Convergente - Veronica Roth


Título: Convergente (Divergente #3)
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco


A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. Livro mais vendido pela Amazon no segmento infantojuvenil em 2013, Convergente chega ao Brasil em meio à expectativa pela estreia de Divergente nos cinemas, em abril. A série segue no topo na lista de bestsellers do The New York Times.

Demorei, enrolei, adiei, mas finalmente concluí a trilogia. Li Divergente há bastante tempo, dele pra Insurgente foi outro pulo. Já até tinha me esquecido de algumas cenas e personagens, mas nada que me deixasse perdida. Podem ler tranquilos que eu não vou dar spoiler da trama (grande coisa, todo mundo já sabe O spoiler, o que acontece no final).


Minha leitura ficou um pouco prejudicada dessa vez. Todo fim de ano passo mó perrengue com estresse, vontade de jogar tudo pro alto, ir pra praia e só voltar dia 24. Entendam: amo Natal, adoro o Réveillon, mas os 20 primeiros dias de dezembro me matam. É muito compromisso, a agenda fica lotada e você ainda tem que rebolar pra achar tempo pra tudo. Assim foi minha leitura de Convergente. Eu pegava pra ler já no fim do dia, aí dava sono. Eu tentava ler em algum momento de intervalo, não conseguia concentrar. Enfim, deu tudo errado. Tenho quase certeza de que minha falta de motivação foi um fator determinante pra eu não conseguir embarcar na história. E, como não poderia deixar de mencionar, Quatro passou de divo a porre e depois voltou ao status de "vem pra cá, coisa linda".

Insurgente termina devastando corações, e você fica perdidinho sem saber que rumo Veronica resolveu tomar. Mas aí vem Convergente, e a sensação que tive era de que a autora se perdeu e saiu colocando vários cenários, personagens e conflitos até preencher as páginas todas. E quando chega lá no final ela amarra, faz um cambalacho e termina... DA PIOR FORMA POSSÍVEL! Ok, tem tudo a ver com a história, faz sentido dentro da proposta, se encaixa perfeitamente ao que ela vinha construindo desde o primeiro livro. Mas foi totalmente desnecessário.

Gostei da discussão política e social que permeia esse universo distópico. A questão da sociedade dividida por habilidades e afinidades, sem considerar os quesitos que normalmente são excludentes na nossa realidade; a discussão sobre manter ou não o sistema mesmo sabendo da verdade por trás de tudo; as diferentes formas de pensar e agir - por interesse próprio ou coletivo;a superioridade que alguns pensam ter por causa de um determinado fator... São tantos temas pra reflexão! Veronica conseguiu reunir muitos assuntos em uma trilogia e dar sentido a tudo.

Cada facção perde algo ao ganhar uma virtude: a Audácia, corajosa, mas cruel; a Erudição, inteligente, mas vaidosa; a Amizade, pacífica, mas passiva; a Franqueza, honesta, mas insensível; a Abnegação, altruísta, mas sufocante.

Diferente dos 2 primeiros volumes, esse tem a narração intercalada entre Tris e Tobias. A gente já conhece o jeitão da Tris, com seus impulsos malucos e tal. Mas ler sob a perspectiva do Tobias me deixou meio sem chão, porque foi justamente numa hora em que ele resolve aloprar e fazer tudo errado. Que raiva que eu tive dele. Rolou uma decepção, sabe? Mas depois as coisas evoluíram, e no final perdoei todas as besteiras e tive vontade de abraçá-lo e levá-lo pra casa. De toda forma, achei bem interessante essa mudança de ponto de vista, o que me deixou ainda mais ansiosa pra ler Quatro e descobrir mais do passado do nosso mocinho, seu relacionamento com os pais e todo o bafafá da transferência e iniciação na Audácia.

Ela acredita que Tobias pertence a ela agora. Não sabe da verdade, que ele pertence a si mesmo.

