Desafio - C. J. Redwine


Título: Desafio (Desafio #1)
Autora: C. J. Redwine
Editora: Novo Conceito


No interior das muralhas de Baalboden, à sombra do brutal Comandante da cidade, Rachel Adams guarda um segredo. Enquanto as outras garotas fazem vestidos e obedecem a seus Protetores, Rachel é capaz de sobreviver nas florestas e de manejar uma espada com destreza. Quando seu pai, Jared, é declarado morto em uma missão, o Comandante designa para Rachel um novo Protetor: Logan, o aprendiz de seu pai, o mesmo rapaz a quem Rachel declarou o seu amor há dois anos, e o mesmo que a rejeitou. Com nada além da forte convicção de que seu pai está vivo, Rachel decide fugir e encontrá-lo por conta própria. Mas uma traição contra o Comandante tem um preço alto, e o destino que a aguarda nas Terras Ermas pode destruí-la.

Antes de começar, gostaria de agradecer à minha colunista Pam; se não fosse ela me encher o saco absurdamente pra eu mandar esse livro, nunca teria tido vontade de ler só pela sinopse. Hahahahaha! Peguei pra ler só pra entender o que tinha de tão tcham no livro pra ela implorar por ele, agora entendi.


Desafio é uma distopia diferente de todas as outras que li. Claro que ainda tem aquelas características que sempre encontramos nos livros do gênero que fazem com que as pessoas comparem com Jogos Vorazes e Divergente - sociedade futurística comandada por um governo tirano, uma pessoa (geralmente uma mulher) revoltada com a situação que quer mudar aquela realidade, mortes -, mas Desafio tem um quê especial.

No futuro, as pessoas precisam viver refugiadas dentro de muralhas. De tanto perfurarem a terra em busca de combustíveis fósseis, seus antepassados acabaram descobrindo e libertando um monstro, semelhante a um dragão sem asas, que incendiou e matou quase toda a população. Baalboden é uma das cidades que servem de proteção contra o Maldito, graças ao Comandante, o único capaz de controlar a fera.

As leis dasta sociedade são altamente machistas, as mulheres não podem sair desacompanhadas de casa e precisam da proteção de um homem. Quando Jared, rastreador do Comandante, não retorna da última missão, sua filha Rachel precisa de um novo Protetor. O substituto natural para esta função seria Oliver, um "avô" para a menina, mas seu pai nomeia Logan, um órfão acolhido pela família depois que sua mãe morrera.

Tudo seria tranquilo se Rachel não tivesse se declarado 2 anos antes para Logan e levado um fora. A relação entre os dois não é muito amigável, aquele clima de desconforto pairando no ar. Mas ambos acreditam que Jared não está morto e decidem procurá-lo nas Terras Ermas. O empecilho é apenas um: o Comandante. Traição é um crime que se pune com a morte, e eles precisam de um plano perfeito, que os leve pra fora das muralhas em busca de seu mentor.

Não vou contar mais da história, isso é suficiente pra você se situar no enredo. Prefiro falar dos personagens.

Rachel entra na lista de heroínas preferidas, ao lado de Katniss e Tris. Ao invés de ser uma moça como a sociedade ensina e espera - boa filha, boa esposa, bons modos... -, ela sabe manejar armas melhor do que muito homem. Seu pai a levava em algumas missões, com isso ela aprendeu a andar pelas Terras Ermas e reconhecer os perigos que se escondem do lado de fora.

Logan não fica pra trás. Seu reconhecimento por tudo que Jared e Oliver fizeram por ele quando criança se transforma em lealdade e proteção a Rachel. Ele também é um bom lutador, consegue se sair bem no combate corpo a corpo, mas sua principal arma ninguém lhe pode arrancar: a inteligência. Um exímio inventor, que cria, reproduz e camufla com perfeição suas obras.

