{ particularidades } Eu prefiro e-book!

Antes de mais nada, acalmem seus corações!
Essa coluna serve pra falar de coisas minhas, pessoais, que nem sempre têm a ver com literatura. Por acaso hoje tem, e resolvi contar por que eu amo tanto o meu Kindle, já que me pediram isso há um tempo.


Tenho essa belezura há 1 ano e meio, desde que um amigo trouxe dos EUA pra mim (infinitamente mais barato, né?). Até então eu defendia os livros físicos com unhas e dentes, mas é aquela história de falar mal do desconhecido. Eu achava que livro tinha que ser físico, pra cheirar, colocar na estante, poder emprestar, e e-book era palhaçada, algo com o qual você gasta dinheiro, mas não pode sequer tocar.

Comecei a olhar de outra forma quando vários autores descobriram a plataforma KDP e começaram a publicar pela Amazon. Alguns nem publicam o físico, só jogam lá e a gente que se vire se quiser ler. Mas eu esbarro num problema que muita gente também tem: ler no celular ou no notebook me dá dor de cabeça. Então como fazer pra ler os e-books?

Resolvi investir em um e-reader. A princípio tinha optado pelo Kobo porque fui à Cultura e vi um pessoalmente. Mas esse amigo não teve muito tempo pra procurar e só achou fácil o Kindle. Ok, vai servir.

Ele chegou, e foi amor à primeira vista. Meu neguinho magrinho, todo cheiroso, viajou horas e horas pra me conhecer. O começo foi difícil, como todo relacionamento... Ele falava uma língua estranha, não reconhecia meu toque, eu queria explorar o mundo e ele me ensinando passo a passo. Mas só precisamos de algumas horas juntos pra entrarmos em sintonia.

Tô enrolando e não disse ainda o porquê da minha preferência, né? Vamos lá!

1) Discrição. Ninguém vai ficar fazendo contorcionismo pra saber o que você está lendo (especialmente se você for tímido e estiver lendo um livro hot).

2) Praticidade. Dá pra ler com uma mão só, o que ajuda à beça a leitura em transportes públicos. E também ajuda quando lemos deitados, não fica pesando o braço naquele momento fatídico em que você tem que segurar um calhamaço para ler o lado mais fino do livro.

3) Leveza. Você carrega n livros em um equipamento superleve. E pode comprar/baixar outros na hora em que quiser (desde que seu modelo seja 3G ou você esteja conectado a uma rede Wi-Fi.

4) Personalização. É possível mudar a fonte, alterar o tamanho da letra, aumentar o espaçamento e diminuir as margens. Chega de reclamar da letra pequena ou do texto muito próximo à margem!

5) Luz. Claro que isso só conta pros aparelhos com luz embutida, né? Se ter um Kindle já foi um ótimo investimento, optar pelo modelo Paperwhite foi algo muito melhor. Ainda bem que não fui mão de vaca. Não importa o ambiente onde você está, é só ajustar a luminosidade pra você ler tranquilamente. Na praia ou no quarto escuro, tá tudo certo! E, nessa segunda opção, é ótimo pra não atrapalhar o marido e não precisar levantar pra apagar a luz quando chega o sono (cansei de dormir com os óculos no rosto, inclusive. kkkkkk). Nessa foto a luz estava apagada (e eu ainda não usava os óculos), a claridade é só do flash.



6) Tela. Como já adiantei lá em cima, a tela do Kindle não cansa a vista. No modelo normal, parece papel, como se tivessem colado um adesivo foco, uma película matte. Com iluminação, a luz não vem no olho, não faz a gente ficar com os olhos semicerrados pra evitar a claridade.

Prefiro não entrar na questão de preços dos eBooks, muito menos da pirataria. Isso, se vocês quiserem, é assunto pra outro dia.

Atualmente temos no Brasil 3 modelos de e-readers: Kindle, Kobo e Lev. Você pode comprá-los na Amazon/Ponto Frio, Cultura e Saraiva, respectivamente. Sinceramente, não vi grandes diferenças entre eles... Mesmo peso e tamanho, tela semelhante, todos têm modelo com e sem luz. Acho que é uma questão de plataforma e formato do arquivo (por exemplo, esse monte de livros que os autores nacionais disponibilizam gratuitamente ou bem baratinho na Amazon só podem ser lidos no Kindle, a não ser que você pirateie).