O romance nunca foi o foco do livro, mas teve destaque e foi bem trabalhado. Simples, pontual e único, como só Tris e Quatro conseguem ser. E é por esse envolvimento que eu fiquei triste com o término da trilogia, queria mais do casal. mas querer não é poder

Os personagens secundários continuam lá fazendo o seu papel de apoiar os protagonistas e morrer. Definitivamente, não se apegue a ninguém pra dor não ser pior depois. Fiquei com o coração partido em alguns momentos, até mesmo por sentir a dor dos personagens ao viverem aquele momento. E Tris, especialmente, continua lutando com as perdas familiares e com seu problema com Caleb.

Talvez construamos um lar dentro de nós mesmos, para carregar conosco aonde quer que formos, da mesma maneira que carrego a minha mãe agora.

Ah! Tem a explicação pro nome também, ok? Mas aí pra você entender tem que ler o livro...

Chamam a si mesmos de Convergentes porque suas ideias convergem com o propósito original de nossa cidade.

Deixando o ataque de fã de lado, devo reconhecer que foi uma boa história, com elementos inovadores e coerência do começo ao fim. Teve um pouco de implicância e decepção, mas nada que comprometa a grandeza da trilogia. Ainda preciso ler a antologia, mas espero que a autora escreva logo algo tão bom e envolvente. Ela merece todo o sucesso que conquistou.

22 comentários

  1. Oi Giu, tudo bem?

    Eu me recuso a ler Convergente. Sério. E sou bem paranóica quando recebo esses grandes spoilers e aconteceu comigo em Finale ( série Hush Bush) e não li o último livro. Convergente é algo que não consigo agora. Tentei, mas não consegui. Os dois primeiros livros foram ótimos, amei o que Roth fez mas me recuso. Sim.. Eu sei que finais felizes nem sempre são bons, mas eu queria isto. Quem sabe ano que vem eu tenha coragem, mas por agora ainda sou medrosa demais para isso.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu li a trilogia há pouco tempo e confesso que já me perdi nos acontecimentos. Não fui muito com a cara da Tris desde o inicio, então não foi tão dificil aceitar seu final. Alias, eu gostei de alguns pontos do final, como o grande acontecimento. Acho que é diferente para um autora colocar seu personagem principal em uma situação assim, ainda mais com fãs - em sua maioria - adolescentes que acabam nunca aceitando o que acontece.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  3. oieee
    adorei o layout novo de natal
    gostei muito da neve caindo
    ta muito fofo ^^
    já ouvi falar nesse livro...parece ser bom
    bju

    http://karinapinheiro.com.br/blog/

    ResponderExcluir
  4. Oooi,

    Eu ainda não li a série, gostei de saber que o livro é a visão dos dois e triste em saber das pequenas decepções. A dica para não se apegar aos secundários foi anotada. Odeio quando isso acontece HSUAHUSAHUSHA

    Espero que você consiga ler o Quatro em breve.


    Beijinhos.
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Realmente, os primeiros dias do mês de dezembro matam... é tanta coisa corrida.
    Eu tenho vontade de ler a trilogia, vi apenas o filme, já vai sair o 2 e ainda não li. Mas sabe aquela leitura que "tanto faz"? eu realmente não morro para ler esses livros, talvez distopias como Jogos Vorazes e também essa, não me interessam nem um pouco D:' me sinto anormal. Uma pena a autora ter se perdido nas coisas e o fim ter sido um porre. Não curto tanto essas coisas de sociedade dividida e etc. E achei legal ser narrada pelos 2, 4 e Tris.
    Abraços Giulia,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ola Giulia ainda não li a série , adoro distopias , e tenho lido que esse livro deixou a desejar em algumas partes, o que me fez perder um pouco o interesse pela trilogia. Vou deixar em minha lista de leitura, quem sabe em outro momento eu leia. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosenantos,com