Oliver é um vôzão para Rachel e Logan, mesmo não sendo biológico. Lembrei muito o meu e bateu aquela saudade (quase 9 anos sem ele). Jared é um paizaço, apesar de pouco aparecer no livro; afeiçoamo-nos a ele só de ler o relato dos seus próximos. Criar uma menina sem mãe já é difícil, mas transformá-la numa guerreira mesmo quando as outras garotas ao redor insistem em manter o padrão submissa merece meus aplausos.

Ah, sim. Tem romance, claro! Mas não é aquela coisa forçada ou óbvia, até porque existe todo um trauma do passado. O perigo e a necessidade de proteção acabam por evidenciar o sentimento, mas o que mais conta para isso acontecer é a admiração mútua, o reconhecimento das qualidades e habilidades do outro.

Redwine acertou em 3 coisas: a conexão passado e futuro, a inserção de elementos fantásticos na história e a narrativa intercalada.

Já falei e expliquei que o livro se passa no futuro, mas durante a leitura eu me esqueci várias vezes de que não estava lendo um livro situado no passado. A desvalorização da mulher, a luta com facas e espadas, os mercados ao ar livre para troca e venda de mercadorias, o uso de carroças e lampiões, tudo isso remetia a épocas passadas. Mas aí vinham as invenções de Logan e toda a questão que permeia o Maldito e pá! Lá estava eu numa realidade futurística.

A sensação que tive é que a autora pegou aquela receitinha lá de cima de como fazer uma distopia e deu uma incrementada: 1 pitada de fantasia. O Maldito pouco aparece, mas é o motivo de todo aquele cenário. Uma criatura que cospe fogo, se move por baixo da terra e espalha o terror por onde passa. Com isso, nossos protagonistas têm mais um obstáculo pela frente além do governo opressor.

E, ao contrário das outras trilogias distópicas já citadas, esse livro é todo narrado alternando os capítulos entre Rachel e Logan (em 1ª pessoa). Além de conseguirmos entender bem as sensações, medos e conflitos de cada personagem, podemos acompanhar seus passos quando estão distantes um do outro. Sabemos o trauma que ela vive enquanto ele está em busca de materiais proibidos para suas invenções; sabemos o que ele sente quando está tramando os planos e ela se mantém distante física e emocionalmente. O livro não fica fechado só sob um ponto de vista, o que dá uma abertura de possibilidades à autora para nos levar por diversos caminhos.

A capa é a mesma que a original, LINDÍSSIMA! Rachel ficou linda, bem próximo ao que imaginei com esse cabelão ruivo. E a roupa se repetindo nas capas? In love!
As próximas seguem o mesmo estilo, olha só!


Na versão nacional, o título está em prateado e alto relevo, adoro ficar passando a mão. rs
Revisão ótima. Diagramação simples, nada de especial.

Desafio tem um fechamento, uma conclusão de parte da história, mas deixa grandes brechas pra continuação. Já imagino o que virá no próximo, mas agora quero saber o que ela vai guardar pro terceiro. NC, quando sai o próximo? *-*

Existe, ainda, uma prequel, que seria o 0,5. Outcast conta a história de Quinn e Willow, personagens que aparecem no último terço do livro, mas que têm sua história "mal contada". Pra explicar tudo que aconteceu com eles sem ter que desviar o foco do principal, a autora escreveu esse conto. Pfvr, NC, traduz logo pra gente e joga na Amazon!

Claro que o livro não vai mais pra ninguém, ficará lá na minha estante esperando seus 2 irmãos. Hahahaha! Redwine me conquistou com sua escrita, já está entre minhas distopias preferidas.

Uma distopia com muito do que já estamos acostumados a ver, mas com toques de inovação. Gostei, quero mais e recomendo. ;)

♦♦♦♦♦

Esse post é válido para o TOP COMENTARISTA!
Quer participar? Veja como aqui!

