A Cilada - Daniel Polansky


Título: A Cilada (Trilogia Cidade das Sombras #2)
Autor: Daniel Polansky
Editora: Geração Editorial
Avaliação:

A Cilada, segundo livro da série, é um livro ágil, absorvente, narrado na primeira pessoa, na tradição dos detetives clássicos como Sam Spade, de Dashiel Hammett, ou Philip Marlowe, de Raymond Chandler, com pitadas do policial do futuro, Dick Deckard, de “Blade Runner — Caçador de Androides”. O Guardião terá que resolver o mistério de uma garota desaparecida na Cidade Baixa, a pedido de seu pai, o general de uma guerra em que ele também esteve como soldado. Um romance que você não conseguirá largar, disposto a solucionar um mistério que vai ficando mais denso a cada nova página.

No segundo livro da trilogia Cidade das Sombras, o Guardião está de volta para mais uma aventura (leia a resenha de O Guardião).

Alguns anos depois de desvendar o assassinato das crianças da Cidade Baixa, ele é convocado por um antigo general da época de guerra para descobrir o paradeiro de sua filha, que fugiu para vingar a morte do seu irmão. A princípio ele nega ajuda, mas acaba se envolvendo com a história e decide encontrá-la e convencê-la a voltar para casa. O Guardião rapidamente a localiza e tenta persuadi-la a voltar, mas não consegue, e o pior logo acontece.

Vendo o estado de seu general e tendo um forte suspeito do assassino de ambos os filhos, ele decide vingar a morte deles. Em meio a narcóticos e à violência explicita da Cidade Baixa, o Guardião começa a jogar os grupos mais importantes um contra o outro para provocar uma grande revolução e se vingar de todos de uma só vez quase sem sujar as mãos, mas as coisas começam a fugir do controle e ficar perigosas demais até para a vida do próprio Guardião.

A Cidade Das Sombras trata-se de uma trilogia, mas pode ser lida de forma individual tranquilamente.

Narrado em primeira pessoa pelo Guardião assim como o primeiro livro, A Cilada me conquistou muito mais do que O Guardião. Fiquei impressionada com a escrita do autor nesse livro, a forma como ele entrelaça uma história na outra deixa a leitura fluida e gostosa de acompanhar, o que não aconteceu no primeiro livro - neste, mesmo a leitura sendo rápida, os acontecimentos desenfreados me deixaram confusa em diversos capítulos (por isso as três estrelas na primeira resenha). Já em A Cilada senti mais harmonia no texto. Apesar de o Guardião estar mais focados em conspirações do que em investigações, eu gostei muito mais dele nesse livro, sua inteligência me impressionou bastante.

Outro detalhe que me prendeu bastante foi os flash backs que ocorreram durante a trama contando um pouco mais da vida do Guardião durante a guerra. As cenas são vívidas e emocionantes e estão inseridas no livro de forma harmoniosa.

Alguns personagens secundários do primeiro livro ganharam mais destaque nesse, pra quem esta lendo em sequência é bem legal de acompanhar. Apesar de a capa não combinar muito com o cenário real da história está muito bonita. Os pequenos erros de digitação continuam, mas nada que atrapalhe a leitura.

Com um final surpreendente A Cilada só me deixou mais ansiosa pelo ultimo livro da trilogia, que ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. Recomendo esse livro para quem procura uma leitura ágil, cheia de mistério e muita aventura.

Nenhum homem é inteiramente uma coisa ou outra, um poço de bravura ou um covarde. Não sei o que é um herói, mas conheci um bando de covardes.”

11 comentários

  1. Não tinha visto ainda a trilogia. Vi que tem muitas tramas e pessoas em conflito no livro. E vi que tu gostou bastante. Espero poder conhecer =)
    Abraços Suzi,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Suzi. Ainda não conhecia esse livro e achei legal seu comentário sobre poder ler cada um individualmente. Muitas vezes deixamos de compra rum livro ao saber que se trata de uma trilogia/série e acabamos perdendo ótimas leituras.
    Apesar do plot não me atrair muito a capa é linda.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  3. Oiee Suzi =)
    que capa linda e marcante! Ainda não li nenhum livro da série, e gostei de sabe que posso ler um sem depender do outro, tão bom quando lemos algo que nos surpreende, espero que aconteça isso comigo, caso venha lê-lo.
    Feliz 2015 e Beliscões da Máh ♥
    Blog |Instagram |Twitter

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Já ouvi falar bastante do livro O Guardião fiquei bastante interessada na história, com o livro que citou aconteceu a mesma coisa. Estou super entusiasmada para desfrutar dos livros do Daniel.

    Beijos,
    Sarah
    organizandohistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá =)

    Adorei essa capa! Quando vi que era o segundo livro de uma série já pensei "putz, mais uma para começar". Mas fiquei feliz em saber que posso lê-los fora de ordem! Adoro quando os livros nos surpreendem, ficarei de olho nessa série para 2015.

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Susi, tudo bem?
    Que bom que esse livro é muito melhor!!! Li algumas resenhas negativas do primeiro livro e me desanimei um pouco com a história. Mas agora, da forma como você falou, parece que teremos um texto inteligente, um jogo, uma investigação. Acho que vou adorar esse livro!!!!!
    Adorei a dica!!!!!!
    Beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li o primeiro livro da trilogia, então não fiquei muito animada, na verdade eu tento me manter distante de séries e trilogias, não sei bem o motivo kkkkk Mas lendo a sua resenha, o livro parece ser bom, o final ser surpreendente é algo que anima muito, mas não é o tipo de livro que eu quero ler no momento, talvez mais para frente e sobre os errinhos de digitação, eu não me incomodo muito, então acho que iriam passar batidos por mim kkkk

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blgospot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Suzi, tudo bem?

    Eu não conhecia esta trilogia ou não me recordo se já ouvi falar, mas gostei da premissa dela. Legal de saber que podemos ler individualmente, mas sempre gosto de começar na ordem. É sempre bom quando a narrativa melhora e fico feliz que tenha apreciado mais este livro. Gosto de livros que contém investigação, conspirações.. quando tiver uma oportunidade vou ler esta trilogia.

    Beijos,
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Suzi,

    A sua resenha me instigou a investir e conhecer mais da trama, só fico pensando um pouco porque você ressaltou que tem violência explicita e não curto isto.
    Ah! este quote que você colocou e tão, mas tão intenso e real : "Nenhum homem é inteiramente uma coisa ou outra, um poço de bravura ou um covarde. Não sei o que é um herói, mas conheci um bando de covardes.”

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Giu
    Tenho bastante curiosidade em ler esta trilogia. Acredito que este segundo volume esteja ainda mais envolvente que o primeiro. Adoro esses flahs bakcs, já que podemos conhecer fatos do passado do protagonista; Gostei muito de saber que apesar de ser uma trilogia, é possível ler individualmente! rs
    Vou ver se consigo oportunidade para lê-lo! rs

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Suzi, acho tão estanho quando podemos ler os livros fora de ordem rs, sempre fico com a sensação de que irei pegar algum spoiler. Mas é bom quando a série é grande demais hahah
    Não lembro se li a primeira resenha, mas essa história não me conquistou muito. Ao contraio do quote que é divo! Viu, fiquei na dúvida se quero ou nao ler hahaha
    vou esperar a resenha do ultimo para saber se ele mantem o padrão desse ou é mais chatinho como o primeiro.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)