Os Imortais de Meluha - Amish Tripathi


Título: Os Imortais de Meluha (Shiva #1)
Autor(a): Amish Tripathi
Editora: nVersos
Nº de páginas: 394
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Casas Bahia
Nota:

Os Imortais de MELUHA, primeiro volume da Trilogia SHIVA, é mais um lançamento da nVersos Editora e marca o início da história de Shiva, um homem que viveu cerca de 4.000 anos atrás, cujas aventuras eram tão grandiosas que as pessoas começaram a pensar nele como um Deus. A terra de Meluha, criada por um dos maiores monarcas, Lorde Rama, é um império cercado de perigos e ameaças, como a extinção do rio Saraswati reverenciado pelo povo, e que agora está lentamente secando. Eles também enfrentam ataques terroristas devastadores vindos do leste, a terra dos Chandravanshis. Para complicar ainda mais as coisas, estes parecem ter se aliado aos Nagas, uma linhagem de verdadeiros guerreiros que vivem à parte da sociedade em razão de suas deformidades físicas. A única esperança para os Suryavanshis é uma antiga lenda: Quando o mal atinge proporções épicas, quando tudo parece perdido, quando parece que os teus inimigos triunfaram, um herói vai emergir. Shiva é um rústico imigrante tibetano ou realmente esse herói? E afinal, ele quer ser esse herói? Desenhado de repente ao seu destino, por dever, bem como pelo amor, vai Shiva levar a vingança Suryavanshi e destruir o mal? Este é o primeiro volume da trilogia sobre Shiva, o homem simples cujo carma o transformou em o Deus dos Deuses.

Os Imortais de Meluha é o primeiro livro da trilogia Shiva. Nele conhecemos Shiva, um homem que viveu cerca de 4000 anos atrás, líder de uma tribo tibetana que vive constantemente em guerra e com o mínimo de conforto possível. Quando a tribo dos Suryavanshi os convida para morarem em Meluha, Shiva vê uma oportunidade de mudar a vida de seu povo para melhor.

Ao chegarem a Meluha, eles são muito bem recebidos, todos são orientados a tomar o somras (uma espécie de bebida medicinal) para eliminar todas as doenças. Muitos da tribo de Shiva têm uma forte reação, passam a noite muito mal e com muita febre, mas a reação de Shiva foi a mais surpreendente: sua garganta ficou gelada e completamente azul.

Quando a população de Meluha percebe o que houve com Shiva, imediatamente todos começam a reverenciá-lo como Lord Neelkanth, o grande deus que viria para destruir o mal. A princípio Shiva demonstra-se totalmente cético à lenda do deus, mas se sente obrigado a pelo menos tentar lutar pelo povo que recebeu toda a sua tribo de maneira tão acolhedora.

Começa então a longa viagem de Shiva por todo o império meluhano, e logo ele percebe que o povo Suryavanshis conseguiu criar uma sociedade quase perfeita. É claro, existem alguns costumes que Shiva acha exagerados e desnecessários, e sua indignação só aumenta quando ele se apaixona por uma mulher Vikarma (quando uma pessoa é considerada conter um carma ruim, ela é privada de quase tudo, pois sendo impura não se pode ao menos tocá-la).

Além disso tudo, ele ainda tem de lidar com o mal, que na concepção dos meluhanos é a tribo vizinha, os chandravanshis, um povo desordeiro e muito desonesto que se uniu aos terroristas Nagas para destruir os meluhanos. Após algumas decisões tomadas e alguns acontecimentos extremos, Shiva começa a perceber que nem tudo que os meluhanos dizem e acreditam tem fundamento, e que ser o grande Neelkanth é algo bem maior do que ele imaginava.

No início a leitura é um pouco lenta, os nomes complicados não ajudam, mas conforme fluiu eu fui ficando cada vez mais empolgada e envolvida na aventura de Shiva. A viagem que esse livro proporciona é uma delícia, me senti literalmente na Índia 4000 mil anos atrás. Shiva é um personagem incrível, sua humildade e capacidade de crescimento impressionam. Os personagens secundários (que são muitos), também surpreendem, são muito bem escritos e explorados.

A história é contada aos poucos, mas não chega a ficar entediante, pois há sempre alguma ação envolvida. Meu conhecimento em relação à cultura indiana era quase zero, e durante a leitura aprendi muito já no primeiro livro. Estou muito ansiosa e curiosa para ler o segundo volume, O Segredo dos Nagas, pois além de continuar a contar sobre Shiva vai aprofundar um pouco mais no povo Naga, que me intrigou bastante nesse primeiro livro.