27 comentários

  1. Giulia quando vi esse lançamento fiquei encantada para ler e lendo sua resenha tive a certeza que o livro é ótimo, ainda mais que a heroína se destaque vale ainda mais ler o livro. Gostei das descrições dos personagens que pelo jeito se destacam bastante no livro . Perfeito já indo comprar para ler . beijos

    ResponderExcluir
  2. Giulia, coitada da Pam! Fez propaganda e acabou ficando sem o livro rsrsrs... empresta pra ela, vai!?! Brincadeiras à parte, também amei "Desafio" e fiquei pasma com a inteligência e a raça do Logan. O sentimento que ambos escondiam e que ficou evidente para o leitor na alternância das narrativas me encantou. Sua resenha ficou ótima, eu "comi" o livro tão rápidamente que ainda não consegui fazer a minha ;)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você viu como essa guria é ingrata? Vou abrir votação pra quem acha que ela deveria comprar um exemplar e me dar!

      Excluir
  3. Olá!
    Me chamou bastante atenção esse livro pela sua resenha mesmo, rs, assim como você disse, acho que se eu lesse somente a sinopse, não teria me interessado. Mas você conseguiu me fazer fazer ter muita vontade de ter essa trilogia pra mim! É sério mesmo, rs. Pelo que eu li, tem cheirinho de romance e ação no ar, é o estilo de livro que mais gosto, estou muito curiosa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Giulia, esse lerei com certeza! Não entendo bem porque o pessoal compara qualquer distopia a Jogos Vorazes ou Divergente, deve ser por estarem entre os mais famosos na atualidade. Porque distopia é assim mesmo, sempre tem essas características de base e sociedade. Eu ainda prefiro as clássicas, como Admirável Mundo Novo e O Planeta dos Macacos, mas eu AMO distopia, amo as críticas sociais, o medo que a humanidade provoca nela mesma. Não me canso das distopias atuais, só acho que algumas perdem o centro quando caem no triângulo amoroso excessivo. Ainda bem que em Desafio você disse que o romance não é forçado, ufa, não aguento mais relacionamentos amorosos colocados na trama por obrigação, sei lá... hahahaha Você disse que Desafio tem pitada de fantasia, então, costumo preferir distopias com ficção científica, mas como amo fantasia... Acho que vou adorar o livro. Por que não o li ainda? Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha vontade de ler este livro, depois da sua resenha fiquei com mais vontade ainda, sinceramente quando eu li a sinopse tive a impressão de ser só mais um distópico, mas pelo jeito é muito mais que isso, assim que eu tiver uma oportunidade vou pegar ele para ler.

    ResponderExcluir
  6. Oláaa!!!
    Se eu disser que peguei esse livro na semana passada para ler, mas acabei devolvendo para a estante você acredita?
    Eu já tinha ficado curiosa com a sinopse, mas após essa resenha super empolgante, tenho que ler o mais rápido possível!
    Só fiquei com pena da sua colunista que vai ficar sem o livro! hahah

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amiga eu simplesmente adorei a sua resenha. Eu estou doida para ler o meu.
    Só que ainda não tive chance, porque estou pegando os menos primeiro.
    Andei muito cansada e procurando leituras leves sabe?
    Mas eu fiquei bastante interessada depois que dei uma folheada no livro e principalmente depois de ter lido essa resenha maravilhosa sua. PARABENS =]
    Espero poder gostar bastante do livro como vc gostou e quem sabe fazer com que ele vire um dos meus queridinhos,porque eu simplesmente achei linda essa capa e gostei bastante das capas dos proximos, menos do terceiro que achei meio sem graça. Enfim...

    Amiga, outra coisa, queria te pedir desculpas por n ter passado aqui antes, mas andei com algums problemas de saude e tbm com outros e por isso acabei n passando aqui para comentar, mas nunca é tarde né? Gosto muito daqui e n paro de babar nesse seu layout lindo. PARABENS viu ?! Tá muito bem organizado ! Adorei.

    Se cuida e fica com Deus minha querida
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    Feliz dia dos pais para o seu Dady viu ?!!

