O Duque e Eu - Julia Quinn


Título: O Duque e Eu (Os Bridgertons #1)
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro


Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas. Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível. É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo.
Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme. E os que têm potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga. A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguirá afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne. Afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta.
Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorriso malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo o que ela mais quer na vida.

Antes de começar, quero agradecer ao grupo Romances de Época Editora Arqueiro por ter me incentivado a dar uma chance a esse gênero. Já tinha visto inúmeros comentários positivos, mas tinha um trauma porque tentei ler Orgulho e Preconceito e não passei do capítulo 15. podem me julgar, não tô nem aí E Julia não só me fez descobrir que gosto de romance histórico como também quebrou uma sequência de livros arrastados, me fazendo lembrar que posso ler um livro em cada tempinho vago do meu dia ao invés de me distrair com qualquer outra coisa. ♥

Se você, assim como eu, nunca leu nada desse tipo, a grande diferença é a sociedade: bem machista, as mulheres precisam casar cedo e não sabem nada sobre a "noite de núpcias", as roupas são bem formais, as mães empurram suas filhas pros bons partidos... Mas a linguagem narrativa é atual, pelo menos nesse. Nada daquela coisa clássica, com palavras difíceis e construção frasal complexa. É um livro "normal", apenas ambientado numa época diferente, o que torna as coisas mais vagarosas e, por isso mesmo, mais especiais.

Julia Quinn não se contentou com um livro solo ou uma simples trilogia; sua série é composta por 8 livros, cada um contando a história de um irmão Bridgerton. Por um lado, eu adorei, pois não preciso me despedir dos personagens de cara e ao mesmo tempo vou conhecer outros mais profundamente; por outro, já tô nervosa querendo ler todos, e nem foram publicados aqui ainda. Socorro!

O Duque e Eu narra a história de Daphne, a 4ª filha, mas a primeira mulher. Agora que chegou à idade de casar, sua mãe está fazendo de tudo para juntá-la a um dos melhores solteiros, só que ela acredita no amor e dispensa todos os pretendentes. Seus 3 irmãos mais velhos a apoiam, só que tá ficando difícil de driblar a mãe. Até que aparece Simon, o agora Duque de Hastings, amigo do primogênito Anthony. A fama do cara não é tão boa assim, mas o título apaga qualquer passado - ou não. Daphne não quer ser mais uma, mas aceita a proposta de Simon: ele finge estar interessado, ela finge que vai aceitar suas investidas. E assim começa um romance de mentira. Mas, como vocês podem prever, eles acabam se apaixonando, e aí rola aquele climão, porque não podem falar abertamente sobre um possível relacionamento de fato, o irmão dela não admite a possibilidade porque conhece o passado do amigo... E, pra piorar tudo, Simon diz abertamente que nunca vai se casar nem ter filhos, o que parte o coração de Daphne, já que esses são os seus grandes sonhos. Só que se você está achando que tudo vai ser fácil, se enganou... Simon tem motivos bem fortes pra essas resoluções, por causa de um passado complicado com o arrogante e insensível pai. Como será que o casal vai lidar com tudo isso?

Falando um pouco mais dos personagens... Daphne é uma mistura de ingenuidade e ousadia. Ela sabe o que quer, luta por seus objetivos, sabe se comportar e tem jogo de cintura tanto com a mãe quanto com os homens interessados, mas não faz a menor ideia do que acontece no casamento. Não consigo imaginar essa época em que as mulheres não sabiam nada sobre sexo, parece utópico na nossa realidade. Mas essa inocência dá um toque especial ao romance. Já Simon é um fofo! Ele é gago, mas com muito esforço conseguiu vencer esse problema; mesmo assim, a sombra do pai o persegue, ainda que esteja morto. Lidar com traumas nem sempre é fácil, e o livro lida com isso de uma forma boa, fugindo do óbvio e trazendo tensão à trama. Ele é teimoso e decidido, ela também. E juntos eles vão descobrir o amor e se descobrir.

São 8 irmãos, Simon, o pai dele, a mãe da Daphne mais os vários outros "figurantes". Agora pergunta se eu me perdi. Não! Dá pra entender e acompanhar numa boa. Julia foi encaixando aos poucos pra ninguém se confundir e soube conduzir até o final. Os coadjuvantes foram tratados superficialmente, mas já nos aguçando pros próximos livros.

Depois desse resumo enorme, eu posso sintetizar meu sentimento em apenas uma palavra: AMEI! Julia conseguiu dosar certinho o drama, a personalidade de cada protagonista, as cenas hot, o romance meloso, a fluidez da leitura... Eu lia que não via o tempo passar. Como eu já adiantei, por mais que o livro seja de época, a linguagem é atual. Tem humor, tem ironia, tem situações inesperadas... Eu ria que me acabava, e o povo olhava pra mim - no metrô, no trabalho, em casa - achando que eu estava meio doida.

