{ evento } Pedro Bandeira e Os Karas

Ontem foi dia de emoção, muita emoção!
A Editora Moderna promoveu um evento maravilhoso pro lançamento do 6º e último livro da série Os Karas.



Vou contar desde antes do evento, porque pra mim a alegria começou bem antes das 19h.
Saí do trabalho e cheguei bem cedo ao shopping, então sentei à mesinha do café da livraria e fiquei lendo. Passou um tempo e eu vi um bigode grisalho ao longe. Fiquei quietinha, afinal, já passei da fase de fazer escândalos. Mas aí ele passou ao meu lado, a senhora da editora viu meus livros e comentou. Deu espaço, já era! Mostrei meus 3 livros, ele sacou a caneta e autografou. Tirou várias fotos comigo, me abraçou, colou o rostinho, me deu beijo... E eu com o olho marejado, toda emocionada.


O evento começou no horário. A Rafaela, da Livraria da Travessa, falou rapidamente sobre a alegria de receber o autor e depois passou a palavra pra Maristela Petrilli, que trabalha na Editora Moderna e é amigo do Pedro desde o início da carreira. Dava pra ver o orgulho que ela sentia por trabalhar com ele há tanto tempo e ver como ele influenciou tantos leitores.



Antes de o Pedro começar a falar, passaram um vídeo muito legal sobre a série Os Karas, com leitores dando depoimentos, ele falando sobre a história e a reação de alguns fãs (de todas as idades) em uma sessão de autógrafos. Não encontrei o vídeo completo, mas tem vários minivídeos no canal da editora.


E chegou o momento que mais aguardávamos! Ele assumiu o palco e dispensou o microfone. A impressão que tive é de que estava numa grande sala, sentada de pernas cruzadas, com um avô na poltrona contando histórias. É assim que eu me senti, uma neta, uma leitora de muitos anos, uma pré-adolescente vendo o autor das primeiras histórias "de gente grande".

A Droga da Obediência é o primeiro livro da série e está completando 30 anos de lançamento. A partir desse livro, começamos a conhecer a história dos Karas, 5 amigos (Miguel, Crânio, Calu, Chumbinho e Magrí – a única menina) que enfrentam grandes aventuras. E, pra comemorar, o Pedro resolveu escrever um livro pra fechar a série. Os Karas, "o avesso dos coroas e o contrário dos caretas", "não ficaram pra sempre meninos, mas também não ficaram coroas...". A Droga da Amizade mostra os amigos já na meia-idade relembrando do início da amizade, de como se conheceram e começaram a andar juntos.

Ele falou sobre como iniciou a carreira: uma amiga deu a ideia de ele escrever livros juvenis, pra isso se inspirou em Monteiro Lobato (com a Narizinho vivendo aventuras no Reino das Águas Claras) e Lewis Carrol (com Alice e seu País das Maravilhas). Mas nessa idade, com uns 10/12 anos, a criança já não vive mais tão sozinha, já começa a formar sua turminha. E assim surgiu a história de Miguel e seus amigos.

Agora, 30 anos depois, já na casa dos 40, os amigos cresceram. E nós, leitores, temos a curiosidade de saber o que aconteceu com eles. Por isso o livro novo, pra contar como os Karas ficaram quando cresceram. E um detalhe importante que vamos descobrir no livro: "pra quem a Magri deu" - ele usou essas palavras, sem tirar nem pôr, e todos nós morremos de rir! Hahahaha!



O que mais me marcou durante todo o discurso foi o desprendimento dele em relação às suas histórias. "Depois que um livro é escrito, ele não pertence mais ao autor, o livro é do leitor." Suas metáforas não apenas compõem o enredo, mas também incentivam a mudança, o pensamento crítico naqueles que são o futuro do país. A Droga da Obediência, por exemplo, é uma referência à censura aplicada durante o período ditatorial, no qual viveu e trabalhou como jornalista.

Ele contou que uma vez um leitor perguntou a idade do Miguel.
PB: Quantos anos você acha que ele tem?
Leitor: 12.
PB: Isso aí, ele tem 12 anos.
Mas se eu quiser achar que tem 13, você preferir 11 e um terceiro achar que tem 10, também está certo. "O personagem é teu, não é do autor." E no auge dos seus 72 anos, com a criatividade ainda transbordando, ele dá uma aula de vida, de experiência literária, de paixão pelo que faz.

