Me Abrace Mais Forte - David Levithan


Título: Me Abrace Mais Forte
Autor(a): David Levithan
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 224
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Casas Bahia
Nota:

Do universo de Will & Will: Um nome, um destino, conheça a história de Tiny Cooper em um fabuloso musical Uma novela musical do universo de Will & Will – um nome, um destino, escrito em parceria com John Green e o primeiro livro juvenil com protagonista gay a figurar na lista do New York Times. Em Me abrace mais forte, o personagem Tiny Cooper, um dos mais carismáticos da trama, disponibiliza o roteiro do musical que acompanha sua trajetória: do berçário até o ensino médio. Com participação especial do fantasma de Oscar Wilde, o roteiro revela os detalhes da vida amorosa de Tiny, seu relacionamento com seus vários ex-namorados, a amizade com a babá lésbica, a relação com os pais e o encontro com o amigo Will Grayson.

Tiny Cooper ganhou um enorme destaque como coadjuvante em Will & Will - Um Nome, Um Destino, livro escrito por John Green e David Levithan. Na obra ele estava escrevendo um musical sobre sua própria vida, e David resolveu então lançar esse musical em forma de livro, de forma a contar a história desse tão carismático personagem.

O musical é dividido em dois atos. O primeiro acontece do nascimento de Tiny até sua entrada no ensino médio. O garoto sempre soube que era gay, assim como aqueles ao seu redor, só que saber e assumir para si mesmo são coisas bem diferentes. Tiny meio que evitava o assunto, apesar de sua família e seus amigos lhe darem o maior apoio.

Até que finalmente Tiny se aceita e resolve contar para todos, começando pelos pais, passando pelo melhor amigo, Will Grayson (que no musical se chama Phil Wrayson), até os membros do time de futebol americano. Cada passagem é uma cena hilária, regada a muita música (óbvio) e muitas lições de vida.

O segundo ato é sobre a desastrosa vida amorosa do garoto grande e gay. Tiny apaixona-se muito facilmente, e nesse segundo ato conhecemos seus 18 ex-namorados. Claro que nem todos foram realmente relacionamentos, mas sim garotos de quem Tiny gostou que partiram seu coração de alguma forma.

Com muitos conselhos da sua babá lésbica e do fantasma de Oscar Wilde, Tiny vai aprendendo mais sobre o amor e que não é necessário se ter alguém para viver. O importante é aceitar-se e ser feliz, independente de ter uma cara-metade.

O livro é escrito exatamente como um musical, apontando o nome do personagem, se ele está falando ou cantando, detalhando cada cena e ainda contando com as opiniões de Tiny. Ele deseja que a peça inspirada em sua vida torne-se um sucesso da Broadway e quer participar de cada produção feita, se não como ator principal, ao menos como produtor, dando dicas e pitacos em tudo.

Tiny é um personagem extremamente divertido, e acho que merece uma série de livros só para ele. O garoto me fez rir com seus inúmeros deboches e referências à cultura gay e pop, citando vários outros musicais e comparando-os com o seu.

Brilho, pessoal. Muito brilho. Não sejam avarentos com o brilho. O motivo de as drag queens gostarem tanto de brilho é que a purpurina é uma coisa barata.

O livro tem apenas 224 páginas, mas, por ser escrito como um roteiro, dá pra ler tranquilamente em uma sentada. Me joguei no sofá depois do almoço para ler algumas páginas e quando vi já tinha acabado e estava querendo mais.

Confesso que não li Will e Will e não senti falta nenhuma dessa leitura. Em alguns momentos Tiny faz referência a algo que aconteceu no livro, já que um Will é seu melhor amigo e o outro é seu ex-namorado nº 18, mas nada que dificultasse o entendimento do musical.

A edição da Galera Record está linda. A capa é maravilhosa e tem tudo a ver com Tiny Cooper. A tradução de Regiane Winarski está impecável como sempre. Traduzir rimas e fazer com que tenham sentido deve ser um trabalho bem complicado, mas ela se saiu muito bem. A revisão está impecável, não lembro de ter encontrado nenhum erro. O único problema foram as páginas brancas. Acho que pro design do livro ficou legal, mas para a leitura incomodou um pouco.

Me Abrace Mais Forte é um livro sensacional e mais uma obraprima de David Levithan, que aborda autoaceitação, preconceito e romance de uma forma divertida e muito didática. Eu com certeza recomendo essa leitura para vocês.

Apesar de não ter nada errado com um garoto querer usar vestidos, tem algo de errado em supor que todo garoto gay queira usar vestidos. Alguns talvez. Outros não. [...] (Outra observação: também não é certo supor que todo garoto gay queira usar brilhos e cores fortes. Alguns não. Eu quero.)

19 comentários

  1. Olha eu ainda não tive a chance de ler os livros do John Green, mas já li diversas resenhas de Will Will e sinceramente achei a estória bastante confusa e por conta disso eu nem compraria para fazer a leitura, quem sabe futuramente rs

    Mas depois que esse livro ai foi lançado eu fiquei curiosa para saber um pouco dele sabe? Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha até agora e me parece ter uma trama muito bacana, mas eu não sei se compraria para ler não. Até porque não me chamou muita atenção, mas mesmo assim eu gostei do seu ponto de vista, sem contar que tá muito bem escrita =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-amor-imortal.html

    ResponderExcluir
  2. Acho legal até o tema que o livro.aborda, mas.sinceramente não é uma história que me atraiu.
    Bj
    Camila Bernardini. Coelho

