{ campanha } ELA Desafio do Balde de Gelo

A Dani, do blog Livros, a Janela da Imaginação, me marcou no Desafio do Balde de Gelo.
Antes de mostrar pra vocês o meu vídeo, quero falar um pouco da ELA: Esclerose Lateral Amiotrófica.


O que é a ELA?
Por Francisco Rotta*

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é um diagnóstico que muda para sempre a vida de todos por ela atingidos, sejam pacientes, familiares, amigos ou cuidadores. O nome se refere ao aparecimento de lesões cicatriciais (esclerose) que envolvem a porção lateral da medula espinhal e levam à atrofia muscular (amiotrófica).

Incidência
Adultos de todas as idades podem desenvolver ELA, porém, sua frequência é maior na população entre 65 e 74 anos. Também ocorre um pouco mais assiduamente em homens do que em mulheres (1,8 homem para uma mulher). Fora áreas de alta incidência no Japão e na ilha de Guam, a ocorrência de ELA parece ser uniforme ao redor do mundo. Estima-se que um a três novos casos por 100 mil habitantes apareçam a cada ano e que aproximadamente seis pessoas tenham ELA em cada grupo de 100 mil. Por esses dados pode-se estimar que 12 mil pessoas no Brasil sofram da doença.

Genética
A grande maioria dos casos são o que chamamos de ELA esporádica, e não é conhecida a causa desse mal. Hipóteses levantadas incluem infecções virais, exposição a toxinas, alterações hormonais e ativação do sistema imunológico. No entanto, nenhuma dessas pode ser confirmada em estudos epidemiológicos. O mais provável é que não haja uma causa única, mas diferentes fatores que possam desencadear a enfermidade em indivíduos predispostos.

Somente 10% dos casos de ELA são de origem genética. Já foram identificados alguns genes envolvidos na ELA familiar, mas ainda há outros a serem descobertos. Quando há mais de um membro na família diagnosticado com ELA, é possível fazer o exame genético para identificar a mutação e testar se há outras pessoas com o mesmo gene defeituoso. Entretanto, cabe lembrar que apenas ter o gene não significa que a pessoa desenvolverá a doença, há outros fatores envolvidos no desenvolvimento da mesma.

* Fonte: Site IPG - Instituto Paulo Contijo

Lou Gehrig, famoso jogador de beisebol das décadas de 1920 e 1930, que veio a falecer com ELA, em 1941, cerca de três anos após a instalação dos primeiros sintomas da doença.

E de onde surgiu o desafio?

Campanha faz sucesso ao desafiar celebridades a tomar banho de água gelada**

Mark Zuckemberg, Bill Gates e Tim Cook são algumas das personalidades que entraram na brincadeira que visa arrecadar fundos para o tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

O desafio do ALS - Ice Bucket Challenge (Desafio do balde de gelo), onde (sic) a pessoa deve derramar um balde de água fria sobre a cabeça e desafiar outras a fazerem o mesmo, ganhou força nos últimos dias na internet e já fez celebridades se molharem em prol da ação. O cantor Justin Timbarlake, o cofundador do Twitter Dick Costolo e até o criado do Facebook, Mark Zuckerberg, divulgaram vídeos em que aparecem levando um banho de água fria para colaborar com a causa.

A campanha foi criada para arrecadar fundos para o tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), também conhecida como doença de Lou Gehrig e
doença de Charcot. Quem aceitar a tarefa deve indicar mais três pessoas para entrar na brincadeira, caso contrário ela deve doar U$100 para à ALS
Foundation.

Mark Zukerberg foi desafiado pelo governador do estado americano de Nova Jersey, Chris Christie. O fundador do Facebook aceitou a tarefa e já fez suas
indicações: Bill Gates, a colega no Facebook Sheryl Sandberg e o CEO do Netflix, Reed Hastings. O criador da Microsoft topou e postou um vídeo bem
humorado mostrando como é que se faz. "Eu quero aceitar o desafio e fazer melhor do que já foi feito", declarou.

