O que eu quero pra mim - Lycia Barros


Título: O que eu quero pra mim
Autor(a): Lycia Barros
Editora: Arqueiro
Nº de páginas: 208
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:

Alice é independente, bem-sucedida profissionalmente e muito ambiciosa. Além do sucesso no trabalho, tem um namorado que é o sonho de qualquer mulher: lindo, apaixonado, louco para se casar e ter filhos. Mas ela não é qualquer mulher, e acha que a carreira vem antes de tudo. Então, quando Casseano a coloca contra a parede e exige mais espaço em sua vida, os dois entram em um impasse e acabam se separando. Em poucos dias, Alice sente que o fim do relacionamento está sendo mais duro do que esperava. Para piorar, o trabalho entra em crise e sua sócia, preocupada com a saúde da amiga, a obriga a se afastar por um tempo. As férias a ajudarão a arejar a cabeça e voltar mais produtiva.
Com tudo dando errado ao mesmo tempo, Alice aceita a sugestão e compra uma passagem para Londres. Chegando lá, mergulha numa profunda jornada de autodescobrimento e percebe o que realmente importa para ela.O que eu quero pra mim é um romance inspirador, que fala sobre a importância de conhecer a si mesmo e descobrir as próprias necessidades antes de trilhar de forma plena o caminho do amor.

2 mulheres egoístas e egocêntricas. 2 homens que são o sonho de qualquer mulher. 2 relacionamentos fadados ao fracasso.

Alice e Casseano formam o primeiro casal. Ela é workaholic, não tem medo de usar suas curvas para conseguir o que deseja e tem horror a casamento por causa do histórico dos pais. Ele é fruto de um casamento feliz, deseja o mesmo para si e, além de ser lindo e gostoso, é um baita profissional. Se ele se conformasse com um relacionamento superficial, seriam "felizes" para sempre, mas sonha com uma aliança na mão esquerda, e como ela não aceita acabam terminando.

Pra tentar esquecer Casseano, Alice vai pra Londres reencontrar uma amiga, e lá conhece o segundo casal. Luana sonha ser uma atriz famosa, e esse sonho faz com que não enxergue tudo que está perdendo. Abriu mão da família, deixou o filho aos cuidados do pai e saiu da Irlanda pra Inglaterra. Um tempo depois, Eamon também se mudou por causa do trabalho e pôde continuar mostrando como é um pai dedicadíssimo, que faz questão de manter o filho perto da mãe mesmo com toda a indiferença que ela demonstra. Quando Alice se instala bem no olho do furacão, mexe com os sentimentos de todos.

Na verdade, eu também não sei o que quero. Mas preciso descobrir, e sozinha.

Não tem como gostar de ambas as meninas. Nas conversas e conselhos, era a suja falando da mal lavada. E não consegui entender muito bem esse conceito de amizade delas, pois várias cenas me causaram muita estranheza. Mas enfim... elas chegaram a morar juntas por 1 ano em Nova York e diziam se entender bastante. Fato é que são iguais na indecisão, no pensamento em si própria e no quesito "destruir relacionamentos perfeitos".

Já os meninos... ah, amei os 2! Claro que têm seus defeitos, mas no geral são pessoas que eu gostaria de ter por perto de tanto amor que espalham. Acho que essa polarização foi proposital, pra gente se identificar mais com os homens e não entender as mulheres, mas achei arriscado. Não consegui criar empatia com elas e lia na expectativa de uma reviravolta em que os homens ficassem por cima.

Antes que venha uma feminista me encher, super acho válido a mulher ter sua carreira e não desejar o casamento, mas não apoio nenhum tipo de fuga por motivos errados. Ambas camuflavam seus temores com discursos de independência, mas na verdade estavam fazendo um mal a si e às pessoas ao redor.

Até hoje você só apresendeu a erguer muros. Acho que está na hora de aprender a construir algumas pontes.

A escolha da narração em terceira pessoa foi a melhor possível. São 4 personagens distintos, com pesos importantes e versões diferentes. Foi bom acompanhar o que cada um pensava e sentia ainda que separados por quilômetros de distância e conhecer os diferentes pontos de vista.

