Depois do que aconteceu - Juliana Parrini


Título: Depois do que aconteceu
Autor(a): Juliana Parrini
Editora: Suma de Letras
Nº de páginas: 344
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Casas Bahia
Nota:

O vazio deixado por Alex está sempre comigo e isso é bom. Bom porque essa dor me dá a certeza de que a sua existência em minha vida foi real. E o mais difícil nessa batalha que se estende dia após dia é ficar longe de quem você mais queria estar perto.
Isabel passou o último ano fugindo. Depois do que aconteceu, ela não acredita que conseguirá voltar a ser feliz. O que não esperava era que o destino colocaria Daniel Clark em seu caminho. A atração entre os dois é imediata e irreversível: ao voltar para casa, a carioca Isabel não será capaz de esquecer os encantadores olhos azuis daquele cara que conheceu por acaso em plena Avenida Paulista. A partir desse dia, a tristeza de Isabel perde espaço para uma paixão que mudará sua vida. Ficar presa ao passado vale mesmo a pena? Ou é preciso seguir em frente e dar uma segunda chance ao amor?

Então, né? Dia de fazer resenha de um nacional que não me agradou muito. Preparados? Porque eu não tô. =P

Conhecemos uma Isabel amargurada, triste, depressiva, sem perspectivas, sofrendo por amor. Você demooooora a saber com detalhes o que aconteceu entre ela e Alex, seu namorado/noivo de 13 anos, mas percebe que não foi morte. Ao invés de ficar curiosa, fui me irritando por tanto drama sem nunca serem revelados detalhes que justificassem o abandono.

Isabel estava lá curtindo a bad há 1 ano, se afastando dos amigos e se enclausurando em casa, quando de repente viaja, conhece um boy magia (americano, de olhos azuis, sarado... viva à estereotipação) e se encanta por ele instantaneamente. Na vibe de precisar voltar a viver, dá uma chance pro cara e vai jantar com ele. Depois de um tempo, ele brota no Rio e já no primeiro reencontro transam e rolam declarações. Precipitado, né?

Mas não para por aí... Os fatos se desenrolam, aparece família envolvida no meio e... tcharam! o cara é um babaca traidor. Só que, miraculosamente, tudo acontece pra justificar as atitudes do cara. E aí começa um festival de inconstância por parte dos protagonistas, que vão do 8 ao 80 na mesma página. O negócio é tão surreal que eu passei dois terços do livro revirando os olhos a cada vez que Isabel e Daniel se encontravam. Uma hora eles têm as piores expectativas quanto ao outro, 2 parágrafos depois já estão jurando amor eterno e pertencimento. Me poLpa, né?

E, pra variar, eu não fui muito com a cara do mocinho. Tentei entender a postura do Alex, ao qual só temos acesso através de lembranças, e não sei como eu reagiria na situação dele. Tem um quê de covardia? Sim, não há como negar. Mas também não rola julgar sem viver o problema na pele. E, como no final tem uma reviravolta, espero que as coisas fiquem bem chacoalhadas no próximo volume.

Também fiquei extremamente incomodada com trechos de músicas em inglês ou frases em italiano sem tradução. Das duas, uma: ou eu pulava e ficava sem entender o que aquilo tinha a ver com a história, ou parava de ler pra consultar o Google. Cabia uma nota de rodapé, né? Afinal, ninguém é obrigado a saber outro idioma.

Mas o que mais incomodou foi o machismo. Com essa campanha rolando no facebook, meu feminismo aflorou e eu não pude deixar de rejeitar essa parte do livro. Tudo gira em torno de resolver os problemas com homem, as amigas sempre dando conselhos machistas... Não, gente! Por favor, parem! Bora querer se valorizar?

Alguns personagens ganharam o merecido destaque, mas outros não tiveram a oportunidade de aparecer. De toda forma, senti que faltou aprofundamento na personalidade de todos eles, inclusive dos protagonistas, resumindo a sentimentos e emoções momentâneas e não explorando outras características. E junta isso ao grande clichê da história, com cenas altamente previsíveis.

A capa é linda e foi o que me atraiu de cara. Não tem como não me apaixonar por algo tão declaradamente carioca. ♥ Houve algumas falhas de revisão pequenas, mas no geral o texto está legal. A escrita da Juliana é boa, fluida, o problema é o conteúdo forçado e as situações irreais. Talvez uma narração em terceira pessoa fosse uma melhor opção, tirando a carga dramática e nos dando uma opinião mais neutra e talvez até cenas além do umbigo da Isabel.

