O Círculo - Dave Eggers


Título: O Círculo
Autor(a): Dave Eggers
Editora: Companhia das Letras
Nº de páginas: 522
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:

Encenado num futuro próximo indefinido, o engenhoso romance de Dave Eggers conta a história de Mae Holland, uma jovem profissional contratada para trabalhar na empresa de internet mais poderosa do mundo: O Círculo. Sediada num campus idílico na Califórnia, a companhia incorporou todas as empresas de tecnologia que conhecemos, conectando e-mail, mídias sociais, operações bancárias e sistemas de compras de cada usuário em um sistema operacional universal, que cria uma
identidade on-line única e, por consequência, uma nova era de civilidade e transparência.

Mae mal pode acreditar na sorte de fazer parte de um lugar assim. A modernidade do Círculo aparece tanto na sua arquitetura arrojada quanto nos escritórios aprazíveis e convidativos. Os entusiasmados membros da empresa convivem no campus também nas horas vagas, seja em festas e shows que duram a noite toda ou em campeonatos esportivos e brunches glamorosos. A vida fora do trabalho, porém, vai ficando cada vez mais esquecida, à medida que o papel de Mae no Círculo torna-se mais e mais importante. O que começa como a trajetória entusiasmada da ambição e do idealismo de uma mulher logo se transforma em uma eletrizante trama de suspense que levanta questões fundamentais sobre memória, história, privacidade, democracia e os limites do conhecimento humano.

O Círculo é sobre transparência e segredos. Num mundo onde informação é poder e privacidade é um luxo, O Círculo nos mostra que, se não formos transparentes com todos os aspectos de nossas vidas, segredos podem acabar nos levando por um caminho sem volta de intrigas e mentiras. Não confiamos em dar nossas informações a um estranho, mas colocamos detalhes de nossas vidas em redes sociais, sem nos darmos conta de que por trás dessas redes existem empresas que têm todos os tipos de informações livres de nossas vidas.

Mae é a nossa protagonista. Ela nos guia durante toda a história, mesmo que em sua própria narrativa ela seja apenas mais uma ovelha num enorme rebanho. Ela não questiona, apenas obedece. Cegamente. Até aí estaria tudo bem se não fosse por um pequeno detalhe: Mae não é uma personagem interessante, nem é aprofundada e muito menos nos mantém hipnotizados em sua história.

O que prende os leitores à narrativa são essas pequenas realizações e revelações que nos fazem reconsiderar a vida online. Mae não tem voz na comunidade do Círculo e busca desesperadamente pelo seu espaço. Para isso ela faz de tudo (e mais um pouco) para conseguir alcançar isso.

Claramente enquanto é atolada de tarefas e metas (e quando digo atolada é REALMENTE atolada por tarefas e mais tarefas, mais manter sua vida social ativa 24 horas por dia), Mae vai sofrendo uma perturbadora lavagem cerebral. Novas telas, gadgets, aplicativos e consumismo exacerbado, e isso é algo sem fim algum. Mae passa de uma aprendiz buscando conquistar um emprego estável a uma mulher insana e paranoica buscando completar uma meta e se manter entre as pessoas mais influentes nas redes sociais. Fora desse ambiente online, Mae tem um ex-namorado e uma família, os únicos que lhe mantêm numa vida estável, real e sadia.

Entretanto são essas as cenas mais complicadas de ler durante toda a narrativa. Mae vive em tensão, não encontra-se no mesmo ritmo que a sua família e parece estar sempre um passo à frente de todos. Ela não se adequa ao mundo deles, como eles também não conseguem um espaço em seu mundo.

Então adivinhe a minha surpresa quando Mae abandona a sua individualidade e privacidade (mais?) para tornar-se garota propaganda? A garota apática conseguiu aquilo que tanto buscava: o seu lugar ao sol, sendo que claramente ele terá um custo alto e definitivamente não ganhou essa posição pelo seu ótimo trabalho. Nada é coincidência na sociedade por trás de O Círculo.