A mobilização trouxe bons resultados para a causa. De acordo com a ALS, entre os dias 29 de julho e 12 e agosto foram arrecadados US$ 4 milhões em
doações. Para ter uma ideia, no mesmo período do ano passado a entidade tinha recebido US$ 1,1 milhão de dólares. Mais de 70 mil novos doadores
entraram na associação.

** Matéria do Correio Braziliense


Clique aqui para ver o meu vídeo!


Como faço pra participar?

Pra aderir à campanha do balde de gelo, é simples: pegue um balde, encha de água, coloque gelo e vire na cabeça, de preferência com a câmera gravando.
Mas não pare por aí. Mais do que se molhar, você precisa contribuir.


Eu escolhi doar pra Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica - ABrELA.
Escolha sua instituição e contribua, mesmo que com pouco. Como diz o ditado, a união faz a força!



PS: Se você acha bobeira tudo isso, respeito sua opinião, mas não aceito xingamentos nem palavras ofensivas no blog. Comentários com palavras de baixo calão serão excluídos.

31 comentários

  1. Giiiiiiu!
    que sensacional você entrar na onda da brincadeira e da ação!
    Acho que a ELA agora anda mais conhecida.. e mais difundida por ai. A irmã de um colega meu já passou por diiiiversas cirurgias... ainda bem que eles tem condições para bancar... porque é tudo tão caro tããão dificil!
    ADOREI O VIDEO! :)

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  2. Oiii Giiiiiii!!
    Que atitude linda! Sério, parabéns! Eu já tinha ouvido falar sobre a ELA e também vi o Markus do face com o vídeo e procurei saber mais sobre o que era.
    Acho a iniciativa genial, parabéns por ter cumprido o desafio!
    Vou ler aqui e me informar melhor para participar também!

    Beijos!
    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii Giu, que máximo que você participou! Estou achando essa iniciativa o máximo.

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Giu! Parabéns pela iniciativa.. tenho acompanhado a campanha, os vídeos. Eu não conhecia a doença, mas depois que a campanha começou fui saber a respeito, Parabéns, e adorei o vídeo.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  5. Posso ficar só com a parte da contrinuição? hahahahaha
    Acho que vou fazer o estilo Lady Gaga e jogar um balde de gelo ao invés de agua fria!
    O povo lá na Europa/EUA estão no verão cara, queria essa campanha lá em janeiro, ia ser mole.
    Deixa de reclamar. A campanha é muito bacana e saber que ela tem gerado resultado é melhor ainda! E vamos com tudo porque aqui no Brasil essa campanha vai ser um sucesso tambem ;D

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi, Giulia!! Que legal a sua participação, tanto no balde frio, como na divulgação e, claro, na doação!! Parabéns, é a primeira blogueira que vejo participando e doando. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu acho muito bacana esse desafio, muito mesmo! Quero fazer e ainda desafiar algumas pessoas e o mais bacana é quando ocorrem doações, dá pra perceber que é por uma causa maior.
    Beijos.
    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Lá na América do Norte deve ser de boa pra eles pq é verão, mas aqui no Brasil é inverno, então deve ser mais difícil fazer esse desafio hahahaha
    Mas acho admirável quem participa da brincadeira E faz a doação.
    Tô achando bem legal tudo isso e só me rachando com as pessoas se molhando kkkkkk

    Beijos,
    Livro de Memórias

    ResponderExcluir
  9. Oi Giulia,

    Parabéns! É sempre bom contribuir com associações para a cura de doenças.
    Não participaria, rsrsrsrsrsrsr, mas como você disse, o importante é não é se molhar, mas doar e se conscientizar.