Mas o melhor mesmo foi aquele sentimento gostoso de quando a gente tá recém-apaixonada. Já faz um tempo que eu passei dessa fase, mas é sempre bom relembrar como eu me sentia quando ainda era novidade a troca de olhares e o coração acelerado. Mesmo sendo em 3ª pessoa, eu consegui sentir tudo que a Daphne estava vivendo: paixão, receios, descobertas... Não sei vocês, mas eu adoro quando rola essa empatia e a gente embarca no livro. Quase desejei estar lá, vestindo aquelas roupas lindas e participando dos bailes, mas fiquei com calor só de pensar (e não me imagino sem tecnologia).

Além do romance, o livro suscita discussões sociais. Claro que a época é diferente, mas vemos muitas coisas ainda remanescentes, por exemplo, o homem tem "autorização da sociedade" pra ser o garanhão enquanto a menina precisa se guardar. E ainda tem a questão de abrir mão de um sonho em prol de um amor. Por vezes, me peguei pensando em como eu agiria no lugar dos personagens, tanto naquela época quanto atualmente. Mas a mensagem que eu tirei do livro foi que ser você mesma, sem medo do que vão pensar, foi e ainda é a melhor alternativa pra lidar com os problemas, já que eles vão surgir de qualquer maneira; o importante é saber a hora e o jeito de lidar com cada um deles (deu pra perceber que Daphne entrou pra lista de mocinhas preferidas?).

Minha Daphne é diferente dessa da capa, mas eu gostei mesmo assim. Todos os livros seguem o mesmo padrão, então mantém uma identidade visual. A revisão tá bem boa, o que me deixa muito feliz.

Eu aproveitei a Black Friday pra comprar os 3 primeiros volumes e já estou em cólicas pra ler o segundo. Agora que sei que gosto, ninguém me segura. ;)

15 comentários

  1. Nossa, por ser de época, já fiquei meia tensa. Realmente não curto tanto. Nunca li Orgulho e preconceito, mas ouço tantos elogios, fiquei pasma com tu não ter conseguido ler. Por ser narrado em palavras 'normais', acho que seria até mais fácil para mim gostar, já que quase nunca dou chances para o gênero. Fiquei bem interessada nesse romance falso. As ações do Simon parecem ruins, mas com motivos. Adorei a forma que falou da escrita da Julia, sobre ela saber construir em certos pontos e não deixar de cair e ficar chato. KKKKKKKKK, black friday é um céu na terra. Mas enfim, que bom que já comprou todos os volumes, assim não fica na vontade.
    Abraços Giulia,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ah, que lindeza esse clima natalino no seu blog, Giu! *-*

    Eu tentei resistir a essa série, mas tanta gente me recomendou que já comprei os três primeiros livros.... rs... até hoje não acredito que você não conseguiu terminar Orgulho e Preconceito, hehe, mas fico feliz que a Julia tenha te feito descobrir que você gosta de romance histórico!! Esse gênero, pelo que já tive contato com ele, normalmente tem essas discussões sociais além do romance mesmo, e é um dos motivos de eu gostar!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Giu, tudo bom?

    Também não consegui terminar Orgulho e Preconceito, mas o meio MAIOR trauma ainda é "O Morro dos Ventos Uivantes", sério. Não li os romances da Julia, mas pretendo. Comecei com os da Lisa Kleypas, que são ótimos também. Preciso reler a série para postar as resenhas. Adorei a sua resenha, achei bem completa e até agora não tinha achado nenhuma resenha tão sensacional assim. Parabéns!!! Vou acrescentá-los a minha lista!!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Giulia!!!

    Eu vi suas aquisições. Confesso que não sou apaixonada por obras de época, mas se fosse ler, seria essa com certeza! Sempre vejo muitos elogios e a sua resenha foi o que mais me interessou, até porque você é a pessoa mais sincera dos blogs que visito.
    Fiquei muito interessada principalmente por saber que mesmo em 3ª pessoa, conseguimos ver os sentimentos dos personagens. Outra coisa que amei foi a linguagem ser atual, acho que isso faz toda diferença.

    Enfim, espero que goste tanto do segundo livro quanto do primeiro e eu espero ler em breve!


    Beijinhos.
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Oi! Nunca fui muito fã de romance de época justamente por pensar (e agora eu acho até um pensamento tosco) que a linguagem condizia com a época em questão. Como eu estou numa fase bem romântica a sua resenha acabou me conquistando, pois já que você não era fã do gênero e agora tá gostando eu acho que também consigo ler pelo menos um e julgar se vou curtir ou não. Mas acho que vou me irritar com o machismo tão presente na narrativa!

    Você não conseguiu ler Orgulho e Preconceito e eu nunca se quer tentei :( e olha que eu adoro a adaptação. kkk

    Beijos; Feliz Natal.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  6. Ei Giu, tudo bem?

