Veneno - Sarah Pinborough


Título: Veneno (Encantadas #1)
Autor(a): Sarah Pinborough
Editora: Única
Nº de páginas: 224
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Casas Bahia
Nota:

Sexy, sarcástico e de prender a respiração!
Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos!
Não existe “Felizes para sempre”!
Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos!
Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!
Palavra da editora:
Veneno é um livro tenro como uma maçã envenenada.
Belo como os vilões costumam ser.
Sarcástico como príncipes mimados.
E sem finais felizes porque já estamos bastante crescidinhos! (E, ainda assim, é um dos finais mais chocantes da ficção atual!)

Sempre tive muita vontade de iniciar a leitura da série Encantadas, que traz releituras dos famosos contos de fadas. Finalmente tive a oportunidade de matar minha curiosidade.

Veneno é o primeiro volume da série, e podemos observar já pela linda capa que o livro traz a releitura da história da Branca de Neve. Ao contrário do conto original, focado na princesa, nesse enredo o foco é a Madrasta “má”.

Lilith é apenas alguns anos mais velha que sua enteada Branca de Neve. Tão bela quanto a princesa, a Rainha de Gelo, como é conhecida no reino, morre de inveja da maneira livre que a princesa leva sua vida e principalmente por todos gostarem muito dela.

Apesar de toda a mágoa, inveja e amargura que a Rainha carrega em seu coração, muitas vezes ela fica dividida entre o bem e o mal, mas devido aos seus inúmeros motivos para ser tão amarga, o mal vence, congelando aos poucos seu coração. Tudo o que a Rainha mais quer é que a Branca de Neve se case e vá embora de seu castelo para que ela possa viver em paz. Quando a Rainha percebe que seus planos “leves” não estão caminhando conforme o desejado, ela se desespera e apela para sua poderosa magia, sem se importar com as consequências de suas ações.

Com uma narração em terceira pessoa, Veneno explora a história de Branca de Neve de uma forma mais crua, sem rodeios ou pudores, sem deixar os detalhes mais importantes da história original de fora e acrescentando outros fatos mais do que originais à trama.

Focado na Rainha, a autora mostra ao leitor que ela tem seus motivos para ser tão má e cruel. Branca de Neve nos é apresentada de uma forma totalmente diferente da convencional, mimada, inconsequente e com uma personalidade forte e decidida.

A leitura é rápida, a escrita da autora é simples e muito fluida, mas confesso que não curti muito essa nova visão que tive do conto da Branca de Neve. A princesa me irritou muito, e em vários pontos da leitura fiquei bem entediada. Essa foi a minha primeira experiência com releituras, e talvez eu tenha ficado meio chocada com as mudanças drásticas e não me dei muito bem com elas. Rs

A trama conseguiu fazer com que eu torcesse pela rainha, e desejasse que Branca de Neve engolisse a maça inteira, causou em mim sentimentos contraditórios. Esperava mais da trama, mas o final me surpreendeu bastante e mesmo não sendo nada feliz eu adorei. Durante o livro, vários outros contos de fadas são mencionados de maneira sutil, como a Cinderela e Aladim.

O próximo volume da série é Feitiço, focado na história da Cinderela, mas confesso que não sei se me arriscarei a ler mais uma releitura. Apesar de não ter sido uma das minhas melhores leituras, foi muito interessante enxergar uma história que fez parte da minha infância de uma maneira totalmente diferente.

Ninguém ousaria desafiar as ordens da rainha, por mais que odiassem ver sua amada princesa tão infeliz. E ela estava desesperadamente infeliz, mas esse, no fim das contas, dizia a rainha a si mesma, era o propósito. Por que Branca de Neve concordaria com um casamento se fosse feliz em casa? A rainha queria que ela sumisse dali. Precisava que ela sumisse. E se havia uma coisa que tinha aprendido em toda a sua vida era que não se conquistava nada sem um pouco de sofrimento.

2 comentários

  1. Oi Suzi!
    Eu também não curti o livro.
    Fiquei torcendo pela rainha, achei Branca de Neve um nojinho e também fiquei entediada por diversas vezes.
    Acabei lendo a saga toda, e, sinceramente, acho que se vc resolver realmente não ler, não irá perder muita coisa.
    Achei em chata.

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    http://pausaparapitacos.blogspot.com.br | facebook.com/pausaparapitacos | @pausaparapitacos

    ResponderExcluir
  2. Olá Suzi!
    Sua resenha ficou ótima, mas confesso que a minha vontade de ler esse livro aumentou ainda mais rs. Dois amigos meus me recomendaram a leitura que eu tenho quase 90% de certeza de que irei amar. Espero não me decepcionar. Se puder, leia sim o segundo livro, quem sabe sua opinião não mude?

    Beijão e boas festas :D
    http://www.complexodevaneio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)