O Nome em Seu Pulso - Helen Hiorns


Título: O Nome em Seu Pulso
Autor(a): Helen Hiorns
Editora: Farol Literário
Nº de páginas: 256
Onde comprar: Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:

No mundo em que Corin vive, logo nos primeiros anos de vida o nome da sua alma gêmea é marcado para sempre no seu punho. A busca pela pessoa predestinada pode durar anos, até mesmo décadas. Mas e se você nunca encontrar essa pessoa? Ou se encontrar e simplesmente não amá-la? E se, como Corin, a última coisa que você quiser é ser encontrado? Com essa obra, a autora ganhou o prêmio Sony Young Movellist.

Depois de a humanidade causar muita destruição no mundo devido a inúmeras escolhas erradas feitas por eles, o governo resolve montar um sistema, para controlar as decisões das pessoas e evitar tantas destruições. Uma das regras do sistema é que, quando se completa certa idade, a pessoa tem que sair em busca da alma gêmea, cujo nome surge em seu pulso ainda quando criança.

Corin é uma jovem independente (na medida do possível), de personalidade forte e odeia não ter o controle sobre as decisões de sua vida. Após alguns acontecimentos na infância, ela definitivamente parou de acreditar no sistema, principalmente na parte das almas gêmeas. Ela é curiosa, vive mexendo onde não deve, quebra as regras do governo quase que diariamente e, com sua ironia sempre afiada, não consegue olhar para o nome gravado em seu pulso sem sentir repulsa.

Órfã de pai, com uma mãe distante e uma irmã que vive tendo surtos psicóticos, Corin criou um jeito de fugir um pouco daquela realidade, um mundo onde ela faz suas próprias escolhas. Mas tem de tomar cuidado para que o governo não descubra os seus segredos ilegais.

O nome em seu pulso foi uma surpresa para mim, fazia um tempão que eu não lia uma distopia tão original. Narrada em primeira pessoa por Corin e com uma escrita simples e muito fluida, conhecemos o sistema que controla tudo e todos e aos pouco descobrimos as grandes e perigosas falhas que ele tem.

Essa história de ter o nome de sua alma gêmea gravada na pele é ao mesmo tempo assustadora e muito romântica, só de pensar nas chances que isso tem de dar errado me dá arrepios. O enredo do livro é intenso e carregado de criticas e reflexões sobre o comportamento humano em meio à sociedade, a escrita da autora é ágil e deixa o leitor completamente viciado na trama.

A protagonista Corin é cheia de conflitos, mas muito carismática e extremamente real, me identifiquei muito com ela em alguns momentos. O final ficou meio que em aberto, mas em minhas pesquisas não encontrei informações de uma continuação, o que é uma pena, pois fiquei apaixonada pela história de Corin e gostaria de saber o que houve depois do final surpreendente que a autora deu para o livro.

Enfim, adorei a história e durante a leitura pude viajar para esse mundo distópico que Helen criou. Recomendo o livro para quem esteja à procura de uma distopia autêntica e reflexiva de fácil leitura e envolvimento. No mínimo é um livro surpreendente.

A humanidade sempre teve de odiar alguém. Isso lhe dava um propósito, eu acho, e fazia com que muitos se sentissem mais importantes. Há gente demais para que todos possam se contentar em ser iguais. As pessoas sempre querem ser mais importantes do que realmente são.

21 comentários

  1. Não costumo ler muitas distopias e nem sei porque, já que as que eu li, apreciei bastante. Adorei a capa do livro e curti saber que a protagonista é "real". Essa identificação com o personagem principal é importante pra mim. Quero muito ler!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. A proposta do livro é bem diferente né?
    Gostei bastante. fiquei curiosa pela leitura.
    bjs
    http://diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oláaa
    Já vi algumas resenhas sobre esse livro e, apesar de ele ser bem diferente do estamos encontrando atualmente no mercado, não faz muito meu tipo. É uma pena, pq sua resenha ficou ótima!!
    bjssss flor
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    Adorei a resenha e me apaixonei pela história desde que comecei a ler a primeira linha. Anos para encontrar a alma gêmea. Eu não encontrei a minha até hoje e ainda tenho esperança.

    Beijos
    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Suzy.
    Eu quero muito ler esse livro desde que vi nos lançamentos. Achei a história bem diferente e que abre muitas questões a serem discutidas. Eu fiquei me imaginando na história. E se eu amasse outra pessoa antes de conhecer a do nome? E se quando eu encontrasse essa pessoa ela já tivesse morrido. É muitas questões hehe. Assim que der eu vou ler.

