A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff


Título: A Playlist de Hayden
Autora: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 288
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Fnac
Nota:

Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.

A Playlist de Hayden nos conta a história de dois grandes amigos, Sam e Hayden, que são inseparáveis e veem um no outro a companhia e o apoio que ambos precisam para superar os desafios da adolescência.
Depois de uma festa onde as coisas não saíram nada bem, Sam encontra Hayden morto em sua cama após cometer suicídio. Sam fica destruído, confuso e com muita raiva. Como Hayden pôde fazer isso? Como seria sua vida sem seu melhor amigo?

Sentir raiva só reiniciava o ciclo, um ciclo que já se tornava familiar. Ficar com raiva. Culpar Hayden. Sentir culpa. Ficar com saudade do meu amigo. Sentir raiva de novo. Tudo isso era ocasionalmente pontuado por um desejo quase incontrolável de gritar ou destruir coisas, apesar de eu não ser capaz de fazer nada disso.

Quando Sam encontra um pendrive que Hayden deixou para ele com um bilhete que dizia: “Ouça. Você vai entender”, ele fica ainda mais perturbado e passa a ficar obcecado com aquelas músicas, tentando descobrir qual foi o real motivo para que seu amigo fosse capaz de tomar uma decisão tão definitiva.

A história se inicia logo após o funeral de Hayden, no qual Sam fica cego de raiva ao ver pessoas que nem conheciam seu melhor amigo direito discursando em seu velório, então ele decide ir embora antes que faça algo impensado do qual possa se arrepender depois. Vai para o shopping onde sempre passeava com seu amigo e lá conhece Astrid, uma linda garota que se diz amiga de Hayden. Ele não entende como ele não sabia dessa amiga, pois acreditava que eles não mantinham segredos um com o outro.

Machucado pela perda e assustado por perceber que não conhecia seu melhor amigo tão bem quanto ele imaginava, decide então se dedicar em desvendar todos os mistérios que envolvem Hayden, principalmente o motivo de seu suicídio. O que estava acontecendo com seu melhor amigo que ele não conseguiu perceber?

O que ele esperava que eu dissesse? Que ambos éramos desajustados sociais que não conseguiam se encaixar em lugar nenhum? Que salvamos um ao outro da solidão durante um bom tempo e que de repente estava tudo acabado?

Narrado em primeira pessoa, Michele nos apresenta uma escrita envolvente e muito sensível. Ela aborda na trama temas atuais de uma forma profunda e muito bem desenvolvida. Acompanhamos Sam tentando superar a perda de seu melhor amigo e vivenciamos com ele o peso da culpa e a necessidade de entender por que seu amigo faria uma coisa tão terrível contra si mesmo.

Apesar de personagens e dramas adolescentes, a história é bem madura e muito emocionante. Gostei de como o bullying foi abordado, mostrando o quanto ele pode ser destrutivo. Outro ponto forte é em relação a como os pais tratam e criam seus filhos, do quanto eles precisam de amor e atenção. A solidão também é bastante abordada, principalmente aquele tipo de solidão que assombra mesmo quando se tem muitas pessoas em volta.

A leitura é intensa, dolorosa e ao mesmo tempo delicada, é impossível parar de ler, sem antes descobrir tudo o que levou Hayden a se matar. Cada capítulo se inicia com uma música da playlist deixada por Hayden para Sam, todas com um significado importante.

Recomendo a leitura para quem curte histórias sobre amizade, superação e mistério. Tenho certeza de que irão se emocionar.

Se havia alguma coisa que eu aprendera com a playlist, é que ouvir as pessoas pode ser importante.

14 comentários

  1. Ola Suzi eu li o livro , assim como você gostei da forma como o tema foi abordado, mas achei que a autora se perdeu no desfecho do livro, fiquei com uma sensação de impunidade, e achei algumas atitudes exageradas na violência, beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Suzi tudo bem? Assim que vi o lançamento fiquei bem interessada no livro, ainda mais por se tratar de um tema como o suicídio! Quero ler com certeza e ter uma opinião sobre este livro que bem levantando tanto criticas positivas quanto negativas ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  3. Olá Suzi!!!

