Beta - Rachel Cohn


Título: Beta (Annex #1)
Autora: Rachel Cohn
Editora: iD
Avaliação:



Em um mundo construído com perfeição absoluta, a imperfeição é difícil de entender e impossível de esconder. Elysia é um clone, criada em laboratório, nascida como uma garota de dezesseis anos, um vaso vazio, sem experiência de vida para se basear. Ela é uma Beta, um modelo experimental de clone adolescente. Ela foi replicada a partir de outra adolescente, que morreu para Elysia ser criada. O propósito de Elysia é servir os habitantes de Demesne, uma ilha paradisíaca para as pessoas mais ricas do planeta. Tudo em Demesne é uma perfeição em bioengenharia. Até o ar induz à uma estranha euforia que somente os trabalhadores da ilha—clones sem alma como Elysia—são imunes a ele. Inicialmente, a nova vida de Elysia nessa ilha é idílica e mimada. Mas logo percebe que os humanos de Demesne, as mais privilegiadas pessoas do mundo, anseiam. E percebe que debaixo do exterior impecável, há uma corrente de descontentamento entre os clones. Ela sabe que não tem alma e não consegue sentir e se importar—então por que tudo as sensações estão turvando a mente de Elysia? Se alguém descobrir que Elysia não é o clone insensível que finge ser, ela sofrerá um terrível destino, doloroso demais para se imaginar. Quando a única chance de felicidade de Elysia é arrancada dela com uma crueldade de tirar o fôlego, as emoções que sempre teve, mas nunca entendeu, são desencadeadas. Quando a raiva, o terror, e o desejo, ameaçam dominá-la, Elysia deve encontrar a vontade de sobreviver.


Beta trata de um tema pouco abordado: a clonagem. Dentro deste livro, questionamos várias vezes a essência da vida. Elysia foi criada com o único intuito: servir.

Em Demesne - uma espécie de bolha social, uma ilha isolada do resto do mundo, onde até o ar é mais puro e controlado para os mais ricos e poderosos que lá vivem -, os criados não são meros humanos, são clones, sem almas, criados pela brilhante Dra. Lusardi para servir aos seus donos sem falhas, erros ou quaisquer emoções que atrapalhem o bom serviço.

Mas Elysia é um tipo diferente de clone, ela é uma adolescente, uma Beta. Uma das primeiras clones criadas na fase da adolescência e que aparentemente é a melhor até o momento. Sua estética é perfeita, sua força, agilidade e beleza intocada herdada de sua matriz a tornam única, especial e desejada por todos.

A esposa do governador é a primeira a vê-la e a adquiri-la. Ela acredita que seu filho, também adolescente, precisa da companhia e incentivo de alguém de sua idade para anima-lo e ajudá-lo a melhorar seu condicionamento fisico para entrar na base militar para onde vai em pouco tempo. Elysia é programada, então, para servir sem questionar e com a única missão de tornar seus "donos" felizes, adora a rotina da casa do governador.

Mas, sem entender o porquê, Elysia tem sensações e lembranças que acreditam ser de sua matriz, a garota de quem ela foi clonada. Elysia sabe nadar excepcionalmente bem e tem um condicionamento físico impecável, de uma atleta arrojada. Todos atribuem isso também àsua matriz.

O que ninguém sabe - e Elysia esconde muito bem - é o fato de ela ter lembranças e sensações de sua matriz, o fato de ela ter lembranças específicas de um deus grego loiro, musculoso e também nadador excepcional que sempre aparece em forma de "visões" para ela quando a mesma está embaixo d´agua. Na casa do governador, Elysia se afeiçoa à caçula da família; a pequena é tão gentil e doce e sente falta da irmã mais velha, que foi para a faculdade em outro continente.

Elysia passa então a ser a substituta de Astrid, a mais velha dos três filhos do governador. Pelo o que se ouve falar, Astrid era uma rebelde e apoiava a insurreição, movimento até então desconhecido por Elysia.

Mais tarde, a clone descobre que esse movimento luta pelos direitos dos clones que são considerados defeituosos, pois os mesmos são capazes de sentir, desejar e pensar de maneira livre da que lhe foi programada.

Esses clones considerados defeituosos são extintos imediatamente e considerados de alta periculosidade em Demesne, como se tivessem uma doença altamente contagiosa. Ao se dar conta disso, Elysia percebe o risco que corre, pois ela também sente e deseja como esses clones chamados defeituosos.

