Encontro com a Morte - Agatha Christie


Título: Encontro com a Morte
Autor(a): Agatha Christie
Editora: L&PM Pocket
Nº de páginas: 240
Onde comprar: Saraiva | Casas Bahia | Americanas | Extra
Nota:

Em uma viagem pelo exótico Oriente Médio, parte de um diálogo chega por acaso a Hercule Poirot: “Você entende que ela tem de ser assassinada, não entende?”. Consciente da gravidade da situação, Poirot esperará o momento certo para investigar o caso. Enquanto isso, uma família de turistas americanos chama a atenção por onde passa em Jerusalém. A matriarca parece exercer um estranho domínio sobre os filhos, criando um clima de tensão que beira o sadismo. Uma jovem e curiosa médica se verá atraída por esse núcleo familiar – sem imaginar as consequências fatais. Quando a situação parece ter fugido ao controle, Poirot compreende o verdadeiro significado do diálogo, conduzindo a trama para um magistral desfecho.

Resenha da nossa convidada especial: Chrys, do Todas as Coisas do Meu Mundo

Não é surpresa que eu seja super fã de Agatha Christie, ela marcou minha adolescência e iniciou minha paixão pela leitura com seu livro "O caso dos dez negrinhos", que hoje se chama "E não sobrou nenhum". Com esta nova aventura, não me decepcionei, apenas confirmei a genialidade da autora que conseguiu, de novo, me prender do começo ao fim e com certeza me enganar com relação ao assassino.

Encontro com a morte não é um livro muito conhecido da rainha do crime nem o melhor dela que já li, mas possui um enredo simples e teoricamente previsível. Agatha nos apresenta um perfil psicológico completo dos personagens na primeira parte do livro, o que leva alguns leitores a achá-lo enfadonho, eu adianto que é necessário compreender esta preliminar para poder entender o raciocínio da autora ao tecer aquele final surpreendente.

Não podemos nos esquecer de falar que é um livro protagonizado pelo detetive belga Hercule Poirot, que possui o "dom" de fazer as pessoas falarem, se abrirem, dando-lhe informação suficiente para desvendar os mais perfeitos crimes.

Nesta viagem ele está de férias, mas o crime "o persegue", e sua curiosidade não deixa passar-lhe despercebido uma conversa aos sussurros que ouviu de dentro de sua cabine: "Você entende que ela tem que ser assassinada, não entende?".

E é durante um passeio à Petra, na exótica Jerusalém, que a matriarca tirana de uma família americana é morta. Uma mulher com um passado recheado de crueldade deixa muitos suspeitos com momentos bastante oportunos, inclusive seus quatro filhos que desejam ardentemente se ver livres de seu domínio.

O domínio e controle extremo da família pela mãe é tamanho a ponto de chamar a atenção de turistas, que chegam a conjecturar e estudar de longe a conduta dos membros desta estranha família. Inevitável é o alívio de todos eles, razão pela qual pairam sobre eles as principais suspeitas do detetive belga, que, muito embora esteja de férias, acredita que a ninguém é permitido tirar a vida de alguém e se empenha em descobrir o malfeitor.

Com personagens intensos, o livro é perfeito a todos que adoram analisar os personagens buscando fundamentos psicológicos para encontrar o assassino. Muito embora não seja tão difícil acertar quem matou a Sra. Boyton, é praticamente impossível, porém de uma coerência ímpar, adivinhar a razão do crime. É simplesmente genial, digno da eterna Dama do Crime que te leva a diversas teorias, motivos, circunstâncias e te faz pegar um caderninho para anotar as pistas.

A leitura é fluida, dinâmica tendo em vista os capítulos curtos. Muito embora o livro tenha sido lançado em 1938, a linguagem não é arcaica ou massante. O trabalho da editora é excelente, mantendo o padrão das capas originais da Agatha e fazendo sua impressão em páginas brancas.

Para os amantes das adaptações literárias, esta história teve sua versão cinematográfica filmada em 1988, com o nome "Apointment with Death". Por conta da dificuldade em achá-lo online ou para comprar, assisti em inglês e, por conta disso, na minha opinião deixou a desejar.

Leitura recomendada.

6 comentários

  1. Também amava ler Agatha, mas confesso que nem lembro quais já li. Minha mãe tem uma coleção de livros de capa dura dela, preciso achar. Sua resenha me deixou com vontade de voltar a ler. Não sabia que o livro "O caso dos dez negrinhos" mudou de nome.
    Beijocas, parabéns pela resenha.
    Mari Scotti

    ResponderExcluir
  2. Li apenas um livro da Agatha e não é meu forte.
    Encontro com a Morte me parece ser um excelente livro de suspense e mistério. E para aqueles que não gostam de ler ainda ter a oportunidade de assistir um filme, não sabia da sua existência.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oi!!!

    O que dizer, é a Aghata!

    Amo os livros dela e sou fã de Poirot, então sou super fã dele e suspeita para falar, sem contar que já li quase todos os livros desse detetive.
    Geralmente ela nos pega de surpresa e somos literalmente surpreendidos pelos assassinos, e com esse livro não foi diferente. Puxando mais um pouco a "sardinha" para o meu lado, Aghata é uma questão de bom gosto, rs....

    Bjs..

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Acredita que até hoje só li um livro da autora? Inclusive, eu gostei muito do livro que li, O Expresso da Meia Noite, e apenas não procurei outros livros, pois sempre tenho uma pilha para ler, e acabo deixando para depois.
    Todos os comentários que leio sobre seus livros, são positivos, e nota-se que são de leitura obrigatória. Muito bom!
    bjs!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi flor, tudo bem?
    Eu preciso ler algo da Agatha, é quase um crime eu gostar de livros policiais e nunca ter lido nada dela..rsrsrs.
    Minha madrinha adora essa autora e só tem elogios para Agatha, então vou tentar ler algo dela em 2016. Obrigada pela dica, vou anotar aqui.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  6. Oii, estou querendo saber umas coisas sobre o livro encontro com a morte alguém me ajuda pfv

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)