Nem precisa perguntar se eu aboli os livros físicos da minha vida. Claro que não! Amo e-books, mas eles também têm desvantagens: não dá pra emprestar, não dá pra autografar, não dá pra colocar na estante. Eu leio e-book e coleciono os físicos. =)

Se você é do time "pra mim livro só se for de papel", aconselho a tentar ler um livro inteiro (de preferência aqueles grossinhos) em um e-reader e descobrir todas essas vantagens que eu listei. Faz uma experiência pelo menos, vai que você gosta...

Não estou fazendo propaganda pra nenhum modelo especial. Já disse qual é o meu, estou muito satisfeita com ele, mas nunca experimentei ler meeeesmo com os outros. Não importa muito a marca que você escolher, o importante é o benefício que um e-reader traz. E, se puder, compre o com luz.

Só pra ratificar e vocês não ficarem com dúvidas: eu prefiro e-book se e somente se for em um e-reader. Não gosto de ler em outro equipamento, não me sinto mais tão confortável lendo o físico. Mas podem continuar me dando livros físicos de presente, eu agradeço. =D

E você? Prefere e-book ou físico? Por quê? Já testou algum e-reader? Quero saber!

40 comentários

  1. Nunca testei um e-reader, mas peguei um certo trauma de e-books, pois já li uma sega grande no computador e fui dormir meio estrábica nesse dia (literalmente falando), mas como você disse que ele não cansa tanto as vistas, talvez seja realmente bom ^^.
    Eu ainda não tenho intensão de comprar, porque o dinheiro é curto e tenho que manter o vicio dos livros físicos :p, mas foi bom ler alguém explicando o porque de sua preferência ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi, Giulia, ganhei o meu Kobo em uma gincana da Novo Conceito e amei! Estava muito receosa em comprar um e na região onde moro não tem livraria, muito menos e-reader para poder testar, então me guiava pelo que via na internet e ficava na dúvida. Ganhar o e-reader foi incrível e a primeira vez em que vi um pessoalmente. Acho que tanto faz o modelo, os três parecem muito bons.
    Amo o meu Kobo, mas sinceramente? Não me adaptei. Leio muito, muito, muito MUITO lentamente. É super agradável, leve, prático, adoro! Mas não entendo, minha leitura não flui! Facilmente me perco. Então, quando leio e-book, geralmente são livros curtos.
    E por ser Kobo, não dá para ler o material comprado na Amazon, que acaba indo por tablet, que acho péssimo. Só leio no tablet as HQs, por causa das cores e formato. Então no tablet leio apenas contos, não passo disso.
    Fora que tenho medo de andar por aí com tablet ou Kobo (muito assalto, roubam até celular que não vale nada), então na rua e viagens ainda saio com livros impressos, optando pelos leves.
    Por enquanto, não me tornei consumidora de e-books, mas gosto muito deles e do Kobo. Só compro contos ou livros para a faculdade, que seriam caríssimos em impresso.
    No tablet leio os contos gratuitos complementares que as editoras disponibilizam na Amazon, porque demora para o Kobo e fico necessitada de prosseguir com a leitura; e as HQs.
    No Kobo só em último recurso mesmo.
    Beijos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. PS.: O meu é o Kobo Glo e comprei uma capinha especial no Ebay, porque foi muuuuito mais barata. :)

    ResponderExcluir
  4. Olá Giulia,
    eu sempre quis conhecer o Kindle, então na Bienal desse ano eu conheci o Lev e o Kindle e posso dizer que eu gostei! Só não comprei porque não tinha a grana no momento! Mas esses ereaders são práticos para quem gosta de ler e não tem espaço em casa para guardar livros, como eu!
    Além disso, os ebooks são por volta 10 reais mais baratos que os livros físicos, então essa economia vai mais cedo ou mais tarde vai "sobrepor" o gasto que você teve na compra do ereader!

    Já li ebooks, mas foi via Iphone e Ipad, já tive livros da escola no Ipad e posso dizer que praticidade e menos dor de coluna é uma das garantias que você tem optando pelo livro digital!

    Natal tá chegando e vou pedir de presente meu E-Reader!

