A Culpa na Literatura

Culpa
cul.pa
sf (lat culpa) 1 Ato repreensível ou criminoso. 2 Responsabilidade por um ato ou omissão repreensíveis ou criminosos: "Culpa é toda violação de um dever jurídico" (C. Beviláqua). 3 Consequência de se ter feito o que não se devia fazer. 4 Delito, crime. 5 Causa de um mal. 6 Pecado.


Eu e a Andressa, do blog Mais que Livros, falamos de alguns livros que tratam sobre esse tema.
Assista!


PS¹: Não repare no barulho ao fundo. Estávamos na Livraria Cultura, a maior muvuca... Mas dá pra ouvir e entender. :D

PS²: Quer saber mais sobre Willow? Se liga só!


Sete meses atrás, em uma noite chuvosa de março, os pais de Willow acabaram bebendo muito durante o jantar e pediram a ela que guiasse o carro até em casa. Por uma fatalidade, Willow perdeu o controle do veículo e seus pais morreram no acidente. Consumida pela culpa, Willow deixa para trás sua casa, amigos e escola e, enquanto tenta retomar a relação de afeto e companheirismo com o irmão mais velho, secretamente bloqueia a dor da perda cortando a si mesma. Mas quando Willow encontra Guy, um rapaz tão sensível e complexo quanto ela, mudanças intensas começam a acontecer, virando seu mundo de cabeça para baixo. Contado de modo cativante e doce, Willow é um romance inesquecível sobre a luta de uma jovem para lidar com a tragédia familiar e com o medo de se deixar viver uma linda história de amor e cumplicidade.

25 comentários

  1. Meninas queria dizer que eu simplesmente adorei o video de vocês, principalmente porque gostei da maneira que vocês falam. Parabéns, são bastante comunicativas e muito simpáticas =] Espero que continuem fazendo sucesso em tudo que forem fazer.
    Quanto CULPA, na verdade eu já senti algumas vezes com algumas coisas, mas não me lembro agora no que foi hahahaha...Mas eu sei que é horrivel sentir. É um sentimento no qual que eu não desejo que ninguém sinta, porque vc fica angustiado...com um peso sabe? Enfim...Mass quanto aos livros do Mauricio eu ainda não os li. Pretendo ler logo e espero gostar bastante =]

    Beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu me sinto culpada por não não ler os livros q tenho na minha estante pq sempre fico lendo os livros do LV...=/
    Eu me sinto culpada por mesmo não tendo tempo de ler os livro q estão na minha estante eu compro mais livros p colocar lá...=/
    E agora gente? Q q eu façoo??
    Acho q vou dar uma passada na livraria p relaxar...hahahaa

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas! Já li diversos livros que tragam esse assunto, já li O Rosto que precede o sonho e Á Máquina de contar histórias. Eu estou querendo ler Proibido, é um livro bem polêmico e tenho lendo várias resenhas dele. A Namorada do meu amigo eu tenho aqui, mas ainda não li.. uma das minhas próximas leituras. Fiquei interessada na leitura de Willow.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei o vídeo!!
    Gostei muito desse lançamento da leya. Achei a capa muito bonita e a premissa muito boa. Complicado viver com esse sentimento de culpa, acaba com o emocional da pessoa.

    ResponderExcluir
  5. Que legal o vídeo, meninas! Só livro bom que eu não li mas tô querendo muito!
    Bem, se eu fosse citar um personagem que tem culpa que me lembro e fosse citar o motivo seria spoiler, então só o nome do livro e personagem: A Improvável Jornada de Harold Fry, e o culpado que realmente tem culpa no cartório é o próprio Harold.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. Giu, nosso vídeo <3
    Vamos começar a pensar nos próximos porque vai ser muito divertido hahaha
    Ahh, Um Caso Perdido tem muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiita culpa, mas não ia rolar de falar.. se não íamos entregar toda a parte emocionante da história.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  7. Ah, meninas, adorei o video e os comentários sobre os livros.
    Os únicos lidos foram os livro do Maurício, Proibido tô passando longe.
    Willow tem uma história densa, não é uma leitura que eu faça em qualquer momento, mas vou aguardar opiniões.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Olá Giulia!
    O vídeo ficou muito bacana. Dos livros que vocês citaram só li os do Maurício Gomyde. Foi muito bacana saber um pouco dos outros livros e achei muito interessante essa postagem coletiva da Leya. Estou louca pra ler esse lançamento.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, Giu, essa culpa do Tomas é de cortar o coração! E a do Vinicius, então, né? Chorei horrores com A Máquina de Contar Histórias! Amo a família V! E a culpa dele, ao contrário da do Tomas, realmente tem motivos fortes para existir.