    ResponderExcluir
  7. Oi Giu, tudo bem
    Adorei sua resenha!!! Você citou uma questão que me fez parar: por que a dúvida em manter o sistema ou não mesmo sabendo da verdade, isso é profundo demais. E tão real!!!!!
    Dessa série eu só vi o primeiro filme, isso sempre acontece comigo, quero muito ler um livro e sempre acabo vendo o filme primeiro, risos... E me apaixonei pelo romance dos dois, me apaixonei pela sociedade que a autora criou (fiz até um teste para descobrir o que eu sou no blog da Kel, risos..)e fiquei arrasada com as perdas já no primeiro filme. Essa autora realmente não tem piedade da gente.
    Gostei de saber da intensidade da história, acho que vou gostar ainda mais do livro do que do filme, e já estou me preparando para chorar!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Giu, tudo bem? Bom, Convergente foi meio que uma decepção para mim... eu entendo o que a autora quis fazer, mas não concordo... para mim ela se perdeu muito na história e encheu de informações e acabou não explicando muita coisa, achei muito confuso. E sério, eu amoo o Quatro, mas a narrativa dele me cansou em muitos momentos, mas fiquei como você, no final eu queria pegar ele no colo e dizer que tudo ia ficar bem. Bom, nem preciso falar do O spoiler e da forma como aconteceu e me desagradou profundamente.

    No fim das contas, acho uma boa distopia, mas esse livro diminuiu um pouco o meu conceito. Com certeza quero ler Quatro e saber mais da vida dele, antes de ele começar na Audácia e tudo mais.

    Beijinhos,

    Rafa

    ResponderExcluir
  9. Oi Giulia, um dos pontos que me chateou no livro foi exatamente os capítulos intercalados. Achei que a autora não conseguiu diferenciar tão bem assim as personalidades dos dois personagens. Acredito que se ela não indicasse no início de cada capítulo não saberia distinguir. Ler o último lançamento, Quatro, me fez entender bem mais as agonias de Tobias, foi bem interessante!
    Com relação ao final acho que a autora foi corajosa, por mais que não gostemos, achei que caiu bem para a história!
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  10. Nossa, sério que você curtiu o livro, Giu? Pra mim a Veronica estava sobre pressão, com a data para a entrega do livro bem atrasada e sem uma página escrita, então resolveu fazer Convergente, Para mim foi decepção total e, por incrível que pareça, O spoiler foi o mais coerente no livro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Giulia!

    Acho que final de ano é pesado para todo mundo. Acho ótimo, são muitas confraternização, família.., mas o fato é que a gente tem que se desdobrar para dar conta de tudo. Agora mesmo estou fugindo agora mesmo para vir aqui comentar.

    Sobre a resenha. Quero muito ler essa trilogia. É tão famosa em os leitores infantojuvenis. Sei que não sou o público alvo, mas quero conhecer. Só vou deixar passar mais um tempo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Demorei pra ler essa trilogia toda, e milagrosamente eu não sabia do spoiler gigante que foi espalhado de forma absurda... rs... Gostei dos temas que a autora inseriu na drama, realmente é muita coisa para reflexão, mas simplesmente odiei a narrativa dela desde o primeiro livro (me sinto uma ET por isso), e só terminei a leitura porque já tinha comprado tudo mesmo... em compensação, amei o primeiro filme, e estou ansiosa pelos outros.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi Giu,

    Comprei esta trilogia na Bienal de SP, mas ainda não o li, só fiquei preocupada com o seu conselho de não me apegar a nenhuma personagem para não partir o meu coração, agora pegou porque via de regra me apego e sofro muito, então... sei não!

    Espero que você esteja mais tranquila agora, afinal dezembro é uma loucura

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Giu, tudo bom?

    Confesso que não li sua resenha, porque essa é uma trilogia que pretendo começar em janeiro. Já recebi muito spoiler do primeiro livro e por isso venho enrolando. Dei uma olhada apenas na sua nota para ele e espero que supere a expectativas, porque todo mundo já me contou o primeiro livro. Não assisti ao filme também. HAUHAUHAHUA Mas quando ler todos volto para comentar!!!


