Naomi & Ely e A Lista do Não-Beijo - David Levithan, Rachel Cohn


Título: Naomi & Ely e A Lista do Não-Beijo
Autor(a): David Levithan, Rachel Cohn
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 256
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:

A quintessência menina-gosta-de-menino-que-gosta-de-meninos. Uma análise bem-humorada sobre relacionamentos. Naomi e Ely são amigos inseparáveis desde pequenos. Naomi ama Ely e está apaixonada por ele. Já o garoto, ama a amiga, mas prefere estar apaixonado, bem, por garotos. Para preservar a amizade, criam a lista do não beijo — a relação de caras que nenhum dos dois pode beijar em hipótese alguma. A lista do não beijo protege a amizade e assegura que nada vá abalar as estruturas da fundação Naomi & Ely. Até que... Ely beija o namorado de Naomi. E quando há amor, amizade e traição envolvidos, a reconciliação pode ser dolorosa e, claro, muito dramática.


Naomy e Ely são amigos inseparáveis desde pequenos, vizinhos de porta eles dividem todos os momentos; tanto os bons quanto os ruins. O único segredo que ainda paira sobre eles é a paixão de Naomi por Ely, ele é gay assumido e nem imagina o que ela sente de verdade por ele.

 Naomi é paciente e parece não se importar para o gosto de Ely por meninos, ela nunca perde a esperança de um dia ser correspondida. Com a intenção de preservar a amizade deles e evitar futuros desentendimentos eles criaram a lista do não beijo, que nada mais é que uma lista de nomes dos garotos que nenhum dos dois pode beijar em hipótese alguma.

A lista do não beijo sempre foi muito respeitada por ambos, ela ajudava os amigos a manter o equilíbrio da amizade deles, até que em uma jogada do destino Ely acaba beijando Bruce, o segundo, namorado atual de Naomi (que por sinal não estava na lista) e acaba despertando em sua amiga um imenso ciúmes, mas não voltado para o Bruce e sim para Ely.

Naomi e Ely tem os capítulos narrados em primeira pessoa e são intercalados entre os inúmeros personagens que existem na trama, até mesmo os secundários, o que para mim foi uma característica nova que gostei bastante, pois deixou a leitura mais dinâmica apesar de ter me deixado um pouco confusa no inicio.

A estória é bem juvenil, focada na amizade e nos conflitos de Naomi e Ely, os autores desenvolveram a trama em volta dos dramas vividos por eles e na dificuldade dos dois em se desenvolverem, crescerem e enxergarem o que realmente vale à pena na vida.

 Devido ao tom juvenil extremo em que o livro foi escrito eu não curti tanto assim, tanto Naomi quanto Ely mesmo muito jovens são extremamente fúteis e orgulhosos e não se permitem demonstrar o que realmente sentem, suas atitudes infantis me irritaram e fizeram minha leitura ficar lenta e tediosa.

Mesmo com todas as ressalvas o livro é de rápida leitura (mesmo eu sentindo ela se arrastar), os outros personagens e o tom bem humorado meio que salvam a trama, mas infelizmente não conseguiu me conquistar por inteiro, talvez se o amadurecimento dos personagens tivesse acontecido mais cedo e tivesse tido um desenvolvimento mais aprofundado no quesito crescimento pessoal eu teria conseguido aproveitar mais a leitura.

Enfim, mesmo eu não tendo caído de amores pela estória, a leitura é leve e consegue o objetivo de entreter. Recomendo a leitura aos adolescentes que com certeza terão uma identificação maior, mas nada que impeça um “adulto” a se aventurar a lê-lo e tirar suas próprias conclusões, talvez você goste mais do que eu.


Não existe alma gêmea... e quem gostaria que existisse? Não quero ser metade de uma alma compartilhada, quero a porra da minha própria alma.

22 comentários

  1. Oi Suzi!
    Gosto bastante do Levithan, mas vi muitas pessoas que, assim como você, não gostaram de "Naomi e Ely". Que bom que o humor salvou um pouco a leitura.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro, mesmo com os comentários negativos que tenho visto. Pelos principais serem adolescentes, eu já imagino que a escrita seja mais infantilizada, e como todo adolescente, sempre há a demora para amadurecer, esse ponto acho compreensível. Enfim, vou ler e assim tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  3. Gostei da capa do livro. Mas não iria funcionar pra mim. Você disse que eles são bem fúteis e isso me incomoda tanto em personagens. Recentemente li um livro onde futilidade foi ao extremo e não curti.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Uma amiga minha leu esse livro e o amou. Livro é realmente uma questão de gosto. Então fiquei ainda mais curiosa para ler, pois adora quando não há unânimidade.

    bjs.

    http://ciadoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Estava com vontade de ler esse livro, vi que tem o filme no Netflix, acho que vou olhar primeiro!

    Beijos :*
    http://entrechasebonslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acho a capa desse livro bem bonita, até então não tinha lido nada sobre o livro, se já não tinha vontade de ler, agora piorou. Um livro narrado por muitos personagens ia me bugar bastante. Adorei a resenha.

