Fragmentados - Neal Shusterman


Título: Fragmentados (Fragmentados #1)
Autor(a): Neal Shusterman
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 320
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:

Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a pedaços, três fugitivos lutam contra o sistema que os fragmentaria .

Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos desde as mãos até o coração é caçada por um mundo ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.

O vencedor do Boston Globe-Horn Book Award, Neal Shusterman, desafia as ideias dos leitores sobre a vida: não apenas sobre onde ela começa e termina, mas sobre o que realmente significa estar vivo.

Aquela sensação boa de pegar uma distopia e se viciar nela enquanto não termina de ler. Eu vinha numa onda de romances, coisas bem melosas e fáceis de ler, mas chegou uma hora em que precisei de algo pra me dar uma chacoalhada, e não poderia ter escolhido livro melhor.

Esse livro aborda discussões muito atuais. Pra acabar com a guerra entre o grupo Pró-Vida e o Pró-Escolha, um meio termo foi encontrado. As mulheres não mais podem abortar, garantindo o direito à vida e a satisfação do primeiro grupo. Mas dos 13 aos 17 os pais têm o direito de fazer um "aborto retroativo": enviam seus filhos à fragmentação, processo no qual todas as partes do corpo de um adolescente é retirado para ser transplantado para outra pessoa. Dessa forma, os problemas com doação de órgãos acabam, os pais têm seu direito de escolha garantido, e muitas pessoas ganham uma nova chance à vida.

Só por essa premissa, eu já teria ficado curiosa. Mas descobrir os detalhes do enredo me deixou fascinada. Assuntos mais profundos são trabalhados de forma a me deixar refletindo durante e depois do término da leitura. A narrativa é sempre em terceira pessoa, mas intercalada entre os 3 protagonistas e mais alguns coadjuvantes que são importantes em determinado momento do desenvolvimento.

Connor descobriu que os pais o enviariam pra fragmentação na véspera da viagem de férias, quando viu apenas 3 passagens compradas. Ele tinha uma namorada que dizia fazer tudo por ele, mas na hora de fugirem juntos ela deu pra trás.
Risa cresceu em orfanatos e sempre se esforçou demais pra ser uma exímia pianista, mas não chegou à excelência. Como o governo precisava fazer corte de gastos, ela foi uma das escolhidas para sair do orfanato e continuar vivendo nos corpos de outras pessoas.
Já Lev, o 10º filho, nasceu e foi criado sabendo que seria um dízimo, entregue à fragmentação quando completasse os 13 anos. Isso pra ele é motivo de grande orgulho, o cumprimento de uma missão muito especial.

O livro nos mostra três histórias paralelas que logo no início se entrelaçam. Os primeiros capítulos podem parecer confusos, mas são ágeis e logo nos apresentam esses personagens, cruzando seus caminhos de uma maneira inusitada e essencial para o desenrolar da história. São três personalidades, histórias e objetivos distintos que só têm em comum a ordem de fragmentação adiada pela fuga. Enquanto há dois adolescentes lutando pra sobreviver, tem um achando um absurdo seu destino ser corrompido.

Li algumas resenhas falando sobre uma cena de embrulhar o estômago. Ou sou muito insensível ou muito durona, fato é que passei batido por ela e só depois que fechei o livro parei pra pensar qual era a tal cena.

Além dessa questão sobre aborto, direito à vida, poder de escolha, há ainda questões sobre ética médica, consciência humana, liderança, vingança... Cara, são tantos conceitos embutidos no livro que eu poderia ficar aqui a tarde inteira falando sobre eles. Prefiro deixar você aproveitar a leitura e pedir pelamor que você não a faça apenas por diversão. Já basta o povo reduzindo Jogos Vorazes a Peeta ou Gale

Fazia um bom tempo que eu não lia um livro da Novo Conceito tão bom. Falando nisso, cadê a continuação de Desafio? A editora lança vários livros medianos, mas dessa vez me surpreendeu com um título tão inovador. Espero de coração que os próximos 3 volumes não demorem a ser lançados aqui no Brasil.

A capa é igual à original, bem combinando com a história. A diagramação está confortável, mas não teve nada de "uau" como a editora costuma fazer. Em compensação, o material de divulgação foi bem legal: um quebra-cabeça e marcadores com fotos de partes do corpo. A revisão também ficou ok.

Para de preguiça, pega na estante e lê. Ou aproveita o Natal e pede/compra de presente. Leitura mais do que recomendada, obrigatória pros fãs de distopia.

25 comentários

  1. Giulia, também estou na mesma que a sua...Só lendo romances. Estou precisando dar uma revira volta do meu tipo de leitura, pois se não você toma um porre de romance que você fica até enjoada e não quer ler ele de forma alguma.

