Todo Dia - David Levithan


Título: Todo Dia
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Cultura
Nota:

Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.

Bem-vindo à vida de A. Isso mesmo, simplesmente A. Não é homem ou mulher, simplesmente é. Mas, por uma questão de facilitação, vou optar por usar o gênero masculino, assim como a editora fez.

A está em um corpo diferente por dia desde que nasceu. Não importa o gênero, a raça, a situação socioeconômica, a orientação sexual. Nunca repete um corpo, mas sempre segue a regra de ter a mesma idade (se ele está com 5 anos, só habita corpos de 5 anos). Tenta sempre manter a rotina do dono do corpo, de modo a interferir o mínimo possível.


A tem 16 anos e acorda no corpo de Justin, um menino fechado que não dá bola pra namorada. Mas Rhiannon é diferente, é especial. A gosta dela de cara e dá a ela um dia perfeito, totalmente diferente do que Justin faz. E não consegue mais se afastar dela. Habitando outros corpos, ele se passa por uma menina que está visitando a escola, por um menino que vai à festa do primo... Até que revela seu segredo a ela. Eis que surge o problema: como levar adiante esse amor se a cada dia A está em um corpo e em um lugar diferente?

Claro que rola aquela estranheza da Rhiannon com a situação, e eu entendi totalmente o lado dela. Não tem um rosto pra identificar, pelo contrário, num dia gosta de um menino, no outro de uma menina, no outro de um gay...

E começa a pegar fogo mesmo quando um dos meninos coloca a boca no trombone e diz pras redes de notícia que foi possuído por um demônio, pois não sabia explicar o que tinha acontecido no dia anterior.

Todo Dia me fez experimentar uma sensação nova e boa. A introdução é tão atraente que já no começo parecia que eu tinha lido páginas e páginas. Quando terminou o primeiro capítulo, eu já estava totalmente imersa e ambientada na história.

Teve uma coisa que me intrigou um pouco, apesar de ele ter tentado explicar. A sempre acordava em locais próximos, a no máximo 3, 4 horas de distância um do outro. Só ia pra longe caso seu hospedeiro fosse viajar. Isso me deixou meio confusa. Se ele não sai daquela região e só pode habitar corpos com a sua idade, como ainda não se esgotaram as possibilidades? Porque o mesmo cara que tinha 2 anos quando ele tinha 2 hoje tem 16, igual a ele. Deu pra entender o que estou tentando dizer?

A narração é o ponto alto da história, contada sob a perspectiva de A. Agora imagina ele acordando no corpo de um obeso, de um gay, de uma transexual, de um viciado, de um nerd... A cada mudança de capítulo (acontecia sempre que acabava um dia), um personagem novo tinha que ser construído. Palmas pra criatividade de David Levithan, que teve que descrever personagens e personalidades distintas do dia 5.994 ao 6.034! Adorei essa capacidade de se adaptar à mudança constante e nos fazer embarcar junto com A nessa aventura de desbravar uma variedade grande de pessoas.

Ah! Um detalhe importante: não há julgamento de valor. Independente da vida que a pessoa leve, A não tem preconceito ou olhares inquisitivos. Ele respeita a opção da pessoa e tenta se adaptar ao máximo. Pra ele, o amor não tem gênero, apenas é.

O livro é bom e te obriga a continuar lendo pra saber o quem e quem vem pela frente. Mas eu esperei mais do final. O autor veio conduzindo, alinhavando pra um desfecho, mas de repente tudo ficou estranho. Criei muita expectativa e me decepcionei nesse finalzinho.

Este foi o primeiro livro do autor que li, e tive a grata surpresa de me deparar com a escrita maravilhosa de Levithan. Agora quero muito ler os que ele escreveu em parceria.

* Resenha originalmente publicada no blog Todas as Coisas do Meu Mundo.

20 comentários

  1. Oooi,

    Eu dei esse livro de presente para um amigo, queria ter lido, mas ainda não comprei para mim. Gostei do seu ponto de vista! Achei a que a criatividade do autor foi maravilhosa, tanto pela sua resenha quanto pelo relato do meu amigo. Ele gostou do final, você ficou um pouco desapontada, fico chateada por isso, e espero que ler em breve!
    Gostei da sua resenha :D

    Beijinhos
    http://www.entrechocolatesemusicas.com/

    ResponderExcluir
  2. Amiga eu ainda não li o livro, mas pela sua resenha fiquei bastante interessada, até porque todos tem falado muito bem dele. Acho que sou a única até agora que não leu esse livro. O único do autor que li foi INVISIVEL que sinceramente gostei, mas senti falta de mais acontecimentos em seu desfecho. Mas enfim...Adorei tudo que vc contou sobre o livro e espero ter tempo para poder ler ele, porque fiquei muito entusiasmada só de ler a sua resenha aqui =] Parabéns linda. Você sempre arrasando.