Não teve como não se emocionar junto com ele, com o rostinho vermelho e a voz embargada, vendo tantos leitores de tantas idades, muitos já adultos, alguns com filhos, mas todos com o mesmo discurso: "leio seu livro desde pequeno". Se você tem até uns 30 e uns, 40 e poucos, também deve ter lido Pedro Bandeira na escola. A Droga da Obediência, A Marca de Uma Lágrima, O Fantástico Mistério de Feiurinha... algum desses fez parte da sua infância/adolescência. E puxa aí na memória pra ver se não foi um dos livros - se não o livro - que te mostrou que ler era legal.



Pedro Bandeira fez parte da minha pré-adolescência, e tenho muita gratidão a ele, desde a Bienal de 2001, quando pela primeira vez entrei numa fila pra pegar autógrafos e fui atendida com o mesmo carinho de ontem. Vendo as fotos, vi que eu me comportei como uma criança vendo um super-herói: olhinhos brilhando, sorriso escancarado, respeito e admiração.

Que a nova geração de leitores nunca se esqueça de um velhinho bigodudo que encanta leitores há gerações.

♦♦♦♦♦

Para ver outras fotos do evento, os autógrafos, a minha selfie com ele e muito mais, acesse o álbum na fan page.

Os Karas tem app pra Android e Facebook, baixe o seu. E também curta a fan page de Os Karas. Um jeito bem bacana de trazer tecnologia a uma turminha das antigas.

A boa notícia é o Rio foi só a primeira parada da turnê. Vê se ele vai passar aí pertinho de você e corre pra livraria. Mesmo que não consiga ir pro bate-papo, ele irá autografar pra todo mundo que aparecer. Procure seus livros de infância e adolescência, compre novos, leve todos. Com ele tem foto, tem nome e recadinho no autógrafo, tem até selfie! :D


Mas, Giulia! Eu moro no interior do interior. Eu estudo à noite. Eu vou viajar nesse dia.
Eu não posso ir!!!
Calma, gente! Eu pensei em vocês!
Um sortudo levará pra casa o kit de Os Karas, com uma ecobag, um jogo de 6 porta-copos (cada um com a capa de um dos livros) e 2 marcadores do blog com a bandeirinha. ^^

a Rafflecopter giveaway


Agora que acabou, me contem: já leram algum livro do Pedro Bandeira? Qual? Quantos anos você tinha? Ainda tem algum livro dele?
Quero saber tudo! =)

38 comentários

  1. conhecer um autor que tantos sonhos nos deu deve ser demais!
    eu cresci lendo Pedro Bandeira e quer saber? é bom demais! imagino sua alegria de poder abraçá-lo!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse evento, Giulia! Queria ir ter visto ele também, tô com inveja, hahaha.
    Do Pedro eu já li alguns livros, e posso dizer que amei, como por exemplo: O Fantástico Mistério de Feiurinha, A Droga da Obediência e outros vários, ele tem uma escrita muito boa.
    Que show esse sorteio! Participando!
    Bjs <3

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber que os livros foram relançados!
    Esse autor fez parte da minha infância!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Primeira vez que preencho todo o formulário rsrs.
    constantinobrandao@yahoo.com.br
    Crânio *-*, uma das minhas primeiras paixões literarias rsrs :p

    ResponderExcluir
  5. Olá.

    Que legal a sua experiencia. Já li um desses livros, mas não lembro qual foi.
    Na época da escola eu pegava vários livros como nomes legais mas nunca me ligava muito no nome e autor. :\
    E essas capas são da nova edição? Gostei bastante. Moderna.

    E poxa, Bienal de 2001??? Você não parece ser tão mais velha do que eu (tenho 22). Mas faz tempo!!

    ResponderExcluir
  6. Aaaah Giulia, a sua foto ficou linda <3 <3 <3

    Adorei os autografos que vi no Insta e fico super feliz que tenha conseguido :)

    Já estou participando :D
    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que legal você ter realizado seu sonho, Giu!
    Achei muito bonitas as capas dos livros hehe
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Amei as fotos. A felicidade do Pedro é contagiante.

    Nunca li nenhum livro dele. :(

    ResponderExcluir
  9. Oi Giulia, o Pedro Bandeira fez parte da minha infância, acho que a infância de todo undo né, mas eu amei o carisma dele e tudo mas, muito sortuda vc de consegui os autógrafos dele depois de mas de 10 anos do ultimo autografo.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  10. Nossa gostei muito do evento, queria ir no do RJ, mas não vou poder. Adorei as fotos tbm.