    Beijos,
    Carol
    http://cappuccinowithlove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vc Giulia!
    Acho q ambos tem suas vantagens e desvantagens.
    É uma delícia ler livros físicos, sentir o cheirinho e adimirar a capa antes de começar a lê-lo, porém não é uma delícia carregar aqueele livro grosso na bolsa ou tentar lê-lo deitada! hahaa
    E é nessas horas q os E-readers entram com td!!
    Estou louca p comprar um p mim tbm, maaaas a vontade para na hr q vejo os valores...=/
    Tbm vou tentar conseguir q alguém traga ele dos EUA p mim..^^

    ResponderExcluir
  6. Oie,

    Gostei da sua opinião e concordo, apesar de que somente vou adquirir meu e-reader agora no fim do ano. Mas não vejo a hora de ter o meu. Belo post amei. Beijos Elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Prefiro e-book, por muitos motivos que você citou.Adoro os livros físicos também, mas desde que comecei a ler livros digitais, consigo até ler mais rápido.Sem falar no preço super bacana dos livros! Tenho na biblioteca mais de 100 e-books que adquiri em menos de um ano, isso nunca aconteceria com livros físicos, não teria condição!

    ResponderExcluir
  8. Prefiro o eBook! Levo para qualquer lugar, leio vários ao mesmo tempo sem precisar carregar peso e não preciso de uma estante (porque não tenho espaço no meu quarto para ela mimimi) para ter livros. Minha biblioteca virtual já é maior que a física! Não tenho um e-reader, como você, leio no PC, no celular e no tablet e não tenho problemas com isso. Na verdade, tem época que fico, sim, muito cansada por ficar no PC o dia inteiro (trabalhando, né, escrevendo e revisando) e por isso ler no tablet ou celular à noite ou no finds é cansativo. Mas é só uma fase rápida, sempre me recupero! kkkkkkkkkkkkkkkk Dou uma descansada nas vistas com um livro impresso, mas às vezes até eles me cansam. Na verdade, é porque estou mesmo muito cansada! hehehehehehe Não é culpa dos livros! rsrsrs Enfim, divaguei, mas é isso! Esqueceu de falar que livro digital é mais barato que livro impresso, em 20% para mais, dependendo da editora ou se é independente! E zero frete!!! Recomendo! Beijos

    ResponderExcluir
  9. como eu não tenho ainda não vivi essa praticidade, mas ainda tenho certos receios!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossaaaaaaaaaaaa Guiliaaaaaaaaaaa este post veio na hora certaa, comprei um kindle (sem luz, sou pobre :\) na semana passada e está demorando para chegar (deve chegar hj) e eu simplesmente estou coletando todas as informações sobre ele para suprir um pouca a ansiedade (acha que adianta?! claro que nãão rsrsrs). Posta algum video amostrando o seu kindle, e se puder como coloca livros nele. Obrigado!!!!!!! Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Giu!
    consigo usar os dois, ambos possuem vantagens e desvantagens. O livro impresso podemos marcar o que mais nos chama a atenção, leio bastante no Tablet e a grande vantagem realmente é poder carregar muitos livros sem tanto peso.
    Beijos mil!

    ResponderExcluir
  12. Oi Giulia!!

    Eu gosto muito dos dois. Época quero um livro físico, outro o e-book. Mas não tenho no e-reader então leio no celular, com o app do Kindle, que traz as mesmas coisas, mas em tamanho menor. Nossa, a leitura é bem mais rápida, levamos vérios livros juntos, é muito legal! Agora mesmo estou lendo um e-book, gosto muito!!

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Tenho amor eterno pelo meu kindle tambem, primeiro porque posso ter milhares de livros a minha disposição em qualquer lugar em qualquer hora, nao pesa, tem uma bateria excelente e é pratico... So quem tem um kindle sabe que tem um "amigo" hahahaha

    ResponderExcluir
  14. Apaixonei pelo seu post, Guilia! Falou tudo! Eu vivo tentando fazer as pessoas entenderem isso, e me dá uma tristeza quando as pessoas dizem que não dão chance aos e-books. Perde-se muita coisa fazendo isso, muita mesmo! Tudo o que você falou e um montão de livros ótimos que, muitas vezes, só são lançados assim. Os autores do KDP e até mesmo livros e contos de editoras grandes que estão investindo em algumas versões exclusivas digitais. Mas ainda tenho esperança que essas pessoas - leitoras, o que já é um ótimo sinal - abram sua mente. E-book também é livro! :)
    Parabéns pelo post!
    Ah, e também tenho um Kindle. E amo meu neguinho! :)

