{ particularidades } Um vício chamado reality show

Se você me perguntar por que exatamente eu gosto de assistir, eu não vou sabe te responder. Só o que sei é que gosto, não importa o formato, não importa o assunto, não importa se é com famoso ou gente desconhecida.

Reality show é um tipo de programa televisivo baseado na vida real. Podemos então falar de reality show sempre que os acontecimentos nele retratados sejam fruto da realidade e os visados da história sejam pessoas reais e não personagens de um enredo ficcional. Exemplo deste é o programa mundialmente conhecido Big Brother, criado em 1999 por John de Mol.
Fonte: Wikipedia

Meu primeiro contato com esse tipo de programa foi o No Limite, na Globo (foi o primeiro reality exibido no Brasil). 2000, eu tinha 10 anos e ficava acordada até tarde em pleno domingo pra assistir (passava depois do Fantástico). Quem aí se lembra do olho de cabra? Hahahaha! Acho que sou meio sádica, porque adorava ver o povo todo passando fome, sede, calor, cansaço... Mas também sentia pena quando o Zeca Camargo martelava o pingente deles. Que dó! Que dó!
Off: a vencedora da primeira edição foi a Elaine, uma beeeem gordinha, que só ganhou por causa do peso, porque o bote não virou com a onda, ao contrário do que aconteceu com a Pipa, sua adversário. Anos depois, tava a mulher naqueles programas tipo Sônia Abrão dizendo que tava numa situação financeira ruim e que precisava de uma cirurgia pra emagrecer. Esse drama todo rendeu não só a cirurgia como a cobertura deste fantástico SQN evento.


Aí veio o Big Brother, no qual um grupo de pessoas desconhecidas do público e entre si eram confinadas numa casa com o único objetivo de conviverem. E como ser humano é bicho estranho, sempre sai uma esquisitice quando junta. É romance, é briga, é inveja, é ciúme, é raiva, é bebedeira... Tem de tudo e mais um pouco! Eu era viciada. Hoje não sei como perdia tempo com isso, mas naquela época eu assistia todos os dias. Acho que acompanhei até a 7ª ou 8ª edição, só sei que depois que entrei pra EEAR eu não tinha acesso à TV, então fui obrigada a parar com isso. Ainda bem!
Mas esse é o reality que mais deu certo, tanto que a Globo mantém até hoje, com edições anuais que dão audiência e, principalmente, patrocínio.


O SBT tentou ir pelo mesmo caminho com o extinto Casa dos Artistas. Seguia o padrão BBB, só que eram pessoas famosas, como o nome sugere. Desse eu não gostava, acho que porque era com artista. Não sei explicar a diferença, só sei que naquela época eu não achava graça. Mas minha vó adorava e às vezes comentava comigo, acho que ela se sentia mais próxima dos atores, cantores e atletas só porque os via na TV. rsrsrs Vê que o vício é de família!


Atualmente a Record faz algo parecido em A Fazenda. A diferença é que, além de conviverem, os participantes têm que fazer atividades típicas de uma fazenda, como cuidar de animais. Também não vejo, mas sei de tudo porque minha vó faz questão de contar os detalhes pra mim como se eu estivesse realmente interessada. Na idade dela, é bom não contrariar, então deixo falar e nem presto muita atenção. hahaha! não contem isso pra ela


No estilo de No Limite, o Hipertensão também me deixava nervosa. Os participantes não precisavam lidar com questões de sobrevivência, mas passavam por provas radicais, que testavam seus medos e sua capacidade de autocontrole. Tinha prova realizada nas alturas, umas que testavam o fôlego embaixo d'água, outras que colocavam os participantes em contato com bichos nojentos... Até pizza de inseto teve. Aaaaai, que nojo! Nesse aí eu pedia arrego fácil, porque é só me mostrar uma barata pra eu desistir de qualquer coisa. Mas, como a barata não tem como sair da tela, eu via numa boa. Hahaha!