    Todo mundo fala bem dos livros da Julia! Tenho os três primeiros dessa série, mas ainda não li. Adoro um romance de época e parece que a Julia arrasa no que escreve, né? Curto livro que tenham discussões sociais... acho quem Duque e Eu tem tudo para ser uma leitura linda pra mim.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Giulia, ainda não li nenhum livro desta autora, mas pelo que comentam são muito bons e como eu amo romance de época essa coleção já esta na minha lista de desejados <3 O enredo é bem tipico deste gênero, um romance que não era para acontecer com problemas no passado que impede dos dois serrem feliz...

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  8. Oi Giu, tudo bem? Que bom que os romances da Julia Quinn te fez perder esse trauma que "Orgulho e Preconceito" deixou e conseguiu gostar e aproveitar a história. Ainda não sou muito fã de romances históricos, então ainda não tenho muita vontade de ler, mas só vejo ótimas opiniões. E é bem legal isso, de que mesmo sendo um romance histórico, tem uma linguagem fácil de entender.

    Gostei da forma como a autora soube inserir todos as personagens na trama de modo que não nos deixa perdido e também gostei do modo como ela soube construir a personalidade da Daphne e do Simon, e ainda colocou uma certa dose de drama na história. Além disso tudo, sempre é bom livros com essas críticas sociais, que parecem mesmo atemporais.

    Adorei a sua resenha e espero que quando finalmente decidir ler goste tanto quanto você gostou!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Bom, eu também não leio livros de época, mas tenho essa série da Julia em casa e estou doida para começar, porque só vi comentários positivos sobre os livros, mas ninguém tinha me dito que a linguagem é atual, esse seu comentário me deixou mais animada com a série. E assim como você eu fiquei feliz ao ver que a autora fez uma série longa, o problema é ficar esperando eles serem publicados, mal comecei a ler a série e já to ansiosa para o próximo lançamento kkkkk Enfim, essa série realmente parece ser maravilhosa, eu precisava de um Up para começar a série e você me deu, pretendo começar a ler em breve :3

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Giu.
    Adorei ver o coraçãozinho ao lado da classificação, eu amo os livros da Julia e fico empolgadíssima quando alguém também se encanta com as histórias divertidas da família Bridgerton.
    Eu me acabei de rir na hora da conversa 'séria' da super mãe com Daphne, quase surreal quando a gente para pra pensar como são as coisas nos dias de hoje.
    Ainda bem que você já tem os livros seguintes, dê continuidade e conheça o restante dessa família.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    Já ouvi falar bastante dos livros da Julia, apesar de nunca ter lido nada dela. Estou super curiosa para ler seus livros, espero não me decepcionar.

    Beijos,
    Sarah
    organizandohistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Giulia!
    Eu simplesmente amei esse livro. Foi o segundo livro de época que li e a história me cativou. Daphne é uma mulher forte e isso me chamou a atenção logo de cara, sua inocência deu uma charme a história. Achei engraçado na primeira noite que passaram juntos, ela não sabia o que fazer. Simon é realmente um cavalheiro, mas teve momentos que deu vontade de dar uns tabefes nele. Assim como você quero muito ler os outros livros.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Giu,

    Quero muito ler este livro e Orgulho e Preconceito, este que já me foi recomendado por várias amigas. É interessante como o romance de época às vezes fica tão distante da nossa realidade, mas existiu e acredito a maioria das mulheres realmente não sabiam nada sobre o encontro "carnal" do casamento, aliás visto como apenas como uma obrigação para procriação, sem prazer.
    Pelo que você contou a obra tem mulheres fortes, personagens interessantes e engraçadas e traz tema para reflexões sobre questões sociais, minha praia, adoro observar e abordar este tema.

    beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu percebo que você gostou de um livro quando você escreve pra caramba hahahaha
    E cara, deixa de ser chata e pega os livros da Lisa porque os da Julia eu não tenho nenhum =/
    Sou loooouca para ler um de seus romances, dize que ela é bem engraçada, enquanto a Lisa é mais sarcástica. Eu também tinha um baita medo de ler romance de época, mas eram tantos elogios e histórias lindas que eu nao pude resistir haha

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Fico feliz que tenha curtido esse novo estilo literário, já li um ou outro, mas não gosto tanto, aliás não curto tanto romances. Vira e mexe vejo uma nova dica no blog da Ana e já até fiquei bem curioso com alguns romances de época, mas nenhum que me fizesse parar tudo para querer ler. Achei interessante ressaltar as diferenças entre ontem e hoje e etc e o livro ter uma linguagem mais simples. A sociedade ainda tá bem machista, mas estamos levando. Sinto que muita coisa mudou e muita coisa não mudou, sei lá kk

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)