    ResponderExcluir
  8. Oie Giulia,

    Eu quero esse livro desde que eu vi que a NC tinha comprado os direitos para laçarem aqui no Brasil, e eu já estava me perguntando se ninguém iria postar resenha do livro, e aí você chega dizendo que amou o livro, só me deixou com mais vontade ainda, acho essa capa muito linda e as outras duas, vão ficar lindas as três juntas ahahha.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. As capas são mesmo lindas <3.
    Comecei a ler essa série em um momento ruim, não consegui ir muito adiante na leitura, mas pretendo voltar a ler em breve.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Oi
    Quando li a sinopse não me interessei, quando li sua resenha quase surtei! Cara, preciso desse livro!! :O
    Não achei que ele me deixaria tão fascinado. Adoro livros com essa abordagem distópica e futuristica, com um lance no passado. Essa desvalorização da mulher na sociedade parece ser bem explorada pela autora e eu quero ler! :D
    Culpa sua. Com uma resenha maravilhosa dessa é impossível não querer ler o livro.
    As capas são realmente lindas!!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Giu,
    WOW
    Dragão sem asas, amor não correspondido, humanidade vivendo "escondida" são elementos interessantes para uma trilogia.
    Adorei saber que você gostou, principalmente por achar que foge um pouco da sua zona de conforto! rs
    As capas são lindas e fico contente pois é a primeira resenha que leio desse livro e por ser parceira, ele está aqui!!! Amei! Vou ler em breve!!!!!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  12. Oi Giu!
    Primeira resenha que vejo do livro, e estou completamente encantada! Sua resenha me deixou louca de vontade de ler o livro. Gosto de distopias, e esse com certeza entrou para a lista de desejados!
    As capas realmente são lindas! Adorei!

    Beijos!
    http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Giu, sabe que eu também não tinha vontade nenhuma de ler esse livro?....mas isso acabou de mudar....mas como faz pra encaixar ela no meio de tantas?...vou ter que me virar.
    Eu adoro distopias, e realmente essa tem uma proposta bem diferente das que já li, só que esse lance de sociedade machista vai me irritar, já sei disso.
    Você acredita que sempre que olho pra essa capa, ela me faz lembrar a Victoria de Crepúsculo? ...eu fiz a ligação de uma cena com essa modelo...coisas da minha cabeça, minha imaginação hahaha.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Realmente com todos esses elementos tipo carroças, espadas, mercados ao ar livre, lampiões, deve ser difícil se lembrar o tempo todo que a história se passa no futuro... ainda bem que essas invenções e o Maldito puxam o leitor de volta para o tempo certo.

    Quero ler esse livro desde que chegou aqui, amo distopias e amei essa capa, mas resolvi esperar o lançamento do segundo para fazer isso. mas aí vem você com essa resenha e faz minha mão coçar pra pegar o livro aqui! Não garanto que consiga adiar a leitura, mas vou tentar resistir ao máximo. Não sabia dessa prequel, mas se seria o 0,5 é mais um motivo pra eu arrumar forças, porque gostaria de lê-la antes; quem sabe a NC não resolve traduzir e disponibilizar logo... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi flor
    Ok, definitivamente acabei de mudar minha próxima leitura, rsrsrs, eu tenho Desafio aqui mas apesar de gostar muito de distopia ele não era uma das minhas próximas leituras, mas lendo sua resenha amei. Vai ser minha próxima leitura.. omggg! Sério. Capas muito lindas.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, vi o lançamento desse livro e fiquei bem animada para lê-lo,
    mas ainda não o comprei. Faz um tempo que não leio distopias,
    desde Jogos Vorazes, eles sugaram as minhas forças e até então,
    não li mais nada do gênero. Gostei dos pontos que você levantou sobre a
    narrativa, estou morrendo de curiosidade para saber mais, as capas são
    lindíssimas, sem comentários, rs