    Sou meia receosa em ler esses tipos de livros, eu sou muito emotiva, mas gosto de livros que me fazem crescer mais humanamente se assim pode se dizer.

    Livros que fazem me pensar nas coisas em nossa volta sempre são bons de ter na nossa estante, para que possamos ter aquele choque de realidade.

    Gostei bastante desse. Vou colocar ele no meu skoob para meta de leitura.

    bjuss

    ResponderExcluir
  2. Olá ^^
    Esse livro quando sai não prestei muito a atenção, mas ai começou a sair as resenhas, e mudei completamente de idéia, as questões que o livro propõe realmente meche conosco, nos faz pensar muito. Preciso ler ele.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que lega! quando a gente pensa que não dá mais pra fazer uma distopia inovadora, aparece uma surpresa :) Gostei bastante da resenha e vou marcar no meu bloquinho de desejados. Um outro que também trata de questão de órgãos que acho que você vai gostar é Os Coletores. Já leu? É incrível!
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Por mais que queira muuito ler esse livro, estou "tentando" enrolar para ler até o lançamento do segundo livro...haha' duvido que consiga *-* estou vendo tanta gente elogiando e favoritando esse livro que meus dedos estão coçando para comprar *-* oh céus, cadê a continuação??? *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2015/12/mar-da-tranquilidade.html

    ResponderExcluir
  5. Oi!!!
    Já tinha lido a sinopse e algumas resenhas que me chamaram a atenção e despertou o interesse em ler. Sua resenha instigou ainda mais a vontade de ler; pois gosto muito de livros do gênero. Parabéns pela resenha direta.

    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  6. Oi Giulia,
    Também recebi esse livro da NC, porém ficou para uma das outras meninas.
    Sou fã de distopias e estou louca para lê-lo. Adoro também esses temas conroversos e "fora da caixinha" que nos fazem pensar.
    Quero muito pega-lo em breve.
    Como você quero a continuação de Desafio e desse livro! Tomara que a NC publique logo.
    Adorei a resenha,
    bjs
    Luana Lima
    www.blogmundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Giulia, tudo bem?
    Quando vi esse livro entre os lançamentos eu não me interessei muito por ele, mas depois que as primeiras resenhas começaram a sair foi impossível não ficar curiosa e louca para conhecer essa história.
    Várias amigas minhas já leram e adoraram a história assim como você!
    Como uma amante de distopias eu tenho que ler esse livro, então já é leitura certa para 2016.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Nossa, eu adoro distopias!
    Vi esse livro no skoob e me interesse pela sinopse, mas a sua resenha é a primeira que eu li. Confesso que estava achando a ideia da fragmentação meio maluca, mas o jeito como você a explicou fez sentido na minha cabeça e fiquei extremamente curiosa pra conferir essa leitura.
    Adorei a sua resenha, a forma como explica coisas sem contar ou estragar a história :)
    Adorei o blog!
    Beijos
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu não gosto de distopias mas esse livro me desperta o interesse desde que o vi pela primeira vez, só de pensar que quase comprei na BIenal e só não trouxe porque a fila estava quilométrica, me bate um arrependimento terrível. Gostei muito da sua resenha, me fez ficar ainda mais curiosa com o livro.

    ResponderExcluir
  10. Olá Giulia!
    Eu amei essa distopia. Foi uma história que ao mesmo tempo que me apaixonei eu fiquei com raiva. Como uma sociedade faz isso com suas crianças, seu pais determinarem se serão fragmentadas é horrível. Mas tirando essa parte a história é perfeita e o autor soube conduzir os personagens e a história se tornou perfeita. Será que vai ser lançado os outros aqui no Brasil? Espero que sim.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. OI Giulia, tudo bem? POis bem, a cena que eu passei mal foi quando o tal machão é fragmentado sabe? Nossa, fiquei pensando quando vão retirando partes dele e só sobra o pensamento. Fiquei chocada imaginando tudo aquilo. E olha que amei este livro e a Novo Conceito já tem a confirmação de publicação de Desintegrados, que é a continuação! Amei o livro tanto quanto você!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu estou doida para ler esss livro mas com sua resenha fiquei mais doida ainda!!!!
    Eu amo distopia e todas tenhi certeza trazem coisas que nos fazem refletir sobre questões bem atuais. Caso de jogos vorazes na minha opinião que fala como somos controlados pela política. Um tema bem atual em todo o mundo!
    Fragmentados me disseram ser uma distopia um pouco mais pesada e madura e isso é outra coisa que vem chamando minha atenção para a leitura. Infelizmente estou sem dinheiro para comprar agora, mas assim que possível eu com certeza vou ler!
    Beijinhos
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  13. Na época do lançamento nem fiquei tão curiosa e imaginava que seria uma obra mediana, e mesmo após a elogios diversos eu não me interessei na obra por causa que a editora não facilita para as continuações e mesmo eu gostando de distopia essa me faltou um quê.

