Gigantes - Pedro Henrique Neschling


Título: Gigantes
Autor(a): Pedro Henrique Neschling
Editora: Paralela
Nº de páginas: 232
Onde comprar: Travessa | Folha | Casas Bahia
Nota:

Tudo começa numa festa de formatura de ensino médio. Cinco amigos comemoram juntos o tão aguardado fim da vida escolar. Apesar de bem diferentes entre si, têm algo em comum: enxergam o futuro como um mar de possibilidades a ser descoberto e explorado. Sonham em ser gigantes, tão grandes quanto suas ambições.
Mas para nenhum deles o futuro será conforme o previsto. À medida que os anos passam, os jovens deparam com as complexidades trazidas pelo chamado da vida adulta. Desilusões amorosas, questões familiares, conflitos na carreira, dúvidas e mais dúvidas… É inevitável: ao chegar perto dos trinta, todos nos tornamos um pouco mais desencantados e - por que não? - sábios. Mas e os sonhos da juventude, onde vão parar?

Em Gigantes conhecemos a história de cinco amigos (Fernando, Duda, Zidane, Camila e Lipe) a partir da formatura no ensino médio ate a evolução de cada um na vida adulta. Acompanhamos a vida os afastando aos poucos e os rumos que eles tomaram após enfrentarem o mundo.

Confesso que solicitei esse livro sem reparar no autor, foquei mais na capa e na sinopse e fiquei muito surpresa quando percebi que ele foi escrito pelo ator/diretor/dramaturgo/cineasta brasileiro Pedro Neschling.

A escrita do Pedro é leve e muito fluida, o enredo é simples, mas extremamente cativante e envolvente. Narrado em terceira pessoa vamos aos poucos conhecendo e acompanhando os personagens junto com as suas dificuldades, alegrias e medos durante a vida, vemos todos amadurecendo com clareza. Abordando fatos do cotidiano de maneira real e natural, a trama faz com que o leitor se sinta "em casa", se identificando com as histórias e literalmente entrando nela.

Durante a leitura, fui levada em uma montanha-russa de emoções: sorri, torci e me emocionei com a trajetória desse cinco amigos em busca de uma vida satisfatória, cada um com sua dificuldade e personalidade. Fiquei tocada com tamanha realidade da trama, realmente senti vontade de ajudá-los. Gigantes me ganhou no enredo simples, mas cheio de vida.

O livro é de fácil leitura; a forma rápida com que me envolvi na história me surpreendeu de maneira muito gostosa, torci muito pelos personagens e fiquei muito curiosa para descobrir o futuro que o autor iria dar a eles.

Recomendo Gigantes para leitores que procuram uma leitura mais simples, com personagens e acontecimentos reais, que causa reflexão e nostalgia, um enredo que nos faz pensar em todas as mudanças e rumos que acontecem/tomamos em nossa vida.

Mas não dá mais, sabe? Chega uma hora em que ou a gente cresce ou vamos ficar pra sempre vivendo como Peter Pan.

11 comentários

  1. Olá!

    Conheço o Pedro da TV, então não sabia que ele era escritor. Gostei da premissa do livro, palpável e identificável com qualquer um de nós. Excelente resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oieee
    Ainda não tinha visto esse livro e pela capa eu não daria nada por ele, mas a sua resenha me deixou bem curiosa, saber que torceu tanto me deu vontade de entender e torcer também kkkk mas meninas, acredita que eu não conheço esse autor mil e uma utilidades???

    ResponderExcluir
  3. Uau, esse lvro parece ser muito bom. Ainda mais quando você já passou pelo ensino médio e sente falta dos amigos que fez. Fiquei muito interessada nele pela sua resenha. Parabéns, conseguiu chamar muita atenção para o livro. E eu não sabia que Pedro era autor também rs
    Adorei. Ótima resenha mesmo.
    Beijinhos

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie!!!!
    Nossa não esperava tudo isso de livro. Aliás ele não me chamou a atenção até ler sua resenha!
    Eu acho que 70% do caminho para você gostar de um livro é de identificar com a escrita do autor. Se você gostou do jeito que ele escreve, bem provável que gostará dos livros dele!
    Me interessei pelo livro, vou add na minha imensa lista, e também indicar para uma amiga é a cara dela, esse livro!!!
    =)

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    gosto de livros que me levam a reflexão! Vou anotar essa dica, pois fiquei interessada nessa trama e nos acontecimentos reais, que certeza que ficarão na minha mente por dias.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  6. OIii!

    eu não cabia que o Pedro que era o autor do livro, já tinha visto a capa e um ou outro comentário, mas não vi nada sobre o livro em sí. Que legal, gosto do trabalho dele como ator, e esse livro parece ser muito bem escrito e o enredo é uma graça *-*

    Tenho impressão de que é uma ótima obra para passar a tarde <3 e quando trata de assuntos do nosso cotidiano me ganha *-*
    Fiquei bem curiosa com a obra e espero ler em breve!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Poxa! Que livro interessante!

    Confesso que não esperava isso tudo!!! Adoro livros assim, leves e que meio que representem o dia a dia normal da gente!!!

    Adorei a sua resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Suzi,
    Sempre acho bacana ler livros leves após uma leitura densa, e Gigantes parece cumprir bem esse papel.
    Adorei sua resenha e estou muito feliz por ter lido e conhecido essa história.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, me deu um aperto no coração em pensar nos jovens amigos irem se afastando conforme vão passando os anos, e eles vão enfrentando o mundo. Achei a proposta do livro muito interessante, e devo dizer que gosto muito desses livros que nos fazem sentir como em uma montanha russa. Adorei o post e a dica!

    ResponderExcluir
  10. Olá... tudo bem??
    Infelizmente as coisas vão acontecendo e os amigos que sempre andaram juntos, vão tomando rumos diferentes... eu bem sei como é ... cresci em uma cidade pequena.... então tive amigos da infância até o ensino médio... depois as coisas foram acontecendo e cada um foi seguindo seu rumo... ainda hoje tenho contato com alguns, mas outros se perderam pelo mundo... a história parece ser bem escrita e bem gostosa de ler... claro que deve ter os seus conflitos e sua lição de vida.. não sei se leria no momento, mas pode ser feita em qualquer momento... xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Vi as fotos do lançamento desse livro no instagram e estava louca pra ler alguma resenha sobre ele.
    Gostei, acho que vou gostar da leitura sabe, como voce falou, gosto de personagens reais e acontecimentos reais, não gosto muito de histórias fantasiosas.
    abraços.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)