Trilogia Abandono - Meg Cabot


Título: Abandono
Autor(a): Meg Cabot
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 304
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Casas Bahia
Nota:

Pierce tem dezessete anos de idade e sabe o que acontece quando morremos.
É assim que ela conheceu John Hayden, o misterioso estranho que fez ela voltar a vida normal — ao menos a vida que Pierce conhecia antes do acidente — quase inacreditável.
Embora ela pense que escapou dele — começando em uma nova escola em um novo lugar — confirma-se que ela estava errada. Ele a encontra.
O que John quer dela? Pierce acha que sabe… também acha que ele não é um anjo da guarda, e seu mundo sombrio não é exatamente o céu. Mas ela não consegue ficar longe dele, especialmente porque ele está sempre lá quando ela menos espera, exatamente quando ela mais precisa.
Mas se ela deixa cair qualquer coisa, ela pode se ver no lugar que ela mais teme. E quando Pierce descobre uma verdade chocante, sabe de onde John a salvou: o submundo.



Título: Inferno
Autor(a): Meg Cabot
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 336
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Casas Bahia
Nota:

Nesta continuação do mito de Perséfone recriado por Meg Cabot, Pierce Oliviera está em um lugar entre o paraíso e o inferno. Um castelo turvo e mal iluminado, de onde pode ver os espíritos dos mortos, prontos para embarcar em sua viagem derradeira. Mas não está lá por escolha própria: John Hayden, senhor do Mundo Inferior, está lhe mantendo lá. Para seu próprio bem, ele diz: para protegê-la das Fúrias que desejam vingar-se dele.

Mesmo que esteja lá, seus entes queridos não estão. E isso pode acabar custando caro para ambos. Mas John afirma que não pode deixá-la sair. Será que ela deveria confiar em sua palavra?


Título: Despertar
Autor(a): Meg Cabot
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 320
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Casas Bahia
Nota:

Em Despertar, a protagonista Pierce Oliviera, agora namorada do Senhor da Morte, John Hayden, precisa lidar mais uma vez com as terríveis Fúrias, quando estas descobrem que ele quebrou uma de suas regras mais severas: ressuscitar uma alma humana. Se o equilíbrio entre vida e morte não for restaurado, tanto o Mundo Inferior quanto o lar de Pierce serão destruídos. Mas há uma forma de consertar tudo: alguém precisa morrer.


Resenha da nossa convidada especial: Chrys, do Todas as Coisas do Meu Mundo


Em Abandono, Meg Cabot reconstruiu o mito de Hades e Perséfone de forma magistral, Pierce é uma adolescente de 17 anos que passou recentemente por uma experiência EQM (experiência de quase morte) após tentar salvar um pássaro e cair, batendo sua cabeça na borda e se afogando nas águas geladas de sua piscina.

No período em que os médicos tentavam ressuscitá-la, Pierce esteve no submundo e reconheceu John no momento em que estava sendo levada a uma fila pra adentrar em uma barca. Molhada e quase esmagada pelo cavalo de John, a garota resolve pedir ajuda a ele. Em agradecimento, John dá a Pierce um presente, um colar de diamante que iria protegê-la das Fúrias.

Assustada com a notícia de que estava morta e permaneceria ali por toda a eternidade, Pierce, após colocar o colar, avistou uma porta e atrás dela uma escada. A jovem correu porta afora, acordando no hospital por ter acabado de receber socorro médico e uma injeção de adrenalina. Ao voltar para seu mundo, a garota percebeu que trouxe de lá o colar com o qual fora presenteada. John volta a Isla Huesos e começa a perseguí-la.

O que um lindo e forte guardião do submundo quer com Pierce você descobrirá lendo o segundo volume da série, "Inferno".

Inferno, o segundo volume da série, continua de onde "Abandono" terminou, com Pierce levada por John para o submundo sob a desculpa de estar lhe protegendo das Fúrias, sendo que uma delas é ua das pessoas em que ela mais confia.

Se ela estava agora a salvo, o mesmo não se podia dizer de sua família. Ciente disso, Pierce pena para convencer John a deixá-la voltar para protegê-los e salvar Alex (seu primo) que está em perigo.

Nesta continuação, tudo acontece ainda mais lentamente que em Abandono (que já foi lento), porém, de forma não menos interessante, o que te mantém presa ao livro e curiosa para saber o que vai acontecer! Aqui, conhecemos outros personagens importantes e um pouco mais da história e passado de John, de como e porque ele se tornou o Senhor dos Mortos, o que me foi encantador. Vemos também a importância de Isla Huesos para todos os acontecimentos.

Pierce se torna menos medrosa, mais corajosa, mais adulta e mais forte, não sendo aquela adolescente chata e cega por amor. Sua lealdade à sua família e amigos é encantadora e nos faz torcer por ela o tempo todo!

Neste segundo volume continuamos a perceber o respeito de Megno uso da mitologia e a contrução de seu enredo particular, como quando Pierce fica presa no submundo por se alimentar alí, enquanto que no mito, Perséfone ficou presa no submundo por ter ingerido algumas sementes de Romã.

Assim como nos volumes anteriores, no terceiro e último volume da série, Despertar, Meg continua abrindo os capítulos com trechos da obra "Inferno" de Dante Alighieri, dando aos três livros a magia necessária à leitura.