    É sempre bom se deparar com leituras cheia de coisas para refletir né? Principalmente se não ficar banalizada com otps como JV.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Giulia, eu tenho esse livro aqui e só não peguei por falta de tempo mesmo, eu não sou muito fã de distopias, mas esse é um livro que chama muito minha atenção, até hoje não vi ninguém falar que não gostou, então acredito que é uma boa para mim quem sabe mudar minha opinião sobre distopias :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Ooi,
    Como amante de Distopia que sou esse livro está na minha lista faz um bom tempo, só que ainda não consegui comprar. Fico feliz que ele aborde temas importantes e realmente precisamos ler livros como esse sem reduzi-los a romances.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Eu estou loucaaa para ler esse livro. Meu Deus!! Desde que vi o lançamento e aquelas fotos no insta na Novo Conceito, eu já queria ler. Mas ainda não tive a oportunidade de compra-lo. Pretendo comprar em breve. Além disso, fiquei muito feliz com sua resenha positiva do livro. Gostei de como você extraiu alguns temas atuais relatados. Foi a primeira resenha que relatou sobre isso. Meu parabéns.
    Um grande beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  17. Oie Giulia!!!
    Estou assim também meninas, acho que chega de romance por enquanto neh rsrsr. Estou louca para ler esse livro, PRECISO lê-lo ainda nas férias! Sua resenha me deixou com certeza mais empolgada ainda ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Olha sinceramente esse livro não chamou muita minha atenção não, embora tenho visto ótimos comentários sobre ele sabe? Mas eu não sei se pegaria para ler. Eu gostei de algumas resenhas, mas sinceramente não é um livro que me agradou de fato. Espero que outros leitores daqui gostem mais =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-homem-formiga-inimigo-natural.html

    ResponderExcluir
  19. hahaha... sério que você nem percebeu a cena de embrulhar o estômago, Giu? Eu quase vomitei, mas sou fraca mesmo! rs... Mas, fora isso, adorei tudo nessa distopia, acho que foi o livro do gênero que me deixou mais revoltada... conseguiram piorar ainda mais a questão do aborto, imagina, entregar o filho adolescente para a fragmentação... fui uma adolescente tão mala que teriam me entregado com certeza... hehe... Tomara que lancem logo mesmo os próximos volumes!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Oii Giu, tudo bem?

    Eu amo distopia, e logo que essa saiu já me interessou bastante... quero muito ler!! Gosto das diferentes visões sobre a fragmentação, parece ser um livro que nos faz refletir e ver que algo assim não seria tão impossível acontecer na nossa sociedade, parece trazer várias questões sociais. Sempre vejo resenhas positivas e a sua é mais uma, então me deixa com muita vontade de ler... só tenho medo de me decepcionar.

    Beijinhos,

    Rafa || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  21. Olá! Quando lançaram o livro até acrescentei na lista de desejados, depois acabei esquecendo, lendo sua resenha bateu aquela vontade ler, a premissa do livro chama atenção.

    Patty

    ResponderExcluir
  22. Oi Giu, sua linda, tudo bem
    Saudades das suas resenhas. Eu já li várias resenhas desse livro, mas a sua é a primeira que me dá uma visão totalmente diferente da história. Não tinha entendido até agora a fragmentação, o motivo. E percebi que esse livro é muito mais profundo do que eu esperava. Continuo não concordando com ela e não concordo com o aborto, só nos casos das ressalvas legais. Já vi que esse livro poderia ser discutido inclusive em salas de aula, geraria debates interessantes e importantes. Um ótimo livro para um encontro literário também. Sua resenha ficou ótima. Feliz 2016!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Giulia, tudo bem?
    Essa foi uma das melhores leituras que fiz no ano, fiquei muito surpresa com a premissa dessa história, e achei o comportamento das pessoas em relação aos fragmentados tão frio que me senti abalada. Sei bem qual foi a parte que embrulhou o estômago durante e não acredito que você passou batido por ela, rs.. Adorei sua resenha e estou na torcida para a NC lançar logo a continuação.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  24. Ei Giulia!
    Eu vou amar esse livro, tenho certeza... com essa resenha, então hahahaha está pra meta 2016!
    bjssss
    feliz ano novooo
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Giu... concordo com você que esse livro é uma obrigação para quem gosta de distopia, eu simplesmente amei a leitura e a forma original escolhida pelo o autor... eu curti cada página... eu não senti embrulho, mas senti propugnação por algumas ações ocorridas na história... as cenas foram bem escritas e desenvolvidas. Adorei essa leitura e assim como você espero ansiosa pelo próximo livro da série... Xero!!

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)