Título: Flora Hen
Autora: Hwang Sun-mi
Editora: Geração
A moderna fábula coreana com 2 milhões de exemplares vendidos que está conquistando corações em todo o mundo. Flora Hen é uma galinha. Flora Hen é carismática. Ela vai fazer você rir e chorar, ela vai surpreender você mas, principalmente, ela vai lhe ensinar, com doçura e coragem, a ser melhor, mais humano e mais forte, nos insuspeitos e perigosos caminhos da vida. Tão poético e filosófico quanto O pequeno príncipe. Tão iluminado quanto Fernão Capelo Gaivota. Tão animador quanto A arte da guerra. Tão inspirador quanto a Bíblia. Criança ou adulto, pode ler sem susto: a encantadora história de Flora Hen vai tocar seu coração.
Confesso que quando a Giulia praticamente insistiu para que lesse este livro, encontraria algo bem infantil, pois de cara é esta a imagem que o livro transmite.
Repleta de cores, a capa nos mostra o retrato desenhado da protagonista do livro, Flora Hen, uma galinha poedeira, que vive em um local onde não tem um pingo de liberdade. Seu maior sonho é chocar os ovos que põe, mas de um jeito ou de outro eles descem porque a gaiola era inclinada. É aí que ela toma uma atitude e para de se alimentar. Talvez assim eles a tirassem de lá e ela então pudesse realizar seu sonho. O último ovo que bota ao mundo vem sem a casca dura e, ao cair no chão, se espedaça.
Flora é retirada junto com outras galinhas. Os fazendeiros acham que ela está doente e que pode contaminar as demais. Jogada numa cova, ela desmaia. É quando o pato-real a salva de virar comida de doninha. Ao olhar para trás, vê a doninha sem coração estraçalhando outra galinha desfalecida. Levada ao celeiro, descobre que os animais dali não a recebem da melhor maneira, principalmente a galinha, pois queria ter seus filhinhos de maneira tranquila.
A inveja toma o coração da pequena galinha poedeira, pois ela sabe que nunca conseguirá sobreviver sem um teto onde ficar e se alimentar. Mas o pato-real não sai de seu lado, ajudando-a direta e indiretamente. Até o fatídico dia em que ela encontra um ovo de pato e tudo começa a fazer sentido. É onde tudo muda e onde ela perde o único que confiava em seu sonho.
Flora Hen é, além de uma fábula magnífica, um retrato da verdadeira amizade, do amor e de como você não pode desistir de um sonho, por mais que o caminho até alcançá-lo seja difícil. Se você persistir, uma hora chegará.
Ela encarou o olho profundo da doninha e pensou naqueles filhotinhos moles de carne tão frágil. Aqueles nacos de carne eram como o último ovo que Flora havia botado, aquele que havia saído com a casca mole e se espatifara no meio do quintal. Ela se lembrou de como isso havia partido seu coração, da tristeza que sentira. Seu corpo estava duro, agora. Ela não podia mais fugir. Já não tinha motivo nem força.
Com certeza a editora apostou certo na publicação do livro. Como dito logo no início, a capa já é uma beleza à parte, convidativa aos olhos. A diagramação interna, então, com ilustrações de algumas das passagens mais importantes do enredo. Todo o cuidado, desde os aspectos chamativos do livro quanto à revisão, e o trato com o texto fizeram com que o livro se tornasse um dos meus preferidos do ano, não pelo lado estético, e sim com a pureza e a riqueza da narrativa.
Se vocês tiverem a oportunidade, leiam. Leiam sozinhos, com seus filhos, irmãos, namorados e namoradas, pais, avós. Flora Hen é simplesmente perfeito.
Olha eu gostei bastante da sua resenha, mas eu sinceramente não pegaria para ler o livro não, até porque eu achei ele meio infantil. Eu gosto de infanto juvenil, mas seilá, acho que isso vai de cada um né? Mas mesmo assim tudo que vc abordou sobre a história gostei. Achei interessante, mas não para minha idade (risos)Mas mesmo assim achei legal =]
ResponderExcluirAmiga espero que tenha recebido o HTML do sorteio em seu email
já mandamos viu? bjokas
lovereadmybooks.blogspot.com.br
Sério que vi essa classificação? A primeira vez que vi pelo lançamento, só bati o olho e próximo.
ResponderExcluirPorém vi que tem ótimas mensagens, que nem todos capitam, assim como o pequeno príncipe mesmo!
A capa transmite mesmo algo infantil. Vi que ela faz alguns planos e depois vê que aquilo não será nada útil para ela escapar.
Adorei, não iria nunca adivinhar que a obra era cheia de coisas bonitas.
Abraços Pamela,
ThayQ.
http://leituras-insanas.blogspot.com.br
Oi Pamela ao contrário de ti, não gostei da capa não, mas acredito que o conteúdo que é o mais importante seja bem melhor, e pode deixar que vou seguir sua dica de leitura.
ResponderExcluirBjs, Rose
Pamela, que bom que você gostou na história =D
ResponderExcluirEu já vi algumas das ilustrações internas e apesar de gostar das cores acho essa galinha horrível hahah essa galinha é assustadora!
Mas o conteúdo é o que vale nao é? E o colorido sempre atrai as crianças..
Beijiinhos ;*
Andressa - Blog Mais que Livros
Esse é um livro que nunca pensei que ficaria interessada, não gosto muito do genero.
ResponderExcluirMais a história me fisgou de um jeito extraordinario.