    ResponderExcluir
  3. OI. Sabe que não faz muit meu estilo um livro que pode ser em forma de musical. Você disse que é feito como escrito se a pessoa está cantando, falando e tudo o mais e acho que eu não curtiria. Mas é legal pegar o personagem que se destacou e fazer outro livro. Mas a capa também poderia ser mais chamativa. Eu sou mais daquela que gosta de figuras.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu não me canso de ser surpreendida com os livros desse autor, e acredito que esse também será uma surpresa. A narrativa sempre leve, mas ao mesmo tempo intensa, fazem com que eu não consiga esquecer nunca suas histórias. E esse livro deve ser muito bom.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Amo os livros do David Levithan, mas morro de vergonha por ainda não ter lido este *-* O Tiny super rouba a cena em "Will&Will", então não é de se espantar que o autor tenha escrito um livro somente para ele. Imagino que seja hilário, e você ter dito que é uma obra prima do autor me deixou ainda mais animada para ler.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Leonardo, me interessei muito no livro, parece ser bem do jeitinho que eu gosto e fiquei mais interessada agora em saber que ele é escrito como um musical, o que facilita muito a leitura, né? eu adoro a escrita do autor, fico imaginando como está esse livro, com certeza entrou para a minha lista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Leionrdo.
    Eu gosto muito da escrita do David, já li um livro dele e me bastou para eu me tornar fã hehe. Eu não li Will & Will, mas achei isso super legal de um personagem crescer tanto em uma história e ganhar seu próprio livro hehe. Acho que nunca li nenhum livro em forma de musical, isso é um diferencial que me fez ter vontade de ler ele.

    ResponderExcluir
  8. Um musical sobre a própria vida? rs... Ri aqui dele considerar que tem 18 ex-namorados mas alguns não serem mesmo relacionamentos e sim garotos que partiram seu coração de alguma forma. Achei legal ter sido escrito como um roteiro, mas pra falar a verdade não me interessei muito não.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Eu amei Will & Will, e amei o Tiny! Eu me divertia horrores quando ele aparecia, então imagina minha curiosidade para ler este livro, além de tudo isso foi o David Levithan que escreveu, mds, amo a escrita do autor. E espero muito que este livro seja tão bom quanto você falou.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi,

    Até agora só li do Naomi & Ely, do David Levitan, gostei bastante dele, mas não fiquei com vontade de ler outros livros do autor. Por esse livro ser escrito em forma de roteiro me lembrou um pouco "Eu, Você e a Garota que vai morrer", que tem o mesmo estilo de escrita - que recomendo a leitura.

    Abs.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Vou começar dizendo que a capa do livro é um espetáculo!... Não li os livros, mas me pareceram interessantes, descolados e agradáveis de ler. Não sei, no entanto, se eu conseguiria acompanhar uma leitura em formato de roteiro, mais por falta de costume mesmo... Achei sua resenha muito bem montada, deixa a gente com muita vontade de conhecer o livro.
    Abraços!
    Nu.
    Blog As 1001 Nuccias

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Ainda não li Will & Will, então acho que pretendo começar por esse. Muitas pessoas me dizem que esse personagem é super divertido, então acho que vou rir bastante. Pretendo ler os dois em breve!
    Beijos
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi! :)
    Adoro a escrita do David e a forma como ele escreve, leve e simples.
    Mais um livro dele que quero para mim.
    Beijos,Maisa.
    Reinoliterariobr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, não li Will Will e confesso que não tenho muita pretensão de ler não, esse me chamou um pouco a atenção por conta de ser divertido, mas não sei se leria, pelo menos não por agora. Gostei muito da resenha, bem objetiva e mostra os principais pontos para que a história interesse aos leitores.

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Caraca! Ex-namorado n 18º e eu nunca tive nenhum kkkkkkkkkkkk.
    Não sou uma garota recatada e muito menos BV, rsrsrs, porém, acho que Deus resolveu não enviar nenhum namoradinho e apenas algumas paqueras.
    Bom, não li este livvro e nem Will, mas li Dois garotos se beijando e gostei da escrita e vou tentar ler este também

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  16. Oi, Leonardo!
    Eu gostei muito da sua resenha, apesar de ainda estar pensando se quero ler este livro. Pretendo ler um dia, mas acho que vai demorar. Gosto de saber que há personagens que te divertiram, e gosto da abordagem do autor com esses assuntos. Este livro em todos elementos que eu gosto, mas é que a fila ta imensa mesmo rs
    Gostei de saber seu ponto de vista, se você devorou tão rápido é porque afinal o livro deve valer a pena. Bela resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Leo.
    Adorei conhecer esse livro, confesse que ainda não li nenhum romance gay não pro falta de vontade, mas por falta de oportunidade, estou prestes a ler dois de brasileiros parceiros que acho que será um baita aprendizado e uma diversão já que geralmente esses livros tendem a ter a personalidade contagiante dos personagens.
    Depois dessa frase: Com muitos conselhos da sua babá lésbica e do fantasma de Oscar Wilde.... Resolvi que essa será uma das leituras para o ano que vem.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    Giuliana.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Nunca li nada do autor mas morro de vontade por só ouvir coisas boas. Páginas branquinhas tbm não me agradam na leitura mas a capa desse livro está sensacional. Acho que leria a história ela parece ser bem leve.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu não conhecia esse livro!
    Não li Will & Will, mas como adoro um livro babado na polêmica (com essa temática bem fora no "comum") fiquei super curiosa para ler.
    Parece ser extremamente cativante!

    Bruna Petri Lima | http://estanterecheada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)