Fangirl - Rainbow Rowell


Título: Fangirl
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século


Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?

Ainda bem que eu tinha preparado o psicológico pra leitura desse livro. Depois de Eleanor e Park, eu queria ler qualquer outra coisa da Rainbow Rowell, mas já tinha visto umas resenhas criticando Fangirl, dizendo que era o pior livro dela e tal. Mas opinião é aquilo, tu tem que viver pra saber, e eu precisava tirar minhas próprias conclusões. Vou tentar explicar por que eu não gostei tanto, mas já adianto: não chega aos pés de E&P.


Como esse é mais um caso de sinopse bem resumida, não vou me dar o trabalho de falar muito sobre a história, até porque vi algumas resenhas que soltaram alguns spoilers. Então pra evitar prefiro assim, mesmo que fique menor e não tão a minha cara, okay?

Eu não sou muito adepta das fanfics. Nada contra quem gosta, nada contra quem escreve, nada contra alguns livros que se originaram assim, mas não sei se eu conseguiria levar isso numa boa. Acho que até agora só li 50 Tons, mas não li Crepúsculo, então meio que me ajudou a não vincular. No caso do livro, Cath escreve histórias com os mesmos personagens originais, mas em situações diferentes. Vamos às explicações... Simon Snow e seus 8 livros parecem ser uma fanfic de Harry Potter (até porque este é citado 1 vez no decorrer do livro), e aí Cath escreve fics com Simon e seu inimigo se apaixonando (tipo Harry e Draco in love). Misturou muitas coisas desconhecidas pra mim, entre elas a fic da fic e o romance homossexual. Lembrando, antes que comece o falatório, que eu nunca li, então não posso me posicionar, mas recebi com certa estranheza esses elementos.

Só que essa não é a história principal. O livro conta sobre Cath, sua quase idolatria pela série Simon Snow, seu vínculo com a irmã gêmea, sua família desestruturada, seu início de faculdade. Nossa protagonista é uma nerd convicta (acho que por isso que John Green elogia a Rainbow) que tem bastante dificuldades de se desapegar da sua paixão literária pra viver uma nova fase da vida. O ingresso na faculdade não mudou apenas seu endereço, e as mudanças não parecem nem um pouco positivas. Como lidar com a preocupação com o pai, a ausência da irmã, o convívio com uma colega de quarto bem esquisita, uma professora que não entende o universo das fics... É muita coisa pra uma menina que só queria a mesmice. Há vários outras ranhuras na história, mas eu não posso comentar sobre elas; você precisa ler e descobrir mais informações sobre o universo de Cath.

Cath sentiu como se nadasse em palavras. Afogando-se nelas, em certas noites.

Eu demorei a engrenar na história, passou mais da metade do livro e eu ainda não estava conectada aos personagens e ao enredo. Todo início (ou seria final?) de capítulo, tinha um quote: uma parte de um dos 8 "livros" do Simon Snow ou um trechinho de uma das fics de Cath. Esses pedaços me davam agonia porque: a) eu não conseguia mergulhar na leitura; b) eu achava que estava perdendo tempo ao invés de ler sobre Cath. Mais uma vez reforço: tem a ver com a história, mas pra mim não funcionou porque eu não estou acostumada a esse universo. Algumas pessoas até disseram que essas partes continham um resumo do que aconteceria no capítulo seguinte; eu até me esforcei pra reconhecer, mas mesmo assim não rolou.

Mas, sabe? Mesmo não entendendo o fanatismo de Cath, eu entendo sua atitude. Todo adolescente e adulto também, por que não? está em busca de aceitação, de reconhecimento. Se o devido valor não vem de casa, de quem está perto, a gente busca isso em outro lugar. Wren, sua gêmea, até passou por esse período de deslumbre com as fanfics, mas sua personalidade mais comunicativa e extrovertida a fez enxergar novas possibilidades no mundo real. Cath não. Por ser mais tímida e fechada, não conseguiu superar essa barreira tão facilmente. Na internet, Magicath era popular; o fandom acompanhava suas histórias e solicitava mais. Sua fic era uma válvula de escape, mas também era o passaporte pra ela se sentir importante, útil. E isso me fez pensar bastante. Será que nós, blogueiros, também não utilizamos dessa ferramenta para escaparmos da nossa realidade? Vai dizer que você não conhece um que é o tímido do colégio, o que sofre bullying, mas com um livro e uma opinião alcança popularidade? Às vezes uma aparente imaturidade ou obsessão podem revelar muito mais se estivermos dispostos a entender a situação sob outro ponto de vista. Depois pense nisso melhor.

Sorrisos confundem, ela pensou. É por isso que não sorrio.