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oieee
    Acho que nunca tinha lido nada tão bom em relação ao livro,adoro distopias mas essa acabou não me prendendo logo de cara,porem ao ler tudo o que você escreveu fiquei com aquela vontade de começar a leitura nesse mesmo instante,mesmo eu acabando decepcionada por que a continuação ainda não foi lançada.
    Rachel é uma verdadeira guerreira e muito linda por sinal,como Logan teve a coragem de rejeitar ela?.É meio impossível eu não fazer algumas comparaçõezinhas com Jogos Vorazes já que essa foi a primeira distopia que li mas tenho certeza que a história vai me surpreender muito e narração intercalada é tudo que eu mais amo <3
    A capa está sensacional,a do 2º é a melhor na minha opinião.
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Giulia, tudo bem???
    Desde que vi o lançamento desse livro, eu quis ler. Sabe paixão a primeira vista??? Foi exatamente assim. Adorei a escolha da autora em colocar uma menina criada pelo pai, pois isso possibilitou que ela aprendesse a lutar e a se defender o que com certeza tornou o livro muito mais interessante.
    Sua resenha ficou ótima, despertou ainda mais o meu interesse.
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. haaaaaa acabei de falar que não quero começar uma trilogia.... e lá estou eu marcando mais uma como vou ler O.o kkkkk
    adoro distopias! adorei a Rachel! Garotas assim é que fazem os livros valerem a pena serem lidos: fortes e que são a frente do seu tempo!!
    Fiquei encantada tbem com o envolvimento familiar da historia.. essa ligação entre eles é tão gostosa! eu tenho uma familia super unida e acho que esse sentimento faz agente ir longe, com certeza!

    bjos

    ResponderExcluir
  20. Olá, Giulia.

    Mesmo possuindo uma pessoa na capa, amei a aparência do livro. Já tinha visto-o em promoções literárias, mas nunca pensei em adquiri-lo. Após saber que você gostou tanto assim, comecei a pensar e acho que o colocarei na minha whitelist! Adoro temas polêmicos, haha!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oh My God.. essas capas <3
    Ta, não vou falar mais delas pro comentário não ficar gigante, mas deu pra entender que eu já me apaixonei né?!
    Eu nunca tinha me interessado pela história.. nem sabia que era uma distopia Giulia! Mas depois dessa sua resenha ficou impossível não me interessar pela história. Além de ser uma distopia, o livro ainda inclui fantasia! É muita paixão em um lugar só..
    Pela sua descrição pensei a mesma coisa, que apesar do livro se passar no futuro, a sociedade retrocedeu absurdamente!

    Enfim, enfim.. vou ler <3

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  22. Oi Gui!
    Eu amei a resenha! Eu já li muitas distopias e realmente gosto demais do gênero! Achei as capas lindas e eu não conhecia, nunca tinha visto os livros em lugar nenhum que me lembre! Anotada a dica, vou dar uma olhada no submarino no preço e conforme for leio mês que vem já!
    Beijos
    Paulinha Juliana

    ResponderExcluir
  23. Nosssa, já li algumas resenhas mas nenhuma como a sua, primeiramente quero falar da capa que é maravilhosa!!! Muito linda, confesso que compraria o livro somente por causa da capa kkk, mas a história também é maravilhosa, amo distopias e achei este livro bem diferente, achei bem interessante a tematica que a autora usou, a forma como o homem liberou este tal monstro, isso foi o que eu achei mais legal hahaha, preciso ler esse livro, amei as outras capas, vou procurar o livro, preciso urgentemente rs, Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Nossa, quanta emoção! O.O
    Não é só uma distopia minha gente. É ação, romance, distopia e muitas outras coisas rsrs'
    Adorariiiiia lê-lo mas meu bolço não tem me ajudado muito. Vai entrar na lista bonitinho u.u rs'
    beijoss
    Sublimar-me

    ResponderExcluir
  25. Olá
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, ao contrário de você, só pela sinopse já fiquei doida com o livro e depois de ler suas considerações, fiquei mais ansiosa ainda para ler.
    Como adoro distopias, fiquei encantada em saber que tem um dragão na história e que ele é libertado depois de tanta exploração de combustível fóssil.
    Agora senti pena da Rachel, por ter que conviver com logan, após ter se declarado, mesmo tendo passado um tempo.
    Curiosa demais com o livro todo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Distopia é um gênero que tenho gostado muito, e quando vi a capa deste livro e li a sinopse, logo pensei que tinha que ler. Pelo visto não foi por um acaso este sentimento. Bem faz você em guardá-lo.
    Bjs Rose.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)