Anexos - Rainbow Rowell


Título: Anexos
Autor(a): Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Nº de páginas: 366
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Casas Bahia
Nota:

Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder sabem que alguém está monitorando seus e-mails de trabalho. (Todo mundo na redação sabe. É política da empresa.) Mas elas não conseguem levar isso tão a sério, e continuam trocando e-mails intermináveis e infinitamente hilariantes, discutindo cada aspecto de suas vidas.
Enquanto isso, Lincoln O’Neill não consegue acreditar que este é agora o seu trabalho – ler os e-mails de outras pessoas. Quando ele se candidatou para ser “agente de segurança da internet”, se imaginou construindo firewalls e desmascarando hackers – e não escrevendo um relatório toda vez que uma mensagem esportiva vinha acompanhada de uma piada suja. Quando Lincoln se depara com as mensagens de Beth e Jennifer, ele sabe que deveria denunciá-las. Mas ele não consegue deixar de se divertir e se cativar por suas histórias. No momento em que Lincoln percebe que está se apaixonado por Beth, é tarde demais para se apresentar. Afinal, o que ele diria...?

Nunca em toda a minha vida eu enrolei tanto pra ler um livro. Comecei antes do carnaval e só acabei no início de maio (e só consegui resenhar hoje), simplesmente porque não conseguia engrenar. Assim como em Fangirl, acho que o problema foi comigo. Aliás, tenho certeza de que foi comigo e sei até o nome do problema: expectativa. Vi várias resenhas positivas, dizendo que era até melhor que Eleanor & Park, aí o coração ficou preparado para uma baita história. Só que não.

Em resumo, o trabalho de Lincoln no jornal é ler os e-mails pré-selecionados pelo programa de rastreamento de palavras impróprias, identificar as mensagens pessoais e/ou inadequadas e enviar advertências aos participantes da conversa. Sim, ele era pago pra tomar conta da vida alheia (mas ok, vamos revelar porque a história se passa em 1999 e nessa época internet acessível aos funcionários ainda era novidade). Seria fácil se ele não resolvesse ler as mensagens de Beth e Jennifer e - pior! - se envolver com a história delas, ainda que a distância. Enquanto Jennifer tem um marido bacana e louco pra ser pai, mas ela foge da gravidez com todas as forças, Beth tem esse sonho da família perfeita, mas o namorado toca em uma banda de rock e quer saber mais da carreira do que dela.

Lincoln sabe o nome, o trabalho e toda a história de Beth, mas não faz ideia de sua aparência. Já Beth de vez em quando vê o "Meu Cara Fofo", mas não faz ideia de quem ele seja. Como os horários de trabalho deles não bate (ele trabalha no pernoite enquanto elas trabalham de manhã), fica mais difícil de se conhecerem. E assim fica esse joguinho nas mais de 300 páginas.

O primeiro problema do livro pra mim foi a alternância entre narração e trocas de e-mails. A parte de Lincoln às vezes se mostra arrastada, com detalhes desnecessários. E a conversa das meninas fica repetitiva e forçada, com diálogos pouco "críveis" para e-mails de firma e com voltas e voltas até chegar o momento em que uma das duas começa a contar o que aconteceu. E aí você precisa acompanhar toda a história da Jennifer, que não é lá essas coisas, só porque o e-mail não pode ser unilateral.

Mais problemas aparecem nos diversos assuntos que compõem o desenvolvimento. Teve de tudo, de RPG a bug do milênio. O começo é morno, o meio é arrastado e o final é bem aquém do que eu esperava. Eu lia meio que por obrigação, sem a menor vontade de virar as páginas. Na maioria da leitura, não parecia um livro escrito pela mesma pessoa que me fez devorar E&P em uma manhã.

E o pior problema: jura que a Rainbow transformou um stalker num mocinho? Sério, achei essa mensagem muito perigosa! Ela romantizou o ato de stalkear, transformou num caminho para o amor. Não duvido que isso possa acontecer, mas deve ser 1 em 1000, os outros 999 terminam em casos dignos de Brasil Urgente. Até tem uma parte com um estranhamento da situação, mas é tão rápida e a situação tão facilmente relevada que não consegui acreditar.

Mas o livro não é só coisa ruim. Gostei de ver o amadurecimento dos personagens. Lincoln sai da zona de conforto "cara de 30 anos que mora com a mãe e não tem vida social" e passa a se arriscar mais, viver novas experiências, muitas delas motivadas pela paixonite. Beth também sai da caixinha do comodismo, analisando se vale a pena ter um namorado que não se faz presente física e sobretudo emocionalmente.

Em livros como esse percebo que o problema da NS com revisão some quando eles querem. Parece que fazem qualquer coisa com os livros nacionais e com os de menos importância e resolvem investir nos que provavelmente darão maior retorno. A revisão foi bem boa pro padrão NS, oremos pra que eles estendam esse nível pra outras publicações. A capa e o título são iguais aos originais. E a diagramação é confortável e fofa.

Apesar de não ter me agradado do enredo e da maneira como as coisas foram conduzidas, ainda reconheci algumas poucas coisas da escrita apaixonante da Rainbow. São pequenos trechos, algumas sacadas, a capacidade de mostrar amor de maneira simples. E isso é o que não me deixa desistir de tentar o próximo dela.

Mas, como disse lá no começo, o problema foi meu. Olhando as notas do Goodreads e Skoob (3,97 e 4,2), dá pra ver que a maioria da galera gostou. Não se desanime por causa da minha opinião; se gostou da premissa, dê uma chance e arrisque. Mas, se tiver que escolher só 1 da Rainbow, não hesite. Eleanor & Park é muito, muito melhor!

