Do Que é Feita Uma Garota - Caitlin Moran


Título: Do Que É Feita Uma Garota
Autora: Caitlin Moran
Editora: Companhia das Letras
Nº de páginas: 392
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:

Imagine a voz de Sylvia Plath em Grease, com trilha de My Bloody Valentine e Velvet Underground. Um romance de formação hilário, sobre como é difícil se tornar alguém “Wolverhampton, em 1990, parece uma cidade a que algo terrível aconteceu.” Talvez tenha acontecido de fato. Talvez seja Margaret Thatcher, talvez seja a vergonha que Johanna Morrigan passou num programa da TV local aos catorze anos. Nossa protagonista decide então se reinventar como Dolly Wilde — heroína gótica, loquaz e Aventureira do Sexo, que salvará a família da pobreza com sua literatura. Aos 16 anos, ela está fumando, bebendo, trabalhando para um fanzine de música, escrevendo cartas pornográficas para rock stars, transando com todo tipo de homem e ganhando por cada palavra que escreve para destruir uma banda. Mas e se Johanna tiver feito Dolly com as peças erradas? Será que uma caixa de discos e uma parede de pôsteres bastam para se fazer uma garota?

Johanna Morrigan tem 14 anos e vive em uma pequena cidade da Inglaterra chamada Wolverhampton, sua família é uma grande loucura, seu pai vive bêbado e ainda sonha em ser um astro do rock e finalmente poder dar a sua família uma vida melhor, sua mãe vive transtornada e esta passando por uma depressão pós-parto após dar à luz gêmeos.

Para mim, a questão de perder minha virgindade é muito mais urgente do que o declínio industrial de Wolverhampton. Passou do limite da urgência, está, na verdade, prejudicando toda a família. Enfiei na cabeça que eu deveria fazer sexo pela primeira vez enquanto ainda sou menor de idade – parece… trapaça esperar até que seja legal.

Johanna apenas quer crescer logo para aproveitar as coisas boas que a vida tem a oferecer, como sexo, amigos e uma vida social ativa. Após alguns acontecimentos ruins, ela decide se reinventar e passa a se chamar Dolly. Quando completa 16 anos, consegue um emprego de resenhista musical em uma revista, e não demora para esse emprego lançá-la ao mundo, sem nenhuma referência sobre o que fazer e como agir. Johanna se aventura pelo mundo real aos trancos e barrancos em busca e seu tão sonhado espaço.

Narrado em primeira pessoa, a escrita do livro não é igual ao que estamos acostumados. É direta e aborda assuntos como sexo e drogas sem nenhum pudor, causando grande impacto no leitor. Johanna é uma garota diferente, ambiciosa, determinada e muito inteligente.

O livro também nos traz muitas referências literárias e musicais, o que torna a narrativa mais interessante, leve, diferenciada e muito rica no aspecto cultural da época em que a história é contada.

Isso tudo porque sou gorda. Se você é uma adolescente gorda, fica difícil para as pessoas adivinharem que idade você tem. Quando você está usando um sutiã 48, as pessoas só vão presumir que você tem uma vida sexual ativa e andou fazendo sexo selvagem e procriativo com machos alfa em algum lugar desértico. Não seria tão mal assim. E eu ainda nem fui beijada. Quero muito ser beijada. Estou furiosa por ainda não ter sido beijada. Acho que eu seria muito boa nisso. Quando eu começar a beijar, o mundo todo vai ficar sabendo. Meus beijos vão mudar tudo. Vou ser os Beatles do beijo.

A personagem principal é muito divertida, consegue se sair bem de inúmeras situações constrangedoras e, mesmo se achando feia e gorda, fala de suas fantasias e desejos sexuais de maneira crua e sem filtros. Ela segue seu caminho pelos prazeres da vida de maneira desenfreada sem ao menos pensar duas vezes em seus atos, apenas acreditando que tem que fingir ser ou ter até conseguir.