Outro que eu a-do-ra-va quando adolescente era O Aprendiz (Record). Quando foi exibido, eu tava meio que na fase de escolher o que fazer no vestibular, e Administração era uma das minhas opções. O prêmio do programa era um contrato para trabalhar na empresa patrocinadora; pra isso os participantes competiam em provas que testavam as habilidades deles: trabalho em equipe, vendas, marketing, publicidade, promoções, finanças, eventos... Era muita prova legal, e eu sempre me imaginava naquele universo. Meu desejo aumentava quando via o programa comandado por Roberto Justus. Na verdade, eu ficava com um pouco de medo da frase "você está demitido", mas acabou que eu não pude fazer o curso que eu queria, fui ser militar e hoje nem corro o risco de ouvir isso. Coisas da vida.


Indo agora pra onda dos reality musicais... Vocês sabiam que Roberta Sá e Thiaguinho foram revelados no Fama? Muita gente não sabe, especialmente essas adolescentes que se descabelam por causa do pagodeiro, mas eles participaram e não ganharam. Aliás, os vencedores das 4 edições não emplacaram e hoje ninguém nem lembra mais. O Fama, exibido pela Globo, tinha uma proposta muito legal, até mais que o The Voice (depois falo dele). Os participantes iam pra uma casa onde tinham várias aulas: canto, expressão corporal, fono, interpretação... Eles trabalhavam não apenas seus pontos fortes, mas também tinham a oportunidade de melhorar naquilo que tinham dificuldade. Todo dia passava um pedacinho do que tava acontecendo, e no fim de semana eram as apresentações e eliminações. A primeira edição aconteceu em 2002, e ao todo foram 4.


No mesmo ano, o SBT lançou o Popstars. O objetivo era selecionar 5 meninas para formar um grupo. Lembro que acompanhei as fases de seleção, eliminação, as competições individuais e coletivas... até o dia em que elas foram escolhidas. Engraçado como eu não me esqueço das cenas: elas sendo avisadas, uma a uma, se tinham passado ou não; umas chorando, outras pulando; a entrada na casa onde elas ficariam pra ensaiar e gravar... Assim de formou o Rouge. Suas músicas embalaram o início da minha adolescência, impossível esquecer. Vai dizer que você nunca dançou Ragatanga ou Brilha la luna? Dancei MUITO! Tô aqui na maior nostalgia recordando o dia em que ganhei o CD, presenteado pela minha ex-professora de piano, comprado na Fnac do Barra Shopping, cuja capa era rosa cheio de glitter. É, Rouge me marcou. E marcou também a história do SBT, foi uma das melhores sacadas deles. Pena que o grupo acabou, mas até hoje me lembro das Spice Girls brasileiras.
 O Popstars também formou o Br'oz, em 2003. Era a mesma proposta: formar uma banda com 5 integrantes, dessa vez meninos. Mas já não acompanhei tanto nem fiquei fissurada nas músicas.



Depois veio o Ídolos, e esse eu nem vi. De vez em quando rolava uns vídeos na internet daqueles candidatos bizarros que insistiam em ir pra seleção. Deviam gostar de ser zoados, só pode. Como é que uma pessoa totalmente desafinada vai pra uma competição musical? O pior é que tinha gente que realmente tinha esperança, aí eu morria de pena da sacanagem. Mas enfim... Acho que não teve nenhuma grande revelação no programa, e hoje muita gente que participou lá tenta a sorte no The Voice.


Falando dele... é o meu queridinho atualmente. Não preciso nem comentar sobre ele porque acredito que vocês saibam como funciona. É o único dia da semana em que eu assisto à TV. É quinta, é tarde, eu fico um caco na sexta, mas acompanho. E agora não me basta simplesmente ver, eu tenho que comentar. É WhatsApp com minha mãe, é opinião no Facebook... Quem é meu amigo sabe que eu bombardeio com vários posts. Estamos na 3ª temporada, e até agora não rolou nenhum destaque entre os participantes. A Ellen sumiu, o Sam tá apagadinho... Vamos ver se daqui a um tempo aparece alguém que se firme no cenário musical brasileiro.


Existem outros, de vários formatos e assuntos... Esquadrão da Moda (SBT), Mulheres Ricas (Band), The Ultimate Fighter Brasil (Globo). Nos canais fechados, então, é possível encontrar de tudo!

