Se Eu Ficar - Gayle Forman


Título: Se Eu Ficar (If I Stay #1)
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito


Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

De antemão peço desculpas por não trazer uma resenha 100% verdadeira. Eu deveria ter feito logo após a leitura, mas deixei passar, fui ver o filme na estreia, e agora ambos estão fundidos na minha cabeça. Vou tentar explicar, vou tentar ser o mais sincera que eu puder, mas sei que algo vai acabar passando.

A história, como todo mundo já sabe, é simples: a família de Mia sofre um acidente de carro, seus pais morrem na hora, ela e o irmão são levados ao hospital. Uma enfermeira diz que viver ou morrer só depende dela. Mia assiste aos esforços médicos para salvá-la, como se seu espírito estivesse fora do corpo. Seu namorado tenta driblar a segurança para vê-la na UTI. Em 24 horas, ela precisa tomar uma importante decisão: continuar a vida órfã ou ir ao encontro da sua família. Não dá pra contar muito mais do que isso porque a história se passa em um curto período de tempo, alternando o presente com algumas memórias de Mia.

Como vocês devem imaginar, Mia é a narradora. Seus flash back revelam bastante insegurança desde a infância por ser diferente de seus pais e irmão não só na aparência como também nos gostos. Filha de roqueiros, desde cedo demonstra aptidão para o violoncelo, enveredando para a música clássica. E, coincidência ou não, começa a namorar o líder de uma banda de rock, Adam. Em vários momentos, ela sente que não se encaixa no grupo, o que faz com que se torne um pouco chata.

Adam me conquistou já no livro, com seu romantismo e compreensão gigantes (eu não teria a metade da paciência). Os pais e irmãos foram legais, mas nada que me despertasse grandes emoções. A melhor amiga, Kim, também foi um ponto positivo do livro.

A história em si é legal, mas durante a leitura em momento algum eu consegui compreender qual o motivo de tamanha dúvida. Na minha cabeça é muito simples: terei a eternidade pra estar morta e alguns poucos anos pra viver, por que diminuí-los ainda mais? E foi assim que terminei o livro, sem entender por que tanta algazarra, pra que tanto marketing em uma história que não é lá essas coisas.

Aí eu fui pro cinema, no dia da estreia mesmo. Tudo mudou! Ali, na telona, eu enxerguei uma sensibilidade que o livro não foi capaz de me passar. Ali eu vi uma Mia ainda mais insegura, mas com todo um contexto ao redor. Ali eu vi pais maravilhosos, alegres, contagiantes, que fazem sacrifícios pela felicidade dos filhos. E ali eu vi um namorado ainda mais fofo.

Não sei se foi o ritmo lento do livro ou o modo como a autora descreveu a situação, mas só no filme eu entendi que a escolha dela ia muito além. O problema não era ficar sem a família, até porque isso seria real se ela passasse pra faculdade que tanto almejava. A opção não era ficar com os pais ou o namorado simplesmente. Ela podia se livrar de toda a pressão com a qual se obrigava a conviver, podia liberar o Adam pra ir atrás de seus sonhos e se dedicar à banda, podia não mais se sentir diferente. Se resolver acordar, toda a sua vida estará afetada e nunca mais voltará a ser como era.

Eu já tinha entendido a relação dela com a música e o universo totalmente diferente no qual ela estava inserida. Mas claro que na tela, com trilha sonora, tudo isso se tornou mais real, mais lindo. E acho que esse elemento teve um grande destaque tanto no livro como na adaptação, sendo um fator a mais pra me conquistar.

Você deve estar aí pensando que eu deveria ter feito uma crítica do filme. Pois é, eu também pensei nisso, mas não me sinto apta a falar sobre algo que não é minha praia. Até me arrisco a opinar sobre livros, mas cinema é uma linguagem que pra mim é bela em 90% dos casos. Não tenho um senso crítico tão apurado pra isso, talvez por esse motivo adorei o filme e fiquei com minhas observações sobre o livro afetadas.

Em resumo... O livro não é metade daquilo que eu esperava e do que a editora fez propaganda. Muito barulho por pouca coisa. O filme, diferentemente, me emocionou, me fez chorar - 2 vezes, que milagre! - e me fez ter outra visão acerca da história. O enredo é legal, mas se encaixa infinitamente melhor em uma realidade cinematográfica do que nas páginas de um livro.

Só pra não perder o costume... A capa é o banner do filme, mas eu preferia uma das versões originais, do rosto deitado. Mas o legal dessa nossa capa é que mostra momentos importantes da história, faz uma síntese do que iremos encontrar nas 193 páginas. A revisão deu umas escorregadas, mas nada que atrapalhe a leitura. E que diagramação lindaaaa! Em todas as páginas há notas musicais enfeitando as margens.