    Adorei a ideia do vídeo, muito legal mesmo!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. HSUAHSUAHSA

    ADOOOREI O VIDEO!! e olha que eu não costumo ver videos HAHAHA.
    Nossa, eu não lembro assim de cara de nenhum livro que o personagem seja culpado, preciso pensar um pouco HAHAHAH. Acho que o O Livro do Amanhã rola um pouco disso...
    Vou pensar melhor.

    "Sem spoiler" HAHAHAHA

    Beijinhos
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do video. Muito bom!!!! ah... a leya fez um projeto incrivel, mecere meus sinceros parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do video. A leya fez um projeto muito legal, merece meus sinceros parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Amei o vídeo! Confesso que não li nenhum desses livros e a maioria eu nem tinha ouvido falar, mas já li outros livros que tem a culpa como tema. De todos os livros que vocês falaram, eu estou doida pra ler Proibido, ele está no topo da minha lista de desejados *u*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Adorei o vídeo, não estou lembrada de muitos livros que eu tenha lido com o tema culpa, a não ser "A lista negra" , depois vou parar para pensar melhor, com certeza tem mais!
    Adorei a sinopse de Willow, acho que vou gostar de ler !

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Primeiramente preciso dizer que a capa de Willow é muito bonita, a premissa também é curiosa, mas não sei se eu leria. Curti muito o tema do vídeo, eu tenho muita vontade de ler 'O Rosto que precede o Sonho' e 'A Máquina de Contar Histórias' principalmente depois que falaram tão bem do Maurício Gomyde. Os outros não me interessei tanto haha mas gostei muito do vídeo, façam mais \o/

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  16. Oláaa!!!
    Giuliaaaaa, tive que rir da sua cara no momento em que a Andressa disse "são irmãos, mas são apaixonados um pelo outro" hahahaha.
    Eu ainda não li nenhum dos livros citados, mas já perdi as contas de quantos livros eu li em que algum personagem, na maior parte das vezes o próprio protagonista, sente culpa por algo e acaba ficando com aquele mimimi (que é inevitável). No momento estou lendo "Despedaçada", o último livro da trilogia Reiniciados e isso está acontecendo! hahah
    Fiquei bastante curiosa em relação a esse lançamentos da Leya, deve ser tenso passar pelo que a personagem passa.

    Adorei o vídeo e adorei vocês! hahah

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Que vídeo legal, gosto quando os blogs compartilham seus videos de resenhas, experiencias e tals.
    E outro livro que eu acho que se encaixaria nesse post é Entre o agora e o Nunca.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  18. O vídeo ficou ótimo.

    Ainda não li nenhum livro do Maurício (mas estão na minha listinhaaaaaaaaaaaa de desejados).

    Gostei dessa iniciativa da Leya para promover o livro Willow. Simplesmente amei a sinopse e claro que é mais um para a lista.

    ResponderExcluir
  19. Ola Giulia adorei o vídeo, o livro do Maurício ta no topo da lista logo estarei lendo,na verdade acho que a culpa nos deixa com sentimentos pesados por isso sempre devemos esclarecer tudo para não nos sentirmos culpados. beijos lindona

    ResponderExcluir
  20. Oiii
    Adorei o vídeo! Estou louca para ler A máquina de contar histórias, e fiquei mega curiosa em relação ao Willow, achei a capa linda e a premissa bem interessante, quero ler também.
    Não estou lembrada de algum livro que o personagem se sentisse culpado por alguma coisa, mas gostei bastante do tema do vídeo!
    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Hey, Giulia!

    Estou louco para ler os livros do Maurício, mas nunca os acho aqui na cidade onde moro! Com relação ao lançamento da LeYa, ele até apresenta uma premissa bem interessante, mas sinceramente não gostei da capa. Espero que ao menos o enredo seja bom!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi meninas! Adorei o video e o tema... essa culpa toda sempre nos consome né.....
    Eu quero muito ler os livros do Mauricio.. ja me enrolei muito p começar.. e agora fiquei com muito mais vontade para saber como o personagem se comporta com toda essa culpa em cima dele!!
    Mas as vezes dá ate raiva, pq foi alguma coisa que aconteceu por acontecer, como vcs falaram, foi um terremoto, que culpa a fulana tem? Mas ela insiste em se culpar e chorar e tudo mais! tem livros que dá certo... tem livros que me irritam.. kkk

    bjos

    ResponderExcluir
  23. Culpa é um negocio bem tenso :s
    O vídeo ficou super legal, ainda não li nenhum dos livros citados mas fiquei interessado na história dos irmãos.

    ResponderExcluir
  24. Giulia!
    Bem bacana poder falar de livros que abordam determinados temas e as personagens mudam suas vidas por causa da culpa que sentem em relação à toda história.
    Gostei da abordagem através dos livros do Maurício, de quem sou bem fã.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oii,
    Adorei o vídeo meninas!! Vcs são ótimas!! Parabéns!! Também gostei bastante do enredo da história, parece bem cativante!!
    Beijos,
    Juliana Barbosa (GFC)

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)