    ResponderExcluir
  6. Oi Suzi,
    Eu gosto muito de distopias, foi um gênero que chegou e me conquistou. Li o primeiro volume de Jogos Vorazes e de Divergente, vi os filmes que não curti muito. Então quando comecei a ler sua resenha pensei, mesmo não curtindo a capa, é um livro que desejo ler. Ainda mais que é leve e fluida a escrita. Obrigada pela dica, vou anotar aqui.

    Beijos Elis
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Suzi, sabe que não sou muito chegada em distopias, mas esse livro chamou muito minha atenção, parece ter uma trama cativante e criativa. Parabéns pela resenha, já estou querendo muito ler o livro!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi,

    Ainda não conhecia essa distopia, e confesso que ela me deixou curioso para saber mais sobre, sem mencionar que lembrei daquela lenda japonesa, que todos nós temos um fio ligado a nossa alma gêmea, já conhecia? Enfim, se tiver oportunidade com certeza lerei esse livro.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Suzi, não conhecia o livro, mas achei a proposta bem diferente. Realmente seria romântico e ao mesmo tempo assustador ter o nome de nossa alma gêmea no pulso. Fiquei curiosa com a história.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  10. Oi!!!
    Não conhecia o livro nem a autora. A resenha deu uma ótima ideia de como é a história e para quem gosta de distopia parece bem interessante; pois parece que o foco é a carga emocional. Parabéns pela resenha.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Estou louca por este livro. Amo distopias, e amei esta premissa. Estou só esperando uma promoção bacana para adquirir. Gostei muito da resenha, e só me deixou com mais vontade de ler. Espero comprar em janeiro. Beijooo.

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Suzi!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas achei a história bem interessante. Ter um nome gravado no seu pulso desde criança deve ser uma responsabilidade muito grande. Não poder escolher a quem amar é meio assustador. Uma história inovadora e acho que vou gostar.
    Anotei a sua dica.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não sei se seria um livro que eu leria. Imagina se essa história vira moda??rs. Imagina se no meu pulso estivesse escrito João e eu me apaixonasse por Pedro? Acho que morreria decepcionada.

    A resenha ficou bem interessante, gostei bastante da forma como vc descreveu o livro. para quem gosta desse tipo de leitura acho que seria o livro ideal.

    Bjusss

    ResponderExcluir
  14. Também acho muito original o enredo dessa distopia, e como estou tendo várias surpresas com o gênero recentemente, ele já entrou para a lista de desejados :D Gostei da resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Nossa que proposta legal gostei bastante, e achei meio louco o lance do nome ,imagina só ! Pretendo ler esse livro

    ResponderExcluir
  16. Sinceramente já estou interessada em ler esse livro já faz um bom tempo viu?
    Sério! Quero muito fazer a leitura, porque disseram que ele é muito bom, mas
    por agora vou dar uma esperada, porque estou dura ! hahahaha
    A Black Friday meio que me quebrou pra falar a verdade, mas mesmo assim
    espero poder fazer a leitura em breve, porque quero começar a ler algumas distopias para o ano que vem. Esse ano quase não li nada, mas espero conhecer muitas outras e gostar bastante desse gênero.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resumo-do-mes-novembro.html

    ResponderExcluir
  17. Oi Suzi, tudo bem?

    Como eu amo distopias, quando eu soube do lançamento dessa, fiquei muito interessada. Eu não sei como agiria no lugar de Corin, sei lá, ao mesmo tempo que é repugnante a ideia de saber que você não tem escolha de com quem ficar, ao mesmo tempo eu gostaria de saber que eu tenho uma alma gêmea que espera por mim... enfim, loucura total. Mas parece ser uma história original, com personagens bem construídas e fiquei curiosa com esse final que você disse ser surpreendente.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Amo distopias e me encantei com a trama tão original! Faz tempo que não leio uma boa distopia e essa me animou, pela capa eu não compraria, mas agora vou procurar. Uma pena que o final foi meio vago, mas mesmo assim me interessei muito.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Não tinha conhecimento da obra e confesso que fiquei muito curiosa para ler a trama.
    Nunca li nada parecido sobre a escolha da alma gêmea e isso pode mesmo ser assustador. Vou colocar o livro na lista

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  20. Oi!! Não conhevia ai da esse livro e estou add agora a minha lista. Amo distopia e achei a premissa da história muito original.

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Suzi! Achei bem interessante a história e mesmo conhecendo pouco já deu pra gostar da personagem principal! Decidida e fujona das regras. heheh Adorooo!

    Muito linda sua resenha. Fiquei na curiosidade!

    beijos!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)