Recomendo para leitores que gostam de conhecer culturas diferenciadas através de uma escrita que te faz viajar literalmente até o país se passa a história e gosta de cenas de ação de tirar o fôlego com uma pitada de romance na medida certa. Deem uma chance para essa trilogia que é mágica e surpreendente.

— Seu destino é muito maior do que essas montanhas gigantescas, [...] mas para torná-lo realidade, você justamente precisará cruzar essas mesmas montanhas gigantescas.

13 comentários

  1. Ola Suzzi lindona acho essa capa linda, gostei muito da premissa ainda mais sendo nessa época, acredito que demore um pouco para leitor se situar e afinal para que nomes tão difíceis hein rsss. Vou ler ainda mais com romance . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Suzi.
    Eu já achei os nomes complicados aqui na resenha, imagine na história hehe. Eu gostei dessa premissa, e ainda mais do livro se passar na Índia, gosto muito de histórias que se passem lá. Só não gostei de não ser livro único, odeio ter de ficar esperando um tempão para lançar os outros. Mas me interessei pela história sim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Suzi
    Infelizmente, não foi um livro que me atraiu.
    Mas gostei bastante de sua resenha e a capa é incrível.
    Valeu a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Oi Suzi, confesso que fiquei confusa justamente com esses nomes, são tão complicados. Além disso, são muitos né? kkkk Enfim, sobre a história eu confesso que não é muito do meu agrado mais saber que a autora soube transportar o leitor para a Índia e a sua cultura tão diferenciada me agrada bastante. Afinal, uma das coisas boas é poder viajar pelo mundo lendo apenas o livro. hehe

    bju
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  5. Oi Suzi,

    Está aí um livro que me atraiu bastante!!!
    Não conhecia ele e confesso que ao ver a capa tive outro impressão...mas lendo a tua resenha percebi que estava enganada!!!

    Dica mais que anotada!!! Adorei o livros, amei a resenha...

    bjs

    Eu Pratico Livroterapia


    ResponderExcluir
  6. Acho bem legal quando um livro traz uma cultura diferente do que estamos acostumados, fora que adoro mitologia :D
    Bem interessante essa história do cara virar um Deus sem nem querer. e tomar uma responsabilidade dessas.

    Obs. Só eu lembrei da SNZ quando li Shiva? kkkkkkk Na hora pensei em Sara Shiva kkkk

    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  7. Olha eu sinceramente não me senti muito atraída pelo livro não.
    Eu acho que nem pegaria para ler pelo menos no momento, até porque
    estou tentando mudar um pouco de gênero sabe, mas eu gostei da maneira como tu abordou sobre a estória e achei interessante. Mas um livro que vou ler futuramente quem sabe.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/memorias-literarias-como-assim-dez-anos.html

    ResponderExcluir
  8. Oiee.

    Nossa, primeira vez que vejo este livro, mas confesso que já fiquei curiosa e espero gostar da trama assim como você. E é sempre bom entender um pouco mais sobre outras culturas atraves de livros assim.

    Vou colocar na lista

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  9. OI Suzi. Hahahaha, onde você diz que os nomes são complicados, imaginei que não citaria isto porque eu achei mega complicado enquanto lia. Gente, haja criatividade para criar nomes assim, hein?
    Mas além disso é uma história que se passa há muito tempo, então tem coisas bem diferentes. Mesmo assim não me chama muito a atenção por ser uma fantasia que se passa há muito tempo mesmo. Não curto muito.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  10. Olá! Nossa, fiquei bem curiosa com a leitura. é fantasia e amooo demais. Sendo em outra cultura, fico mais empolgada ainda! beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Achei bem inovador o nome Shiva para mim era uma mulher (risos)
    Gostei muito da sua resenha e saber que a história não é entediante é muito bom, pois esse tipo de leitura costuma ser lento. Gostei muito da sua resenha e fiquei com vontade de ler o livro - já anotei o nome.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu já tinha visto alguma coisa de divulgação do livro, mas não tinha parado para prestar atenção sobre o que seria a história. Não é exatamente o meu estilo de leituras, mas saber que a leitura traz muito conhecimento sobre a cultura indiana e que tem personagens ótimos me fez ficar com vontade de ler o livro. Ainda mais com o fato de que os personagens secundários também surpreendem. Acho que as vezes os autores esquecem que os personagens secundários precisam fazer sentido e não exploram seus potenciais - o que me pareceu que não é o caso aqui.
    Como disse, não é muito meu estilo mas sua resenha me fez olhar o livro com outros olhos, então é um livro que entrou para a lista :)

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá Suzi!
    Eu sempre tive curiosidade de conhecer essa história. Vi muitas resenhas sobre e a maioria era positiva. É uma sociedade e uma cultura que eu nunca li e fiquei encantada com o enredo. Fora que a capa é linda.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)