Tabuleiro dos Deuses - Richelle Mead


Título: Tabuleiro dos Deuses (A Era de X #1)
Autor(a): Richelle Mead
Editora: Editora Paralela
Nº de páginas: 424
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Casas Bahia
Nota:

Justin March, um investigador de religiões charmoso e traiçoeiro, volta para a República Unida da América do Norte (RANU), após um misterioso exílio. Sua missão é encontrar os responsáveis por uma série de assassinatos relacionados com seitas clandestinas. Sua guarda-costas, Mae Koskinen, é linda, mas fatal. Membro da tropa de elite do exército, ela irá acompanhar e proteger Justin nessa caçada. Aos poucos, os dois descobrem que humanos são meras peças no tabuleiro de poderes inimagináveis.

A principal dificuldade de resenhar o primeiro livro de uma série da autora, é saber como resumir o universo criado por ela sem escrever inúmeros parágrafos.

Nesse ambiente distópico, descobrimos que uma sucessão de guerras dizimou a sociedade. O vírus mefistóteles, assim como problemas religiosos e culturais, mudou tudo o que conhecemos. A Renovação foi a corrida para reerguer os países e restaurar a sociedade, mas quem saiu na frente foi a República Unida da América do Norte. Eles são fortes, rígidos e invasivos, mas não estar nessa sociedade significa viver à margem, de forma subdesenvolvida. O RANU é altamente desenvolvido e sua tecnologia vai da implementação de chips para controlar a sociedade, passando por um ambiente cheio de efeitos holográficos, à intervenção científica para criar uma elite de soldados super letais. Mae Koskinen é um desses super soldados e, após perder a cabeça em um velório, recebe uma 'missão castigo'. Ela precisa ir até a província do Panamá atrás do investigador Justin March, um ex-funcionário do governo que estava exilado, mas que recebe a missão de investigar uma série de assassinatos de cunho ritualísticos.

A RANU responsabilizava três coisas pelo Declínio: a manipulação biológica, a religião e o separatismo cultural.

Mae não esperava se envolver amorosamente com o agente, muito menos que fosse embarcar nessa busca perigosa. Os dois possuem personalidade fortes e são muito habilidosos naquilo que se propõem, ou seja, juntos formam uma dupla imbatível. Será que eles conseguirão desvendar o mistério?

Tabuleiro dos Deuses é um livro complexo, criativo e bem aterrorizante no bom sentido. O universo criado pela autora é riquíssimo e não consigo compará-lo a nenhuma outra história que já tenha lido. É uma mistura de distopia, fantasia, sci-fi e religião. Pois é, talvez não tenha ficado tão claro no início, mas a religião de uma forma geral é muito presente nessa história, e convenhamos, o extremismo religioso é algo bem perigoso, tanto quanto a desigualdade social em que vivemos. Quem nunca parou para refletir aonde podemos chegar se continuarmos no ritmo atual, provavelmente o fará após essa leitura.

Não dá para dizer que essa foi uma leitura que me pegou nas primeiras páginas. A autora vai apresentando os fatos aos poucos, então só mergulhei na história lá pro meio do livro. Mas não tem como negar que Richelle é a Richelle. Ela já escreveu séries para públicos distintos, mas li apenas Academia dos Vampiros, que tem uma pegada mais juvenil. Esse livro é bem mais adulto, com cenas sensuais mais descritivas, mas nada exagerado. Ou seja, a autora comprovou que é versátil, e esse é sempre um desafio quando eles mudam o público-alvo.

Me encantei com os protagonistas e mal posso esperar pela continuação, que saiu lá fora em 2014. Me instigou muito o fato de uma sociedade totalmente descrente precisar lidar com os deuses. Porém é difícil escolher aquilo que mais me envolveu. Tirando um o leve toque de fantasia, a história é muito humana.

Nós somos peças num tabuleiro, dr. March, e alguns de nós são mais poderosos que outros. Você. Eu. Ela. Somos nós que os deuses querem.

27 comentários

  1. Via esse livro nas livrarias, acho a capa muito bonita, mas não o suficiente para conhecer profundamente, tenho esse pequeno problema de julgar o livro pela capa, preciso parar.
    A história para ser bem forte, inclusive bem diferente do que eu imaginava. Gostei do desenrolar, mas não sei se leria agora, quem sabe mais para frente.
    Beijos,
    Gabrielle Garcia - Blog ABCD dos Livros

    ResponderExcluir
  2. Um vírus e problemas religiosos e culturais, só isso já era suficiente para eu querer ler. América do Norte que marginaliza, nossa, tão real... Eu não conhecia a obra, achei a capa estranha, por ela, não faria questão de ler o livro, mas sua resenha ficou convidativa, a único problema para mim, foi saber que é uma série.

