O Aprendiz - Taran Matharu



Título: O Aprendiz (Conjurador #1)
Autor(a): Taran Matharu
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 350
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Casas Bahia
Nota: 

Em O aprendiz, primeiro volume da série Conjurador, Fletcher é um órfão de 15 anos e, para sua surpresa, conseguiu invocar um demônio do quinto nível. O problema é que apenas os nobres deveriam ser capazes de conjurar criaturas e usá-las na guerra contra os orcs. Mas plebeus como Fletcher também podem ser conjuradores, e o garoto consegue uma vaga na Academia Vocans, uma escola de magos que prepara seus alunos para os campos de batalha. Lá, ele irá enfrentar o bullying dos nobres, mas também aprenderá feitiços e fará amigos incomuns, como anões e elfos. Além de se provar digno de uma boa patente na guerra, Fletcher e seu grupo de segregados precisam se unir e vencer o preconceito que sofrem na desigual sociedade de Hominum.


Fletcher foi abandonado pelos pais na pequena Pelego, onde foi adotado por Brendon, o ferreiro da  cidade. Aos quinze anos, durante uma grande freira de troca de mercadorias, o diário de um conjurador acaba caindo em suas mãos. Curioso, ele resita algumas palavras escritas nele e, para sua surpresa, conjura sozinho um demônio da espécie Salamandra. Isso já era o suficiente para mudar sua vida, mas as coisas pioram quando Fletcher é acusado de um crime que nunca cometeu. Sua única saída é fugir para a cidade.

Em Corcillum, um encontro inesperado com Arcturo, um conjurador que luta na guerra territorial contra os Orcs, o leva até a Academia Vocans. A Academia treina, Conjuradores para a guerra. Apesar da maioria dos alunos serem nobres, eles estão treinando todos os que possuem habilidade com demônio. Por isso Fletcher é aceito. Lá, ele descobre que os conjuradores são pessoas capazes de usar a magia cedida pelos demônios que conjuram. Ele também descobre o que é tão habilidoso. Isso revela muito sobre o seu passado, até então desconhecido.

O rapaz sofreu com a perseguição dos nobres a vida inteira e agora não será diferente. Eles faz amizade com outros alunos descriminados na academia e juntos eles terão que provar do que são capazes.

O maior inimigo de um guerreiro pode ser também seu maior professor.

O Aprendiz me chamou a atenção pela sua capa, mas quando li sua sinopse tive certeza que iria gostar. Eu já imaginava uma história com poucos elementos originais, mas não tem como negar que o autor conseguiu surpreender com aquilo que tinha nas mãos. A sociedade de Hominum, onde Fletcher vive, é habitado por humanos, porém abriga anãos, faz fronteira com elfos e luta contra os orcs. Eu me senti dentro de um jogo Dungeons & Dragons! No início fiquei um pouco perdida, pois a estrutura da sociedade é bem complexa, mas foi só até pegar o ritmo. A surpresa fica por conta da mitologia em torno dos Conjuradores e do protagonista.

Narrado em terceira pessoa, a história acompanha Fletcher através de sua jornada. Não achei que fosse gostar tanto dele, mas preciso dar crédito ao trabalho do autor. A forma humana como foi composto, com forças e fraquezas, e seu jeito nada impulsivo fizeram o garoto me conquistar. Apesar de pouco descritiva, foi fácil viajar no mundo criado por Taran. Sua escrita fácil e ágil também foram pontos positivos nessa leitura.

A história também apresenta bons personagens secundários, que devem ser mais explorado nas continuações. Assim como as várias pontas soltas que o autor deixa ao longo da trama. Esse é o primeiro livro de uma trilogia, então ainda há muita história para ser desenvolvida né?

A capa do livro é ainda mais linda pessoalmente, mas preciso fazer uma reclamação sobre a edição: porque utilizar folhas brancas? Sério, eu não consegui entender. Isso fugiu totalmente ao padrão que a editora está acostumada a publicar. Tirando esse detalhe, a diagramação do livro está simples e a leitura foi confortável.

Um livro que fala de uma sociedade atemporal e por isso aborda temas tão presentes em nosso mundo. Quem gosta de fantasia deve se aventurar na leitura.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)