Vou ler Antes que Aconteça só por desencargo de consciência, pra saber no que deu o trelelê do triângulo, mas com bem menos expectativas. E só pra confirmar... #TeamAlex

12 comentários

  1. Machismo???? Estou fora, machismo mata muitas mulheres por hora no Brasil, não rola eu gastar meu dinheiro ou presentear alguém co esse tipo de literatura. ADOREI SUA RESENHA, SÉRIO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Guila
    Que tristeza não gostar assim de um livro, mas acho que me incomodaria também com o machismo, que acho que já deu né! E também com essas passagens sem tradução! Já peguei um livro assim que não me agradou, tinha que ficar adivinhando..para!
    Gostei da opinião sincera. Ainda não parei para pensar se quero ler a trilogia.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ai, Giulia, sinceramente, se eu ler esse livro acho que a gente até forma uma banda de haters. hahaha Eu tenho certeza de que minhas opiniões seriam as mesmas que as suas! Essa personagem me irritou só lendo a sua resenha, imagine então se eu ler o livro!
    Obrigada pelo seu texto, me serviu de dica pra poder passar bem longe!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Vi esse livro na blogosfera e os comentários eram bem positivos, mas nunca tive a intensão de ler e agora lendo sua resenha, sei exatamente o motivo, essa história de romance rápido, instaneo, me deixa louca, quando o autor sabe desenvolver algo legal, mesmo que o encontro do casal tenha sido rápido, consigo relevar, mas vendo os pontos que você citou, entendo perfeitamente. Não pretendo ler e espero que o segundo livro, seja melhor para você.

    http://daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  5. Poxa, eu adorei o livro! No começo, também não engoli a paixão entre o Daniel e a Isabel (e fiquei bem irritada com o tanto de vezes que ela fala 'ponto pra mim'!), mas depois li o livro e acabei gostando bastante da história!
    E, apesar de achar a decisão do Alex muito definitiva, também prefiro ele ao Daniel! Espero que você goste do próximo livro!
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  6. eu tenho ojeriza por livros previsíveis, ainda mais com teor machista... passo longe dessa leitura...

    ResponderExcluir
  7. Giulia enquanto eu lia sua resenha, fui montando em minha cabeça a situação e comecei a rir, realmente é surreal o desenvolvimento da história, eu tinha grandes expectativas com relação ao livro da Juliana a capa é muito linda, mas depois da sua super sinceridade ele despencou no meu conceito, ainda pretendo ler é claro, mas não com tanta vontade. Lendo sua resenha fiquei pensando no por que da autora com tanto potencial ter feito essa meleca no livro, poxa machismo é algo que tentamos combater e ela fala disso de forma normal no livro, assim não da né! Parabéns pela resenha. Bjkas

    ResponderExcluir
  8. Oi Giu, tudo bem??
    Caramba... eu já tinha lido algumas resenhas desse livro e mesmo com todos os floreios positivos, tinha algumas ressalvas que só compreendi lendo a sua resenha... caramba.... detesto essa coisa que acontece muito rapidamente... e sei lá... onde fica o Alex nessa história... tudo se perde quando ela se apaixona pelo tal do Daniel? Fiquei meio confusa nessa parte sinceramente... não curto histórias contadas dessa forma meio louca, meio fora do lugar sabe, enfim a capa é linda... mas não pretendo ler... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Antes de mais nada concordo com você que as capas dos livros dessa série são tão bonitas que chamam nossa atenção. Confesso que não sabia desse drama todo na história (quer dizer desse mimimi da personagens e sua baixa valorização) e acredito que me irritaria assim como você.
    Mas enfim gostei do seu texto bem argumentado e da sua disponibilidade de ler o próximo só para concluir sua opinião; também sou assim, mas se o autor permanecer no mesmo ponto que me desagradou simplesmente desisto dele. Boa sorte na próxima leitura.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  10. Oláá´
    Poxa, que pena que pra você não foi tão bom pois ouvi tantos elogios que estou mega curiosa pela leitura e espero gostar muito já que amo romance, porém agora vou sem tanta expectativa, bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Giu, acho que essa é a primeira resenha do livro que vejo os pontos negativos aparecendo. Assim como você eu me interessei pelo livro logo de cara por conta da capa. Mas se tem triângulo, situações forçadas, personagens sem personalidade e tanta sofrência, não sei se curtirei a leitura. Acho que vou esperar sua resenha do segundo livro para saber se as coisas melhoram.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  12. oi, tudo bem?
    já li algumas resenhas do livro o colocando como mediano, mas a sua foi a primeira a apontar defeitos que me irritariam profundamente. Falta de coerência não é comigo. Já passei por isso, de ficar revirando os olhos diante de situações absurdas. Mas livro machista, sem ter como foco o combate a isso? Definitivamente não!
    Ando super sem tempo e com uma pilha de livro que não acaba mais, então esse é um que só leria daqui a muiiito tempo, isso se eu ler, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)