Continuando... Tem romance? Tem sim, senhor! E delicado, calmo, conquistador. Claro que é diferente de E&P pela época e pela idade do casal, mas não deixa de ser poético. Posso não ter me conectado com a história como um todo, mas as cenas em que Cath e ele (omiti o nome de propósito) protagonizam são fofas. Eu torcia para que as coisas acontecessem mais rápido, mas adorei o modo singelo como tudo se desenrolou. E isso que me fez não tirar mais estrelas.

A narrativa também é gostosa. Entenda: a história não me agradou, mas o modo como ela foi contada sim. Mesmo sem me atingir em cheio, Rainbow me convenceu de que sua escrita é boa, sendo assim, estou disposta a ler os próximos livros que chegarem traduzidos às minhas mãos.

- Estou bem - disse, gentilmente. - De volta ao cavalo, Cath.
- O que é o cavalo? - ela suspirou, vendo-o vestir um agasalho com capuz. - Corrida? Trabalhar demais?
- Viver - disse ele, um pouco alto demais. - A vida é o cavalo.

Sempre faço questão de comentar sobre a revisão da Novo Século, que nesse livro me surpreendeu positivamente. Foi bem bom, muito acima do "padrão NS" (tirando um "nuca dela" que doeu meu fígado). Agora a pergunta que não quer calar: por que eles só contratam um revisor decente pra livros de destaque? Os mais "normais", os que não são do selo principal, os que não têm uma alta expectativa de vendas, esses não merecem? Só uma reflexão.
A capa veio com a mesma imagem original, e eu me amarro no estilo das capas da Rainbow, desenhadas e bonitas. E a diagramação tá legal, proporcionando uma leitura confortável.

Como a gente sempre fala, não deixe de ler por uma opinião não tão positiva. No skoob você encontra várias pessoas que amaram, algumas até que preferiram este a E&P. Gosto é pessoal, altamente subjetivo, e só dá pra saber o nosso se experimentarmos. Então permita-se! Mas, por favor, se você não leu Eleanor & Park, leia! É muito melhor!

24 comentários

  1. Oi, Giulia.
    Eu não sabia do que se tratava esse livro até hoje, e já vi diversas fotos e blogueiros comentando mas nunca dei tanta atenção. Apesar da capa ser linda ela nunca me fez pensar "eu preciso ler esse livro". Nunca li nada da Rainbow e também sempre ignorei os comentários sobre E&P, acho que peguei uma implicância sem motivo com a mulher (é mulher?). Contando tudo isso + sua critica razoavelmente negativa = nada de vontade de conhecer essa autora. Talvez um dia eu leia algo dela (sou dessas que fala mal, mas procura falar mal de algo que conhece).
    De qualquer forma essa personagem não me cativou com um pouco que soube dela, acho que no fundo ler sobre Cath vai ser quase a mesma coisa que ler algo sobre mim - a tipica garota zé ninguém na vida real e que achou uma válvula de escape na internet.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  2. Giulia!
    Nunca li nenhum livro da autora, portanto não posso comentar sobre as comparações.
    O que achei interessante é a forma como foi colocada a paixão obsessiva da protagonista e a maneira como ela se 'esconde' atrás de seu fandom na net, sabe por que? Porque através disso podemos analisar a psicologia por trás do livro e como você mesmo comentou, será que não existem tantos blogueiros tímidos por trás de seus blogs?
    O que sei realmente é que tímidos ou não, somos de certa forma, obsessivos em querer melhorar, em querer dar o melhor de nós.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Oi Giu!
    Quando terminei de ler E&P fiquei DOIDA atrás de outra obra traduzida da Rainbow, e fiquei muito feliz quando a NS anunciou que iria lançar 'Fangirl'. Pois bem, e desde então estou me preparando psicologicamente para ingressar nesse universo totalmente diferente que a autora criou. A maioria das resenhas que li de 'Fangirl' não foram muito positivas, mas eram muito vagas, sem explicações de PORQUE não ter gostado. No entanto, a sua foi além: gostei de ver que apesar de você não ter se conectado tanto com a trama, você soube filtrar que o livro era em si um tanto quanto bom (e até deu 4 estrelas!). Também nunca fui fã de fics, então acho que isso talvez me traga a sensação de 'estou confusa', assim como aconteceu com você. Também acho que todos procuramos nos encontrar de alguma forma, e pelo que percebi isso é focado bastante no livro.
    Espero lê-lo em breve para tirar minhas próprias conclusões.

    Mil beijos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente que gosto é gosto e depende de cada um, mas não me interessei muito por este livro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Esse livro tá minha lista há um mês, vou tentar ler ele semana que vem!