O título, se transformado em pergunta, esteve presente na mente de todos os personagens da história. No começo, as vontades eram definidas de um jeito egoísta; no desenvolvimento os 4 começaram a rever seus projetos, definindo o que não queriam - e isso já é um grande começo - e procurando respostas; no fim, já estava bem claro o que queriam pra si.

Os cenários são bem descritos, quer dizer, os do Rio sim, os de Londres não posso avaliar. rs Quem é morador do Rio entende bem tudo que está descrito ali, inclusive as obras atuais decorrentes dos projetos de mudança por causa das Olimpíadas. Acho que isso só me chamou a atenção pela minha identificação, porque normalmente passo batida pelas passagens descritivas.

Já tinha lido a Trilogia Uma Herança de Amor, da mesma autora, e adorado. Lycia me conquistou com sua escrita fluida e envolvente, que passa uma mensagem de esperança e fé. Nesse livro não é diferente, mas ela deu uma boa aliviada na mensagem cristã. Tem os fundamentos e algumas deixas, mas a reviravolta não acontece devido à conversão da pessoa. Não sei se acabei não gostando tando por esperar algo mais parecido com o que já conhecia, mas senti falta de algo que me cativasse mais.

A capa retrata Alice em sua viagem, sozinha e reflexiva pelo menos é isso que acho. A diagramação é confortável, com um detalhe bem discreto nos inícios de capítulo. E a revisão não deixa a desejar.

3 anos de blog e ainda não aprendi a não criar expectativas durante a leitura. Talvez, se eu não tivesse base de comparação com os livros anteriores ou se esperasse menos, tivesse aproveitado melhor a leitura. Foi boa, mas não imperdível. Agora é esperar que A Bandeja consiga me conquistar de volta.

13 comentários

  1. Oi, Giu! Tudo bem?
    É complicado (pelo menos para mim) não colocar tantas expectativas em um livro, principalmente se já tiver boas experiências com o autor. Eu não conhecia essa obra, e infelizmente ela não chamou minha atenção. Geralmente eu me apego muito à amizade que é descrita em alguma narrativa, mas pelo o que você disse, as mulheres deixam um pouco a desejar nesse quesito... Em contra partida, adorei saber que os meninos possuem qualidades indescritíveis. Esse lance de os personagens se questionar sobre o que queriam me lembrou um pouco os livros da Cecelia Ahern (acho que por conta dessa auto descoberta e coisas assim).
    Enfim, espero que você aproveite o outro livro da autora.

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  2. Oii Giu!

    Eu não li nada da autora porque não tive oportunidade e nem me interessei muito. Fico triste pela obra não ter te arrebatado tanto quanto a primeira trilogia dela.
    Eu achei o enredo interessante, mas odiei as duas mesmo sem conhecer a fundo. Então isso me arrastaria um pouco até concluir a leitura.
    achei interessante essa manobra da autora para gostarmos mais dos personagens homens.
    Enfim, eu não sei se leria maaas não vou dizer nunca porque ainda quero conhecer a autora.

    É dificil não criar expectativas mesmo, eu pelo menos ainda não sei :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com


    ResponderExcluir
  3. Oi Giulia!
    A Arqueiro capricha nas capas mesmo, né? Está linda essa! Sou apaixonada por Londres e, só pela imagem da capa, já leria o livro! hehehe
    Não gosto muito desse tipo de literatura, prefiro histórias fantásticas, mas o fato de a protagonista ir para Londres para se descobrir acabou me interessando! :D

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Expectativas: acabando com a nossa leitura desde [inserir aqui]. É sempre assim, e os leitores nunca vão aprender.
    Bom, nunca li nada dessa autora e já conhecendo sobre ela com uma critica negativa me deixa com a pulga atras da orelha - mas por outro lado me ajuda a não criar expectativas, ne?! Enfim, focando no ponto positivo: Que bom que ela soube descrever bem a cidade. Acredito que se tenha sido tão fiél ao falar do RJ com certeza deve ter sido fiél a se referir a Londres.

