{ bienal } O sábado em que São Paulo inteira (e mais um pouco) saiu de casa

Começo o post com 2 declarações da organização da bienal.

Paulo Octavio Pereira, vice-presidente da empresa Reed Exhibitions Alcantara Machado, empresa responsável pela organização geral e divulgação da Bienal, revelou que, neste ano, a venda on-line de ingressos aumentou 20 vezes, sendo que o público esperado é de pelo menos 700 mil visitantes. Pelo tamanho do público, ele disse que o evento terá "estrutura de show de rock". UOL Entretenimento, 14/08/2014

"Não imaginávamos que haveriam tantos jovens ainda interessados por livro. Isso não é um show de rock. Mas sabemos que precisamos melhorar a infraestrutura para o próximo ano", disse Paulo Octavio Pereira, membro da organização da feira. Folha de São Paulo, 23/08/2014

Seu Paulo, tá rolando algum probleminha contigo. Se você tivesse procurado saber sobre a bienal do Rio do ano passado, veria que o povo quase se machucou por causa do Nicholas Sparks. Se você tivesse pesquisado sobre os 5 autores que trouxeram no mesmo dia, veria que isso seria praticamente impossível fisicamente falando. Tenho minhas dúvidas se a capacidade para 100 mil pessoas foi respeitada, porque me parece que rolou uma superlotação - e graças a Deus não houve nenhuma emergência, senão o estrago seria grande.


Essa foto foi cedo, enviada por algum amigo (não lembro quem, desculpa) enquanto ainda estávamos no caminho. Quando chegamos, a fila dava voltas, e esse espaço que ainda existe na foto estava tomado. Tinha muita gente MESMO.

Pra me deslocar, especialmente ao redor dos stands bombásticos, eu tinha que criar rotas "alternativas": andar mais, mas pelo menos andar. Eu preferia nem beber muita água, porque a fila do banheiro não durava menos que meia hora. Aliás, tiha fila pra tudo: entrar na bienal, entrar no stand, pagar, ir ao banheiro, comprar comida... Caos define!

Mas não, não vou ficar aqui falando só sobre a parte ruim. Concordo com 95% do que a galera disse, mas não consigo entender o povo que diz que não volta só por causa do sábado. Se eu pudesse, estaria lá muitos dias ainda. Vamos então contar o que aconteceu no dia em que todas as editoras resolveram marcar eventos.

Já sabendo que esse seria O dia, fui com a camisa que mandei fazer pra bienal. Ficou tão linda, gente! Pena que não fiz outra pra usar no domingo também, fiquei in love com ela. ♥


Cheguei um pouco atrasada e fui direto pra Novo Conceito retirar o kit de parceiros. Todo mundo achando que era algo sobre literatura - um livro, quem sabe -, mas foi uma surpresa: comida! *todos comemoram* Ganhamos uma sacola com água (my precious), mini Pringles, barra de cereal, Tic Tac e um botton "Eu sou parceiro". Sacada genial, foi realmente nossa sobrevivência.


Corri pro encontro de blogueiros (vou repetir esse nome muitas vezes no post) da Intrínseca. Eles não avisaram o que teria e nos surpreenderam levando o autor Hugh Howey pra bater um papo com a gente. Cara humilde, atencioso e gato! kkkkk Infelizmente não tinha comprado o Silo, então só rolou foto mesmo.



Saindo de lá, corri pro encontro de blogueiros (2º) da Jangada. O Robson (Perdido em Palavras) e a Nica (Drafts da Nica) foram os mediadores, com brincadeiras que me fizeram gargalhar. Éramos 2 grupos pra adivinhar a quais livros pertenciam os quotes, e o nosso grupinho dominou, levamos a maioria dos prêmios.

Quando acabou, dei uma passadinha no stand da Amazon, pois minha amiga (e autora "revisada") Josy Stoque estaria lá com 2 autores que eu ainda não conhecia, mas já amava desde sempre: Danilo Ribeiro e Vanessa Bosso. É Amazon, não tem livro físico, mas tinha marcadores (ou pelo menos deveria ter, né, dona Josy?).


Depois fiquei saracuteando entre os stands. Passei na NC pra tietar, corri na Novo Século pra uma "reunião" com a menina do marketing pra reclamar das parcerias (porque eu sou dessas que falo mesmo), peguei o kit fofíssimo com a autora Babi A. Sette, tirei uma foto do Harlan Coben no stand da Arqueiro... Isso parece pouco, mas com aquele lugar lotado a locomoção era uma coisa quase impossível.


