A Promessa da Rosa - Babi A. Sette


Título: A Promessa da Rosa
Autor(a): Babi A. Sette
Editora: Novo Século
Nº de páginas: 432
Onde comprar: Submarino | Saraiva | AmericanasCasas Bahia
Nota:

Século XIX: status, vestidos pomposos, carruagens, bailes… Kathelyn Stanwell, a irresistível filha de um conde, seria a debutante perfeita, exceto pelo fato de que ela detesta a nobreza; é corajosa, idealista e geniosa. Nutre o sonho de ser livre para escolher o próprio destino, dentre eles inclui o de não casar-se cedo. No entanto, em um baile de máscaras, um homem intrigante entra em cena… Arthur Harold é bonito, rico e obstinado. Supondo, por sua aparência, que ele não pertence ao seu mundo, à impulsiva Kathelyn o convida a entrar no jardim – passeio proibido para jovens damas. Nunca mais se veriam, ela estava segura disso. Entretanto, ele é: o nono duque de Belmont, alguém bem diferente do homem que idealizava, só que, de um instante a outro, o que parecia a aventura de uma noite, se transforma em uma paixão sem limites. Porém, a traição causada pela inveja e uma sucessão de mal-entendidos dão origem ao ciúme e muitas reviravoltas. Kathelyn será desafiada, não mais pelas regras sociais ou pelo direito de trilhar o próprio caminho, e sim, pela a única coisa capaz de vencer até mesmo a sua força de vontade e enorme teimosia: o seu coração.

Kathelyn Stanwell é uma jovem inteligente, geniosa, que sonha em se casar com o homem que ame. Sua personalidade ou ambições não seriam um problema se não estivéssemos em 1840 e ela não fosse a filha de um duque, transformando-se na dama mais cobiçada da sociedade londrina. Ela odeia a nobreza, a vida de aparências e não consegue aceitar a ideia de ter alguém a recriminando por não agir conforme o esperado, seja essa pessoa seu pai, a sociedade ou até seu marido. Ela quer rir abertamente, viajar pelo mundo, ou seja, ser apenas feliz! Seu pai tem outros planos para ela e já está à procura de alguém à sua altura, rapazes que ela gentilmente encontrou um jeito de dispensar.

Um baile de máscaras é um ótimo lugar para ela se libertar e agir naturalmente, já que sob a máscara ninguém sabe quem ela é. É nesse lugar que ela se depara com Arthur Harold, um jovem misterioso que arranca suspiros por onde passa. Apesar da atração palpável que se estabelece entre eles, o envolvimento não passaria daquele breve encontro, ou assim eles pensaram que aconteceria. O destino faz questão de os colocar frente a frente novamente, mas dessa vez mostrando quem eles realmente são: o Duque de Belmont e Lady Kathelyn. Essa revelação o deixa disposto a conquistá-la a qualquer custo.

Conforme vão se envolvendo, eles descobrem cada vez mais qualidades no outro. Ele demonstra ser mais do que um riquinho, e ela segue lhe conquistando por personalidade à frente de seu tempo. Porém um casal tão invejado não chegaria livremente até seu final feliz. Intrigas e inveja são responsáveis por uma reviravolta na história que fará nossa protagonista sofrer como nunca. Será que o amor conseguirá ser mais forte do que tudo?

Já faz algum tempo que leio romances de época e posso dizer que mulheres à frente do seu tempo são algo bem comum nesse tipo de história, mas nunca imaginei que encontraria um protagonista tão forte e determinada. Ela sofre muito para simplesmente ser quem ela é.

A narrativa é feita em terceira pessoa, alternando o foco entre os protagonistas, e é tão gostosa de ler que eu me arrependi profundamente de ter demorado tanto a pegar esse livro. A história é fluida e sem muitos rebuscados, como aconteceu na parte histórica do primeiro livro da autora. Os diálogos são inteligentes, recheados de ironia, e olha, como eu chorei. A autora conseguiu inovar, emocionar e me prender ao longo das mais de 400 páginas dessa história.