    Beijos,
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu não li nada ainda do autor. Quando vi a capa desse livro, tinha achado que começaria a ler por ele, mas assisti ao filme e achei tão bobo e sem graça que desanimei total. Achei a história bem ''meh'' e desisti de ler. Sua resenha me lembrou alguns pontos e eu não tenho paciência pra personagem fútil :( Apesar da leitura ser rápido, acho que pra mim não vale a pena :(

    ResponderExcluir
  8. Oiie Suzi,

    Ainda não li nada do autor e acho que não seria bom começar por esse livro. Eu não entendi muito essa coisa de apaixonar por um mas não beijar rsrs Acho que como você mesmo citou deve ser pelo linguajá juvenil.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  9. Então, eu fiquei curiosa com o livro, mas também tive essa sensação de futilidade mesmo sem lê-lo.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Sou muito fã do Levithan, mas acredito que não leria esse livro. Vi o filme e acabei percebendo o mesmo que você, os personagens principais têm tons muito infantis e orgulhosos, coisa que não tolero muito em personagens. Acredito, pelo que vi no filme, que se o rumo das coisas fossem diferentes, em alguns momentos, talvez a estória fosse melhor. Mas quem sabe leio mais para frente.

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  11. Oi Suzi,
    Apesar do Levithan ser bem conhecido, nõ vi muitas resenhas desse livro por aí, na verdade aqui foi a primeira vez :)
    Você pontuou os vários fatores que me fizeram abandonar a leitura.
    Os capítulos intercalando entre todos os personagens, e principalmente a futilidade dos protagonistas.
    Achei confuso e bobo e acabei abandonando.
    Espero gostar de outros livros dos autores.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  12. Oie,

    Ahh esse livro eu leria só por essa capa que linda, sério estou in love por ela. Em relação a história eu gosto de ler romances adolescente, é sempre bom entre um livro e outro, algum drama ora sair da Bad, ou da ressaca mesmo. Então eu daria uma chance ao livro, iria lê-lo sem ter muitas expectativas para não me decepcionar.


    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  13. Suzi, gosto muito de livros juvenis e esse parece ser bem gostoso de ler.
    Gosto de livros com cara de leve e que você se diverte com ele.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. Oi!Tudo bem?

    Estou louca para ler esse livro! Pelo o que eu li na sua resenha é um daqueles livros em que a gente pode ler após uma ressaca literária. Essa capa é maravilhosa, quero muito dar uma chance para ele. Adorei sua resenha!

    Beijinhos,
    Pizza and Books

    ResponderExcluir
  15. Que pena que o livro não conseguiu te envolver tanto :/ muito chato quando isso acontece. Eu adoro o David Levithan e leria por conta dele e do filme, que já saiu <3
    Gostei muito da resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Nossa, eu esperava algo bem diferente desse livro, acho que dei uma desanimada rsrs ainda não tinha lido a sinopse, mas a capa me encantou. Gostei muito da sua resenha. Parabéns! Beijos.

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Boa Noite Minha Querida.
    Ate certo ponto sua resenha me interessou, mas depois por se tratar de um tema que poderia ser mais maduro e você colocou que não houve muito crescimento dos personagens...fiquei confusa se leria.
    Mas quem sabe...
    Obrigada pela resenha.

    Beijos
    Viviana
    devoreumlivroeoufilme.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Estou com esse livro na estante e estou bastante curiosa para fazer a leitura, mas eu odeio isso do livro ter uma narrativa arrastada, porque normalmente me dá muito sono e é um sacrificio pra mim terminar sabe?
    Mas eu vou deixar de ler, até porque quero tirar minhas impressões sobre a estória e também conhecer mais uma obra do autor. Pois até agora só li INVISIVEL que gostei bastante e daria tudo para ter uma continuação viu =/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-na-mala-do-imigrante.html

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Eu adorei a capa desse livro, e fiquei bem curiosa em relação a ele. Mas lendo a sua resenha vi que é uma história interessante porém, meio fútil como você mesmo observou. Então isso meio que fez com que eu diminuísse o interesse. Ainda não tive oportunidade de ler nada do David, mas espero ler lago em breve e com toda certeza não começarei por esse livro. Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  20. Simplesmente eu gosto muito dos livros do Levitham, porém esse eu não conhecia, mas ele não me chamou atenção em nada. Pelo menos o humor do livro salva.

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Já vi várias resenhas desse livro, e todas elas as pessoas não conseguem morrer de amores pela história.
    Por isso vou passar a indicação ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Suzy!
    Eu estava muito interessada nesse livro quando ele foi lançado, mas vi muita resenha como a sua, que não curtiu tanto o livro, principalmente pelo tom demasiadamente juvenil que você observou. Mas adorei tudo que li até agora do David Levithan e por isso tenho vontade de ler - só por ele, rsrs!
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)