Aí teve encontro de blogueiros (3º do dia) da Suma de Letras que não teve stand, mas deu um jeito de ir pra bienal. O evento foi basicamente pra falar sobre o 1º livro nacional que eles lançaram: O amor não tem leis. A autora Camila Moreira estava lá e, além de papear com a gente, me fez passar o maior vexame. Segue uma tentativa de reprodução de diálogo no momento em que abriram espaço pra perguntas.
- Oi, eu sou a Giulia, do blog Prazer, me chamo Livro. Eu não te conhecia, não acompanhei seu trabalho, então queria perguntar... (interrompida)
- Ah, mas eu te conheço! Você não é aquela menina que faz música pra livro? Eu vi seu vídeo, o de Despedida de Solteira.
Racha minha cara de vergonha! A autora sabe quem eu sou, mas a recíproca não era verdadeira. Coisas que só acontecem comigo! Hahahaha!
Enfim, ela falou sobre o processo de escrita e publicação do livro e depois fez uma sessão de autógrafos. Não pude ficar por causa do evento seguinte.


Como falei uns posts atrás, eu estive com a Elis num evento da Farol Literário, o lançamento de Sangue de Lobo. Foi tudo muito rapidinho e meio desorganizado por parte da editora, mas deu tudo certo. Fizemos menos do que eu esperava, mas o lançamento correu tudo bem, inclusive as autoras estavam lá desde o início da bienal autografando. Só que eu não tenho nenhuma foto. Chora!

Saindo de lá, fui correndo pro encontro de blogueiros (número 4) da Globo. Na verdade era exclusivo para parceiros, e eu não sou, mas fui com a Ceile. Foi um bate-papo bem descontraído, regado de jujubas e biscoitinhos delícia (quanta gordice, gente!).


O último evento do dia foi um encontro de blogueiros (5, e eu já estava exausta) da Arqueiro. Começou tarde, então ficamos sentados no chão favelando esperando. Estava bem cheio, bem legal porque falaram dos próximos lançamentos do ano, mas eu precisei sair na metade por causa da hora. Mimimi!



Saímos tarde, chegamos a casa já no domingo, então nem tive paciência e disposição pra fotografar o que ganhei. Na verdade, juntei tudo, comecei a organizar a mala e até agora não separei pra tirar foto (e desconfio que nem vou fazer. hahaha).

Claro que no meio disso tudo rolaram muitos encontros com blogueiros que eu não conhecia ou não via há algum tempo, várias fotos e muita tietagem. Vejam mais no álbum da fan page.

Esse foi o resumo do meu 2º dia. Apesar de extremamente cansativo, foi o melhor dia da bienal, e certamente me cansaria de novo só pra viver tudo aquilo mais uma vez.

Obrigada a todos que fizeram parte dessa loucura, foi muito, muito, muito especial!
E aguardem que amanhã eu conto sobre meu último dia de bienal.
Beijinhos!

15 comentários

  1. Quanto encontro! haahahah Eu perdi muita coisa sábado hahaha, mas foi despreparo meu também. O da Intrinseca porque não consegui chegar as 10h por lá, achei demais esse kit da novo conceito <3 salvou meu almoço! Da Suma de letras por causa da falta de 3G e por não ter nem entrado no facebook no dia anterior não vi que o tal auditória B2B era no salão das idéias - e o a mulher do balcão de informações também não sabia! Mereço.

    E não acredito que não te vi no encontro da Arqueiro!!!!! Eu estava lá também :( sou ceguinha, e favelei sentando no chão também hahaahah

    ResponderExcluir
  2. Que sábado movimento em !!
    Que bom que no fim deu tudo certo, e que você tirou proveito de tudo.
    Estava vendo algumas fotos e realmente o sábado estava uma loucura.