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Me julgue, mas nunca li nada desse autor apesar de todo mundo me recomendar e todo mundo dizer que é sensacional. Eu tive uma época de ouro na biblioteca da escola, mas nunca cheguei a procurar nada dele, sempre acabava ficando interessado por outros livros que achava naquelas prateleiras. Quero ler algo dele em breve ainda mais com essas capas incríveis. Curti a sua foto com ele =)

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. Giulia!
    Nossa! Pedro Bandeira foi leitura obrigatória durante minha adolescência, sim porque tinha uma alma rebelde e subversiva...kkk
    Quando li A Droga da Obediência há 30 anos atrás, me sentia uma corrompida. Hoje em dia vocês não tem como sentir o que houve durante a ditadura e o militarismo posterior... foi uma época difícil e o liro do Pedro um regozijo.
    Uma pena os eventos não virem para o nordeste, claro que vão para BA, mas ainda é distante de AL...
    Fico feliz que tenha realizado seu sonho e aproveitado o evento.
    Bom final de semana!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Giulia, tudo bem? Nossa, eu vi as fotos que você postou no Instagram e adorei. Se eu soubesse do evento antes eu teria tentado ir. A "Droga da Obediência" foi um dos primeiros livros que eu li, e nossa, realmente amei a história... mas não tive a oportunidade de ler os demais... alias, ainda quero muito ler os outros e "A Marca de Uma Lágrima". Alias, semana passada mesmo eu estava conversando com uma amiga sobre livros e ela também disse que adorou "A Droga da Obediência".

    Adorei o post e as fotos! E já estou participando do sorteio!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  14. eu conheci o autor quando li " agora estou sozinha". desde entao, passei a gostar muito da escrita do autor e a admirar seus livros.

    ResponderExcluir
  15. Geeente, muito bom saber que o Pedro Bandeira continua na ativa, os livros dele marcaram a minha infancia/adolescencia de uma forma maravilhosa, queria muito poder encontrar ele aqui em Recife! ^^

    http://herdeiradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oláaa!!!
    Como o Pedro Bandeira é fofo, né?! *-*
    Eu nunca li nada do autor (momento vergonha), mas essa carinha dele tem um quê de 'vô fofinho que a gente quer abraçar"! Seus olhinhos brilhando dizem tudo, né?!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Giu,

    Que evento fantástico e que bom que você chegou antes para aproveitar melhor e o contato ser quase especialmente só para você. O Pedro é muito simpático e parece ser muito divertido também. Eu só li A droga da obediência e quero ler outros títulos dele. E, sim ele tem um jeito muito gostoso de vovô.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Giu!!

    Se eu disser que nunca li nada do Pedro Bandeira você acredita? rs... Pior que é verdade!

    Mas ainda tá em tempo... Que lindo que você encontrou o autor antes do evento! Autores simpáticos fazem a gente se apaixonar ainda mais pelas obras deles, né? Só pela cara do autor na foto, dando essa risada completamente real, deve ter sido inesquecível! Quero virar fã também! <3

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi Giulia, tudo bem???
    Não acredito que perdi essa!!!!!!!
    E também cresci lendo os livros dele, são simplesmente inesquecíveis. Nossa, fiquei até emocionada com a sua postagem, uma linda homenagem. Eu li A Droga da obediência e a marca de uma Lágrima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie

    fiquei encantada com esse post. Não li nenhum livro dele ainda :( mas deu aquela vontade de ler começando desde o primeiro!!!
    Na minha infancia eu lia pouco... li mais a serie vagalume tbem!
    O Pedro Bandeira parece ser muito gentil mesmo... quem sabe eu consiga ir na secção de autógrafos dele? :)

    Participando da promo!!!

    bjão :)

    ResponderExcluir
  21. Giulia que sorte menina ele parar e autografar seus livros hein rsss, pelo sei post sentimos toda sua emoção ao reviver suas leituras de menina e não existe sensação melhor. Ele parece ser muito simpático e carismático. beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi, Giulia
    Adorei o evento. Já tinha visto uns flash sobre ele no meu facebook, porque a Kel também iria conhecê-lo. Achei incrível. O Bandeira é um ícone da literatura e ter falado, tirado foto e ganhado autógrafo dele é uma honra. Quero muito ganhar o kit por causa disso! rs
    Leio muitos poemas e crônicas dele. Os livros ainda não li porque não tenho. Enfim, muito legal saber que o evento foi tão inesquecível para você!