    Beijos,

    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Achei bem interessante você divulgar o que é a ELA, muitas pessoas estão entrando na brincadeira e não sabem o que é e se esquecem que é uma campanha séria.
    Gostei da postagem, sempre bom estar informada sobre tudo!
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  11. Oi Giu,
    Li um livro que fala sobre essa doença e realmente deve acabar não só com a parte física, mas com a psicológica dos portadores. Não tem cura e "mata" o corpo aos poucos, você se vê, conscientemente definhar e depender dos outros para tudo!
    Adorei sua iniciativa! Parabéns! hahahahah vi seu vídeo e devia mesmo estar bem gelada... rs
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  12. Oi Giu..... que coragem para uma banho gelado ein....srsrsrsrs e eu acho essa atitude de doar muito legal e importante sempre!
    Gostei muito do post, eu ja tinha procurado sobre essa campanha, mas vc explicou tudo muito certinho, ficou bem completo!
    Parabens mais uma vez pela atitude!

    bjos

    ResponderExcluir
  13. Olhando pode parecer besteira,mas temos que levar em conta que o ELA ficou muito mais conhecido agora. Uma ótima iniciativa.

    ResponderExcluir
  14. Giulia parabéns pelo desafio e a causa é muito nobre, e a cada dia mais pessoas estão participando dá gosto de ver . Que coragem hein kkkkkkkkkk. beijos

    ResponderExcluir
  15. Oieeee, eu ando vendo muitos vídeos destes pelo instagram e estou achando bem legal, a participação dos famosos é bem legal. Adorei sua decisão de aderir a causa, também estou montando uma matéria no blog sobre o assunto, Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
  16. Oooi, como o desafio do balde de gelo teve repercussão internacional, terminou virando "brincadeira", as pessoas se molham e não doam, gostei do seu post, pois bateu bem na tecla, não basta se molhar, é preciso dar também!
    Parabéns!

    Beijooos!
    Sou super fã de animação, e "Os Incríveis" foi um dos mais perfeitos que já assisti. Acho interessante a ideia que ele passa de "somos o que somos, e nada vai mudar isso" Então, a melhor coisa é assumir, e viver com as virtudes que você nasceu.

    Beijoos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela iniciativa Giu.
    Corajosa hein, gelo nesse frio!!!!....pelo menos a causa é boa.
    Já assisti seu vídeo no instagram, e me acabei de rir com você congelando hahaha...sou boazinha né.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  18. OI Giulia, tudo bem???
    Você conseguiu me emocionar a essa hora do dia. Que linda a iniciativa de vocês e das pessoas dos mundo inteiro. Como eu poderia achar bobeira ajudar um ser humano que precisa de ajuda??? Favorito vocês!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Giulia,
    Você tem meu respeito. Primeiro, foi consciente. Foi indicada, cumpriu o desafio mas não se esqueceu do mais importante: doar para a causa!
    Ontem li que a instituição norte-americana esta esperando as doações dos famosos de lá. Tomar um banho gelado é fácil e contribuir para a causa que é o mais importante. CADÊ?
    Fico muito feliz em ver que você doou. Não importa a quantidade. O ato vale mais que a quantidade e a união fará a força!
    Parabéns!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oiee, Giiiiiiii!

    Eu ainda estava perdida nisso de banho de gelo, mas me explicaram há pouco e seu post me fez saber mais ainda. Muito bom te ver entrando na onda rs.


    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá Giulia!
    Acho legal as pessoas doarem pra campanha. Temos que realmente ajudar a quem precisa. Que essa campanha renda muitas arrecadações e ajude as pessoas.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Giu, seu vídeo foi o primeiro que vi, e achei o máximo você ter aceitado o desafio, tanto na parte de se molhar com água (muito) gelada, quanto na parte de fazer a doação! Essa última parte eu vou providenciar, mas não conte comigo para jogar esse balde sobre mim! hehe.. Qualquer coisinha faz atacar minha sinusite e não tô podendo ficar doente de novo esse ano não... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Olá Giu,
    menina tu é foda, desculpe mas tinha que dizer. Não teria coragem de jogar um balde de água com gelo em mim. Não com este frio do cão. hahahahahah
    Contudo a sua postagem nos mostra o que é e por que foi feita esta iniciativa e acho muto bonita de sua parte mostrar isso, ate como você disse: Muitos estão fazendo sem saber o que é.
    Menina sou sua fan, alem de participar da brincadeira, você fez sim a sua parte em contribuição. Não vou jogar balde de água gelada em mim, mas vou sim fazer uma doação, pois esta causa merece.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  24. Olá, Giu!