    ResponderExcluir
  15. Giulia! Eu pensava que ler num e-reader era a pior coisa do mundo, por exemplo, não poder cheirar, sentir as páginas, etc. Mas com todas essas vantagens que você citou fiquei querendo muito um! Vou pedir de Natal, hahaha.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Um fato é certo: a maioria das pessoas que tem um eReader adoram! Inclusive eu.
    Não sinto a mínima diferença entre ler livro físico e ebook. Inclusive, já teve vezes em que eu dei um toque no canto de um livro físico para virar a página achando que estava lendo no Kobo... '-.-

    Adoro os livros físicos, ter na estante, folhear. Pode chamar de fetiche. Mas, isso não tira o brilho do eReader. Conforto e praticidade. Acredito que é possível a convivência pacífica dos dois formatos.

    Agora... se formos entrar no quesito preço de livro... acho o preço dos ebooks extremamente abusivo e injustificado e não sinto remorso em adquirir livros digitais por meios duvidosos. Houve vezes em que o livro digital estava mais caro que o físico. Quem explica? Eles não tem custos com transporte, armazenamento, distribuição, impressão... e dizem que 20% a menos (quando chega a isso!) é um valor justo para os ebooks? Assunto delicado...

    ResponderExcluir
  17. cara eu gosto de ler no kindle e nunca experimentei ler no kobo.
    mas tipo eu amo o cheiro e pegar no livro e tals, mas o lance do kindle economiza espaço e dinheiro haha
    no mais é bom ler de qualquer forma, mas ebook ajuda pra caramba em mts quesitos.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  18. Oi Giu, gostei muito do seu post. Confesso que ainda prefiro o físico, sei lá, acho que é porque eu ainda vejo tanto livro não lido na minha estante. Mas tenho um Kobo e gosto bastante dele, é bem prático e todas as vantagens que você citou, o meu é com luz e é ótimo para ler no escuro... e quando falta luz e todo mundo reclama que não tem o que fazer, eu não tenho esse problema. Para mim, é mais uma questão de costume, preciso criar o hábito de começar a ler mais nele... aliás, necessito... já que não comprei ele a toa.

    Quanto aos livros da Amazon, quando tem algum gratuito que realmente me interessa, eu baixo e leio no tablet com o app do Kindle. Não tenho muito problema com dor de cabeça e tudo mais, o problema maior é o peso do tablet em comparação com o do kobo.

    Quanto as funcionalidades, acho que todos eles são bem parecidos, e estou satisfeita com a minha escolha.

    Gostei bastante do seu post.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  19. Oiee Ladislau, sua linda =)

    Olha gente, tua coluna parece com a minha, que coincidente, apesar de mudar o nome, a minha ficará como coisas randômica qu ena verdade já fazia esses post, mas parei um tempo...
    enfim deixa falar sobre o teu post, rsrsrsr
    Eu particularmente amo ler tanto físico quanto e-book e isso sucedeu em 2011 quando ganhei um ipad do Gomyde num sorteio o/
    Porém sei que a qualidade do kombo é bem melhor em todos os sentidos, e assim que for pra EUA irei comprar um para mim, graça ao teu post :p
    Gostei do teu ponto de vista nas explicações, concordo, e ultimamente devido o trabalho tenho lido mais digital, já que leio mais pelo celular, assim que tenho um tempo estou olhando pra ele, as pessoas pensam que estou no face, que nada! rsrsrs
    Beliscões da Máh <3

    Blog | Twitter ||Instagram

    ResponderExcluir
  20. Oi Giulia, na verdade eu prefiro os dois, e explico porquê. O e-book é ótimo para mim de noite, quando quero ler antes de dormir e não incomoda o maridão, ou ainda quando vou viajar e não preciso levar toneladas de livros na bagagem. O físico já para o dia, para eu pegar e me jogar na leitura. Os livros que eu gosto quero tê-los na prateleira para pegar, folhear e até mesmo emprestar. Hoje posso dizer que ambos estão bem colocados no meu coração.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  21. Eu até leio e-book mas prefiro livros físicos, já li uns 3/4 e-books e sinceramente, é um saco. Não consegui me adaptar, minha leitura não flui, me distraio rapidamente, não consigo me conectar com a história, unica coisa boa é que não me dá dor de cabeça.
    Agora em formato e-book só leio contos e alguns livros do vestibular, mas o resto prefiro livro físico.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Nem sei por onde começar, mas concordo com você. Não deixei de comprar livros físicos por causa do meu e-book, mas é muito prático, ainda mais pra mim que tenho problema de coluna e carregar muitos livros ( de prazer ou acadêmicos) acabava comigo.
    O problema é que só sei baixar livros por pdf e esse formato não casa muito bem com o e-book. Já tenho programa pra converter, mas tbm não sei usar muito bem, nem tenho a Amazon porque não sei como baixar livros de graça.
    Mas não tenho coragem de andar com ele pelos ônibus, não. Tenho medo de ser roubado e eu ficar a ver navios.