    ResponderExcluir
  3. Nossa quanta coisa!!! vc deve ter ficado exausta mesmo!! Espero que a organização melhore com o passar dos anos. Ainda pretendo ir em uma bienal, mas confesso que fico insegura com esta aglomeração! bjos

    ResponderExcluir
  4. Giulia lindona a organização esse ano penou demais, eu não consegui ver as standes maiores acredita , alias acho que vi você em uma stande mas era tanta gente rssss Que bom que aproveitou bastante . beijos

    ResponderExcluir
  5. Giu, se prepara para a nossa maratona do ano que vem! Se estivermos de férias ent]ao.. só vai dar a gente hahahaha
    Dia de evento realmente é muito cansativo. Ano passado, no sábado do Nicholas, sai do riocentro 22hs, morta com farofa mas feliz de ter participado de tantas coisas bacanas.
    Só espero que, pelo menos, os organizadores daqui tenham consciência e não coloquem dez mil autores bacanas no mesmo dia.
    E até que para um dia cheio você conseguiu fazer muita coisa! Agora para de bobeira e tira essa foto hahahaah

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  6. Nossa, conseguir um autógrafo do Harlan ou uma foto dele já seria muito para mim. Vou estar preparada para estar espremida no dia em que eu for. Vou evar gás de pimenta. huahauhauahuahauhauhauh.

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  7. Nem fale!
    Saí de Recife para ir no Sábado da Bienal e só sofri!
    Muita gente, quase não consegui comprar nada
    ainda bem que você se divertiu
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Sim, Giu, a camisa do blog ficou linda, uma delicadeza só, e eu sugiro que faça mais pra presentear os leitores(e amigas hahaha).
    Sério, se eu estivesse na bienal no sábado, ia pirar, não tenho paciência pra fila e tumulto, fico desesperada com todo aquele povo me impedindo de andar normalmente rsrsr....sim, sou chata e fresca.
    Acho os encontros de blogueiros o mais bacana, ano passado eu sai cedo os dois dias e não participei de nada...medo de ficar perdida no RJ à noite rsrs.
    Apesar dos pesares, você se divertiu e isso que importa.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Olá... Giulia, tudo bem???

    então menina realmente foi um caos... nem fiz tudo que queria... mas acredito que eu consiga fazer um pouco mais no sábado (30/08). Mas parabéns... sua blusa ficou linda... invejinha branca aqui rsrsrsrs. Pelo menos você conseguiu ir aos eventos... eu mal consegui entrar rsrsrrss. xero!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Giu! Sábado foi mesmo uma loucura,né? Alguns standes nem consegui entrar, como o da Record e Intrínseca. O pior era que o sinal do celular não pegava e fiquei sem encontrar muitas pessoas, fora as filas imensas... Eu quase não fui em eventos, só fui no da Arqueiro. Enfim, eu adorei a Bienal e daria tudo para voltar aquele fim de semana.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Giulia!
    O seu sábado foi bem movimentado mesmo. Mas deve ter sido muito divertido. Eu queria ter ido na Bienal, mas enfim não deu.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Giulia a camiseta realmente ficou linda!

    Ahhhhhh todo mundo está falando que foi uma loucura no sábado, eu até fiquei aliviada por não ter ido, acho que eu ia era passar mal por ficar no meio da multidão rs
    A NC é um amor gente! Cada dia que passa eu fico mais apaixonada pela editora. Foi muito legal esse kit de "sobrevivência" que eles distribuíram para os parceiros..

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Giu, seu sábado foi realmente uma loucura! rs... O meu também, mas metade dele foi por conta da Cassandra Clare, pra morrer de raiva no final... fazer o que... também não entendo quem diz que não volta por causa do caos daquele dia, sinceramente, é só escolher melhor a hora de comparecer... rs... eu vou continuar indo sempre que puder, mas acho que quem quer ir só pra dar uma volta e fazer compras deveria com certeza ir durante a semana e de preferência à noite - fica bem vazio. Claro que uma boa parte do público era de gente que queria ver os autores e pegar autógrafos, mas grande parte era de gente que escolheu mal o dia de comparecer. Agora, essas declarações do cara no início... vou fingir que não li, porque né? Não merece nem comentários a respeito. Aff...

    O Hugh foi o autor destaque dessa Bienal, fala sério!! Você se esqueceu de dizer que ele é cheiroso também, além de atencioso, humilde e gato!! hahahaha...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Querida!
    Que coisa ver essa entrada da Bienal cheia, Orgulho de ver um evento de literatura tão cheio!
    Adorei as fotos, vc conheceu o fofo do Danilo! <3
    Adotei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Harlen e Hugh no mesmo dia,que sortuda menina!
    E esse kit da NC foi muito bem aceito já que a alimentação estava bem cara na Bienal.Meu Deus quanta gente,o sábado deve ter sido bem complicado transitar pelos estandes mas no final tudo vale a pena.
    beijos

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)