Quando se entra na reta final da história, Johanna começa a repensar os seus atos e escolhas, principalmente a forma como está levando sua vida, e é quando percebe que algo tem de mudar. Nesse momento que as mais belas passagens do livro acontecem.

Enfim, é uma leitura distinta, intensa, mas que não deixa de ter seu lado irônico e bem-humorado. Uma trama que envolve, diverte e apaixona, que faz o leitor acompanhar uma adolescente nos anos 90 tentando se descobrir, crescer e chegar a algum lugar onde ela possa se sentir útil, amada e realizada.

Leitura mais que recomendada!

Porque acredito que a música pop é importante demais para ser deixada para os inertes, broncos e pouco ambiciosos. Porque as pessoas ricas, poderosas, bacanas ou o tipo de caras presunçosos que integram essas andas são o tipo de gente que normalmente desprezaria uma adolescente gorda oriunda de um bairro popular, e, no único lugar em que sou mais poderosa do que eles – as páginas da D&ME –, quero minha vingança – vingança em nome de todas os milhões de garotas como eu.

12 comentários

  1. Olá!

    Quero demais esse livro! Gosto de livros que mostrem a realidade de um ponto de vista que foge ao senso comum, ainda mais escrito em primeira pessoa. E ainda fala de música, ótima sugestão e ótima resenha!!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olaaa
    Eu estou altamente curiosa pela leitura e espero ter oportunidade de ler em breve pois adorei o enredo e os elogios.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  3. Oiee
    Não conhecia o livro e sua resenha me chamou atenção, gosto de livros assim diretos. Anotei o nome, ou melhor, to no skoob já hahahaha
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Essa questão de abordar sexo e drogas, principalmente drogas, sem nenhum pudor, não me atrai nem um pouco. Pelo menos tem um lado irônico e bem-humorado, mas eu não leria.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. oi, tudo bem?
    quando comecei a ler a resenha pensei "lá vem mais um juvenil clichê", mas logo vi que estava enganada. O livro parece ser mesmo interessante, e é diferente de outros do gênero ao abordar os temas que aborda, de forma mais crua. Fiquei bem interessada
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Suzi. tudo bem?

    Quando eu comecei a ler a resenha achei que não ia gostar do livro, mas fui lendo e até ri dos quotes que você escolheu. Esse livro parece ser interessante e divertido. Fiquei com vontade de ler :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bom?
    Não lembrava do lançamento desse livro, mas é o tipo de leitura que curto ler de vez em quando. Gosto de tramas com assuntos pesados e diretos, ou seja, sem rodeios. A protagonista parece ser bem intensa e interessante. Adorei a dica literária.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Fiquei curiosa sobre quais são essas referências musicais, amo música!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  9. Oi Suzi, tudo bem??
    Nossa não conhecia esse livro e gostei muito da capa... achei a premissa bem interessante e um enredo que prende... eu curto assuntos bem diretos e bem abordados daqueles mesmo que choca... curto muito esse estilo de leitura sem firulas, não que eu não curta uma coisa mega fofa... rs.... dica anotada.. Xero!

    ResponderExcluir
  10. Suzi, onde você descobriu esse livro?! Achei a premissa super interessante e já quero ler.
    As vezes é bom ler um livro mais direto. Levamos um baque com a leitura, mas isso é bom, nos faz refletir.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  11. Oie! Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas a premissa e sua resenha me deixaram bem curiosa. Gostei muito da personagem só pelo que foi falado na resenha, tenho certeza que vou gostar mais ainda quando ler o livro.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  12. Oi Suzi, tudo bem?

    Eu ainda não conhecia esse livro. Achei o enredo muito interessante, eu meio que me identifiquei muito com a protagonista. Eu tinha um jeitão bem parecido com ela quando eu era adolescente. Pelo visto o livro deve ser bem irônico mesmo, e muito divertido, porque eu já to rachando de rir só com os quotes que vc separou. hahahaha. vou anotar na minha lista com certeza.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)