    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. OI, Giu
    Eu também não sei desse spoiler, mas sei que ele derrubou os forninhos de muita gente! Prefiro continuar leigo sobre o assunto, sem saber nada sobre essa trilogia! Sim, eu não sei nadinha! rs
    Tenho o livro Divergente, mas não li ainda! Eu li várias criticas negativas sobre como a série se inferioriza com os últimos livros. Eu não li, mas como fã de distopia, espero gostar quando fizer a leitura.
    Achei interessante que você falou da construção e das discussões políticos sociais nessa ambientação distópica e o protagonismo do romance! Achei legal, mas que pena que não foi uma leitura tão mágica! rs

    Feliz Natal *-*
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá

    Eu ainda não assisti ao primeiro filme e não tenho interesse pelos livros por não simpatizar com a escrita da autora, mas a trama até que me chama a atenção. Bom saber que o romance não é o foco mas está de forma sutil na narrativa. Eu já sei desse baita spoiler, mas não sei o contexto em que isso se dá, achei bacana os pontos ressaltados sobre o diferencial da saga e fiquei curioso a respeito do Tobias ser um personagem tão dúbio neste último volume. Eu ri do status "vem cá, coisa linda" hahaha enfim, fico feliz que apesar dos pesares e contratempos conseguiu terminar a trilogia ainda neste ano.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Giulia!
    O mês de Dezembro é conturbado mesmo e estou como você, enrolando para ler os livros. Estou com um a duas semanas lendo, mas o cansaço não deixa eu terminar. Mas enfim, eu ainda não li essa trilogia, mas sei exatamente o que acontece no final e acho que isso me desanimou. Não tenho tanto interesse em ler esse livro, quem sabe mais pra frente. A minha pergunta é: será que na adaptação eles vão fazer igual o livro ou mudar o final, como aconteceu com outras adaptações? Só vamos saber quando lançar.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    Ainda não li nenhum livro da trilogia, por isso, fiquei meio perdida na resenha. Mas foi perceptível o seu descontentamento com o final. Fiquei curiosa em saber o quão desnecessário foi o desfecho de umas das séries mais comentadas do ano.
    P.S.: Eu não sei o que acontece no final :) hahah

    Beijooos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Giu.
    Em dezembro eu acabo deixando muita coisa de lado, entre elas a leitura e o blog, se não houver espaço no meu dia pra isso, paciência, não vou perder horas preciosas de diversão e descanso, ler sempre será pra me distrair e não pra encher o blog de resenhas e mantê-lo em dia.
    Quanto a esse livro, não pretendo ler, desisti em Insurgente, adorei o Four, um personagem que me conquistou logo de cara, mas senti uma mudança na escrita da autora que não consegui levar adiante.
    E sério, eu não sei qual é o grande spoiler que pelo visto a blogosfera toda já conhece hahaha.
    Vou acompanhar toda as aventuras de Tris e Four através da adaptação cinematográfica.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  20. Oie,
    Os leitores estavam comentabdo por ai que o final da trilogia deixou a desejar, foi ruim.
    Mais mesmo assim eu estou curiosa para ler, quero comprar e ler os livros antes de ver os filmes. 8)

    Beijos,
    Sarah
    organizandohistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Se a Veronica não tivesse escrito esse livro, estaria em status de diva, alí bem pertinho da J.K. mas dai ele teve que vir e estragar tudo. Pior, quase destruir com o meu marido literário! Ainda bem que ele se redimiu no final =D
    Ok, o final é triste, surpreendente e até desnecessário. Mas eu gostei. Achei coerente e tudo a ver com a trama. A autora foi muito ousada nessa história... Por isso ela merece parabéns, mas só. O livro foi terrível demais..

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  22. Oi Giu! Especialmente hoje terminei de ler Divergente e ainda estou extasiado com o cenário, enredo, personagens, ação e tudo mais e sua resenha do último livro me deixou mais ansioso ainda pra terminar a trilogia. Bem, infelizmente já sei o fim trágico da série mas espero não me decepcionar com as circunstâncias que levaram a ele.
    Amo essas capas e os títulos das obras! Ótima resenha, feliz ano novo e xoxo!
    Bookmore

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)