Achei bacana a editora incluir o 1º capítulo de Para Onde Ela Foi no final e também uma entrevista que a própria autora fez com os atores que interpretam Mia e Adam. Ali descobrimos algumas curiosidades, como o fato de que Chloë Grace Moretz teve aulas de violoncelo pra interpretar a personagem, o que valeu muito a pena, pois as cenas com o instrumento estão ótimas.

Sei que não fui muito clara, mas foi o melhor que pude expressar. Prometo que em Para Onde Ela Foi eu serei mais direta. rs!

32 comentários

  1. Na vdd achei q vc foi bem clara Giulia! =)
    Gostei de ler uma resenha desse livro/filme em q apontava lados negativos, pois tds as resenhas estão meio q iguais...
    é interessante vc ter achado o filme melhor q o livro, isso mostra q vc n tem preconceitos com os filmes de livros...pq neah, a maioria das pessoas fazem uma gueeeerra com isso (q eu acho totalmente desnecessário demais).
    Ainda pretendo ler o livro e somente depois assistir o filme.
    Eu n costumo assistir esse tipo de filme nos cinemas pois meu olho fica mto vermelho qnd eu choro =P, então tenho um tempinho até o filme chegar com uma qualidade aceitável nas internê...hehee

    ResponderExcluir
  2. Tenho ouvido falarem muito, mais muito mesmo sobre este livro. Achei o tema bonzinho, mais acho que este livro não é capaz de me contagiar. Gostei da resenha e acho que ela ficou clara. Acho legal quando um filme que é feito de livro surpreende. Concordo que o trabalho divulgação da editora foi incrivel e me decepciono ao saber que não se trata disso tudo que a editora expos na propaganda.

    ResponderExcluir
  3. Também pensei nisso: " terei a eternidade pra estar morta e alguns poucos anos pra viver, por que diminuí-los ainda mais?". Não devia mesmo ter tanta algazarra por causa do livro.
    Eu ainda não sei direito o que achar do filme, pois uns falam que é mesma coisa do livro, outros que tem mais sensibilidade, como você, então só assistindo pra tirar minhas conclusões.
    Louca pra ver essa diagramação!
    Ótima resenha! Bjs, Giulia <3

    ResponderExcluir
  4. Tao lindo, tao perfeito
    Adorei o livro e o filme!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Olá! Acho que esta foi a primeira nota baixa que vejo do livro, o que faz despertar ainda mais minha curiosidade! Ainda não consegui ler e nem ver o filme, mas pretendo fazer em breve ;)

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Oie........ eu estava com medo de começar o livro... pq as opiniões sobre ele foram tão divididas e o marketing tão grande! tinha pensado em ver o filme antes mesmo! agora acho que decidi em fazer isso! Espero me emocionar bastante (adoro).
    Preciso confessar, que oque aconteceu com vc, aconteceu comigo em A culpa é das estrelas... gostei do livro...mas tipo não foi como depois que vi o filme! Eu me emocionei muito mais com o filme (me julguem *-*)
    vlw pela resenha e critica do filme... kkkkk
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Giulia eu li o livro e amei , senti as emoções da Mia em cada dúvida, na verdade acho que ela se viu sem chão com tanta perda por isso a enorme dúvida. Pretendo assistir o filme logo e me debulhar em lágrimas rssss . beijos lindona

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Eu tenho interesse e ver o filme, mas com tantas resenhas dizendo que o livro não é lá grandes coisas acho que ficarei apenas com a adaptação cinematográfica. Essa coisa de gostar mais do filme acontece bastante comigo, mais do que até mesmo eu imaginava. Tem alguns livros que eu abandonei por não me identificar com a narrativa, mas acho as histórias tão boas que funcionaram comigo no cinema. Espero gostar pelo menos do filme de Se Eu Ficar.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  9. Giulia,
    em todas resenhas q leio do livro e que comento, eu sempre falo a mesma coisa: Quero assistir ao filme primeiro, para depois lê-lo, pois acredito que as cenas no livro vão ficar emocionantes e mais reais.
    Inicialmente quando começaram as divulgações do livro, eu fiquei bastante empolgada e o dia que fui assistir ACEDE passou o trailer de "Se eu Ficar" e eu fiquei toda emocionada, então pensei, esse é um livro para chorar. Mas depois de ler várias resenhas, já não estou com tantas expectativas assim, já sei que há a possibilidade de eu não chorar lendo, mas espero gostar da leitura.