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Me emocionei lendo seu post, é como se eu estivesse lá no seu lugar. Muito lindo!
    Eu não consigo me recordar qual livro, mas eu sei que já li um livro dele, os nomes não são estranhos.

    ResponderExcluir
  24. Eu sou a pessoa mais boba do mundo, porque só de ler seu post meus olhos já ficaram marejados hahahah
    Não preciso repetir para você o quanto eu queria ter estado lá, com certeza foi uma experiência única! E cara você me lembrou bem, a história da Feiurinha também é dele! Como eu gosto da história dessa princesa!
    E cara, ele falou 'pra quem a magri deu'? hahahahahaha rachei de rir com isso!
    E que venha a droga da amizade.. I need *-*

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  25. Nunca li nada desse autor, tenho sim vontade e curiosidade, mas ainda não tive oportunidade de conhecer as obras dele. Essa série eu só conheci por causa do lançamento desse ultimo volume, achei bem bacana o titulo do livro e a sinopse, fiquei realmente interessada, mas não estou podendo comprar nada ultimamente :/ Enfim, imagino que se divertiu muito no evento, isso é muito bom *-*

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  26. Ainda não li nada do autor também, mas ele parece ser a simpatia em pessoa.... e pelo visto foi um evento inesquecível....

    ResponderExcluir
  27. quero muito ler esse livro! acho ele demaisss!

    ResponderExcluir
  28. Que legal o evento, e o Pedro Bandeira parece ser muito legal, eu com certeza iria participar se morasse aí. Até hoje eu não li muitos livros dele, mas lembro que o que eu mais gostei foi A Droga da Obediência. Só li esse da série, mas sou louca pra ler todos *u*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Pedro Bandeira é um fofo, dá vontade de abraçar e apertar ele muuuitoo!
    Deve ser fantástico p o autor ver que os livros dele fizeram uma geração crescer e essa geração passou os livros p as gerações q estão vindo, enfim, deve ser mágico!
    Mto lindo!

    ResponderExcluir
  30. Oiee.

    Lembro que já li algum livro dele mas não me recordo qual, eu era criança então faz bastante tempo rsrs
    Desde então não li mais nada dele, por falta de oportunidade mesmo, mas se tiver lerei com todo o prazer.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  31. Confesso que nunca li nada dele, mas vou ler com certeza, ele passa um ar de muita paz, simpatia, imagino como você deve ter se sentido.

    ResponderExcluir
  32. Como é simpático o autor Pedro Bandeira. Li muitas coisas dele
    e gostei de tudo atá agora, apesar de que meus livros mais antigos
    já foram doados e no momento não tenho nenhum dele comigo.

    ResponderExcluir
  33. É tão emocionante encontrar com alguém que a gente admira tanto, né?
    Nunca li nada do autor mas um dia com certeza lerei.

    ResponderExcluir
  34. Oiii!!
    O Pedro Bandeira, com certeza marcou muitos adolescentes. Eu li pouca coisa dele, mas adorava!! Queria muito essa nova coleção, o relançamento ficou lindoooo!!
    Com certeza vou participar da promoção!

    Bjs
    Aline Lima
    Sempre Nerd (https://alinenerd.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  35. Acho que já devo ter lido todos os livros dele! As série do Karas fez parte da minha adolescência. Queria tanto que desse certo o romance da Magri com o ....(não vou dizer o nome pra quem ainda não leu!), gostei tanto quando eles descobriram que se gostavam *.*
    Mas de todas as obras dele, acho que A Marca de uma Lágrima é meu livro favorito! :) Perfeito!

    ResponderExcluir
  36. já leram algum livro do Pedro Bandeira? Simm!
    Qual? A droga da obediência e A droga do amor.
    Quantos anos você tinha? Acho que tinha uns 15... Ainda tem algum livro dele? Dei para a minha prima! =)

    ResponderExcluir
  37. Oii,
    Pedro Bandeira é um clássico da minha adolescência!!! Li como paradidático no colégio e adorava!! Fiquei feliz por ele estar de volta!!
    Beijos,
    Juliana Barbosa (GFC)

    ResponderExcluir
  38. Eu não conheço o autor e sei que perco muito com isso,mas minha infância não vou tão cheia de livros quanto eu queria, vou comprar pros meus filhos.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)