Pelo post enorme, dá pra ver que eu realmente gosto, né? rs! E vocês? Assistem ou já assistiram? Recomendam algum em especial pra mim?
Contem-me tudo, não me escondam nada! ;)

17 comentários

  1. Ah, nem televisão eu assisto acredita menina? Mas eu costumava assistir big, quando eu era bem pequenina e a fazenda as vezes. Não curto muito sei lá, só ficar lá vendo da vida da pessoa, mas acho legal as provas e micos só.
    Beijoss Giulia,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  2. OOoii,

    Eu só acompanho os de culinária. Meus pais assistem quase todos, mas eu não gosto muito. Claro que quando todos eram novidades, eu acompanhei, depois da segunda edição eu parei de ver. Meio que perdeu a graça.
    Rouge <3 <3 tive toooodos os CDS HSUAHSUAHS. Vejo vc acompanhando o The Voice pelo face, mas nunca assisti nenhum deles.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Olá

    Eu gostava bastante de reality show antigamente, tinha um certo interesse em compreender também como o cérebro dos participantes funcionavam sob pressão e etc (eu tenho um fascínio muito grande por psicologia haha). Eu gostava muito do Hipertensão, eles lidavam com as pressões das provas que eram super pesadas e a convivência, a disputa e etc. Eu também assisti a primeira edição do Super Chef e tinha gostado bastante, mas as edições que vieram depois mudaram tanta coisa que eu nunca mais me interessei. Os realitys musicais são bem populares atualmente, de vez em quando dou uma olhada no The Voice haha mas não é essencial pra mim.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Giu!
    Hoje em dia não costumo acompanhar esse tipo de programa, na verdade meu único contato com a TV é quando estou assistido Netflix (me julgue!). 'No limite' me marcou bastante, acho que porque eu também era novinha e a proposta era a última novidade no Brasil. Todo mundo assistia, torcia.. enfim, né! BBB eu assisti até a edição em que o Dourado voltou (e torci por ele com unhas e dentes). Depois disso perdeu a graça, mas eu fico espantada com a quantidade de pessoas que ainda assiste, torce, vota... É muita grana rolando por detrás das câmeras, hehe. Casa dos Artistas e A fazenda eu também nunca vi muita graça, não me lembro de ter assistido mais de duas vezes... Acredita que eu nem conhecia o Hipertensão?! E O aprendiz eu assisti alguns episódios, mas eu não via muita graça. Fama eu não lembro de ter assistido, mas Popstars eu era super fã! Idolos eu nunca vi graça e The Voice eu acompanhei no ano passado.
    Adorei que você dividiu esse seu ~vício~ com a gente :p

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Giulia, como não lembra do olho de cabra ou do Rouge? Tenho o cd na casada minha mãe e até hoje lembro as coreografias. Ultimamente não tenho muito tempo para assistir TV mas acompanho o Master Chef que eu estou adorando e o The Voice, que eu vou desencantando a cada edição.
    Beijos
    http://poraodaliesel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Giu, esse Popstars eu nem tinha ouvido falar... rs... também, mal assisto TV, reality show então, não dou conta de acompanhar de jeito nenhum... hehe... Mas já assisti No Limite (tinha pânico do olho de cabra), e tive uma fase Big Brother também. E O Aprendiz é o que mais gostava de ver dessa lista.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Giulia!
    Na verdade não sou muito fã dos realitys, o que assisto mesmo com fé é O Aprendiz porque adoro o Justus e a forma como ele mostra a realidade empresarial, dá para aprender muito; porém, acabo assistindo alguns capítulos de alguns porque o maridão, como você, é viciado...
    Ah! Que maldade com a Eliane, só porque a bichinha era gordinha??? Fala assim não, parece até que não gosta das gordinhas?!...kkkk
    Uma semaninha cheia de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Giulia eu gosto de alguns , adoro The voice seja aqui ou lá fora, música sempre me encanta, a fazenda nunca assisti acho uma baixaria, Já BBB eu gosto kkkkkk eu sei não gosto da fazenda mas do BBB sim, sempre assisto quando os participantes tem carisma . São os únicos que assisto. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Giu, tudo bem
    Eu gosto muito do tema natureza humana, então, me fascina ver pessoas diferentes convivendo, acompanhar seus conflitos, suas reações. Por isso, no inicio eu gostei muito do big brother, era um jogo. Tinha disputas, eles eram estrategistas. Mas depois parei de ver, porque ficou muito falso, apelativo, o conceito se perdeu, infelizmente. Esse foi o único que vi da sua lista, os outros só conheço de nome
    Gostei do seu post, diferente.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Giu, tudo bem?