    Concordo com você sobre a diagramação, realmente está linda. Os detalhes nas páginas ficaram mega fofas *-*

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Concordoo....

    todo mundo chorando pelo livros... o maior marketing... então fui ler e... decepção.
    Como você, eu não achei metade de toda essa publicidade, não consegui me conectar com o livro, ele não passa a emoção que realmente tem no filme!

    Mas esse é um livros, que comprova que propaganda é a alma do negocio.

    Bjoks

    ResponderExcluir
  11. Acho bacana quando um filme acaba superando as expectativas do livro. Na maioria das vezes o filme acaba com a história.

    Agora terei que ler o livro e assistir ao filme.

    Gostei muito da sua sinceridade ao fazer a resenha. Dizer o que realmente pensa da história. Parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com você, pra mim o livro não é tudo o que estavam falando. Estou na metade dele e ainda não consegui me conectar com a história, e a personagem, por vezes, é bem chatinha. Ainda não vi o filme, mas pelo jeito, ele é melhor que o livro. Adorei essa capa, achei muito bonita mesmo e eu não gosto de capa do filme. Não gostei das notas nas paginas, me incomodou bastante e achei poluído demais.

    ResponderExcluir
  13. Giu!

    To devorando esse livro!! Até que to curtindo por enquanto. Acho que li tanta resenha de notas medianas para Se Eu Ficar, que o livro tá até me surpreendendo. Mas vamos ver, né? Espero que minha boca grande não faça eu me irritar com o final. Depois conversamos mais sobre o livro

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oii Giu, tudo bem?

    Gostei bastante da sua resenha, basicamente foi tudo o que eu senti. Esperava bem mais do que realmente eu obtive, pode funcionar para outras pessoas, mas não deu certo para mim. Bom, você leu a minha resenha, então você sabe o que eu achei.

    Enfim, mas que ótimo saber que o filme é melhor que o livro, ainda não tive a oportunidade de assistir, mas preciso muito ir. Acho que algumas situações ficam mais emocionantes retratadas em um tela, do que no livro, e parece que foi o caso. Claro que a trilha sonora, a fotografia e tudo mais ajudam muito, incluindo a atuação dos atores.

    Adorei sua resenha.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  15. Giu, que bom que depois de ver o filme você conseguiu entender melhor a mia. Não sei do que eu gostei mais, amei os dois, e não achei o adam mais fofo no filme não, talvez só na cena final. Você ter chorado duas vezes é mesmo incrível, eu chorei basicamente uma só, da hora que os avós apareceram até o final... rs... beijo! Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Hey, Giu.
    Adorei a sinceridade! Gosto de resenhas assim, sinceras!
    Tive um sentimento similar com "As vantagens de ser Invisível" prefiro o livro ao filme.
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Eu já tnha a impressão de que o filme seria melhor que o livro e pelo jeito não me enganei.
    Acho que o problema do livro, se pe que podemos chamar assim, foi a narrativa. Embora a autora tenha abordado um tema super pesado tipo.... meu, ela perdeu a família toda, De uma única vez. Eu, no lugar dela, estaria me descabelando, seria um dramalhão e tanto. Mas a autora simplesmente narrou a história, sem se deter muito ao sentimento de perda (que devia ser imenso) da Mia.
    Já o filme.... bem, dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Nesse caso acho que é mais ou menos isso, né?!
    Vou confessar: estou louca para conhecer a trilha sonora do filme em sintonia com os acontecimentos e tal...
    Bem, acho que vou aproveitar os lencinho que a editora enviou (e não foram usados) para ir ao cinema haha.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oiii,

    Eu ainda não li o livro, sinto que sou uma das ultimas. Vejo criticas positivas e negativas sobre o livro e não sei o que esperar sobre.
    Gostei dele desde que vi pela primeira vez, quero ler pra matar essa curiosidade se vou morrer de amores ou não HSUAHSUAH.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  19. Eu quero muito ler esse livro desde quando vi o trailer do filme, pois me pareceu uma história tão bonita e emocionante, mas ultimamente venho vendo muitas críticas em relação ao livro, muitos dizem que ele não é tudo aquilo que parecia que era, o que é uma pena, mas mesmo assim eu ainda quero ler o livro e assistir ao filme oo/ Quanto a capa, eu adoro essa, acho muito bonita *-*

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Estou querendo muito ler esse livro, a história parece ser muito linda e muito tocante. Eu já quase chorei vendo o trailer do filme, imagina quando for assistir... Só é uma pena que o livro não seja tão bom quanto o filme, e que o livro não seja o que você esperava. Agora estou com mais vontade de assistir ao filme do que ler o livro haahhaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Também tenho essa probleminha quando vejo um filmes tirado de um livro, não lembro qual cena apareceu e qual eu só li rsrs.
    Eu queria ler/ver essa história, e agora quero mais ainda ^^
    Difícil achar uma adaptação que alguém diga ser melhor do que o livro, isso é interessante.