Desejada por todos os mais ricos da ilha, Elysia é emprestada para a família Fortesquieu pelo período de uma semana, para que possa tentar ajudar na recuperação de Tahir, filho do casal mais rico e poderoso de Demesne. Ao chegar na mansão dos Fortesquieu tudo muda para Elysia, um grande segredo é descoberto, o que jamais deveria acontecer se torna realidade para ela e, a partir daí, Elysia não consegue mais se manter indiferente a tudo que acontece à sua volta, obrigando-a a fazer escolhas e tomar decisões que vão mudar o rumo de sua vida para sempre.

A adrenalina e surpresas que o livro nos traz é surpreendente. Eu confesso que de início achei o livro um tanto chatinho, mas ao longo das páginas a história vai crescendo e te dominando; os mistérios, segredos e a magia criada em Demesne te envolvem sem que se consiga escapar.

O final é impensável para o assunto abordado, e, quando você pensa que acabou e que aquilo é impossível de estar acontecendo, a autora literalmente na última linha nos joga outra bomba que explica tudo.

É sensacional! Leiam e se encantem com a doce Elysia!


♦♦♦♦♦

Esse post é válido para o TOP COMENTARISTA!
Quer participar? Veja como aqui!

23 comentários

  1. Oi, Jaqueline! Nunca li nenhum livro da iD, que lástima. Mas Beta é o que me atraiu, desde que o vi na web, tive vontade de lê-lo. É uma distopia que me lembra outras, mas pelo que imagino, tem sua inovação. Gostei de saber que o final surpreende. Me tire uma dúvida: É livro único ou série? Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oiee
    Esse é um daqueles livros cujo o tema não vem a ser totalmente do meu interesse.
    Lendo sua resenha me empolguei com alguns acontecimentos na história mas nada
    que me desse aquela vontade de o ler imediatamente.Acho que é por que estou mais
    acostumada com aqueles New Adults de sempre.Mas para quem gosta esse livro deve
    ser um prato cheio.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Jaque!
    Verdade, a clonagem é pouco abordado nos livros.. acho que li só uns dois livros com esse tema. Bem, eu não conhecia o livro, mas gostei muito da proposta do livro. Ainda bem que o livor melhorou e a história vai crescendo. A capa é linda, adicionei esse livro no skoob para posteriormente comprar e ler. Obrigada pela dica.

    Beijos,
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
  4. Já conhecia o livro, mas é a primeira resenha que leio e confesso que estou curiosa para ler, e descobrir mais sobre este mundo fantasioso do livro.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. caramba a história é mt interessante, ja fiquei empolgada só com a sinopse.
    nem conhecia o livro, vou ver se ponho na minha lista jaque.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  7. Oláaa!!!
    Gente, que horrorrrrr! Clones sem alma para serem escravos!!!??
    Já pensou se a moda pega? hahah
    Eu não conhecia o livro e essa foi a primeira resenha dele que eu li. Fiquei bem curiosa. Essa distopia parece diferente das tantas outras que li recentemente. Acho que vale a pena dar uma chance e me aventurar por Demesne.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nosssaaaa, adorei!
    Parece ser uma história sensacional mesmo!! Fiquei com muita vontade de ler!!!
    E eu gosto de finais surpreendentes mesmo!

    Te indiquei para uma Tag lá no blog! :)

    BJs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii Jaque :)
    Você já leu "A Hospedeira"? Achei muito parecido .. Não li esse livro e essa é a primeira resenha que leio dele .. Mas parece até que pegaram a hospedeira e modificaram algumas coisas e tá ai o livro !
    As vezes eu lendo a minha impressão mude!
    Elysia parece mesmo ser super meiga, mas acho que ela passa a ser uma lutadora no final do livro não é ?
    Acho que o livro trata de um assunto que nos faz pensar em um futuro distante da humanidade! E esse Deus Grego ? Será que Elysia o encontra ? (Me contaaaaa, rsrs)
    Olhando a capa talvez eu não prestasse atenção, mas como amei A Hospedeira provavelmente também vou gostar de Beta .. É ler pra ver né ?
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Oie! Eu já tinha gostado da sinopse! gosto desses temas utópicos (clonagem ainda é né? srrsrs) e de sociedades que querem ser as perfeitas... mas não adianta! o ser humano tem sentimentos, tem sempre alguma coisa que é despertada! sempre vai ser assim! e eu adoro livros que falam disso!!!
    Acho que iria me interessar já no começo mesmo... e fiquei muito curiosa para saber oque a autora apronta no final!!! >.<

    muitos beijos!