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu não pretendia ler mais nada da Lycia, exatamente porque li a trilogia Uma Herança de Amor e achei que ela forçou demais a barra no quesito religião. Saber que nesse livro ela não foi por esse caminho me fez ter vontade de conhecer a história. Por outro lado, essas mulheres que ela criou acho que vão me dar tanta preguiça que vou ter que pensar sobre isso pra decidir ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi, Giulia!
    Acho que nunca aprenderemos a não criar expectativas. Em todos os aspectos da vida, na verdade! Mas falando sobre livros, sempre encaro as obras do Martin fora de As Cronicas de Gelo e Fogo esperando mais obras-primas. Adivinha quem se decepciona? :/
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ola Guilia quando vi algumas quotes do livro e a premissa me animei com esse livro, mas lendo algumas resenhas assim como você achei essa fuga com motivos fúteis sem fundamento para criar essa drama todo. Uma pena . Dessa vez foi passar a leitura . Com relação as expectativas elas sempre vão existir não adianta kkkk. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Giu, tudo bem?

    Lembro desse lançamento, mas não tinha ficado interessada na leitura. Após sua resenha, o livro ainda não me chama a atenção, porém quero ler algo da autora e prefiro começar com A Bandeja ou a trilogia dela. Em suma, parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  9. Oi Giulia ^^
    Para ser sincera não gosto de livros que tem qualquer ambientação no Brasil, e o fato e ter algumas coisas nesse me incomoda muito.
    Na época que lançou eu fiquei curiosa com a leitura (pq não tinha lido a sinopse direito), mas depois fui lendo as opiniões (mesmo as positivas) e vendo que não era algo que ia me agradar.
    Por isso, passo a leitura.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  10. Oi Giu, sua linda, tudo bem

    Não importa se é homem ou se é mulher, nas histórias tem sempre um querendo e outro não. Só é um pouco diferente ser a mulher a não fazer essa escolha, já que ela tende a ser mais romântica do que o homem. Eu nunca li nada dessa autora, e as resenhas são um pouco divididas. Por hora os livros dela não chamam minha atenção.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu sou apaixonadíssima pelos livros da Lycia, ela é minha autora preferida <3
    Apesar de não gostar de alguns finais dela. Mas acho que é porque estamos acostumados (intoxicados) por finais perfeitos, superfelizes, e ela traz um final bem real, do que pode acontecer REALMENTE com qualquer um. E os valores cristãos me agradam muito, porque como evangélica amo ler essas coisas, e até entendo mais coisas da Bíblia que nem na igreja tinha entendido. E convenhamos que autores de romances evangélicos é bem raro. Bem, não tão raro, mas beeeeem desconhecidos.
    Eu ainda não li esse novo, só os 5 primeiros capítulos lá na Amazon e ameeeei! To supercuriosa e acho que vou gostar sim! Apesar de de cara não ter gostado nem da Alice (muitoooooo surtadinha e arrogante) e da Luana (como assim abandona o bebe????), sem contas nos gatos que abandonaram né??? Gente, homem de família já tá dificílimo, médico então! Fiquei babando naquele Casseano kkkkkkkk
    A capa eu achei HORRÍVEL!!!! DEMAIS!!!
    Porém, sendo da Arqueiro acredito que não terá erros na revisão e papel será de qualidade. Assim espero.
    Você já leu o Entre e a mente e o <3 ?? É muito bom também, só que o final é bonito, embora não tão emocionante kkk é que o segredo da Ana é muitooooo forte!! E surpreendente!!!
    bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, esse não tenho, mas tudo que for dela quero ler porque também sou evangélica e gosto dos valores que ela passa. Só comentei porque muita gente não curte justamente por isso. E até acho que muitos autores cristãos não usam esse foco em seus livros por medo do público que pode acabar resistindo por preconceito. O trabalho da Arqueiro é bom, vai na fé. Rsrs Espero voltar a morrer de amores com A Bandeja, mas depois vou comprar esse que vc indicou e os outros. Beijinhos!

      Excluir
  12. Ah Giu, mas quando a gente gosta de um autor, é dificil não criar expectativas.
    Eu Passei a primeira trilogia e apesar de te me interessado por essa, sua resenha mostrou que nem devo arriscar também. Irei me irritar com as garotas, com certeza!

    Beijos, Dreeh

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)