O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks - E. Lockhart


Título: O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks
Autor(a): E. Lockhart
Editora: Seguinte
Nº de páginas: 344
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas | Casas Bahia
Nota:

Aos catorze anos, Frankie Landau-Banks era uma garota comum, um pouco nerd, que frequentava a Alabaster, uma escola tradicional e altamente competitiva. Mas tudo muda durante as férias. Na volta às aulas para o segundo ano, o corpo de Frankie havia se desenvolvido, e ela havia adquirido muito mais atitude. Logo ela chama a atenção de Matthew Livingston, o cara mais popular do colégio, que se torna seu novo namorado e a apresenta ao seu círculo de amigos do último ano. Então Frankie descobre que Matthew faz parte de uma lendária sociedade secreta - a Leal Ordem dos Bassês -, que organiza traquinagens pela escola e não permite que garotas se juntem ao grupo. Mas Frankie não aceitará um "não" como resposta. Esperta, inteligente e calculista, ela dará um jeito de manipular a Leal Ordem e levantará questionamentos sobre gênero e poder, indivíduos e instituições. E ainda tentará descobrir se é possível se apaixonar sem perder a si mesma.

Depois de ler Mentirosos, eu fiquei louca por outro livro da mesma autora. Mas não chegou nem aos pés, não me perturbou, pelo contrário, em algumas horas até me entediou. Em O Histórico Infame conhecemos Frankie, a caçula de duas filhas de pais separados. Com boas condições financeiras, ela estuda em Alabaster, uma escola cara e tradicional, onde seu pai também estudou numa época em que só aceitavam meninos. Nesse período, foi criada a Leal Ordem dos Bassês, uma sociedade secreta exclusivamente masculina.

Até o ano anterior ela era mais uma nerd do Clube de Debates, inteligente e leitora ávida. Mas durante as férias seu corpo passou por uma transformação significativa, a ponto de chamar atenção de Matthew, o menino mais popular de todo o colégio. Com o início do namoro, ela passou a participar do grupo dos populares e passa a gostar do entrosamento, das brincadeiras da turma. Mas, apesar de todo o seu esforço pra se enturmar, ela continua se sentindo excluída, especialmente quando se trata da amizade do namorado com Alfa.

– Segredos são mais poderosos quando as pessoas sabem que você os tem [...]. Conte a eles um pedacinho do seu segredo, mas mantenha o resto bem guardado.

Cansada de ser deixada de lado e sabendo dos Bassês por intermédio de seu pai, ela resolve mostrar que inteligência e perspicácia não têm gênero, idealizando movimentos geniais, ainda que um tanto quanto questionáveis, e quebrando paradigmas acerca de valores e conceitos de toda a escola.

Durante essa leitura, aconteceu comigo o mesmo que em Mentirosos. Comecei gostando, depois ficou um pouco arrastado e no final melhorou de novo. A narrativa é bastante ágil, sem se preocupar com detalhes desnecessários, mas informando o essencial pra compreensão da história. O final não foi daqueles que me arrebataram, mas é coerente com a narrativa e com a mensagem que o livro quer passar. Querer não é poder, não dá pra ter tudo ao mesmo tempo.

O ponto alto do livro são as críticas personificadas na figura de Frankie. Uma feminista de carteirinha, uma aluna questionadora. Ela levanta várias discussões entre seus pares e superiores, como diferença de gêneros, revoluções politicamente incorretas, mudanças necessárias. Ela questiona o engessamento causado pela tradição da instituição, mostra que mulheres têm potencial para grandes realizações e apronta poucas e boas, arrancando boas risadas do leitor.

Então eu fui um monstro, ela pensou. Mas pelo menos não fui a irmãzinha de alguém, a namorada de alguém, uma aluna qualquer do segundo ano, uma garota qualquer – alguém cuja as opiniões não importavam.

Dessa vez não consigo elogiar a capa, não quando comparo com outras muito mais criativas ou chamativas. Escolhi essas 3 pra mostrar pra vocês: a primeira é no estilo da capa original de We Are Liars; a segunda remete à Leal Ordem dos Bassês; e a terceira... leiam, descubram e riam! Gosto mais da segunda, mas essa última é simplesmente genial!


As outras partes do trabalho - revisão, diagramação, qualidade do material - da Seguinte foram tão boas como sempre... O miolo veio especialmente trabalho com bassês decorativos e fontes diferentes para e-mails/bilhetes. E não posso falar muito de tradução, mas acho que o tradutor fez um bom trabalho com trocadilhos.

Vale a pena? Uhum. Mas se você leu Mentirosos vai com a cabeça aberta pra saber que é totalmente diferente. Outra pegada, outras questões, outro sentimento durante a leitura. E tomara que venha outro da Lockhart logo pro Brasil.

6 comentários

  1. Nossa, que titulo longo, O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks, haha...nao gosto de capas que eu custo a entender o titulo, apesar de estar bonita essa capa.
    Eu nao li Mentirosos, mas sei que o livro é mto bom e uma pena que esse nao tenha superado e ainda te deixou entediada em algumas partes.
    Pelo menos a narrativa é bastante ágil, acho q desas forma a leitura flui melhor.
    Gostei da Frankie e as questoes que o livro levanta estão super atuais, como diferença de gêneros, feminimos e mudanças necessarias nessa sociedade tao engessada.
    A capa com o velho com o sutiã está hilaria, com certeza chama a atenção.
    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Giulia confesso que até agora nenhum livro dessa autora me chamou atenção e vejo na blogsfera que eles estão dividindo opiniões. Além disso acho as capas deles estranhas =\
    Não consegui entender como você achou a narrativa ágil se em alguns momentos ela se tornou arrastada, mas enfim o que importa é que vc concluiu a leitura que apesar de não ter sido o que vc esperava pelo menos você conseguiu construir uma opinião e destacar os pontos positivos.
    Enfim gostei de saber sua opinião sobre a leitura e espero que os próximos livros da autora te arrebatem positivamente!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ola Giulia dessa vez a premissa do livro não me chamou muito atenção ainda mais com enredo variante entre tedioso e satisfatório, ainda não li Mentirosos e pretendo ler em breve. Dessa vez vou deixar passar a dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. oi, tudo bem?
    Eu estou louca para ler Os mentirosos, mas já que esse é mais fraco, talvez seja uma boa ideia ler ele primeiro, para não me decepcionar também, rs. Gosto de livros que trazem críticas sociais, então acho que eu vou gostar da Frankie. Discussões de gênero e sexismo são cada vez mais necessárias, e só isso já me fez interessar pelo livro
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Giulia, eu tenho mentirosos mas ainda não li, apesar de ler resenhas bem positivas, ainda não tive oportunidade de ler, mas lendo a resenha de histórico infame ele me deixou bem curiosa, sobre a capa eu prefiro a lançada aqui, achei feia as capas de fora, principalmente a última.Bjkas

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Tenho Mentirosos na estante mas ainda não li, mesmo ouvindo maravilhas sobre a história. O enredo desse novo livro da autora me chamou a atenção, gosto de histórias que se passam em colégios e universidades, então já coloquei na listinha de desejados. O que você acha, começo por esse ou por Mentirosos? A capa não é mesmo muito bonita, fiquei curiosa para saber sobre a brincadeira da terceira capa! Rsss!

    Beijos,

    Mari
    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)