    ResponderExcluir
  6. Linda eu gostei bastante da sua resenha de FANGIRL. Já tem um tempo que estou querendo ler e também quero muito comprar ANEXOS. Ia comprar na Black Friday, mas mostrava que estava em pré venda e então acabei desistindo.
    Mas eu tenho bastante interesse de ler esse livro, apesar de não ter lido ainda por falta de tempo mesmo. Mas eu achei que vc foi bem sincera e objetiva em tudo que escreveu.
    Está de parabens minha querida =]

    Outra coisa, queria te perguntar se vc já se inscreveu no formulario do SORTEIO DE NATAL/ANO NOVO que o I LOVE MY BOOKS esta organizando, porque já são mais de 50 blogs em?!! Vai dar muito seguidor. Aproveita. Qualquer coisa me procura no facebook que eu te passo o link. bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nunca li esse Chick lit da Rainbow. Mesmo você tendo ouvido críticas quis ler mesmo assim, e não ter curtido tanto como E&P.
    Gostei por ter romance, e por ter gostado da protagonista. Não me interessei tanto pelo livro, já assim E&P gostei bastante, o humor e o romance que
    a autora põe nas cenas.
    Beijos Giulia,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  8. Ooi Giu!

    Eu ainda não li a autora, estou esperando do meu amigo secreto talvez me dê E&P. Mas já vi algumas criticas negativas sobre esse livro e confesso que não me senti atraida.
    Gostei da sua reflexão sobre a fic de Cath, eu também uso o blog como um escape...
    Nas demais resenhas que li, as pessoas também sentiram dificuldades de se conectar com a história.
    Gosto das suas resenhas sinceras e esse já não estava na lista, não tinha vontade de ler, agora então, menos ainda. :(

    Mas não desisti da autora :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Flor! Tudo bom?
    Gostei da história abordar praticamente o normal da vida de uma garota que está mudando de vida, de fato, ir para a faculdade é um grande passo e parece que ela vai sofrer um pouco para sair da sua zona de conforto, é sempre ruim. Quando não somos capturadas pela história, não tem jeito, é claro que sempre tem momentos em que gostamos, mas em comparação ao restante do livro, não vale a pena.
    Sim, a internet é o escape de muitos, muitas vezes você bate aquele super papo com alguém, tanto pelo celular quanto pelo Facebook e ai chega pessoalmente e não da pra puxar um assunto. Nesse ponto temos algo realmente e retratado na história, mas acho que se eu pegasse para ler essa história, acabaria igual a você, perdida e descontente em alguns pontos. Gostei da sua sinceridade para com o livro e tudo o que ele engloba, parabéns, a resenha ficou ótima!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, ainda não li nada da autora, mas só ouço amores por E&P. Sobre "Fangirl" essa é a primeira resenha positiva que vejo, mas ainda assim, não desejo a leitura. Assim como você também não sou adeptas de fanfics, e creio que também não gostaria do livro que a guria escreve hahah.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  11. Ola Giulia estou com os dois livros dela e Eleonor e esse, ainda não consegui ler, fiquei meio arrisca com o livro devido a demora de de se entrosar com o livro. Vou deixar a leitura para mais para frente . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Giu, tudo bem
    Quando lançaram o livro Eleonor & Park, eu fiquei superanimada, todas as resenhas que li elogiaram muito o livro. Consegui comprá-lo em uma promoção na Saraiva. Infelizmente ainda não tive tempo para ler.
    Quando vi outro lançamento da mesma autora, imediatamente coloquei na lista. Mas aí, comecei a ler as resenhas, e realmente, eu v mais negativas do que positivas. E todas elas, em comum, falaram que preferiram Eleonor & Park como você.
    Com isso desanimei um pouco com esse livro. E o fato de você não ter se conectado, está quase me fazendo tirar o livro da lista. Pois para mim, um livro bom, é aquele em que acreditamos nos personagens, acreditamos que a história poderia acontecer com qualquer pessoa, mesmo sendo ficção. Tem que passar verdade.
    A resenha ficou ótima, mas sinceramente nãos sei se leria o livro.
    beijinhos,
    cila
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li nada da autora, mas realmente vejo todo mundo dizer que esse livro não chega aos pés de E&P. O que chamou minha atenção na sua resenha foi essa parte do romance se desenvolver de forma singela, sinto falta disso nas minhas leituras. Só por isso acho que leria, apesar de todas as resenhas negativas que já li.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Olá

    Conheço um caso inverso. Tenho uma amiga (a Bibs) que amou Fangirl porque se identificou pra caramba com as personagens, a escrita da autora e o enredo, mas não gostou tanto assim de Eleanor & Park. Acho que só lendo mesmo pra saber. Este último está na lista, fui conquistado pela blogosfera, mas ainda não me senti afim de ler Fangirl, então é uma leitura que dispenso sem culpa.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Giu, tudo bem?? Ainda não li nenhum livro da Rainbow, mas queroo muito ler "Eleanor & Park" e de certa forma fico curiosa com "Fangirl"... bom, nunca escrevi fanfiction, mas teve um época que eu amava ler as de Harry Potter (me fez não sentir tão órfã da série)... então eu acho que até iria ter certa empatia com a Cath. Gostei de saber do romance, que acontece de forma gradual e as cenas que o casal aparece são fofas.