    ResponderExcluir
  3. Quando estava fazendo a pesquisa de distopias para o ClubedolivroBH eu li algumas coisas sobre Tabuleiro dos Deuses e fique curiosa não não me aprofundei, agora lendo sua resenha vou colocar ele na minha listinha.

    Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço bem pouco da Richelle, li apenas um livro dela e não gostei tanto assim, tanto que nem dei continuidade. Eu gostei MUITO do que você falou sobre esse em especifico, mas vou deixá-lo para mais pra frente, porque to preferindo ler livros solos. No entanto, parabéns pela resenha e seu blog é muito lindo. :D

    ResponderExcluir
  5. olá :D
    Essa capa me conquistou de primeira vista haha E de descobrir essa premissa agora fiquei com muita vontade de conhecer todo esse universo distópico :)
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Dressa,
    A premissa e muito interessante, só de saber que tem deuses e vírus já me chamou atenção haha No momento não é o tipo de leitura que estou procurando, mas vou anotar aqui para ler depois. Espero gostar tanto quanto você =)
    Beijos
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Já vi essa capa pela blogsfera mas nunca parei pare ler nada sobre, ao me deparar com sua resenha e descobrir um pouco do que acontece no livro me deixou bem curioso. A mistura de tantos gênero não resultaria em algo ruim, quando se é trabalho de forma certo, pelo que parece aconteceu nesse livro. Adorei a sua resenha.

    Beijos,
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu estava dando um tempo em distopias mas depois dessa resenha e dessa sinopse esse meu "regime de distopias" vai acabar por aqui mesmo. Nunca tinha ouvido falar do livro mas a sinopse já me chamou muito a atenção, parece bem o tipo que história que eu vou adorar ler.
    xoxo

    planeta94.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie Andressa! :D
    Sou apaixonada pela escrita da Richelle desde que li Academia de Vampiros, como você eu só conheço a escrita da autora para um público mais jovem e estou ansiosa para conferir as outras obras dela que são voltadas para um público mais adulto assim como você fez.
    Não sou uma grande fã de distopia, mas ultimamente alguns livros do gênero estão conseguindo me conquistar e sinceramente espero que esse seja mais um que me conquiste! <3
    Já amo a escrita da autora então acredito que irei adorar a história. É quase certo! ;)

    Beijos e até logo!
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Não li nada dessa autora ainda, mas vejo muitos elogios a sua escrita e as historias criadas por ela. Adorei a premissa desse livro, com certeza entrou para minha pilha de leitura, porque aborda tantas coisas que eu gosto que acho que a leitura vai ser incrível.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  11. Essa capa me intriga muito pelo fato de que acho a fotografia bem foda e a edição dela nem tanto, o que me proíbe de julgar o livro pela capa e, assim, ser mais afetado por sua resenha que me deixou bastante curioso. Distopias nunca foram muito o meu forte. Esta, por sua vez, parece ter sido muito bem construída, mas a curiosidade ainda assim não foi o suficiente pra chamar a minha atenção.

    Ótima resenha! :)

    ResponderExcluir
  12. Andressa, ainda não tive a oportunidade de ler nada da autora.
    Sei que os comentários sobre ela até são bem divididos.
    Esse, especificamente, não me interessou muito, mas espero muito poder ler algo dela.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Parece bom, mas a sinopse não me chamou nenhum pouco de atenção. As vezes a sinopse engana, desta vez deixo o livro passar mas futuramente eu volto aqui caso eu leia. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oie
    Muito legal sua resenha e que bom que a leitura te agradou tanto mas não sei se leria por agora apesar de estar bem legal o enredo, talvez mais para frente