Não é uma história surpreendente. Aliás, se você prestar bem atenção descobrirá o principal mistério da narrativa nas primeiras páginas. Se essa era a intenção do autor, não sei, mas posso adiantar que o final é no mínimo intrigante.

Na realidade, todo o livro é uma enorme intriga na mente do leitor. Mae não é uma protagonista interessante, em nenhum momento. Ela é vazia, apática e manipulável. Um erro do autor ou uma escolha a dedo? Fico com o último.

O Círculo trata da sede de saber, possuir e ser tal conhecimento. Mae é apenas um instrumento nesse mundo, passo a passo ela nos apresenta a ele, mas não para o nosso deleite, e sim epifania. Esse livro me levou a vários questionamentos. Precisamos estar conectados virtualmente o tempo todo? Precisamos ser parte dessa rede com tamanha presença diária? Precisamos ter todo esse conhecimento? Será que o real foi substituído pelo virtual? Será que preferimos o convívio com as pessoas através da internet pois é difícil lidar com elas na vida cotidiana?

É complicado classificar esse livro. Ele é lento, pesado, denso, tenso, dramático e muito, muito verídico. Se você não enxerga a verdade por trás das revelações dessa história, sinto informar, mas você é mais uma Mae na nossa sociedade do Círculo. Eu recomendo esse livro para quem suporta a verdade.

19 comentários

  1. Olá,
    Eu ainda não conhecia esse livro e o achei muito curioso, gosto de livros com essa temática, só fico chateada quando descobrimos logo nas primeiras páginas o mistério, porque fico com a sensação de que vai ter alguma coisa pra me surpreender e quando termina, necas!!! mas esse, me chamou atenção

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    Primeira vez que vejo o livro e sua resenha me deixou bem imcomodada. Saber que estamos perdendo nossas relações pessoais, para ficarmos conectados é esquesito e assustador. Digo isso por mim,pois ás vezes perco tempo por aqui e a vida passa sem que eu veja, mas também fico longe da net sem nenhum problema, no entanto ainda acho que perco tempo por aqui

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  3. Confesso que fiquei um pouco confusa com a sua resenha, mas não diminuiu o meu interesse. É a primeira vez que leio algo sobre a obra e também não conhecia o autor, mas fiquei intrigada com a sua conclusão: "Eu recomendo esse livro para quem suporta a verdade." Quem suporta???? Mesmo assim, quero ler!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa, parece ser um livro pesado, como você disse que é dramático, não sei se leria não! É difícil ler um livro quando alguém dá uma opinião, só lendo pra saber, gostei bastante do jeito que você escreve, rsrs

    beijos
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Pois é, eu fico assustada com o tanto que nossa privacidade já é invadida... você visita um site e se interessa por um produto, mas não chega a comprar... na próxima vez que acessa o facebook, lá está aquele produto sendo oferecido. O face sugere amigos que nem sei de onde ele tira, e acerta! Enfim, me dá até medo de ler esse livro, e vislumbrar algo ainda pior que o que já vivemos. Ele com certeza traz questionamentos bem interessantes. E acho que o fato da personagem ser tão vazia e apática foi mesmo uma escolha do autor.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Achei a premissa do livro muito interessante. Gostei de abordar tecnologia, algo muito forte e que tomou conta de tudo. Hoje em dia não vivemos sem está conectados. Adorei seus questionamentos e desjeo muito ler este livro. Adoro livros que me fazem refleti.

    beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    É extremamente verdade que colocamos nossas informações mais detalhadas nas redes sociais e não paramos para pensar sobre isso.
    Fiquei com um pouco de medo desse livro, mesmo assim com muita vontade de lê-lo, um pouco de verdade faz bem e é uma questão que devemos mesmo refletir.
    A cada dia a exposição é maior e nem sequer nos damos conta disso.
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oii!