    ResponderExcluir
  23. Oii,

    Eu lembro que tinha te pedido um post desse...

    Eu estou com o Kindle igualzinho o seu :)
    No começo foi complicado mesmo, mas eu adorei a leitura nele. Super leve e agora consigo ler de luz apagada hahahaha
    O unico "problema" é que tem uns livros com detalhes que no kindle não tem, mas isso é bobagem.
    Continuo lendo das duas formas ;)

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  24. Oi!

    Eu a pouco tempo atras era bem firme e dizer que preferia o livro fisico! mas a uns dois meses atras eu estava sem livro para ler, e comecei a ler em um e reader, antiguinho que ganhei da minha super cunhada que trocou por um novíssimo p ela..... e sabe que eu gostei! principal motivo: é leve. Para carregar na bolsa, ler deitada.... nossa é muito melhor!
    Mas eu ainda acho que os preços dos e-books poderiam ser melhores *só acho*

    bjos

    ResponderExcluir
  25. Olá, moça.
    Eu tenho um ereader, e sinceramente, acho bastante pratico para qualquer momento, mas como, ao contrario de você, fui amarrado acabei comprando o kindle sem a luz (todos choram, dai tenho que ler com luz acessa e às vezes dá uma preguiça mesmo de apagar a luz e tudo o mais. Eu gostaria de ter comprado com luz, mas vi recentemente que tem a capa com uma lanterna e estou pensando comprar. Você saberia dizer se é realmente útil essa lanterna?
    Eu leio mais rápido no kindle também, não sei explicar, mas com uma mão eu mudo a pagina num piscar de olhos, e não há a quebra de pensamento ao passar a pagina como no livro.

    Att,
    Pedro S.
    decaranasletrasblogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Ola Giulia eu tenho um Kobo há mais de um ano e não troco , aquilo virou uma extensão minha rsss, eu não deixo ninguém mexer paguei em suaves 10 prestações me deu de presente rss. A praticidade é imensa nem se compara , porém agora com o Blog tenho ganhado livros impressos e comprei alguns no começo senti um peso dos livros acredita rsss. Nunca vou abolir meus amados livros físicos mas nossos amados leitores digitais são maravilhosos. beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi Giulia, meu kindle é o meu xodó. Levo para todo canto, tenho um tempinho leio. É leve, é prático, posso levar muitos livros em uma viagem, não cansa a vista, enfim, é perfeito. Claro que o livro físico tem suas vantagens, mas penso que posso ler no kindle e se eu gostar muito ou quiser autografar posso adquirir o físico posteriormente sabendo que estou fazendo uma boa compra.
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  28. Olá

    Acho que tô um pouco atrasado porque concluí meu primeiro e-book de vez esses dias. Li no tablet, minha cabeça doeu horrores e é isso aí. Acho que pra eu me entregar de vez para os e-books é tendo um leitor digital. Desde que saiu o Kobo e o Kindle fiquei muito interessado em ter um e agora está até mais barato. Em breve vou adquirir um pra poder ter a praticidade de carregar livros, comprar mais barato e enfim, várias vantagens. As desvantagens doem mesmo mas acho que superaremos. Os livros físicos também ficarão na coleção até porque sou bem antiguinho haha

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  29. Eu ainda prefiro os livros físicos. Por mais praticidade que estes leitores de e-books tragam a tela ser pequena faz muito mal para a vista. Com relação a espaço é maravilhoso pois a biblioteca pode ser carregada para onde quisermos.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  30. Giu, eu era EXATAMENTE igual a você! hahahahaha ficava fazendo o maior mimi do mundo até ter o meu kindle e aí, foi amor a primeira vista sem volta! O meu veio dos EUA também e bem mais barato, eu continuo assim como você lendo ebook e tendo os físicos, quando leio o ebook e ele me encantada demais, eu preciso ter o físico! Acredito que a maioria que tem preconceito é porque de fato ainda não teve um ereader haha.

