Meninos gostam de azul e meninas gostam de rosa. Meninas gostam de azul e meninos gostam de rosa também”. É assim que começa o livro colorido e bem-humorado, cujo texto – simples e muito sincero – encoraja os pequenos a fugir de estereótipos e ideias pré-concebidas de gênero. As ilustrações de traços infantis adicionam graça e simpatia ao texto, e reforçam que o importante é se divertir e brincar todos juntos. Afinal, meninas gostam de jogar bola e meninos também gostam de dançar!
A obra é colorida, bem-humorada e com texto que promete encorajar os pequenos a fugir dos estereótipos e ideias pré-concebidas de gênero. A obra reforça a importância de conversar com os pequenos leitores sobre a aceitação, o respeito às diferenças, a origem e a quebra de preconceitos.
Temas abordados
* Por meio da linguagem simples e utilizando-se da alternância de cores entre as imagens de meninas e meninos, a autora conta a história sobre a infância e o preconceito de gênero – “isto é coisa de menino; isto é coisa de menina!” –, bem como suas consequências para a vida adulta e em sociedade. Todos os personagens e situações são conhecidos das crianças, que se divertirão muito ao lê-los.
* Ao mostrar situações rotineiras e conhecidas, o texto permite às crianças uma agradável identificação com os conceitos de convivência, tolerância, solidariedade e respeito.
* O final do livro é um convite respeitoso da autora ao imaginário e à imaginação infantil, fazendo dos pequenos leitores de hoje adultos menos preconceituosos e mais tolerantes amanhã!
A autora
Nívea Salgado é uma geminiana paulista que adora conversar com as pessoas. Formou-se em Odontologia e achou que havia descoberto uma carreira para toda a vida – fez mestrado, doutorado e publicou diversos artigos no Brasil e no exterior. Até que sua pequena Catarina nasceu, mostrando que sempre é tempo de mudar... para melhor! Hoje é autora do blog Mil Dicas de Mãe e brinca de bonecas e de carrinhos com sua filha.
Lançamento
Linda a obra, lutando contra essa característica imposta pela sociedade, espero que muitas crianças vejam isso, e cresçam livres, para fazerem o que bem entender, sem sair na rua e ser morto por outros, por dançar, por gostar de rosa. Ou ser excluída por andar de tênis e jeans, não sair de shorts na rua e ser taxada de "santa do pau oco" e "menina macho, não feminina".
ResponderExcluirMe visto como bem entender, faço o que eu quiser e realmente o livro mostra isso, já para as crianças que tem a mente tão pura, vai ser fácil entender se ninguém colocar minhoca na cabeça delas.
Adorei a obra, fiz uma filosofia apenas com a sinopse.
Abraços Giulia, uma pena não vou poder ir.. longe :\
ThayQ.
flor do céu, este livro caiu do céu!to procurando tipo pra ontem um livro assim, que ajude a pensar nas relações de gênero!
ResponderExcluirvaleuuuuuuuu :*
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Um ótimo livro. Eu gostaria de ler e acho que deveria ser distribuído nas escolas.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Giu, minha linda!
ResponderExcluirAmo as suas indicações de livros infantis <3 Amei esse também! Ajudaria nas atividades para educação infantil *o* Obrigada pela dica, mais uma anotada <3
Beijos, Rob
http://estantedarob.blogspot.com.br
Oi Giu, tudo bem? Que livro mais fofo *-* e é sempre importante desde cedo lutar contra esse tipo de preconceito e estereótipos. Acho que o livro cumpre a proposta de ensinar e divertir.
ResponderExcluirBeijinhos,
Rafa
Olá Giulia, parece ser bem fofinho esse livro, ótimo para presente de natal <3 Adoro esse livros infantis.
ResponderExcluirVisite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"
Giu achei a temática desse livro muito legal. É realmente importante para as crianças crescerem sem preconceitos, mesmo algo pequeno como as meninas devem gostar de rosa e os meninos de azul. Para ficar perfeito, só faltou os personagens na capa estarem com as cores invertidas rs
ResponderExcluirBeijiinhos ;*
Andressa - Blog Mais que Livros
Olá, moça
ResponderExcluirAdorei o livrinho, apesar de ser para crianças, aposto que muitos adultos poderiam e deveriam ler este livro para fugir dos esteriótipos, só assim para poder ensinar as crianças que o que realmente importa é ser feliz. Eu adorei a proposta do livro e desejo ler em breve.
Att,
decaranasletras.blogspot.com
Oie,
ResponderExcluirÉ um ótimo lançamento, esse livro é tão fofinho. <3
Tenho um livro infantil mais nunca me interessei para le-lo, o deixava na minha estante a toa, mas depois desse post minhas expectativas em relação a livros infantis só aumentaram.
Esse é um livro que podemos ler a qualquer hora, mesmo nas ressaca literárias, em um momento oportuno ou até mesmo quando estiver sobrando algum tempinho. Esse é uma história que com certeza irá satisfazer qualquer leitor.
Beijos,
Sarah