Mundo Novo - Chris Weitz


Título: Mundo Novo (Mundo Novo #1)
Autor(a): Chris Weitz
Editora: Seguinte
Nº de páginas: 328
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:

Neste mundo novo, só restaram os adolescentes e a sobrevivência da humanidade está em suas mãos.
Imagine uma Nova York em que animais selvagens vivem soltos no Central Park, a Grand Central Station virou um enorme mercado e há gangues inimigas por toda a parte. É nesse cenário que vivem Jeff e Donna, dois jovens sobreviventes da propagação de um vírus que dizimou toda a humanidade, menos os adolescentes.
Forçados a deixar para trás a segurança de sua tribo para encontrar pistas que possam trazer respostas sobre o que aconteceu, Jeff, Donna e mais três amigos terão de desbravar um mundo totalmente novo. Enquanto isso, Jeff tenta criar coragem para se declarar para Donna, e a garota luta para entender seus próprios sentimentos - afinal, conforme os dias passam, a adolescência vai ficando para trás e a Doença está cada vez mais próxima.

Há um ano houve o Ocorrido. Uma misteriosa doença dizimou todos os adultos e crianças do planeta. Assim, só restaram os adolescentes, e estes precisam encontrar formas de sobreviver antes que sua hora chegue, porque, quando atingem a maioridade, a doença os encontra também.

Sem energia elétrica, água encanada, internet e outras regalias com o qual eram acostumados, a vida dos jovens mudou radicalmente, e um mundo só de adolescentes não é o melhor lugar para se viver. Jefferson vive em Nova Iorque. Ele e o irmão mais velho, Wash, vivem com uma tribo no Washington Square, onde todos desempenham funções para manter o local em funcionamento.

Donna é a médica da tribo, e Jeff nutre uma paixão secreta pela irreverente garota, mas nunca teve coragem de assumir. Depois que Wash completa dezoito anos e morre, é quase certo que Jeff precisará assumir o posto de líder que era do irmão, e Donna estará ao seu lado, como sua fiel escudeira.

Numa certa manhã, Crânio, o garoto mais inteligente da tribo, conta a Jeff que encontrou o resumo de um artigo que pode explicar o porquê do Ocorrido, mas o documento completo encontra-se na Biblioteca de Nova Iorque, e uma expedição para lá pode ser extremamente perigosa. As ruas não são mais seguras. Chegar à esquina sem sofrer algum tipo de atentado já é extremamente difícil, que dirá percorrer a distância até a biblioteca.

Porém, Crânio está convicto que se tiver o artigo em mãos conseguirá desvendar o Ocorrido e até mesmo encontrar uma cura. Assim, ele convence Jeff a levá-lo até o local. Acompanhados de Donna e outros dois membros da tribo, Peter e Minifu, Crânio e Jeff partem nessa perigosa jornada rumo ao inesperado.

Enquanto isso, Jeff precisará lidar com seus sentimentos por Donna, assim como a garota precisará descobrir o que realmente sente pelo amigo depois que este se declara. É claro que nada disso será fácil, e os perigos das ruas terão um grande peso em suas decisões...

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

Acredito que minha paixão por distopias não seja novidade para ninguém. O gênero se tornou meu favorito e busco ler todos os lançamentos. Então, assim que tive a oportunidade de ler Mundo Novo, não hesitei e preciso dizer que foi uma das experiências mais fantásticas que já tive.

A escrita de Chris Weitz é maravilhosa. O autor conseguiu me prender logo nas primeiras páginas e em poucos capítulos conseguiu apresentar sua proposta e me convencer a seguir na leitura. É bem o tipo de distopia que eu gosto com um quê a mais de inovação. Weitz não tem medo de chocar o leitor, e essa é uma característica difícil de encontrar nos livros de hoje.

O livro é narrado em primeira pessoa sob as perspectivas de Jefferson e Donna. Enquanto Jeff é mais certinho, Donna é toda desbocada, e preciso dizer que amei esse contraste. Outra coisa que amei foi o fato do livro parecer realmente ser narrado por adolescentes. Cheio de gírias e referências à cultura pop, bem diferente dos livros que estou acostumado a ler, com uma escrita mais pomposa e irreal.

Os personagens foram muito bem construídos e não tem um que não seja cativante. De longe a minha favorita é Donna. Com seu humor ácido e personalidade forte, ela me conquistou logo no começo e gostava mais dos capítulos narrados por ela do que dos por Jeff. Não que Jeff seja chato, mas ele tem um jeito mais quieto que não me agrada muito.

Outra personagem que amei foi a pequena Minifu. Ela é praticamente uma ninja e tira os amigos de várias enrascadas. Além disso, existe um belo sentimento entre ela e Crânio que é pouco explorado por Weitz, mas gostei das poucas nuances apresentadas.