    Uso óculos e a personalização de tipografia, espaçamento e luz é incrivel. Kindle lover total <3

    ResponderExcluir
  31. Oiii
    Ainda não li nenhum livro em e-reader, mas já li pelo meu tablet e não gostei. Talvez seja porque a tela não é igual ao de um e-reader, mas espero um dia ler e comprar um para mim também.
    Mas sempre vou querer os meus filhotinhos na estante <3
    Beijinhos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Ahh Giu, vou ter que confessar: o kindle tem facilitado muito a minha vida.
    Eu estava receosa de comprar e não me adaptar, mas quando ganhei um fiquei apaixonada <3
    Fiquei namorando ele quando chegou e logo que deu engrenei uma leitura. Hoje quando estou engrenada na leitura de um livro físico, acabo colocando ele no kindle tambem, assim posso ler a qualquer momento. Mas é bem verdade que em casa eu ainda prefiro o físico. Sinto falta de ver as páginas passando, o fim chegando...
    Mas na hora de dormir eu não dispenso ele rs Nunca mais fico com dor no braço por ler deitada hahahaah

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  33. Olha, Giu, ainda prefiro os livros físicos, mas também amo meu kindle!! O meu não tem luz, é um que até saiu de linha, o Kindle Keyboard 3G. Escolhi esse porque ia viajar para o exterior pela primeira vez e ele tem acesso 3G gratuito no mundo todo, e foi bom, porque isso realmente me salvou! rs... Mas agora quero um com luz também, e vi que lançaram um novo que estou com muita vontade de comprar! hehe...

    Ler e-books tem mesmo muitas vantagens, eu leio mais em viagens, chega de carregar todo aquele peso na mala! E o que eu mais gosto mesmo é de poder mudar o tamanho da fonte, tenho pânico de letrinhas minúsculas! rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  34. Eu até leio bastante ebook, mas pelo tablete. E prefiro muuuito mais o livro físico, só leio o ebook, pois acho muito barato e em inglês, porque em português a versão digital é quase o mesmo preço do livro físico (o que eu acho um absurdo!). Mas eu concordo com todas essas vantagens, menos a personalização porque no tablete não da pra mudar nada :P
    Adorei o post :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  35. Eu até leio muitos E-books, mas confesso que de longe ainda prefiro os livros físicos, O seu post ficou ótimo, explicou tudo perfeitamente.

    ResponderExcluir
  36. Depois de tudo o que eu li ai em cima eu ainda prefiro o livro físico... rsrsrsrs Não me leve a mal, mas eu não sei o porque, mas já li muito e-books e gostei muito, mas o meu preferido é o físico...

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  37. tipo eu fico feliz quando vejo pela primeira vez o autor compartilhando e tudo mais, tipo ou o livro é novo lá e foi pro raking ou tava a mt tempo e deu uma deslanchada.
    ok é legal, na primeira vez, mas todo dia vendo o autor publicar isso e agradecer até as formigas do chão tá começando a me incomodar sabe
    parece q quer aparecer de qualquer jeito.
    por isso nem comento mais nada, nem curto. simplesmente fico na minha pq se não eu tava agarrada no cabelo da pessoa batendo nela haha.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  38. Oii Giu!
    Eu não gosto muito de ler livros em e-book porque eu tenho problema de visão, e isso atrapalha um pouco.
    Mas já comprei e li alguns livros no Google Play e no Amazon e consegui lê-los rapidamente, sem dor nas vistas.
    Posso até tentar né? É bem mais pratico haha

    Beijo

    ResponderExcluir
  39. Giulia!
    Confesso que gosto demais dos livros físicos por paixão mesmo, só que acho a praticidade dos ebooks fantástica. Leio e já vários e vários ebooks, principalmente pela facilidade de poder estar com seu companheiro de todas as horas em qualquer ocasião.
    Como tenho costume de não perder tempo e gosto de ler 2 ou 3 livros de uma só vez, o ebook me facilita muito porque posso levar na bolsa e ir lendo ao longo do caminho, ou enquanto espero, etc...
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Oii,
    Morro de vontade de ter um ereader! Acho que vai facilitar muito a minha lista de leituras! Mas até lá fico lendo no computador e no celular!! ^^
    Beijos,
    Juliana Barbosa (GFC)

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)