O Vilarejo - Raphael Montes


Título: O Vilarejo
Autor(a): Raphael Montes
Editora: Suma de Letras
Nº de páginas: 96
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Casas Bahia
Nota:

Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

Com uma mente brilhante, Raphael Montes deixa de ser apenas um autor para se tornar parte integrante de O Vilarejo. Aqui ele se apresenta como alguém que recebeu um caderno escrito em cimério, uma língua que realmente existiu antes de Cristo e já morreu. Intrigado, ele vai atrás de desvendar a história ali descrita e descobre um Professor que o presenteia com um dicionário da língua, mas lhe recusa ajuda. Por algum motivo, todos que encontra pelo caminho lhe dizem para esquecer tal escrito. O que será que a falecida Elfrida Pimminstoffer pode ter escrito de tão assustador? É isso que nós vamos descobrir.

Na realidade não existe uma história em si, apenas contos que se interligam. Eles se passam em um vilarejo esquecido, que foi isolado pela neve e vem se degradando cada dia mais. A fome, o frio e a completa miséria levam os moradores a revelarem o que há de pior em si, sem qualquer reserva, até que atinjam a ruína total.

O vilarejo vem sendo dizimado a cada dia. As mortes são frequentes e o luto se sentou à mesa. Ninguém chora os mortos. Não podem desperdiçar energia lamentando a partida dos que não suportaram o frio e a fome.

São um total de sete contos que, apesar de narrados sem forma cronológica, se interligam de maneira surpreendente, levando a um único desfecho. Cada conto está ligado a um pecado capital e, por consequência, ao demônio que o desperta nas pessoas. Leviathan (Inveja), Satan (Ira), Belzebu (Gula), Lúcifer (Soberba), Asmodeus (Luxúria), Belphegor (Preguiça) e Mammon (Ganância). Será que só eu me lembrei de O Exorcismo de Emily Rose? Porém, se você é medroso assim como eu e tem algum receio de iniciar a leitura, pode se tranquilizar. Todos esses nomes são um mero detalhe que vão fazer diferença, ou não, apenas na conclusão da trama. Saber que cada conto é sobre um pecado capital e que eles influenciados por algo do mal é informação suficiente para você.

Narrado em terceira pessoa, o autor é suscito e inebriante. A narração fora de ordem foi um dos pontos que mais me instigaram, pois foi possível ver a degradação dos personagens de forma inversa conhecendo-os já no seu pior momento, para depois ser apresentado a um eu menos perverso. Cada conto é focado em um dos moradores do vilarejo e apresenta seu início, meio e fim, ao mesmo tempo que todos juntos formam uma única história com um final que vai te fazer revirar as páginas atrás do detalhe que você deixou passar. A todo instante eu me peguei querendo mais histórias, mais detalhes... Não sei se um livro maior teria acabado com encanto do livro, mas quem sabe né? Talvez um série de televisão? #ficaadica

Falando sobre diagramação e ilustração, a editora arrasou muito! As primeiras páginas de cada conto são pretas e trazem o nome do demônio relacionado ao pecado abordado nele. As demais folhas são brancas e algumas trazem manchas de sangue. O ilustrador foi Marcelo Damm, e o tom sombrio das histórias ficou bem marcado em seus desenhos. Há neve, mas também muita escuridão. Esse livro merece uma sessão fotográfica só dele, e eu ainda irei fazer. Aguardem! rs

Mas uma vez ressalto o brilhantismo do autor. A cada livro que leio fico ainda mais encantada e amedrontada com essa mente perversa. Mas o ser humano é assim, não é? Por mais macabra que as histórias possam parecer, nada mais é do que a demonstração do caráter humano e do quão baixo nós podemos ir para atingir nossos objetivos.

11 comentários

  1. Oiee ^^
    Uau, não sabia que esse livro era tão pequeno *-* já tinha lido algumas resenhas dele antes, e, mesmo não sendo muito fã do gênero, essa é uma história que eu quero conhecer, parece ser muito bacana. Fico feliz que você tenha gostado ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2015/12/mar-da-tranquilidade.html

    ResponderExcluir
  2. Olá flor,

    Só ouço elogios ao autor e sua obra. Vou ter comprar esse livro logo em janeiro e me deleitar com esses contos.
    Quero entrar nesse Vilarejo e viver essas histórias.

    Beijocas!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Até agora só ouvi e li elogios para o autor, por esse e por um outro livro da autoria dele e agora lendo sua resenha, vejo que o livro realmente agrada até leitores que não gostam tanto deste estilo. Quero ler também!!!
    Que 2016 seja maravilhoso pra você
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu vi muita gente falando maravilhas sobre esse livro
    mas eu sinceramente não pegaria para ler não, até porque sou bem medrosa
    Mas a estória me parece ser bem envolvente pelo que andei vendo.
    Espero que outros leitores gostem do gênero, porque eu na verdade corro ! hahahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-beta.html

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito de ler livros nesse estilo, mas parece ser um livro bem bacana, por ser vários contos e falar sobre os pecados capitais, acho que leria sim.

    beijos
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Dreeh, sua linda, tudo bem
    Assim que vi o lançamento do livro fiquei empolgada para ler, justamente por se tratar do comportamental do homem, adoro esse tema. Achei o máximo cada conto falar de um pecado capital e de todos eles estarem interligados e formarem apenas uma história: o vilarejo. Mas me falaram que é um pouco pesado, por isso, não sei se aguentaria ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá... tudo bem?
    Sou louca para conhecer escrita do autor... estou com Dias Perfeitos aqui para dar inicio a leitura... não vejo a hora rs... mesmo sendo contos, fiquei muito interessada no livro, porque por mais que eu não curta muito a leitura de livros de contos, os de terror e suspense chamam muito a minha atenção e saber que os contos representam os 7 pecados capitais e estão interligados a minha curiosidade aumentou ainda mais... Xero!!

    ResponderExcluir
  8. Gente, esse livro está na minha lista de desejados desde que lançou. Quero muuuito ler, pois adoro o gênero! E amei saber a forma inversa como o autor apresenta os personagens, achei demais mesmo!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    Linda sua resenha. Ainda não li nenhum livro do Montes, mas vontade não me falta. Lê sua resenha me fez conhecer um pouco mais a respeito da história e gostei de saber que ele escreve de forma inversa nos permitindo conhecer mais a fundo as persnagens

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  10. Olá , eu li esse livro para maratona de halloween e amei, amei a genialidade de fazer com que leitor tenha essa dúvida se realmente ele adquiriu o livro das mãos do cara do sebo, e os contos são perfeitos, nada além do mal humano em sua face mais aterrorizante, leria um milhão de vezes e virei fã do autor.
    Beijos e parabéns pela sua resenha.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito de ver suas impressões sobre esse livro. Li várias resenhas sobre ele, mas a sua se destacou pelo modo como expôs alguns pontos que ninguém mais realmente o fez. Por exemplo, não sabia que os personagens eram apresentados no seu pior para, só depois, os vermos como eram. Gostei muito desse estilo! Seus elogios só me fizeram cobiçar essa leitura (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)