    ResponderExcluir
  22. Ah Giu, deu para entender perfeitamente a resenha rsrs.
    O Filme não me fez chorar, mas me emocionou em vários momentos. Ao contrario de você eu consegui sentir essa ligação da protagonista com os pais pelo livro. Depois do romance fofíssimo - eu também não teria a metade da paciência do Adam - a relação com a família foi o que eu mais gostei no livro.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  23. Giulia!
    Tive oportunidade de ler o livro e concordo quando diz que foi muita propaganda para pouco enredo, ainda assim gostei da leitura porque não fui expectativa muito alta. Duas coisas não me agradaram: o tempo da protagonista em decidir seu futuro e o final. Gosto de livros com finais abertos, entretanto, no caso específico, gostaria de um final fechado.
    Quanto ao filme não assisti ainda, mas pretendo.
    Análise muito bem feita, parabéns!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Giulia, tudo bem?
    Todo mundo está fazendo o mesmo comentário: de que o filme emociona muito mais do que o livro. Eu não li e nem vi o filme, mas posso dizer uma coisa: a primeira vez que vi o triler do filme, eu fiquei arrepiada com o conjunto de imagens e música e chorei. Então, imagine eu vendo o filme???
    Fiquei pensando sobre o que falou, de que para você não havia dúvidas durante a leitura do livro, mas que isso mudou completamente quando viu o filme. me deixou bem curiosa.
    Apesar do que falou, achei que sua resenha ficou ótima, conseguiu explicar direitinho a diferença de impacto do livro e do filme.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Giulia,
    Seu blog acaba de entrar nas estatísticas! rs
    Confesso em vários pontos levantados por você. 1) a Mia realmente faz um drama todo sobre ir ou não. Gostei dela e de como a vida pra ela estava acabada, mas ainda a vejo como um pouco egoísta.
    2) O marketing em cima desse livro foi gigante e não é isso tudo. Me faz lembrar do ditado: cão que ladra não morde. rs
    Não me emocionei com o livro, apesar de achar a situação bem delicada! haha
    Sua opinião ficou clara sim, pode ficar tranquila ( :

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Ai Giu, não vi o filme ainda, mas ao contrário de você absorvi todo esse sentimento composto nas páginas, acho que mais pq peguei o livro sem grandes expectativas, o fato é que ele tornou-se favorito. Pretendo ver o filme em breve, porém não sei quão breve é isso vamos ver. Adorei a resenha http://blogliterata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Eu quero muito ler este livro, mas quero deixar passar um pouco, achei que você foi bem clara sim na sua resenha, eu adorei, uma das melhores que eu já sobre este livro. O filme só quero assistir depois que eu ler o livro.

    ResponderExcluir
  28. Olá Giulia!
    Eu ainda não li o livro e nem vi o filme, mas é uma pena que o livro não te animou. É muito raro nós vermos a adaptação ser melhor do que o livro. Estou até encucada de comprar o livro.Mas quero muito tirar minhas próprias conclusões.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oii,
    Giu, você foi bem clara!! Eu até estava animada com esse livro, mas depois dessa resenha estou concordando de que é mesmo muito barulho por nada! Acho que vou ficar só com o filme dessa vez. :)
    Beijos,
    Juliana Barbosa (GFC)

    ResponderExcluir
  30. Oie...
    Eu ganhei esse livro em um sorteio, mas a resenha me fez ficar cada vez mas curiosa quanto ao livro, todos falam tão bem dele, espero gostar.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  31. Oii
    Já vi várias resenhas não tão positivas com relação a esse livro, mas não consigo deixar de não querer lê-lo, apesar que acho que vou acabar me decepcionando :/ Mas espero poder ler e assistir o filme em breve!
    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Ahhh... Enfim alguém que concorde comigo... Eu tinha tanta expectativa neste livro que quando li, fiquei magoada mesmo. Primeiro, por ter criado tanta expectativa que seria o livro do ano, pois a premissa do livro foi bem fisgante. Segundo, porque havia partes que não aguentava mais ler aquele livro, e realmente pensei em abandoná-lo. Mas, dei chance e fui até o fim... ufa!
    Esse livro não me tocou de forma alguma. A autora não soube nos 'transportar' para dentro de sua estória que tinha tudo para ser muito emocionante, triste, intensa, mas não e provocou sentimento algum. A Mia ficou tão distante de mim que não consegui me apegar a ela, e o namorado então... nem se fala.
    Ainda não assisti ao filme, e não sei e assistirei.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)