    Eu também sou fãs de programas assim, meu principal vício agora é The voice, X Factor. Mas me lembro de No Limite (lembro pouca coisa) e Hipertensão, que era uma adrenalina só. Eu acompanhei algumas edições do Big Brother, mas hoje nem sei porque também assisto. A fazenda assistir só a primeira temporada, hoje não tem graça. Lembro vagamento de Fama, porque quando teve sua primeira edição eu era criança. Aprendiz sempre gostei, eu acho muito legal. Atualmente, assisto ''Are you the one?'' (não me pergunte o porquê gosto desse programa, mas gosto....rsrsrs). Mas The Voice é meu preferido.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Giu
    Amo conhecer mais desse povo blogueiro e saber quem é a pessoa por tras dos livros.
    Vou te confessar que eu também amo reality show. hahahahaha Passo horas assistindo!
    No Limite / Hipertensão = tem propostas parecidas e eu seria eliminado rapidinho. Não curto essas comidas loucas e não sou v1d4 lok4 pra sobreviver com aquelas provas.
    BBB é um programa que não contribui nada e todo mundo comenta. Amo <3 e falo mesmo. hahaha Tem gente que esconde o fato de amar do BBB, mas nao perde uma edição.
    A Fazenda, acompanhei as primeiras edições e foram ótimas. Mas de uns 3 anos pra cá, nem tenho acompanhado.
    Rouge e a Broz foram a infância da galera de minha idade! haushuas
    E meu queridinho atualmente é o The Voice. Só vejo a edição brasileira e adoro comentar, julgar e torcer bastante!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Cara, eu assistia BBB até altas horas no ppv.. Agora me diz, porque?! Pra que?! hahaha
    Eu me divertia muito quando era mais nova, e não nego que até hoje sonho em estar uma daquelas festas lindas e de super produção, mas tem que ser as com fantasia! Mas já perdeu a graça. Dos outros que você sitou eu acomanhei no limite e fama. Popstar eu não lembro, mas era fã de Rouge e até hoje sei cantar várias musicas hahaah Do Broz eu só sei uma ou duas =/
    E The Voice <3 Nem vou comentar porque a gente fica trocando opnião no face haha
    Agora, você tinha que estar assistindo MasterChef. Ta acabando, então nao tem mais graça acompanhar.. mas é muito legal ;D

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  13. Meu pai não é que você me fez lembrar de No Limite, eu também assitia e adorava quando os participantes tinham que comer coisa nojenta. Eca...
    Big brother eu assisti somente os 4 primeiros, depois desisti e vi que ficaram sem graça e acabei largando.
    Hoje eu assisto, mas somente os internacionais, não gosto dos nacionais acho muito sem sal. Sei lá.
    É eu adoro assistir o The x factor, este é o meu queridinho.
    Não entendo, mas acho que todos gostam de reality show, pois podemos ver o brutal, e nada enfeitado.
    É uma pergunta difícil de se responder, mas quando gostamos de algo nunca tem uma explicação legitima do por que.
    Adorei a postagem.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  14. Olá, Giulia!

    Não sou do tipo que assiste Reality Show's, mas ultimamente não perco um episódio de The Voice Brasil. Coisas do gênero musical me atraem, mas não gosto de reality's que expõem demais as pessoas, acho ridículo!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Giulia, não tenho este vícios com estes tipos de programas. Gosto de ver estes de música. Estes eu acompanho na boa.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Oooi, Oh God! esse post foi bem nostálgico, comecei a lembrar do PRIMEIRO SHOW QUE FUI NA MINHA VIDA. Tinhas uns 9 a 10 anos kkkk era show da Rouge e do Bro'z, foi ótimo *---*
    Você falou do ídolos, o único ganhador do programa que marcou foi o Leandro Lopes, quando ele lançou o CD ogo após vencer o programa, duas músicas emplacaram, mas com o tempo caiu no esquecimento.
    Enfim, ainda hoje escuto "Paraíso Imperfeito".

    Beijooos!

    ResponderExcluir
  17. Oie,
    Não sou muito de ver programas de tv, costumo ver quando não está passando nada de bom na televisão ou quando não tem nada para fazer.
    Há algum tempo atrás eu era fissurada por Rouge, até dançava suas musicas pela casa. Parecia que era doida, mais Ok.

    organizandohistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)