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Realmente é bem complicado falar do primeiro livro de uma série. Ao mesmo tempo que é preciso situar o leitor não dá para contar demais e tal. Sou apaixonada pela escrita da Richelle e estou muito curiosa com esse livro. Ler sua resenha me deixou querendo ler o livro mesmo não curtindo muito distopia oo sci-fi. Mas é a Richelle, então acho que vale a pena arriscar a leitura. Espero gostar!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nada da autora, e até então desconhecia dessa obra dela. :O E olha, sou apaixonada por distopias, então esse livro vai entrar correndo para a lista de desejados! Adorei a trama, e sua resenha me deixou muito empolgada para ler.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Andressa!
    Sempre tive vontade de ler esse livro. Mas não sabia muito bem do que se tratava. Realmente é um livro diferente e também não vejo nada igual a ele. e olha que só estou me baseando na sua resenha. Eu li os dois primeiros livros da Academia de Vampiros e gostei muito da escrita da autora. Vou colocar esse livro na minha lista de desejado.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Primeiramente parabéns pela sua resenha.
    Gostei bastante do desenvolvimento, mas eu não fiquei tào interessada em fazer a leitura dele, porque eu acho que não faz muito meu gênero.
    Mas espero poder conhecer né? Nada impede, até porque livros as vezes acabam nos surpreendendo com suas estórias e pode ser o caso. Mas mesmo assim gostei muito do seu ponto de vista e achei bem legal tudo que você ressaltou.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-delirio.html

    ResponderExcluir
  19. Oie,

    Esse é um daqueles livros que eu eria só pela capa, e já o tinha visto em vários lugares, li poucoas resenhas a respeito dele. E posso falar que eu já fiquei muito curiosa com a história. Amo distopias e é muito complicado no início de uma série entender o mundo criado pelo autor, temos que ficar atentos a todos os detalhes.

    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  20. Ei Andressa!
    Que bom que você conseguiu ter força pra continuar a leitura, muitas histórias começam complicadas e no final a gente pensa que se arrependeria se não tivesse continuado a ler. O livro parece ser bastante interessante, esse contexto bélico me agrada muito.
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Hello.
    A capa impressiona já desde que vi. Não conhecia o livro e adorei a sinopse. A sua resenha me deixou bem interessada na história, que mistura tanto gêneros literários que eu adoro, como distopia, ficção, aventura.
    Realmente resenha o primeiro livro é difícil, pq ele sempre explica mtas coisas e tudo pode ser spoiler.
    Vou tentar ler e que bom que vc insistiu no livro e leu tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Hello.
    A capa impressiona já desde que vi. Não conhecia o livro e adorei a sinopse. A sua resenha me deixou bem interessada na história, que mistura tanto gêneros literários que eu adoro, como distopia, ficção, aventura.
    Realmente resenha o primeiro livro é difícil, pq ele sempre explica mtas coisas e tudo pode ser spoiler.
    Vou tentar ler e que bom que vc insistiu no livro e leu tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Andressa, sempre ouvi falar muito bem dessa livro, eu já li a série Academia de Vampiros da autora e me apaixonei por tudo, então por isso com toda certeza daria uma chance a esse livro para ver o que acho. ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  24. Oi Andressa!
    Já vi esse livro nas livrarias e em alguns blogs, mas não tinha parado para ler sobre do que se tratava e fiquei bem interessada, assuntos religiosos são interessantes, porém é o tipo de livro que temos de ler com a mente aberta. Já tive contato com a escrita da Richelle na série Academia de Vampiros, ainda não finalizei a série, mas gostei muito de sua escrita. Bom saber que ela é uma escritora versátil que não ficou ali somente voltada para um público. E essa capa linda? Amei a capa e espero poder conferir em breve!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  25. Oi Andressa!!
    Já vi algumas resenhas do livro e não sei se leria. Eu até gosto de distopias, mas o livro tem alguns elementos que não me chamam muito a atenção. Só que por você elucidar alguns pontos que não tinha ouvido falar ainda como esse universo riquissimo e saber que existe religião ligada a tudo isso me deixa intrigada, talvez eu coloque ele na listinha de leitura!1
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  26. Oiee,
    estou com esse livro na lista já tem um tempão, e sempre que lembro que não tem uma continuação me da um dor no coração. Li somente Academia de Vampiros da autora, só que sempre soube que ela é bem versátil, e estou ansiosa para conferir seus outros títulos.
    Tenho A Canção do Súcubo, que é mais uma série totalmente diferente do que ela já escreveu, e ver que ela tem essa habilidade de inovar sempre, me deixa empolgada.

    Beijos,
    Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  27. Olá

    Não lembrava de ter visto esse livro, nunca li nada da autora, gostei da sua resenha e da premissa do livro, amo distopias e gostei ainda mais por a autora envolve outros temas como religião.

    Bjss

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)