    Se cuida e fica com Deus
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Só vejo elogios em relação a esse livro, nunca li uma critica negativa, e a cada resenha fico cada vez mais ansiosa pra le-lo logo <3 infelizmente - ou felizmente, tenho várias leituras na frente dele que preciso finalizar logo :(

    Mas adorei mesmo sua resenha, acrescentou vários detalhes que eu ainda não sabia sobre o livro

    http://senhoritaslunaticas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Jamais eu iria imaginar que a história era dessa forma. Imagina como deve ser se apaixonar por uma pessoa que não conhece. Deve ser muito assustador. Mas eu gostei da premissa da história e pretendo ler.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Giulia, esse foi um dos meus livros preferidos do ano, me fez refletir sobre vários temas. Sobre a sua dúvida, pensando matematicamente (e pensando como eu vejo a história), por mais que você esteja perto a cada hora que ele viaja sempre vai ter uma nova área inclusa no que é considerado "perto". Na verdade penso que em anos, esse perto pode vir a ser tão longe quando se posso imaginar.
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  6. Ola Giulia lindona a premissa do livro é bem interessante afinal acordar a cada dia em um corpo diferente, Mas no momento vou deixar passar a leitura não me atraiu a ponto de já ir para a lista de leitura . beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Giu eu quero muiiiiiiiiiiito ler esse livro!
    Comprei por conta das inúmeras resenhas positivas que li sobre a escrita e a criatividade do autor. Ele era da meta de 2014, mas vai para a meta de 2015 hahaha e dessa vez eu vou conseguir! Entendi a sua estranheza com relação a esse detalhe do livro.. tem lógica, mas provavelmente eu nem iria perceber haha

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  8. Achei a criatividade do autor genial. O enredo é simplesmente original de tudo!
    Mas deve ser horrível ficar em cada corpo em cada dia. Fiquei super triste, por ele tentar ter este relacionamento
    sabendo que a cada dia será diferente. Muito fofo. Mas imagina a situação? Corpo de um gay? o que as pessoas iriam pensar quando o verem
    agir de modo diferente?
    Mas realmente, ele não tem preconceitos, ele é especial :)
    Adorei o garoto, espero poder ler algo do David.
    Abraços Giulia,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  9. Oi Giu, tudo bem?

    To doida pra ler esse livro. Dizem que é o melhor do autor. Mas o unico livro que li dele foi Invisível e um conto. A escrita do autor chama a atenção mesmo.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Giu, tudo bom?

    Depois de ler muitas resenhas positivas e de receber indicações, acabei me dando de presente de aniversário. Não sei quando irei ler, mas espero que logo! Adorei a sua resenha!!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Giu,

    Nossa, Mulher, a sua resenha já me conquistou, fiquei tão imersa nela que você não imagina. Mesmo o final não tendo satisfeito a sua expectativa, já anotei a dica e estou louca para viver Todo Dia um personagem novo com A.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Giu.
    Essa história é fofa demais, adorei A e a o enredo original do David, e minha única ressalva bate com a sua: é quanto ao final, eu queria e esperava mais daquele desfecho.
    Mas de um modo geral David me ganhou, adoro as metáforas dele e essa forma de não fazer julgamentos.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Pena que o desfecho foi meio decepcionante, Giu, mas que bom que curtiu a leitura mesmo assim. O único livro que li do autor foi Invisível, que foi escrito em parceria, e não curti muito a experiência. Mesmo assim, quero ler esse, já tenho o meu e espero achar a escrita maravilhosa também! Gostei muito disso de não ter julgamento de valor e espero conseguir encaixar o livro na fila logo!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Olá, Giu! Essa capa não me agrada e nunca me agradou, porém me sinto super tentado a ler esse livro pelo fato de TODOS que conheço falarem muito bem da obra. Ninguém que eu conheça deixou de gostar. Então... eu acredito que ficaria um pouco perdido com o nome A, até na sua resenha quando tu falou ''A Introdução'' eu tava tentando saber se o ''A'' era o nome do personagem ou artigo mesmo. kkk Gostei muito da sua resenha e só me deixou mais curioso! xoxo

    ResponderExcluir
  15. Olá Giu, o livro esta na minha listinha de desejados <3 a historia parece ser bem intrigante, mas o final ter deixado a desejar vai fazer eu l~e-lo com um pé atras para não me decepcionar...

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  16. Oooi, tudo bem?
    Há tempos este livro está nos meus desejados, já o vi por ótimos preços na internet, mas sempre deixava passar.
    Lendo tua resenha, tenho a certeza de que perdi tempo. Também não li nada do David, mas posso dizer que ele é muito bom, só críticas positivas à ele.

    Beijooos!

    ResponderExcluir
  17. Olá, como vai?

    Li esse livro no começo do ano e gostei bastante. É diferente de tudo que já havia lido. Desde então, fiquei apaixonado pelo David Levithan e comecei a adquirir suas obras, haha! Entretanto, achei o final um tanto quanto aberto demais, com algumas coisas não explicadas.

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Giulia... Todo dia foi uma leitura maravilhosa que tive nesse ano... gostei muito... e me apaixonei pela escrita de David.... comprei recentemente Garoto encontra garoto e quero ler log... David consegue nos cativar nessa narrativa e nos prender até as ultimas páginas.... qe bom que gostou... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá

    Eu gosto muito deste livro, mas com ressalvas. Achei eu tinha sido o único a pensar sobre essas questões da idade dele e sobre a região em que ele mora. Tem outras coisas por ali que também ficaram como pontas soltas, mas tirando isso o livro é realmente incrível e eu adoraria passar mais tempo com as mudanças de A. Levithan me ganhou com este livro e se tornou meu escritor de YA favorito, pretendo ler outras coisas dele (e é incrível que todas as histórias não fazem meu estilo, mas me chamam muito a atenção de alguma forma).

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  20. Oie,
    Esse foi um dos primeiros livros que fiquei interessada quando entrei na blogsfera. Mas não sei se leria, o livro parece ser muito bom e escrita do autor é chamativa. Mas fiquei com o pé atrás em relação a historia.

    Beijos,
    Sarah
    organizandohistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)