13 comentários

  1. Giulia entendo essa questão também estou com alguns livros empacados, sei lá com o tempo acredito que vamos ficando mais exigentes e isso começa a acontecer. E com certeza criar muita expectativa demais sempre atrapalha, eu luto muito contra isso e me resguardo de algumas formas para evitar passar por isso. Mas que bom que vc finalmente conseguiu concluir a leitura e trazer sua opinião para nós.
    Adorei seu texto porque ele apresenta tanto o que te agradou e o que desagradou, com argumentos e com ênfase para que o leitor que tiver interesse em ler, deve se dar a oportunidade para formular sua opinião. Concordo já que nem sempre o que desagrada alguns desagradará todos, afinal somos diferentes com vivências divergentes e isso nos faz ter percepções individuais, não é!!???
    Parabéns pela persistência, pelo texto e pela opinião. Abração!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi! ^^
    Fiquei com uma dúvida danada agora. Eu gostei da premissa, não me apaixonei, mas gostei. Só que sei bem o que é arrastar uma leitura. Estou fazendo isso com o 3º livro da série "Guia do Mochileiro das Galáxias" e é uma das piores sensações que já tive.
    Não gosto de largar livro e tem hora que parece que vai engrenar. Daí fica maçante de novo.
    Vou pensar se lerei esse livro. Acho melhor descansar um pouco antes de me jogar em algo que posso não gostar.

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  3. Olaa
    Que pena que o livro não funcionou pra você, eu tenho mas ainda não li e tenho bastante expectativas de ler. Ótima resenha.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  4. Oie Giulia tudo bem??
    Seu outro post não estava abrindo então vim comentar em sua resenha mesmo!

    Ainda não li este livro, nem as meninas do blog, mas a Iza amou ou outros livros da Rainbow Rowell. Não faz muuuuito meu estilo e sua resenha só reforçou que não é um livro pra mim, no momento. Mas mesmo assim achei bem legal sua opinião e a resenha em si! As vezes o problema é conosco mesmo, não do livro em geral! Mas super entendo :D

    Beijosss! Resenha muito boa.

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?

    Eu gostei do livro, mas ele não foi o melhor trabalho dela mesmo não. Se você comparar com os outros livros, Anexo foi o mais fraco de todos :(

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. OI Giu! Eu li dois livros da autora o primeiro foi E&P e fiquei apaixonada pela história, pelo que andei observando é mesmo o melhor dela, e quando li Ligações minha expectativas não foram totalmente atingidas, ao ver sua resenha de Anexos estou começando a achar que ela acertou apenas uma vez. Eu tenho este e Fangirl aqui, estou torcendo para curtir pelo menos um pouquinho mais que você.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Giu.
    Eu li mais resenhas negativas do que positivas sobre Anexos, tanto que não me empolguei nem um pouco com ele.
    Detesto detalhes desnecessários, histórias que se arrastam, e enredos nada convincente.
    Eu com certeza não teria investido meu precioso tempo numa leitura que não me agrada em quase nada.....a tolerância não tá dando mole.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Nunca li uma resenha com uma opinião tão parecida com a minha sobre esse livro. Foi uma das piores leituras de 2015 e achei que não fosse terminar nunca. Eu gosto de histórias contadas através de e-mail, mas esse livro não me conquistou. Concordo quando você diz que ela glorificou um stalker e aquele final me matou de tanta raiva. Infelizmente foi uma grande decepção e nem se compara com o amor que eu senti lendo Eleanor e Park.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu sempre tive vontade de ler algo da Rainbow, porque todos elogiam demais, mas acho que vou ficar em Eleanor e Park mesmo, kkkk
    No seu lugar , eu teria abandonado o livro. O máximo que já insisti em um foi 1 mês, e já achei tempo demais.
    E realmente, colocar um stalker numa posição de tanto destaque não é uma boa ideia.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Giu você foi a pessoa que mais me incentivou a ler Raibow e logo na minha primeira experiencia eu já não morri de amores.. Dai você vem com várias leituras dela não bem sucedidas... estou até com medo de tentar mais uma!
    Você foi guerreira com esse livro amiga hahaha
    Eu teria desistido muito antes.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Giu,
    não se sinta mal por não ter gostado do livro. Na verdade tem váaários que eu detesto e muita gente amou. Me sinto até especial huahuahuaua isso prova que você tem sua própria opinião e não gosta de escondê-la. Eu gostei mesmo foi de Eleanor. Li Ligações e é legal, mas nada demais. Tenho curiosidade em ler Anexos também, mas vou começar esperando pouco da leitura. Vamos ver se rende

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Primeiramente, parabéns pela resenha! Entendo como deve ser chato empacar por tanto tempo em um livro. Esse não chamou minha atenção, porém por ser da Rowell gostaria de dar uma chance depois de ler Eleanor & Park e amar. O assunto é bem interessante ainda mais nos dias de hoje haha
    Beijos
    Nathália.

    ResponderExcluir
  13. Oi Giulia, é a primeira vez que entro no seu site. Amei sua descrição: "Filha do Rei" hahaha eu também, se no caso for do Senhor que vc está falando. hahaha
    Mas então, eu simplesmente não consigo progredir com Anexos, toda vez que tento incluir ele na lista de livros para troca eu procuro uma resenha para ver se eu mudo de ideia. Tento continuar lendo, mas 3 páginas são suficientes para me deixar entediada.
    Eu amei E&P, mas esse é tãoo chato. Concordo com todas as críticas que vc fez. Fico com dó de não terminar mais um para minha lista de lidos e de tirar um livro tão bonito da estante. haha mas acho que vou desistir dele completamente.
    PS: ass Jaq

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)