    Moça, antes de tudo, gostaria de te parabenizar. És uma das poucas pessoas que vejo que não fazem o vídeo apenas por ser um viral da internet. Nos últimos dias vi pessoas se molhando sem nem saber por qual motivo elas estavam fazendo aquilo. Fiquei muito feliz em ver a sua doação! Espero que o dinheiro seja usado com sabedoria para o auxílio daqueles que necessitam (ELA não é brincadeira!).

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oieee
    Muito boa essa iniciativa,uma maneira divertida e que atrai várias pessoas a contribuir com essa causa nobre.Eu não sabia o que era Esclerose Lateral mas fiquei esclarecida ao ler seu post,parabéns por também ter entrado no desafio e contribuído.
    beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá, embora essa ação de estar jogando água e etc esteja realmente causando ampla divulgação a uma causa maior que seria a doação, acredito que tem muita gente que nem sequer está sabendo que tem muita coisa séria por trás dessa brincadeira. Então, é sempre importante frisar que tudo isso é para chamar a atenção pra causa. Gostei do seu vídeo -q

    Abraço!
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oie!!
    Acho muito legal essa campanha, assisti alguns vídeos dela! Parabéns por aderir!
    Beijinhos
    Paulinha Juliana

    ResponderExcluir
  28. Oi Giu,

    São pessoas como você que realmente fazem a diferença neste mundo, além do fato de ser a diferença. São atitudes como a sua e de muitas pessoas neste desafio e em outras campanhas que ajudam a melhorar um pouco a vida de pessoas com problemas tipo ELA.

    Parabéns por aderir ao desafio e realmente cumprir a tarefa na sua totalidade doando o que é muito importante. Parabéns também pelo fornecimento de informações tão importantes e de utilidade pública, pelo menos na minha humilde opinião.

    Beijos solidários!
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá, quando surgiu esse desafio, não sabia de nada, só por auto que os artistas
    estavam sendo desafiados para tomar banho de balde de água com gelo. Ok, achei legal.
    Mas ai ao assistir a um vídeo de Charlie Sheen, achei uma falta de respeito sobre a campanha, mas ai fui atrás de saber o porque ele fez aquilo em vídeo(em vez dele derramar água com gelo, derramou notas de dinheiro). Ai soube que caso você, não aceitasse o desafio e indicasse 3 pessoas você teria que pagar uma taxa para a campanha, todos os artistas aceitaram o desafio e desafiaram mais gente, sendo que em nenhum momento eles disserem se iria doar ou não o dinheiro. Pode até ser que eles doaram, mas nenhum jornal disse nada, então fica em aberto e ainda mas aquela dúvida. Mas acredito que por trás daquilo tudo muitos ou todos ajudarem. Então no vídeo de Charlie Sheen, ele diz que invés de aceitar o desafio, ele vai doar 10 mil dólares, Sinceramente achei esse vídeo o mais legal de todos. Acho a campanha muito boa, pois nos trouxe informações sobre um problemas que não sabíamos.

    bjs

    ResponderExcluir
  30. Oi Giu
    Eu só fui conhecer sobre a doença por causa da campanha e achei bem interessante a mobilização. Uma pena algumas pessoas acharem que é só para jogar o balde de água fri na cabeça.
    Excelente atitude.
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Achei pouco. Tinha que ter mais que água fria. Cadê gelo? Sem mão de vaquisse!

    Beijo

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)