A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart


Título: A Mais Pura Verdade
Autora: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 224
Onde comprar: Saraiva | Submarino | Americanas | Fnac | C. Bahia
Nota:

Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

Mark tem 12 anos e seu câncer voltou, ele está cansado de lutar contra essa terrível doença desde que tinha cinco anos. Quando pensa que finalmente conseguiu vencer, ela volta e a luta recomeça. Mark simplesmente não tem mais forças de lutar e nem sabe se quer recomeçar todo o sofrimento, talvez seja melhor apenas deixar a doença o levar.

Decidido a parar com sua luta contra o câncer, foge de casa levando seu cachorro para tentar realizar seu grande sonho antes de morrer: escalar uma montanha. Parece bem simples. né? Não para um garotinho solitário, confuso e muito doente.

Mas é o que ele tem. E os hospitais são um saco. E os tratamentos são um saco. Os amigos vendo tudo isso são um saco. Ver seus pais chorarem é um saco. Então, talvez ele só queira escalar uma montanha e desaparecer.

Deixando tudo para trás, levando somente o necessário para chegar à montanha e tentar alcançar o topo dela, ele segue em frente com sua aventura mesmo com medo e tendo como companhia somente seu fiel cachorro Beau, enfrentando todos os obstáculos e dificuldades que encontra em seu caminho focando em alcançar seu último objetivo antes de finalmente descansar.

Escrito de forma simples, com a narração em primeira pessoa dividida entre Mark, contando sua aventura, e sua melhor amiga Jess, que nos conta o que está acontecendo com os pais de Mark após a fuga dele, todo o desespero deles tentando encontrá-lo.

A escrita do autor é profunda e muito tocante, fiquei angustiada em diversos momentos, com muita vontade de arrastar Mark para casa e cuidar dele. Mark é um garotinho corajoso, disposto a enfrentar todos os obstáculos durante o caminho para se libertar de todo o sofrimento que o câncer lhe causou. O grande destaque da trama para mim foi o incrível cachorrinho Beau, me emocionei muito com a lealdade e a coragem dele.

Durante a leitura nos emocionamos e somos forçados diversas vezes a refletir sobre nossas vidas. Apesar de ser um livro rápido, a história é triste, agoniante e muito sensível, o que tornou a leitura um pouco difícil para mim.

O único motivo para não ter lhe dado cinco estrelas foi que eu esperava mais do final, queria que o livro tivesse sido um pouco mais extenso e tivesse me dado a oportunidade de conhecer melhor sua história de vida, não só focado na doença, e também conhecer melhor seus pais e sua melhor amiga Jess. Senti um vazio em relação a isso.

Uma história dramática que fala de coragem, dor e superação, mas ao mesmo tempo carrega uma pegada irônica. Um livro que traz muitas reflexões e aprendizados capazes de mexer com o leitor e emocionar bastante.

10 comentários

  1. Sempre que vou na livraria fico tentada a comprar este livro, sério. Acho a capa dele muito legal, e a história também parece ser interessante. Gosto desse tipo de escrita que você descreveu e que aparentemente o autor possui. Quero muito ler!

    Beijo!
    www.carolinewsilva.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Suzi, tudo bem?

    Eu só li as primeiras impressões do livro e gostei muito. Fiquei angustiada com essa jornada de Mark e Beau (este último é maravilhoso). Eu gostei das primeiras impressões e espero gostar quando ler. Que pena que o final não foi tudo isso. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  3. Oi Suzi!
    Confesso que não sou muito fã de livros neste estilo em que o protagonista tem uma doença terminal estilo "A Culpa é das Estrelas". Eles acabam ficando muito clichês, mas esse me parece ser um pouco mais original. Quem sabe eu dê uma chance ao Mark e seu cachorro? :D

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Beau realmente é o destaque! Um cachorro com um papel todo especial. É verdade, o livro dá agonia em vários momentos, principalmente nos que o autor mostra o pior do ser humano. Mas gostei bastante de conhecer a história, exceto pela repetição da expressão "a mais pura verdade", que quase me enlouqueceu.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Ou Suzi, sua linda, tudo bem
    Todo mundo destaca o amiguinho dele, o Beau, deve ser um verdadeiro companheiro para ele. Também fico com essa impressão, de querer protegê-lo e levá-lo para casa. Ele não deveria passar por isso sozinho, deveria te conversado com os pais e ter ido com eles, eu sei que eles entenderiam. Parece ser um linda história, que quero muito conhecer.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Suzi, também gostei bastante do livro e adorei Beau, mas assim como você, senti um vazio em relação ao final. Realmente acho que deveria ter algo mais sobre a história do personagem, sua família e sua melhor amiga. O autor deveria ter aproveitado todas as vezes que usou para repetir o termo "A mais pura verdade" para falar algo novo. Confesso que essa repetição me deixou bem incomodada.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Suzi, li esse livro faz algum tempo e como você também gostei e teve vários momentos da "viajem" do protagonista que me vi preocupada com o que viria a segui e Beau é muito fofinho e leal e deu um toque especial a historia *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Confesso que apesar do texto, estou correndo desse livro. Quando ele foi lançado foram semanas e semanas de resenhas e posts na blogosfera. Minha TL estava toda azul de tanta coisa que o povo publicava sobre e eu acabei ficando com birra da obra. Apesar de ser sim um pouco diferente, ainda senti uma vibe meio clichê vindo da obra, o que é outro motivo para eu deixar a dica passar.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie, Suzi!
    Lembro quando a NC começou a distribuir as primeiras impressões aos blogs. Foi um estardalhaço só! Eu fiquei bem curiosa, inclusive. Mas logo depois de um tempo saíram as resenhas... Poucas foram positivas, pelo que vi. Desanimei completamente. A sua resenha foi uma das mais favoráveis ao livro e ainda assim você teve uma crítica pra fazer quanto ao final... Complicado. Eu não leria não.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Suzi, quando descobri que esse livro falava sobre câncer eu logo desisti dele.
    Sick lit, não é muito minha praia. Ok, sempre me emociono, mas acho tão mórbido ficar lendo sobre coisas ruins haha
    mas que bom que você curtiu a leitura de uma forma geral.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)