De repente, Ana - Marina Carvalho


Título: De repente, Ana (Simplesmente Ana #2)
Autor(a): Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 320
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Casas Bahia
Nota:

Ana decidiu viver permanentemente na Krósvia, e tudo está às mil maravilhas. Além do namoro cada vez mais sério com Alexander, ela tem um emprego fixo na embaixada brasileira e dedica parte de seu tempo às meninas do Lar Irmã Celeste. Mesmo cumprindo tantos compromissos sociais como princesa, Ana nunca foi tão feliz. Porém, de uma hora para outra, tudo muda. Seu pai, o rei Andrej Markov, sofre um grave acidente e vai parar na UTI. Não resta alternativa: Ana vai ter que assumir o trono da Krósvia e governar a nação. Pouco – ou quase nada – familiarizada com a função, ela vai precisar de ajuda não só para reger o seu país, mas também para manter perto de si aqueles que ama. Muita gente está interessada no seu fracasso.

Simplesmente Ana foi um livro que dividiu opiniões. A Giulia (que resenhou o primeiro livro para vocês) não gostou muito, enquanto eu amei! Quando foi anunciado que teria uma continuação, fiquei bem dividida, pois o primeiro tinha acabado bem e não pedia uma continuação. Tudo que posso dizer é que eu estava certa!

Dois anos se passaram desde o final do primeiro livro. Ana decidiu se mudar definitivamente para Krósvia, mas não ficou parada sendo mimada, coisa que Ana nunca foi! Ela concilia seu trabalho na embaixada brasileira com visitas periódicas ao Lar Irmã Celeste e um ou outro compromisso em nome do Rei. Seu relacionamento com Alex está de vento em popa, ela se dá super bem com o pai e todos no castelo... ela não poderia estar mais feliz! Mas ninguém falou nada sobre ficar triste.

Andrej sofre um acidente quando retornava a Perla em seu jatinho particular e vai direto para a UTI. Com o Rei em coma, as leis do país sugerem que o herdeiro deve assumir temporariamente as  obrigações reais. Porém nos últimos 24 meses Ana não aprendeu nada sobre a política do país. Quem imaginaria que Andrej ficaria impossibilitado de exercer sua função tão cedo?! Agora ela precisa se virar nos 30 para dar conta de tudo! Claro que ela não enfrentará isso sozinha, mas, da mesma forma que tem gente querendo ajudar, há pessoas querendo o seu lugar! Ana precisará ser forte para sobreviver aos próximos acontecimentos.

Lembram aquele casal que encantou a todos, ou o Alex que era disparado meu marido literário? Então, sumiram! Ele perde o brilho e eles ficam chatos pra caramba. A primeira coisa que incomodou foi a frequência com que eles pensavam em sexo. Eles podem até ser adultos, mas o livro é juvenil e essa tensão sexual constante não ficou legal. E algo que me incomoda demais em qualquer casal é mimimi desnecessário e falta de diálogo. Enquanto casal, não da para você esconder tudo de ruim que se passa na sua vida do parceiro. Isso gera mentiras inocentes, que geram confusões idiotas. Dou um doce para quem adivinhar o que eles fizeram...

A história, que antes era narrada apenas pela Ana, ganha capítulos narrados por Alex, sempre em primeira pessoa. De uma forma geral, gostei desse acréscimo.. mas algumas passagens ficaram tão forçadas! Marina, não sei o que você fez com o meu Alex, mas o devolva por favor!

Há uma reviravolta no meio da história que insere um pouco de ação no livro. Ali finalmente reencontrei a escrita gostosa e fluida pela qual havia me apaixonado. É tudo meio óbvio, mas não nego que o livro começou a se salvar a partir desse momento com alguns pequenos suicídios no meio do caminho.

A parte gráfica do livro é bem boa. As páginas narradas por Alex têm uma coloração acinzentada, o que achei bem legal e diferente. A capa é linda, mas, se a ideia era a garota com notebook representar a Ana, não caiu bem. Se ela tivesse louca com uns papeis na mão, quem sabe. Se tirasse a modelo, ficaria perfeito! Não me lembro de ter encontrado erros de revisão, mas eu sou meio distraída com isso, então não posso afirmar.

O final é fofo e não decepciona, há todo um clima de amor e família que me agrada muito. De repente, Ana acaba com gostinho de Elena, a filha da princesa. Não sei o que esperar dessa continuação disfarçada de spin-off, mas vou conferir. Só espero que meu casal favorito volte aos bons tempos.

17 comentários

  1. Olá!

    Estou querendo ler essa trilogia, mas só de imaginar que a autora fez uma continuação que não precisava, meio que me desanima... Mas, pelo menos o final ficou legal, pelo o que entendi da sua resenha. A capa até que está bonita, mas acho que ficaria mais legal se em vez da modelo, fosse um desenho de uma princesa - com o notebook ou com papeis, tanto faz.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Andressa, concordo em absolutamente tudo com você. De repente Ana decepcionou um pouco e cheguei a ficar "cansada" da leitura, mas no geral a Marina consegue nos fazer ler até mesmo quando a vontade é parar, ela é fantástica.