Já Peter achei que foi subestimado na trama. Ele é afro-descendente, cristão e gay, conta com o sarcasmo correndo nas veias e é muito divertido. Só que durante a leitura, muitas vezes eu esquecia que ele fazia parte da equipe, de tão pouco que ele ficava em destaque. Gostaria de ter visto mais dele.

O final do livro é de tirar o fôlego. Quando o clímax começou a se desenvolver, foi impossível de largar até terminar, e quando o desfecho foi apresentado não consegui acreditar no que estava lendo. Graças a Deus a continuação será lançada esse mês e não vou precisar esperar muito pelo que acontecerá em seguida.

A edição física do livro está maravilhosa. A capa é fantástica, contando com a ilustração de personagens que aparecem em algum momento da narrativa, além de ser de um tom de laranja fluorescente que fica lindo na estante. A diagramação é simples, as folhas são amareladas e a fonte é grande. A revisão está impecável, mais um trabalho fantástico da editora Seguinte.

Mundo Novo é um livro fantástico e uma excelente introdução para uma série que promete muito. Eu com certeza recomendo a leitura a todos. Vale muito a pena!

13 comentários

  1. Oi Leonardo!
    Não é de hoje que quero muito ler este livro!
    Acho a premissa dele muito boa!
    E este final de tirar o fôlego é falado em todas as resenhas que leio rsrs!
    Ótima resenha!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leonardo.
    Ainda bem que li sua resenha, porque pela capa, eu não daria uma segunda olhada para o livro e não saberia nem do que se tratava. O enredo me lembrou muito o livro Gone, que li só primeiro livro. Fiquei muito interessada, mas só não não gostei de saber que é série. E curiosa para saber o que aconteceu para eles estarem nessa situação hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu não conhecia essa série e pelo que você falou eu me interessei muito por esse primeiro livro, gostei bastante da trama e tem bem as coisas que eu gosto, espero que eu leia pra poder matar essa curiosidade

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Esse livro tem uma capa realmente muito chamativa, a história possui muitos elementos intrigantes, fiquei super curiosa para saber qual foi o Ocorrido.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Leo,
    Acho que você poderia ter mostrado a capa (fiquei curiosa). Assim como você venho me apaixonando por distopias, e esse me parece um aqueles apocaliptístico... me lembra muito zumbir. E bom, um monte de adolescente juntos? FERROU... Deve ser briga para todo lado.
    Não consegui desgrudar da resenha e agora estou louca para ler. O que fazer com você?
    Beijinhos,
    Karine!

    Conheça-me: Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  6. Também adoro distopias, agora isso do autor não ter medo de chocar o leitor não sei se consideraria algo positivo. E, apesar de gostar muito de narrativas alternadas, acho que a narradora desbocada não me agradaria. Ao contrário de você, ia preferir o jeito do Jeff... rs... Não gosto de finais desesperadores, que bom que já vão lançar a continuação para acabar com a sua agonia.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha está perfeita e completa!
    Se eu fosse levar apenas o título do livro e a capa dele, certamente não o compraria. Mas depois da sua descrição e resenha, fiquei seriamente interessada.
    Parabéns!
    Nu. - As 1001 Nuccias

    ResponderExcluir
  8. Pela minha experiência como adolescente e como professora, não gostaria de morar num mundo só de adolescentes não kkkkkkkkkk. Pensando na (des)organização nos trabalhos em grupo, prefiro nem imaginar esse mundo distópico XP.
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Gostei muito da sua resenha! Vendo o título, me remete a Admirável Mundo Novo (será que tem algo em comum?), mas, só de ler, já leria. Mas não agora, pois o gênero distopia me saturou um pouco... Enfim, fico feliz que tenha gostado da leitura!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Leonardo! tão fantástico que já coloquei na minha lista de desejados! Estou adorando ler distopias e sua resenha. Poxa nem tem como comentar sem ser clichê. Está muito bem feita. Quero este livro pra ontem =)

    Valeu pela dica e pela linda resenha!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  11. Adorei conhecer esse livro.
    Gostei da premissa e sua resenha confirmou o quão bom imaginei que ele era.
    Amo livros bem escritos.
    Parabéns pela resenha
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Oi Leonardo! O livro é novo para mim, mas confesso que também amo ler distopias e com certeza essa vai para a lista. Amei sua resenha e me fez ficar mega curiosa para conhecer toda a trama

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  13. Oii,

    A primeira vez que vi esse livro, fiquei bastante interessada por causa da capa. E agora conhecendo um pouco da história fiquei mais interessada ainda. Também gosto muito de distopias e acredito que vou gostar desse livro também.

    beijos

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)