Os protagonistas me ganharam, cada um ao seu momento. Kathe foi aquela identificação instantânea, pois, se vivesse naquela época, acho que seria muito parecida com ela. Não consigo aceitar toda a submissão à qual as mulheres eram submetidas, e isso me irrita constantemente. Já Arthur é um príncipe que de contos de fada não tem nada. Ele é imaturo, covarde e tem várias atitudes que me fizeram ter os dois pés atrás com ele. Mas com o decorrer da história ele se redime e mostra que é apenas um ser humano que erra como qualquer outro.

O melhor de tudo é que a autora se profundou na proposta e trouxe diversas críticas sociais. Isso também é comum nos livros do gênero, mas aqui talvez pelo nível de sofrimento da protagonista eu consegui fazer um paralelo com a nossa atual sociedade que me entristeceu e revoltou. É incrível como convenções de mais de um século atrás podem ainda estar tão vivas.

Essa capa é perfeita, fazendo o livro entrar aquela categoria de livros que são comprados apenas pela capa. A delicadeza que ela passa me faz suspirar tanto quanto a história em si. Internamente o livro também está lindo, com galhos floridos nos inícios de capítulos e uma diagramação que auxilia o leitor com suas fontes, margens e espaçamentos confortáveis.

Eu poderia descrever a mensagem principal do livro com um monte de frases prontas como nada acontece por acaso e quem acredita sempre alcança. Na verdade, a música do Renato Russo é uma ótima trilha sonora para esse livro. Enfim, esse livro para ler e senti. Recomendo a todos!

7 comentários

  1. Olá Dressa, eu amei ler esse livro, nossa como ela sofre nas reviravoltas né, o Duque consegue deixar a gente dividida a respeito do caráter dele, a narrativa é ótima, nunca li um livro tão rápido! Parabéns pela resenha. Bjkas

    ResponderExcluir
  2. Oi Andressa =)
    MEninaaaa comprei este livro na bienal, só ouço maravilhas!
    Fico mega curiosa p conhecer esta protagonista e sofrer com ela, pq parece q o livro é sofrido!
    Amei tb a trilha sonora escolhida!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Dreeh, tudo bem?

    Gostei muito da sua resenha. Eu tenho o primeiro livro da autora, mas ainda não li, preciso fazer isso. E mesmo não lendo muito romance de época, esse me interessou basante. Principalmente por causa da identificação com os personagens, e saber que eles foram bem trabalhados. Gostei de saber que a parte histórica não é muito rebuscada, pois as vezes leituras assim tornam-se um pouco massante. Essa capa é linda mesmo!!

    Beijinhos,

    Rafa || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  4. Comprei esse livro e estou aguardo ele chegar ansiosamente. Todos falam mega bem da historia e da narrativa. Também estou curiosa para acompanhar as situações que a personalidade forte de Kathelyn a colocarão.
    Adorei saber que a narrativa é alternada entre os protagonistas assim o leitor consegue se envolver melhor tendo uma noção geral dos acontecimentos. Maravilha quando os personagens amadurecem no decorrer na história. Sério que dá para chorar, fiquei + curiosa. Muito bom saber das reflexões e mensagens contidas no livro, elas só me deixam mais empolgada para ler.

    Voce está sabendo que a autora está escrevendo O Despertar do lírio, sequência desse livro!!!??? Eu não sabia que era uma série mas gostei da notícia.

    Enfim foi ótimo saber sua opinião. Parabéns pelo ótimo texto!!!
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Andresa, tudo bom?
    Fico feliz em saber que o mocinho se redime das suas atitudes. Gosto muito de romances de época e também fico brava com a forma com que as mulheres eram tratadas. Tenho lido muitos comentários positivos desse nacional e quero ler em breve, pois também pretendo conhecer a escrita da Babi.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga, com certeza esse é um livro que eu compraria pela delicadeza e beleza da capa. Contudo é possível perceber que a história é ainda mais linda do que a capa. Não tenho costume de ler romance de época como você, mas essa submissão imposta às mulheres na época também é algo que me revolta, não sei se conseguiria viver como essas mulheres, rs. Adorei sua resenha e quero ler o livro assim que possível.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Acho que essa foi a melhor resenha que li deste livro, consegui perceber o quanto este livro encantou você e fiquei muito interessada em passar pela mesma experiência. Espero poder ler em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)