    Beijos, (dê uma passadinha no meu blog, http://escrevaeaprenda.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  3. eu tenho aqui em casa, mas ainda não li... coloco muuuuuuuuuuita expectativa, vamos ver
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    O único livro que li dessa trilogia foi 'Elena' e achei uma leitura bem gostosa. Uma pena esse livro foi o típico volume desnecessário. Pela sua descrição, pareceu que a autora só quis ganhar tempo, incluindo cenas sem necessidade para o desenrolar da trama... E essa história de Ana e Alex ficarem de mimimi não me agradou nem um pouco u_u Eu também não gosto dessa capa, acho que perdeu todo o encanto do primeiro livro.

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  5. Eu ri com o "continuação disfarçada de spin off" porque né? É Verdade. Mas fiquei surpresa com só 2 estrelas. Mas, sinceramente, acho bem chato quando o livro cai de qualidade assim e os personagens perdem as suas características =( Não li ainda esse livro, mas sempre tive a impressão de que ele era desnecessário.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oii!

    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, na verdade eu gosto muito da escrita da Marina, mas vc acredita que não encontro o primeiro livro?
    Uma pena que a autora não conseguiu te convencer nesse livro :( concordo que quando um livro é para o publico mais jovens essas cenas de sexo ou o pensamento demais acaba ficando ruim para os jovens, sei lá, não curto.

    Mesmo com essa resenha, eu ainda quero ler para conseguir entender melhor o enredo :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Andressa!!
    Esses autores são fogo, né? Não sabem a hora de parar!! hahaha
    Hoje em dia quase não há mais livros que terminem em si mesmos, há sempre continuação... quando nem sempre uma continuação é necessária.
    Gostei da premissa do livro, estilo "Diário da Princesa". Aliás, adoro todas as histórias de princesas!! hahaha

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ola Dressa alguns livros devem ficar somente no primeiro sem a necessidade mais um , eu ainda não li o primeiro livro, por sua nota percebemos que não agradou tanto como o primeiro.Pretendo ler o primeiro livro em breve. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Dreeh, tudo bem?

    Eu conheço a história de Ana, mas ainda não li essa duologia (só resenhas mesmo). Eu tenho Elena e vou ler em breve, espero gostar da filha desse casal.

    Sobre essas continuações que acabam decepcionando é fogo. Espero que você goste de Elena. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  10. OMG....2 estrelinhas Dre?
    Bom, eu não devia me espantar tanto assim, afinal nunca li uma resenha positiva desse livro, tanto que ele tá encostado na estante.
    Eu li o primeiro livro e gostei bastante, mas não estou nem um pouco interessada em fazer essa leitura.
    Li o 'spin-off' é bom, e é possível fazer a leitura tranquilamente sem ter lido o segundo livro, mas é claro que rola algum spoiler né.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dreeh! Eu não li nenhum livro dessa série e até o momento acreditava ser uma história bem divertida, que me faria rir bastante. Acho que a sua resenha me desanimou um pouquinho sobre ela... De qualquer forma não pegaria para ler tão cedo com tants livros na estante.
    Não sabia que Elena tinha relação com essa série, e me da nos nervos essas mudanças de editora... Só me confundem muito (mas também nunca fui muito atrás para saber realmente do que se trata, okay... shame on me).
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Também achei esse livro desnecessário. Morri de raiva enquanto lia, porque o casal que eu amava se perdeu mesmo completamente. A boa notícia é que Elena é bem melhor... rs... Mas ainda aconselho as pessoas a pularem esse, porque não desejo o que eu passei pra ninguém.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Amiga, que pena que esse livro decepcionou e foi tão previsível. Estou querendo ler Simplesmente Ana, mas até desanimei. Infelizmente é isso que acontece quando o autor decide fazer essas continuações desnecessárias, as vezes acabam estragando a história.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Andressa, essa é uma série que eu tenho vontade de ler, mesmo esse segundo livro não tenha te agradado muito o primeiro para ter sido bem legal e pelos comentários o próximo também esta bom então acho que vou lê-los em breve *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. Oi Andressa, sua linda, tudo bem
    Acredita que ainda não li nenhum livro da Marina? Mas pensei que eles eram tão fofos, aqueles romances de princesa mesmo. Não sabia que as pessoas estavam divididas. E nunca que eu iria esperar que nessa continuação seu marido literário fosse se perder. Pode deixar, eu acho ele para você, só não garanto devolver, risos...Mas no todo, como eu já tenho o livro, acho que vou ler, ainda bem que o final salvou a história.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi flor... duas estrelas... deve ter sido na verdade decepcionante... eu fico meio desconfiada quando um livro que é único ganha uma continuação forçada... eu não tenho pretensão de ler o livro, acredito que o primeiro livro é ótimo, já li resenhas bem positivas que quase me deram vontade de ler... mas a sequência ter sido assim tão frustrante é realmente uma pena mesmo... Xero!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Andressa,

    Menina, você não sabe como quero ler este livro, mas acabei de desistir por ficar sabendo por você é duologia, não dá. E, sinceramente lendo sua resenha já não achei mais tão interessante quanto antes. Sei lá, acho que perdi aquela primeira impressão que tinha sido positiva.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)