Amigas Para Sempre - Kristin Hannah


Título: Amigas Para Sempre (Firefly Lane #1)
Autor(a): Kristin Hannah
Editora: Arqueiro
Nº de páginas: 446
Onde comprar: Submarino | Saraiva | C. Bahia | Fnac | Americanas
Nota:

Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.

Quando tinha 14 anos, Katie conheceu sua melhor amiga para sempre: Tully. Duas meninas com personalidades e vidas diferentes, mas que encontraram juntas a verdadeira amizade. Katie, uma menina doce, amorosa e muito compreensiva, criada em uma família bem estruturada, trouxe a Tully tudo o que ela precisava: amor, estabilidade e família. A amizade delas durou pela vida toda, e claro que em uma amizade tão longa e intensa como a das duas há muitos momentos bons e ruins.

Durante a trajetória dessa caminhada, muitos acontecimentos vieram a abalar a estrutura desse laço de amor, mas com muita paciência e cumplicidade as duas sempre davam um jeito de lembrarem o que realmente as unia.

Com uma narrativa construída lindamente em terceira pessoa, acompanhamos a amizade de Katie e Tully durante 30 anos, passando desde os anos 70 até os anos 2000. Conhecemos músicas e estilos de cada época, trazendo ainda mais envolvimento para o leitor.

A autora conseguiu criar personagens intensos, profundos e muito humanos, o que só tornou a leitura ainda mais emocionante. Confesso que Katie foi a minha preferida. Tully me dexou extremamente irritada em alguns momentos fiquei com vontade de dar uns tapas nela para acabar com todo aquele egocentrismo. Katie tem uma personalidade bem passiva, o que me incomodou um pouco também, mas como ela é mais amor me identifiquei mais com ela.

O livro é puro coração e despertou em mim um turbilhão de emoções e exatamente por isso que me irritei, chorei, sorri e me apaixonei por essa linda história. Mesmo quando eu dava um tempinho na leitura, a trama ficava repassando em minha mente; os assuntos abordados são de uma sensibilidade ímpar, o que nos faz sentir na pele o que está acontecendo. Quando finalizei a leitura, fiquei com o sentimento de que vivi 30 anos ao lado dessas amigas e as conhecia de verdade.

O livro tem uma continuação lançada pela Novo Conceito chamada “Por Toda Eternidade”, na qual vamos conhecer a história de Marah, a filha de Katie. Estou muito ansiosa para fazer a leitura, que será em breve.

Enfim, leitura mais que recomendada. A escrita de Hanna é sensível e carrega uma carga emocional pesada que mexe com o leitor e faz com que ele se sinta parte da história. Mesmo sendo um livro extenso, de forma alguma é cansativo, nos fazendo refletir sobre a vida, o amor, a família e principalmente a importância da amizade. Com certeza vocês irão se envolver e se emocionar.

[...] e contavam tudo uma à outra, unindo suas vidas até que, ao final do verão, ninguém sabia onde terminava uma garota e começava a outra. Para todos que as conheciam, elas se tornaram simplesmente TullyeKate, e por mais de trinta anos essa amizade foi o alicerce de suas vidas: forte, durável, sólido.

11 comentários

  1. Sabia que eu conhecia essa capa de algum lugar!! Já tinha visto esse e o Por Toda Eternidade, mas não tinha juntado as peças! Já quero ler, livro assim sempre me conquistam!
    Adorei a resenha!
    Beijos

    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Tenho muita vontade de ler algo da autora, por que sempre vejo comentários super positivos sobre ela. Acho que só não sei ainda por qual começar, talvez eu comece com Amigas para Sempre ;)
    Bjs
    www.notinhasderodape.com.br

    ResponderExcluir
  3. Deve valer a pena a leitura só por essa viagem temporal que a história tem, gosto bastante de acompanhar isso em livros e filmes. :D

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    É tão bom quando um livro nos proporciona tantos sentimentos assim né?
    Eu adoro livros que conseguem passar uma boa mensagem através de um boa história, e esse parece ser exatamente esse tipo de livro.
    Adorei a resenha e já até adicionei na wishlist!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/2015/07/um-mundo-chamado-filmes-cidades-de-papel.html

    ResponderExcluir
  5. Oiiii
    Sempre vejo resenhar positivas de livros dessa autora!
    Tenho muita vontade de ler parece ser realmente bom!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Sempre quis ler esse livro agora vendo sua resenha quero pra ontem rsrs
    Imagina ser amigas tanto tempo sim deve ter claro seus momentos de altos e baixos
    Adoro livro que mesmo estando parado lá na leitura nos pegamos pensando nele
    Amei sua resenha

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bom?
    Tem muito tempo que eu queria ler esse livro, mas sempre dava um negócio de desistir, eu esperei para ler resenhas e opiniões, adorei sua resenha sobre a história, a capa é tão linda <3
    Beijos!
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Suzi!
    Nunca li nenhum livro da Kristin e o que eu ganhei acabei trocando no skoob, não curto muito as histórias da autora, acho que possuem um pouco de drama demais na minha opinião =)
    Mas, gostei bastante da sua resenha, está super bem escrita, se não conhecesse o livro, ficaria até curiosa xD

    Bjs!
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  9. Oi Suzi, tudo bom?
    Adorei a forma como você falou sobre o livro; pelo que li aqui, o livro trata de o amor de uma forma muito bonita. Não só o amor, mas da amizade também. Quero saber qual foi o desfecho dessa amizade e com certeza irei ler.
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Suzi, tudo bem?

    Eu li este livro e amei, uma história linda e triste. Chorei demais lendo este livro e ainda fiquei de ressaca literária depois.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi flor, tudo bem?
    Nossa, acho que é a primeira vez que leio a resenha deste livro.
    Eu recebi o segundo da série em parceria com a NS, mas como não tinha o primeiro, nem dei muita oportunidade a ele. Mas agora, lendo essa resenha maravilhosa, me deu muita vontade de iniciar a série. Gosto de livros assim, que envolva bastante nossas emoções com as dos personagens.

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)