falta.
    Bjos, Carol.
    http://anamatosferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Seu blog é muito caprichoso? Você que montou?

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante o livro! Essa questão de "a vida é mesmo um mistério, sem manual de instrução", chamou muito atenção, e é um pensamento que temos se for para refletir, desde crianças. Sucesso! De verdade, seu blog é um caderno de literatura super caprichado!

    ResponderExcluir
  6. Oi Giulia! Eu sou fã de literatura infantil, mas não acho legal quando elas se tornam "didáticas" demais, querendo impor uma conduta para as crianças que fica artificial, fora da realidade das crianças. Mas a história parece ser legal! E aquela ilustração ficou mesmo estranha! =P

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Giulia!
    Antes de mais nada preciso dizer que já achei a capa do livro muito fofa, e pelas suas fotos as ilustrações também devem ser assim né? (com exceção dos olhos vermelhos, que realmente pareceu estranho). Mas enfim, me parece ser um livro bem bacana para crianças, e acho que não apenas o bullying é uma coisa importante a ser tratada, mas também as diferenças e deficiências que algumas tem. Afinal é o tipo de coisa que a gente vai se deparar a vida inteira, não é mesmo?
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  8. Giu,

    Comigo também sempre foi assim, o "bullying" era brincadeirinha entre amigos. Gostio de livros infantis e da forma como de uma forma simples eles são diretos no tema.
    Gostei das ilustrações e também não curti os olhos não hahaha


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Giu, eu não pensei que era irreal sentirem falta dele não... sei lá, acho que sempre que tem um grupo formado as pessoas acabam sentindo falta sim, mas talvez eu tenha muita esperança na bondade e mudança de postura humanas... e não vi a ilustração dessa forma, só como crianças atazanando um menino... Mas se te passou essa ideia, já é motivo pra ser revista. Gostei bastante da história.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Giu eu sempre guardo essas dicas de infantis, estou na fase de incentivar minha sobrinha, então toda boa proposta é aceita.
    Só não gostei de saber desses olhinhos estranhos nas imagens, criança se liga nesses detalhes.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  11. Oi Giu, tudo bem? Esses livros infantis são muito amores mesmo... e quando tratam de um tema importante como o bullying é, e como pode afetar a vida de uma criança, se torna ainda melhor. Achei genial a forma como o Chiquinho vai diminuindo com a zoação dos coleguinhas até virar um ratinho... é uma metáfora bem interessante.

    Entendi a sua primeira crítica, também achei nada a ver retratar as crianças com os olhos vermelhos. Na segunda, eu não entendi a reação das crianças, mas acho que lendo vou entender melhor.

    Adorei as ilustrações, estão ótimas e parece ser um livro ótimo e dá aquela vontade de ler mesmo para uma criança, e de quebra nós mesmo aproveitarmos a leitura.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  12. Giu querida, que livro perfeito para dar para uma criança que está aprendendo que todos nós somos diferentes mas devemos ser tratados como igual.
    Posso te falar que talvez as crianças nem percebem nesses olhos estranhos. Ou será que percebe? Criança nota tudo, hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. A estórinha parece ser bem fofa, embora tenha acontecido esses deslizes :(
    Interessante passar essa mensagem para crianças, elas realmente precisam aprender a respeitar uns aos outros, independente da idade, eu acho.
    Quem sabe não sai uma edição melhorada, não é? haha

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  14. Olá! Eu acho livros infantis incríveis. É sempre bom incentivar a literatura desde quando criança. Esses livros, além de serem lindos, passam mensagens bem legais. Adorei a história desse livrinho. Com certeza, vou indicar para os pequenos que conheço. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi, amiga.
    Já vi outras resenhas desse livro, e parece ser uma fofura mesmo! A história parece ser uma gracinha, mas fiquei com medo dessas crianças com olhos vermelhos, hein. Que tenso!
    Não sei ao certo qual era a situação, mas não é muito bacana, né. A Juju iria adorar essa leitura, com certeza.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)