    Gente! Nossa estou encantada por esse enredo! Sério! Me vi com esse fator de estar sempre conectada e pessoas que conheço querendo sempre estar no topo e achei interessante o autor ter abordado o tema, acho que nunca vi nada sobre. O que deixou desinteressada foi o fato de a obra ser densa assim :( poxa eu não curto e acho que ninguém na verdade. É horrível quando a leitura fica pesada assim.

    Enfim, eu adorei a sua resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Eu gostei muito da premissa do livro, achei ela bem diferente. Eu gosto muito de livros densos e dramaticos, então acredito que gostaria desse.

    ResponderExcluir
  10. O tema do livro me interessa, mas essa não é uma obra unânime (já dei uma olhada no skoob) então provavelmente eu não gostaria pois é sempre assim, e por ser um livro denso e um tanto lento, com uma personagem que não foi feita para ser agradável também me incomoda. Mas já que vi por aí que vai ser filme, pelo menos verei ele :)

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Concordo plenamente com o seu primeiro parágrafo, morremos de medo de expor nossa vida na rua, no ônibus, onde quer que vemos um estranho, falamos baixo a todo momento, mas nas redes sociais falamos muita coisa, muitos postam fotos sensuais demais, outros falam demais, e assim vão mostrando sua vida para quem quiser ver.

    Não sei se eu leria esse livro, não por ter medo da verdade, mas por não achar que conseguiria chegar até o fim da leitura, estou querendo coisas leves no momento e esse livro com certeza me irritaria pelos adjetivos que você deu a ele no último parágrafo da sua resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Leonardo, tudo bem
    Parece até teoria da conspiração, mas é verdade. As pessoas ainda não notaram do quanto de suas suas vidas estão expostas. Além disso você citou algo grave também: o relacionamento virtual. Sem sombra de dúvidas, é mais seguro. A questão é: como nossos jovens irão conseguir se desenvolver aqui fora, se relacionar aqui fora, e o que assusta é chegar a conclusão de que esse é exatamente o objetivo de quem está por trás de toda essa tecnologia. Parece ser uma leitura importante de ser feita por todos nós. Gostei muito da sua resenha, dica anotada.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Não conhecia o livro, mas gostei muito da abordagem.
    Acredito que não conseguimos ser 100% transparentes, pois somos humanos.
    Mas conhecimento é poder e todos querem tê-lo.
    Amei a dica e já add na listinha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  14. Olha eu sinceramente nunca li resenha desse livro
    e não consegui me interessar pela trama do livro, mas mesmo
    assim gostei bastante da maneira como desenvolveu a sua resenha e também pela sua sinceridade ao falar do livro. Não sei se eu leria sabe? Mas mesmo assim não custa conhecer, até porque tem gente que poderá ter impressões diferentes né? Mas se eu for ler vai ser mais pra frente, porque agora acabando o ano nem estou pensando ainda no que irei ler em Janeiro rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/sem-querer-me-apaixonei-por-voce-4.html

    ResponderExcluir
  15. Oi, Leo!
    Confesso que não conhecia o livro, mas ele parece intrigante. Apesar de você citar ser um pouco previsível no começo, eu acho que leria só por curiosidade. Me faço essas perguntas, as vezes, sobre o mundo virtual!


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Achei a premissa interessante, mas não estou lendo livros densos no momento, estou numa fase de leituras mais leves e descontraídas. Quem sabe no ano que vem, né?
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas o tema da estória é super importante, além de ser uma crítica a nossa sociedade de hoje.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá!!!
    Pela resenha e sinopse me parece ser um livro forte, verdadeiro e com muito o que pensar. O que me incomodou e desestimulou foram as considerações finais especialmente em ser um livro lento, no momento não leria; mas espero ter a oportunidade de ler no futuro.

    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  18. Oi,

    O livro não conseguiu me chamar atenção, a historia parece um pouco parada, e como você ainda falou que a personagem principal não é cativante, não coloria esse livro na minha lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  19. Preciso desse livro, nossa amei o tema, a abordagem, Super atual, uma crítica a sociedade atual!! Gostei bastante da sua resenha! Não conhecia esse livro, mas já entrou pra minha lista de 2016!!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)