    Ótima resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  16. Olá Giu, tudo bom?
    Eu ainda não li nenhum livro da Raibow, nem conhecia o Fangirl, já conhecia "Eleanor & Park", mas nunca parei para comprar e ler. Já escrevi uma fanfic, porém, não terminei.

    Abraços, Mr. Souza || Small Scribble

    ResponderExcluir
  17. Oi, Giu,
    Não li nada da Raibow e nem E&P. Todo mundo me recomenda e eu não tive oportunidade de ler :( quero muito, mas vamos ver se consigo ler logo.
    Achei tudo que você disse na sua resenha tão sincero e profundo que eu não desgrudei o olho da tela, até ter finalizado a leitura. Gostei do plot das fanfics, apesar de não ter lhe deixado tão imersa na estória e gostei da forma como você soube refletir e pensar o motivo da protagonista fazer isso e toda sua questão de aceitação e reconhecimento.
    Gostei bastante o que foi dito e mesmo com suas ressalvas, eu quero ler sim! Sou como você: só saberei se irei gostar, caso dê uma chance! Espero conseguir ler logo. P.S.: adorei a reflexão sobre o Padrão NS. E anotei a dica!
    Lindíssima resenha :3

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom? Já ouvi falarem super bem de E&P. As pessoas simplesmente amam esse livro o.o Eu acho que iria gostar da premissa desse livro. Eu já li muita fic quando era mais nova e entendo essa mistureba toda que as pessoas fazem. Misturam personagens, sentimentos. E muitas fazem o maior sucesso. Parei de ler fic's, mas gostava muito. Ela por ser tímida demais não conseguia sair deste universo, e se sentia confortável em seu mundo imaginário. Acho que seria esse o caso. Adorei a resenha. E acho que se eu ler, irei gostar bastante! :D bjs

    http://horadaleitur.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    ainda não li E&P, na verdade ainda não li nada da autora, mas quero muito ler E&P, porque o pessoal fala muito bem dele.

    Sabe, eu não fiquei com vontade de ler esse livro, não me chamou atenção. Acho a capa super fofa e linda, mas vou passar a dica... tenho medo de não me sentir envolvida.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Ei Giu!

    To com medo desse livro!!! Como vc falou, tem gente que ama e gente que odeia. Adorei Eleonor, então não sei se quero tirar essa boa impressão da autora e arriscar, sabe? Quem sabe mais para frente...

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Giu,

    Você tem razão cada um tem uma opinião e para formarmos a nossa precisamos ler e aí sim nos posicionarmos. Bom, eu realmente não me interessei pelo livro, ainda mais quando você escreve que demorou muito para a leitura engrenar, apesar de você ter gostado de outros ingredientes como o romance fofo que acontece na trama, isto até me chama a atenção, mas... vamos ver mais pra frente.
    Gostei muito da análise feita por você sobre adolescentes que não recebem apoio de casa, são tímidos e acabam se destacando de outra forma e concordo com você que o ser humano de forma geral está sempre em busca de aceitação e reconhecimento, o que em minha opinião é normal e acontece com o humano, ainda que deforma inconsciente.

    Beijos
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  22. Olá Giulia!
    Eu já tinha visto esse livro nas redes sociais e até em blogues, mas não me chamou a atenção. E com a sua resenha me desanimou mais ainda.
    Gostei do que você escreveu pois foi verdadeira com a sua opinião.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Adoro essa capa, o estilo das capas da autora são realmente lindos,mas eu passo a leitura.
    Você me contou coisas da história que dão todos os indicativos de que não irei gostar. Como ele não é pequeno, prefiro investir meu tempo em algo mais certo.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  24. Oie,
    Quando disseram que iriam lançar o livro Eleanor & Park fiquei super curiosa e entusiasmada para adquirir logo o livro e le-lo de imediato, porém isso não aconteceu com o livro Fangirl. Não sei se estou com o pé atrás com esse livro por causa da capa ou por causa das resenhas (positivas/negativas).
    Mas ainda sinto um certo interesse no livro, porém não irei ler tão cedo.

    organizandohistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)