O Gigante Enterrado - Kazuo Ishiguro


Título: O Gigante Enterrado
Autor(a): Kazuo Ishiguro
Editora: Companhia das Letras
Nº de páginas: 396
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Casas Bahia | Fnac
Nota:

Uma terra marcada por guerras recentes e amaldiçoada por uma misteriosa névoa do esquecimento. Uma população desnorteada diante de ameaças múltiplas. Um casal que parte numa jornada em busca do filho e no caminho terá seu amor posto à prova - será nosso sentimento forte o bastante quando já não há reminiscências da história que nos une?
Épico arturiano, o primeiro romance de Kazuo Ishiguro em uma década envereda pela fantasia e se aproxima do universo de George R. R. Martin e Tolkien, comprovando a capacidade do autor de se reinventar a cada obra. Entre a aventura fantástica e o lirismo, "O gigante enterrado" fala de alguns dos temas mais caros à humanidade: o amor, a guerra e a memória.

Acho que eu nunca tinha demorado tanto tempo para resenhar um livro como aconteceu com O Gigante Enterrado. Lembro de ter amado a arte da capa e me interessado por ele por culpa da palavrinha mágica: guerra. Tudo bem que no caso elas são recentes, mas sabia que seriam capazes de me arrancar muitas lágrimas.

O gigante, que antes estava bem enterrado, agora se remexe.


É dentro da Grã-Bretanhã do rei Arthur que o livro é ambientado. A ilha é uma terra devastada pelas guerras que aconteceram, principalmente a partir da queda de seu rei. Mas não é somente este o mistério dali. Uma névoa, que faz com que todos se esqueçam de tudo, também ronda o lugar. Além disso, o ataque eminente de ogros deixa todos os moradores apreensivos e aflitos.

Ao mesmo tempo que observamos uma ilha dizimada e sem esperança alguma, o casal Axl e Beatriz estão em busca do filho. Mesmo sem se lembrar de como era, quando o viram pela última vez, eles seguem as indicações que têm em mãos. Durante a viagem dos dois, eles serão postos à prova a todo momento. Seu amor permanecerá intacto? Eles conseguirão passar pela névoa sem se esquecerem um do outro?

Eu me pergunto se, sem as nossas lembranças, o nosso amor não está condenado a murchar e morrer.

A leitura é fácil e compreensível devido aos seus diálogos rápidos e curtos. Mas, em compensação, há muita descrição. Acabei fazendo aquela leitura dinâmica, cortando adjetivos e tudo o mais que estava em excesso.

Posso dizer que, ao terminar O Gigante Enterrado, fiquei muito mais sensível. A ficção criada por Kazuo Ishiguro é ímpar e sem comparação. Nunca havia lido algo tão tocante, mesmo odiando as longas descrições, rs.

Com certeza é uma obra impactante e nada leve. Portanto, quem quer algo mais suave, deve pular este. Mas deixe-o em sua estante, porque uma hora vai, e você vai adorá-lo!

10 comentários

  1. Olá, Pamela.
    Eu tenho dois sobrinho que gostam de ler na minha família e um deles mora pertinho de mim e sempre vou lá fuçar a estante dele para ver o que ele anda comprando e vi esse livro lá na estante. Eu amei a capa, mas como ele ainda não tinha lido não peguei para ler. Gostei de saber que se passa na época do Rei Arthur, assim que ele ler eu vou pegar emprestado.

    ResponderExcluir
  2. Faz muito tempo que não leio um livro de guerra, é lindo ler nos livros como é o amor de uma mãe e de um pai mesmo não lembrando muito de seu filho, eles continua a procurar por ele, eu fiquei curia pra saber um pouco mas desse misterio.

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu já ouvi falar muito desse livro e a cada resenha eu fico com mais vontade ainda de lê-lo, talvez por ele ser uma obra impactante e pesada, eu não leria ele no momento, mas mais para frente com certeza daria uma chance. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!
    Não conhecia o livro e nem o autor. Ruim quando ficamos travadas para terminar uma resenha. Achei o livro um pouco cansativo e confuso.
    Beijos
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua honestidade nessa resenha… Embora a história pareça maravilhosa, o excesso de descrições e adjetivos pode mesmo reduzir a qualidade da leitura. Acho legal que tenha feito essa distinção: enredo sensível, que vale a pena ler, mas com uma narrativa para a qual é preciso se preparar (rs). Eu já tenho meu exemplar aqui… Espero lê-lo logo, pois acho que vou gostar.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oiie Pamela,

    Adorei a capa, adoro azul. Mas não gostei muito do livro, sabe, não gosto de livros que tenha essas estórias de guerras, não faz o meu gênero preferido, apesar de ter os protagonistas que estarão sendo provados no amor. Parabéns pela resenha.

    Bjs
    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  7. Oie, Pam!
    Primeira vez que vejo essa obra e fiquei meio que curiosa, pois depois que vi que tem descrições demais acabei por ficar descrente. Porém, quem sabe eu leia mais a frente e a capa é linda

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  8. Oi!!
    Gostei da sua resenha! Essa é uma obra que eu tenho muita vontade de ler, mas não sei o que acontece e me desanimo sempre, acho que por ser tão grande e pesada, mas logo logo estarei lendo!
    Beijos
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi PAm, tudo bem??
    Geralmente não me interesso por livros que tem como a temática de Guerra como principal... eu curti sua resenha e como a história foi desenvolvida, mas sei que é uma leitura que não vai rolar pra mim... que bom que você curtiu... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi amiga.
    Sinceramente esse livro não me atrai em nada, ainda por cima tem guerra, algo que não gosto de ler. Como você diz que a obra não é leve, estou dispensando no momento.
    Beijos

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)