Pierce e John estão vivendo no submundo em um relacionamento longe de ser perfeito, com altos e baixos eles vão levando o namoro como podem, enquanto um quer comprometimento o outro deseja dar um passo de cada vez, com ambos focados em si, o submundo está virando um caos. John sai para despachar algumas almas e não retorna, deixando Pierce com decisões importantes a serem tomadas, dentre elas, resgatar seu grande amor das garras de uma entidade sobrenatural do mal.

Meg nos faz um imenso favor ao inserir memórias do passado nas passagens de Pierce, facilitando com isso que o leitor relembre fatos dos livros anteriores sem a necessidade de uma releitura completa.

Com o sumiço de John, este apareceu menos durante a trama, o que me deixou incomodada, pois mesmo com seu ímpeto e grosseira, é um dos meus personagens favoritos. Desta vez a autora trouxe muito mais mitologia que nos demais livros, contudo, os trabalhou de forma rasa, fazendo que o leitor mais interessado fosse buscar externamente alguns significados.

Ao contrário dos demais, em Despertar não faltou ação, bem como o típico e tão adorado humor. Em consonância com o mito, o livro se encerrou de forma a deixar uma moral da história muito positiva mostrando a prevalência do bem sobre o mal e das mais diversas formas de amor, não só pelo casal, mas entre amigos e familiares.

Meg Cabot soube escolher, abordar e trabalhar muito bem com o mito escolhido. Escrever sobre mitologia e modernizá-la sem trair sua essência, é para poucos. Esta versão de Perséfone e Hades é voltada completamente para os jovens ao trazer protagonistas adolescentes que fogem completamente do exaustivo e previsível sobrenatural humana(o) e vampiro/lobo/zumbi.

Uma Trilogia perfeita do começo ao fim, com capas maravilhosas e um trabalho gráfico esplendoroso. Uma coleção que acrescenta beleza, conhecimento e prazer à sua estante.

11 comentários

  1. Eu amo mitologia, quero saber como a autora fazer essa reconstrução. No livro O Jogo Das Sombras, que estou lendo recentemente, fala sobre isso. Já anotei em minha lista de leitura :D

    ResponderExcluir
  2. Ooi! Não sou muito fã de mitologias e acabo sempre evitando leituras que envolvam elas; mas o negócio é que já li algumas resenhas sobre essa trilogia e sempre me vejo curiosa para ler. Gostei da resenha tripla pois deu para ter uma noção do que acontece nos livros sem aquela enrolação que temos, geralmente, em resenhas separadas. Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  3. Oiiie
    Eu adoro a Meg mas nunca tive vontade de ler esses livros mais fantasiosos dela, já vi alguns elogios e você parece ter gostado bastante, acho que um dia arriscaria mas não no momento, belo post

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Giu e Chrys, dia desses li alguém flando sobre essa trilogia no twitter e fiquei interessada quando fiquei sabendo que era uma reconstrução do mito de Hades e Perséfone, adoro mitologia e fiquei curiosa com esse livro. Por já ter lido meg Cabot tenho a impressão que esse livro talvez sejaum infanto, e isso é algo que me afasta um pouco da leitura. Não ando me dando bem com juvenis, mas ao ler a resenha e saber um pouco mais sobre os três livros seguei a conclusão de que irei ler em algum momento, só não sei precisar quando. Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  5. Olá... tudo bem??
    Tenho uma amiga que ama a trilogia ela já vai para o terceiro livro... eu curti muito a premissa... mas os livros são tão salgadinhos... mas vale a pena porque a Meg é maravilhosa e saber escrever o sobrenatural como ninguém... eu amo o sobrenatural e história sendo bem escrita... não me importa se é vampiros, lobisomens, fantasma e etc... de qualquer forma foi bom saber as opiniões... porque percebi que a sua maneira gostaram das leituras... Xero!!!
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. As capas dessa trilogia são lindas! Faz muito tempo que não leio nada da Meg, mas conheço o estilo dela, agora das séries que ela tem, esta despertou muito meu interesse, principalmente por ser inspirada em Perséfone e Hades, gostei dessa escolha da autora, diferente. Enfim, achei bem legal a resenha, espero ler essa série em breve!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  7. Adorei essa trilogia! O John também é um dos meus personagens preferidos e o sumiço dele durante Despertar também me incomodou bastante, mas a Pierce acabou me surpreendendo. Achei bem legal a forma como a Meg foi inserindo informações sobre o passado mesmo, pra mim não era necessário, já que reli os outros livros antes de ler o terceiro, mas para quem não tem esse hábito maluco que eu tenho com certeza ajuda e muito!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Ei, tudo bem?
    Eu adoro os livros da Meg e essa trilogia já está na minha meta de leitura a bastante tempo. Adoro releituras de contos e lendas, então tenho certeza de que vou adorar essa história. Além das capas que são muito lindas.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  9. Adoro mitologia e adoro Meg Cabot! Então é óoobvio que pretendo ler! hahahaha Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Eu amo os livros da Meg e quero ler essa trilogia em breve, só preciso terminar de ler algumas séries inacabadas este ano.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Essa é uma das poucas séries da Meg Cabot que não li ainda. Li muitos comentários negativos sobre o primeiro livro e desanimei um pouco. Acho que ela foi corajosa por trazer a mitologia de uma nova forma. Mesmo sem muitas expectativas, eu quero ler em breve porque gosto muito da autora.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)