    ResponderExcluir
  11. Ola Jaq na verdade a sinopse não me chamou a atenção não, dessa vez vou deixar passar a leitura, não gosto muito desse tema de clones .A capa ficou muito bonita . Quem sabe mais para frente leio. beijos

    ResponderExcluir
  12. Eu já tinha visto sobre esse livro e ficado bem interessada, pois ele parece ser bem bacana e essa capa chamou a minha atenção de cara, agora lendo sua resenha fiquei tentada a comprar o livro (o que não vai acontecer, pois não estou comprando mais :'( ) pois tudo o que você falou sobre o livro me deixou bem interessada, adorei esse tema de clone, nunca li nenhum livro onde abordava isso e acho que seria ótimo ler esse livro. Quem sabe oo/

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, parece que o livro é muito interessante, fiquei super curiosa para saber o que acontece com Elysia, se eles descobrem que ela tem sentimentos e tudo mais. Vou precisar ler !



    http://frasesdelivrosoriginal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Jaque.
    Owww...como assim?! Ela deixa as explicações pra última linha? É sério?!
    Mas você não ficou com a impressão de que faltava alguma coisa?...fiquei cabreira com esse final...mas como eu nunca li nenhuma história que abordasse a clonagem, eu fico com a dica assim mesmo rsrs.
    Sou fã de distopias, e essa de clone sem alma é bem sinistra, aumentando a listinha de desejados em 3.. 2.. 1...

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Oi Jaque!
    Nunca li um livro sobre clonagem! Adorei!
    Que bom que curtiu, gostei que achou surpreendente e fiquei curiosa com o final bombástico!
    Um grande Beijo
    Paulinha Juliana

    ResponderExcluir
  16. Essa bomba que a autora joga no final me deixou enlouquecida! Ao contrário de você, eu amei a história desde o início, que bom que o livro acabou te conquistando também! Acho que nunca tinha lido nada sobre clonagem e adorei a experiência, quis esganar o pessoal dessa ilha, mas faz parte... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Jaqueline

    Gostei muito de saber mais sobre Beta, porque gosto muito do seu gênero.
    A ilha de Demesne me lembrou muito o mundo "perfeito" do filme Elysium.
    Vou procurar ler!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  18. Jaque, sua linda, que resenha espetaculosa, rsrsrsrs
    Sabe que julguei esselivro pela capa e nunca, sequer pensei em lê-lo devido a isso!
    Agora surtei! Achei a premissa interessante e apesar do começo lento (o que me desanima), o final maravilhoso me atrai!
    Um clone ser companhia para o filho adolescente, que legal... rs Agora estou louca pra saber sobre essas lembranças de sua matriz....
    Ai Jaque... mais um livro pros desejados, parabéns! rsrsrs
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  19. Oi coisa feia (Giulia). Oi Jaque :3 tudo bem com vocês?

    Eu passo longe desse tipo de livros. Ets, clones. Nada disso me interessa :/ .
    Deixa pra quem gosta, rs.

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Jaqueline do céeus! Que resenho foi essa? Me conquistou totalmente menina..
    Ainda bem que nunca o vi em promoção, se nao tinha surtado nesse momento hahaha
    Eu julgo livro pela capa e, apesar desta nao ser feia, não tinha me chamado a atenção. Por isso nunca nem li a sinopse do livro... Agora percebo que perdi um tempo e tanto.
    Adorei a proposta e fiquei muito curiosa para saber sobre essa reviravolta ai.

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  21. Olá Jaque!
    Eu sempre tinha visto esse livro e não sabia que se tratava disso.
    Um tema tão incomum, mas que mexeu com a minha imaginação só de ler a sua resenha. Sei que vou gostar do livro e quero muito lê-lo.
    Amei a sua resenha!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu nunca li um livro sobre clonagem, e essa é apenas a segunda resenha que trata de algo assim. Achei tão inteligente todo esse mundo criado em uma ilha que fiquei louca para lê-lo *-*
    beijoss
    Sublimar-me

    ResponderExcluir
  23. Uau Jaqueline! E olha que eu nem estava tão afim deste livro! Sua resenha me empolgou, parabéns! Fiquei muito curiosa com o final e com a tal bomba da autora.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)