    Eu tô com esse livro aqui e confesso que fiquei com receio de ler ele até agora porque já vi muitas resenhas negativas sabe?
    Eu li a prova e estava curtindo, tanto a diagramação como a escrita da autora, mas acho que a sua foi a unica resenha que li tão positiva assim para o final do enrendo.

    Aprendi a curtir sicklit porque acho que eles nos trazem uma mensagem diferente e melhor que nos fazem refletir sobre a vida.

    Vou parar de bobeira e ler logo né?


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Suzi, esse livro tem um tema delicado que é o suicídio e as vezes fico pensando se leio ou não sabe. sempe fico na dúvida, mas ultimamente decidi que vou tentar a leitura.
    por tratar de temas que valem a pena ser conversados (como o bullying) eu estou querendo ler e espero gostar da leitura um pouco assim como vc.
    parece ser bem tocante.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  5. Oiiii
    Eu recebi o livreto com os primeiros 8 capítulos que eu simplesmente amei! Há alguns meses a editora mandou o livro completo, mas ainda não tive tempo de terminar a leitura, estou ansiosa para saber o que levou Hayden a se matar.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Suzi, li sua resenha por cima pois essa é uma das minhas próximas leituras. Adoro livros com superação, mistério e amizade, sempre me emociono bastante.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Suzy!
    Nossa, até agora eu só tinha visto resenhas negativas desse livro, mas essa sua me empolgou de novo. Quero muito ler, e acho que vai ser logo *-*

    Bjs :)

    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. OIeeee nossa eu estou louca com esse livro, ainda não li mas sua resenha aumentou tanto minha curiosidade (você não tem ideia), tenho lido alguns livros com personagens adolescentes e não tenho me arrependido, vou ler ainda esse ano.

    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oieeee!! Li esse livro é gostei muito também!
    Adorei sua resenha e seu blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Suzi, sua linda, tudo bem
    Eu também recebi a prova da editora, infelizmente não consegui resenhar e nem tive tempo de ler até hoje. Não sei, pelas resenhas que já li até hoje, a história não é o que eu esperava. Você me deixou um pouco em dúvida, já que gostou tanto e se emocionou. Quem sabe mais a frente não dou uma chance.
    Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente, minha impressão foi quase que oposta à sua. Não achei nada emocionante, nem intenso. Tive até dificuldade com a leitura no início, pra mim a leitura só começou a fluir lá pro meio do livro. Mas realmente foi legal como alguns temas foram abordados, como o bullying, a solidão e o modo como os pais tratam os filhos. Só que não foi o suficiente para me conquistar.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Suzi, tudo bem??
    Eu recebi o livro na ação que a Novo Conceito fez, mas ainda não consegui ler acredita? Então fiquei curiosa pelo desfecho e para saber para onde a playlist irá levar o rapaz... porque de onde eu parei coisas estranhas estavam acontecendo. A solidão algumas vezes pode ser cruel para quem não sabe lhe dar com ela... e as pessoas sempre arranjam um jeito de nos surpreender ainda mais com certas atitudes... pais deveriam olhar melhor para os seus filhos, tentar participar do mundo deles e não excluí-los, enfim é uma tema abrangente... mas não sei se a história vai me convencer... Xero!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, não imaginava que esse livro fosse tudo isso.
    Na época do lançamento eu estava tão saturada de histórias sobre bullying, perdas, adolescentes que pensei ser apenas mais um 'mais do mesmo'.
    Por ser um enredo doloroso e denso, não pretendo ler no momento.

    Beijos.
    www.leiturasdapaty.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Suzi

    Já li várias resenhas positivas desse livro, tanto que ele foi para minha lista de desejos. Creio que vou gostar muito, pois me atrai literatura com personagens adolescentes e os assuntos abordados nele também me cativem. Apesar, de em algumas resenhas eu ter lido que a autora deveria ter abordado mais profundamente algumas temáticas do nosso cotidiano, vou lê-lo sim e sua resenha me conquistou ainda mais no final, quando você coloca que é impossível parar de ler.

    Beijos
    Tânia
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)